20/10/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Recursos:
"A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas. Um leitor competente sabe selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos". (PCNs, 1998, p. 69-70) |
Se você pode fazer sua aula no laboratório de informática ou tem a possibilidade de utilizar um computador e um projetor, prepare a aula com esses recursos. Caso contrário, faça cópias da imagem publicitária abaixo e distribua-as entre os alunos. Nesse caso, faça pelo menos uma cópia colorida, pois a mensagem visual da publicidade também dever ser decodificada.
Primeiramente, mostre a imagem aos alunos e façam juntos uma leitura da mensagem não verbal. Explorem as cores, os objetos retratados, relacionem a mensagem não verbal e a verbal.
Imagem da Revista Veja Edição 2342 de 09/10/2013, p. 27. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 out 2013.
Professor, veja abaixo a transcrição do texto publicitário para facilitar a leitura:
CHEGOU VIGOR GREGO ZEROTRADICIONAL E MORANGO. O PRIMEIROIOGURTE GREGO ZERO GORDURAS.Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura.Mais uma novidade extraordinária da Vigor.-----------------------------------------------------------------VIGOR GREGOIogurte grego bem feito como deve ser. |
Em seguida, faça observações e questionamentos como:
1. Chame a atenção dos alunos para a imagem do iogurte, que sugere cremosidade e sabor.
2. Peça aos alunos pra relacionar a imagem do iogurte e a frase: "Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura".
3. Pergunte aos alunos o que entenderam da frase introdutória da publicidade: "Se existia algum motivo para resistir, agora existe zero".
4. O que esse zero significa?
5. Por que agora não é preciso resistir à tentação de tomar um iogurte?
6. Essa publicidade é atual, foi publicada no início do mês de outubro. Qual sua relação com o contexto em que ela foi produzida? O público alvo dessa publicidade está interessado em manter a forma? Em resistir à tentação de comer alimentos gordurosos?
7. Qual é o público alvo dessa publicidade?
8. Quais são os adjetivos utilizados no texto para descrever o produto veiculado?
9. Esses adjetivos foram modificados por um prefixo? Qual? Como esses prefixos modificaram o sentido dos adjetivos?
10. O que o uso desses adjetivos provoca no leitor? O uso dos adjetivos intensificou a mensagem publicitária?
11. Na frase "Mais uma novidade extraordinária da Vigor", também temos um adjetivo. Qual? Qual o significado de "extraordinária"? Qual o efeito do uso desse adjetivo? Procure o significado desse adjetivo no(s) dicionário(s). Você acha que o adjetivo foi bem empregado? Por quê?
Em Houaiss; Villar, 2009, encontramos a seguinte definição para extraordinário:
n adjetivo
1 que foge do usual ou do previsto; que não é ordinário; fora do comum. Exs.: acontecimento e., despesas e.
2 não regular, fora do estabelecido. Ex.: medidas e., poderes e.
3 que se caracteriza por ser raro, excepcional, notável. Ex.: aluno e.
4 que se caracteriza pela estranheza; esquisito. Ex.: suas extravagâncias o tornavam um ser e.
5 que é digno de grande admiração; fabuloso, inacreditável. Ex.: histórias e.
6 que é excessivo em quantidade ou em intensidade. Exs.: houve um número e. de comparecimentos, um silêncio e.
12. Qual o impacto no leitor da frase "Iogurte grego bem feito como deve ser."?
13. Essa publicidade alcançou seu objetivo? Convenceu o público alvo? Você ficou com vontade de experimentar o iogurte?
Projete a publicidade sugerida abaixo e trabalhe a compreensão do texto com seus alunos.
Imagem da Revista Veja Edição 2333 de 07/08/2013, p. 27. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.
1. Qual é a data da edição desse texto publicitário?
2. Qual é a data comemorativa que temos no mês de agosto?
3. Existe alguma relação entre a data de publicação da publicidade e a mensagem nela veiculada?
2. Em qual revista essa publicidade foi veiculada? Qual é o público alvo da Revista Veja?
4. A quem é dirigido esse texto publicitário?
5. Quais são as palavras que nos permitem inferir que esse texto se dirige aos filhos?
6. Qual é a função de linguagem expressa na frase "Dê um kit Lupo para seu pai."?
7. O que você pensa do slogan #cuecaemeiadasorte, que está à esquerda na parte de baixo da publicidade?
8. O texto diz que o pai está precisando de meia e cueca. Entretanto, no kit Lupo apresentado, além das meias e cuecas, podemos ver uma camiseta. Qual sua opinião sobre isso?
9. Você acredita que um presente deve sempre surpreender, isto é, ir além das necessidades?
10. Seria esperado, isto é, seria normal encontrar uma campanha publicitária na Revista Veja da semana que antecede o Dia dos Pais?
Projete esta outra publicidade e deixe que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto.
Imagem da Revista Veja Edição 2333 de 07/08/2013, p. 55. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.
Veja a transcrição do texto publicitário que está abaixo da foto:
Depois que os alunos tiverem feito a leitura silenciosa, proponha uma discussão:
1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?
2. Qual a data da publicação da publicidade?
3. É a mesma data da publicidade anterior. Portanto, foi publicada no mês em que se comemora o Dia dos Pais. Se não houvesse texto escrito, apenas pela imagem poderíamos inferir que o adulto e a criança são pai e filho? Por quê?
4. A frase "De 4 GB a 128 GB" faz referência à quê? Além da capacidade de memória dos cartões que varia de 4 a 128 GB, qual outra sugestão de crescimento veiculada pela imagem?
5. O que a moldura vermelha ao redor do rosto da criança sugere?
6. O que sugerem as frases "Gargalhadas memoráveis e broncas perdoáveis. Cada instante ao lado dele se torna inesquecível."?
7. Qual o sentido da frase "Dia dos Pais: preserve com Sandisk."?
8. Quais são as expressões do texto que remetem ao tempo?
9. Por que o tempo seria importante nessa publicidade? Qual a mensagem implícita relacionada ao tempo e à relação pai e filho?
!0. A quem se dirige essa publicidade? Na sua opinião, ela convence o público alvo?
Projete a imagem publicitária sugerida abaixo ou prepare uma cópia colorida para mostrar aos alunos:
Imagem disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.
1. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?
2. Há apenas uma pequena frase escrita em inglês. Mas, mesmo que o leitor não saiba inglês, a mensagem veiculada pela imagem poderia ser decodificada?
3. Você acredita que essa imagem possa convencer o leitor? Por quê?
4. Você concorda com a mensagem veiculada nessa imagem?
5. A quem a mensagem verbal "Leia mais." se dirige? Quem é o público alvo dessa publicidade?
Projete a imagem publicitária sugerida abaixo ou faça uma cópia colorida para mostrar aos alunos:
Imagem disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.
1. Ao projetar a imagem ou mostrá-la aos alunos, esconda a frase embaixo. Mostre apenas a imagem não verbal e pergunte aos o significado da imagem.
2. Em seguida, descubra a frase e leia-a com os alunos. Caso os alunos não consigam entender a frase em inglês, você poderá passar a tradução: "Não compre lembranças de animais exóticos". Agora, pergunte novamente aos alunos o significado dessa imagem.
3. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?
4. Por que a mala está sangrando?
4. Qual a relação que se estabelece entre lembranças e viagem?
5. Você sabe o que significa a sigla WWF? (Veja nos Recursos Complementares)
Mostre a imagem publicitária sugerida abaixo aos alunos:
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_MfnX51I9FHk/S-H1BaSZhzI/AAAAAAAAAFY/JcGDNC-cW0o/s1600/horta+de+elite+2.jpg. Acesso em: 19 out 2013.
1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?
2. Qual o "jogo de palavras" que se percebe nesse texto? Você conhece o filme Tropa de Elite?
3. O slogan "Aqui a natureza é a estrela" também faz referência ao cinema? Como se percebe isso?
4. Você conhece a frase "pede pra sair"? Já a ouviu em outra situação? Qual?
5. Por que a imagem mostra um tomate com uma boina?
Mostre aos alunos a imagem abaixo e peça-lhes que comparem a tipologia do anúncio publicitário e a tipologia do cartaz do filme e também a boina do tomate e a boina do personagem.
Imagem disponível em: http://marcosself.files.wordpress.com/2010/11/tropadeelite1.jpg. Acesso em: 19 out 2013.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-5Nx0ynReRws/T1bWgJEH-EI/AAAAAAAAAB4/P4X_a7O5fjg/s1600/fazer-propaganda-eficiente.jpg. Acesso em: 20 out 2013.
Com a participação dos alunos, faça uma lista, no quadro, de títulos de filmes, seriados ou novelas que todos conheçam. Feita a lista, escolham um ou dois títulos e criem uma publicidade a partir deles, como o modelo da publicidade analisada na Atividade 3.
Como atividade extra classe, você pode solicitar que os alunos criem uma publicidade. Eles poderão utilizar o mesmo recurso de trabalhar a partir de um título de filme, seriado ou novela. Poderão também utilizar frases "clichês", como a utilizada na publicidade da Hortifruti "pede pra sair".
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Fund_for_Nature. Acesso em: 19 out 2013.
http://www.interfilmes.com/listadefilmes.html. Acesso em: 20 out 2013.
http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores. Acesso em: 20 out 2013.
http://50anosdefilmes.com.br/2009/os-titulos-dos-filmes-estrangeiros-no-brasil-e-em-portugal-uma-confusao-louca-e-ate-divertida/. Acesso em: 20 out 2013.
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