02/10/2009
FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA;
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
1º Momento: Alunos sentados em círculo. O professor deverá propor aos alunos: Em uma folha de papel, desenhem a primeira imagem que vier à cabeça, quando digo a palavra “LIMITE”. Em seguida, escrevam palavras que expressem os sentimentos que tiveram ao ouvir a palavra “LIMITE” e ao desenhar a imagem que o representa. Cada aluno deverá socializar o que fez, colocando o seu desenho no centro do círculo. Todo o grupo deverá observar os desenhos produzidos, estabelecendo as várias relações entre eles: por semelhanças, diferenças, complementaridade e outras, e comentar sobre o que perceberam.
2º Momento: Os alunos divididos em subgrupos deverão formular perguntas sobre o tema e, em seguida, socializá-las para o grande grupo. Num trabalho de esforço conjunto, é feita a escolha de uma das perguntas apresentadas pelos grupos, para aprofundamento da discussão. O professor amplia o debate, problematizando-o com questões, tais como: Para que serve o limite? O limite é sempre ruim? O limite pode ser bom e necessário? Em que situações? Como é para vocês conviver com pessoas que não respeitam os limites?
3º Momento: O professor e os alunos deverão elaborar, por escrito, uma síntese das idéias mais significativas sobre o tema, geradoras de reflexão, no sentido de pautar as ações cotidianas nos diversos espaços sociais.
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
Professor, você pode apresentar aos alunos o vídeo a seguir para ampliar o debate acerca do tema limite, de forma a instigar os alunos a estabelecerem relações entre o conteúdo do vídeo e situações vividas por eles envolvendo esta temática, em diferentes espaços sociais.
Sugestão de leitura complementar para o professor:
La Taille, Yves de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.
AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe avaliar como lida com o limite em relação a si mesmo, em relação ao grupo de alunos, colegas de trabalho e outros.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que esta aula contribuiu para compreender a importância do limite nas relações cotidianas.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções solicitadas. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de formular perguntas.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom. Para se pública trabalhar na rede pública onde a estrutura é totalmente falha...e não requer uso de material...excelente para contribuir no crescimento de nossas crianças.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula. O professor tem a oportunidade de abordar um assunto bastante difícil e delicado de forma leve e produtiva.