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A arte de somar: aprendendo adição de forma divertida

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver noções de adição;
  • Compreender o conceito de adição;
  • Reconhecer terminologias adequadas que retratam a adição (mais, ao todo, juntos, dentre outras);
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como: convite e história literária;
  • Realizar jogos envolvendo adição;
  • Confeccionar um livro;
  • Trabalhar em equipe.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas:  KWord,  TuxPaint e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos  

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013.

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Sensibilizando – Roda de conversa

Professor, a adição se faz presente em nosso cotidiano, pois utilizamos a adição em diversas situações de nosso dia a dia: para comprar algo, dar o troco, saber quantos anos eu tenho, se sou mais velho ou mais novo que alguém, dentre outras inúmeras situações.  Dessa maneira é um conteúdo de grande relevância a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa etária, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pois ela é a base para outras operações.

Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie sua aula no espaço da “rodinha” para motivá-los sobre essa temática. Para tanto, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o tema adição e proponha a eles que pensem sobre as seguintes questões:

  • O que é adição?
  • Como fazemos para saber quem é mais velho em nossa turma?
  • E para saber quem tem mais lápis?
  • O que significa somar?
  • Alguém desta turma já sabe fazer contas de adição? Como se faz? Você pode explicar para a turma?
  • Que palavra eu utilizo quando se trata de adição? (ao todo, se juntarmos, mais)

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões. Aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Depois, converse com eles explicando que agora vocês irão aprender mais sobre adição de forma lúdica e divertida.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Contação história “Um amor de confusão”

Professor, a literatura é algo muito próprio do universo infantil, devendo assim sempre se reservar espaço na sala de aula para a contação de histórias de diferentes gêneros com  diferentes objetivos. A história muitas vezes é uma estratégia para introduzir e aprofundar conhecimentos, porém seu objetivo maior é a ludicidade e a magia que envolvem o ato da contação de história.

Nessa perspectiva, nossa proposta é que você trabalhe com seus alunos a história “Um amor de confusão” da autora Dulce Rangel, Editora Moderna. Esse livro aborda diferentes temas como: amizade, solidariedade, compaixão e também pode contribuir para a introdução do tema adição com crianças. Veja abaixo:

uma amor 

RANGEL, Dulce. Um amor de confusão. São Paulo: Moderna.

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Você também encontra essa história em slides no sítio: “Share”, disponível em: <http://www.slideshare.net/anthonielly/histria-um-amor-de-confuso-de-dulce-rangel>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Para essa contação de história nossa proposta é que você confeccione fantoches para tornar esse momento mais lúdico. Organize seus alunos de maneira que todos possam visualizar os fantoches e a contação da história. Veja abaixo uma sugestão:

fantocje

Fonte: Blog: "Papos pedagógicos de arte Déia". Disponível em: <http://bonequeiras2.blogspot.com.br/2010/08/um-amor-de-confusao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Após a contação de história, converse com os alunos questionando-os:

  • O que essa história falava?
  • Vocês gostaram dessa história? Por quê?
  • Se vocês fossem a galinha o que fariam?
  • Qual foi o maior ovo encontrado na história? De qual bicho era esse ovo?
  • Quantos ovos apareceram na história ao todo?
  • Vamos fazer a soma dos ovos conforme eles foram aparecendo na história?

 

Nesse momento, reconte a história realizando a soma coletiva com os alunos conforme os ovos foram aparecendo. Aproveite para observar se eles compreenderam o conceito de adição.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Produzindo um livro...

Professor, nessa aula a proposta é que você construa um livro com os alunos recontando a história “Um amor de confusão” realizando as contas de adição que aparecem na mesma. Para tanto, os alunos poderão ilustrar a história e em seguida fazer as contas de adição logo abaixo.

Uma sugestão é construir um livro online, no computador. Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, poderão produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório> Processador de Textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar. Mas, se sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Veja um exemplo de como fazer o livro com os alunos, eles poderão ilustrar a história e fazer a conta de adição logo abaixo. Veja a seguir um trecho da história:

 

DONA GALINHA UM OVO BOTOU.

  ga  

Fonte da imagem: Blog: "Absolut Dream". Disponível em: <http://mini-fofoquinhas.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.  

MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS DOIS OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU.

 

 

 

 

  

 

________ + ________ = _________ OVOS.

 

  fonteFont

Caso sua escola não disponha de computador, você também poderá fazer a história impressa com seus alunos. No Blog da Verinha, você encontra uma sugestão de livro impresso que servirá como uma referência para esse trabalho. Disponível em: <http://verinhaalfabetizacao.blogspot.com.br/2013/04/um-amor-de-confusao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Outras possibilidades...

 

Que tal organizar uma “Tarde de autógrafos” com seus alunos e familiares? Para tanto, converse com seus alunos e proponha a eles que realizem uma “Tarde de autógrafos” com seus familiares na qual cada um poderá apresentar a versão do livro “Um amor de confusão”. Para isso, vocês poderão confeccionar convites para os familiares. Aproveite esse momento para trabalhar com seus alunos como se faz um convite, as funções e características desse tipo de texto. Fotografem esse momento, utilizando uma máquina ou a Webcam localizada na área de trabalho do laptop do Projeto UCA.

No dia da “Tarde de autógrafos” organize seus alunos cada um com seu livro, para que possam apresentar aos seus familiares e explicar como foi a sua construção.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Vamos jogar e aprender!

Professor, sabemos que os jogos são importantes estratégias didáticas já que despertam interesse e curiosidade no universo infantil e adulto. Dessa maneira, nossa proposta é que sejam abordados diferentes jogos com os alunos visando a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos sobre a adição. Abaixo seguem algumas sugestões:

Jogos matemáticos

Adição com dados:

Esse jogo pode ser realizado em duplas ou individualmente. Para se jogar em duplas é necessário que você disponibilize um dado para cada aluno e uma folha de papel A4 para cada um, lápis e borracha. Para jogar individualmente o aluno precisará de dois dados e uma folha de papel.

Instruções:

  • Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
  • Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado.
  • Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à quantidade que saiu no dado. Por exemplo: o numeral 6 para seis bolinhas.
  • Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
  • O segundo jogador arremessa o dado e ambos anotam o numeral que saiu.
  • Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
  • Eles devem fazer a soma e anotar o resultado.

Veja um exemplo:

s 

 

 conta

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Observação: os alunos deverão registrar o jogo no caderno de Matemática.

Depois do jogo, eles poderão trocar de folhas e corrigir as adições efetuadas pelo colega. A correção também poderá ser realizada pela professora.

 

Somando com o Material Dourado:

Esse jogo também pode ser jogado individualmente ou em grupo de três ou quatro alunos. Para tanto, providencie: um dado para cada aluno, Material Dourado, folhas de papel A4, lápis e borracha. Esse jogo é parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o material dourado para fazer a soma, utilizando dessa maneira material concreto, o que facilita a aprendizagem da adição.

Instruções:

  • Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
  • Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado. E separa utilizando o Material Dourado a quantidade que saiu no dado. Por exemplo: se saiu três bolinhas no dado, o aluno deverá separar três unidades (quadradinhos) no Material Dourado.
  • Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à quantidade que saiu no dado.
  • Em seguida, eles devem anotar o sinal de adição MAIS (+) na frente do numeral.
  • O segundo jogador arremessa o dado e separa a quantidade de unidades que saiu no Material Dourado. Ambos anotam o numeral que correspondente a quantidade representada no dado.
  • Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).
  • Eles devem fazer a soma utilizando o Material Dourado e anotar o resultado. 

Veja um exemplo:

 

mat

                                                                                 Fonte: Blog: "Para pensar em Educação - Material Dourado". Disponível em: <http://katiadiehl.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Boliche:

Professor, o boliche é um jogo que desperta muito interesse nos alunos devido ao movimento que o mesmo exige e por seu poder lúdico. Assim, nossa sugestão é que você construa um jogo de boliche com seus alunos no intuito de brincar e realizar contas de adição.

Para confeccionar o jogo, vocês poderão utilizar garrafas pet descartáveis ou garrafas de iogurte de 1 litro. Para que as garrafas não fiquem muito leves você poderá enchê-las com papel ou com um pouco de água. Os alunos poderão pintar e enfeitar as garrafas utilizando diferentes materiais: tintas, colas coloridas, durex colorido, botões, E.V.A, dentre outros. Depois, confeccione fichas com números e cole nas garrafas. Os números colados nas garrafas correspondem aos valores de cada uma.

A bolinha poderá ser feita com meias velhas, jornal, fita crepe, dentre outros materiais.

Observação: caso você tenha o jogo de boliche disponível em sua sala de aula, você poderá colar as fichas com os numerais e utilizá-lo na brincadeira.

Esse jogo poderá ser realizado em duplas. E você poderá disponibilizar para seus alunos uma folha de papel com uma tabela para eles  anotarem suas pontuações em cada jogada e depois realizarem a soma para ver quem ganhou o jogo. Vocês poderão fazer essa tabela na lousa, ou caso estejam jogando no pátio, risquem a tabela com giz no chão. Veja um exemplo da tabela:

  

JOGO DE BOLICHE

PONTUAÇÃO

1ª JOGADA

2ª JOGADA

3ª JOGADA

TOTAL DE PONTOS

JOGADOR 1

 

 

 

 

JOGADOR 2

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Observação: o número de jogadas escritas na tabela deve ser condizente com as jogadas realizadas durante o jogo.

Instruções:

  • Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).
  • Em seguida, o primeiro jogador arremessa a bola anota a pontuação obtida na tabela. 
  • O segundo jogador arremessa a bola e anota na tabela a sua pontuação.
  • Eles devem repetir as jogadas sucessivamente até terminar o jogo.
  • O jogo termina quando todas as garrafas forem derrubadas.
  • Eles devem fazer a soma dos pontos e verificar quem foi o vencedor.

 

Veja um exemplo:

 

c

 

                                                                                                     Fonte da imagem: Sítio: "Perola da Net - jogo boliche". Disponível em: <http://www.peroladanet.com/jogo-de-boliche-on-line/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Ditado de adições: cálculos mentais

Professor, essa atividade exige mais dos alunos tendo um nível de complexidade mais elevado, pois nela o professor dita uma conta de adição, os alunos devem fazer a soma mentalmente e anotar o resultado em seu caderno, ou em uma folha de papel separada. Veja um exemplo:

- O professor dita a adição: 4 + 9 é igual a?

- O aluno deve fazer a soma mentalmente e anotar o resultado que será: 13.

Após o jogo, faça a correção com seus alunos.

 

Jogos online de adição:

Professor, a seguir sugerimos alguns jogos que poderão ser explorados no computador pelos alunos utilizando a internet em casa ou na escola. Sabe-se que o uso das tecnologias na educação muito pode contribuir para o redimensionamento do processo de ensino e de aprendizagem. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

 

 Veja algumas sugestões:

 

Sítio: “Bomba Jogos – jogo adição”. Disponível em:  <http://www.bombajogos.com/jogos-online/4166-Ben10_Addition.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

jlgo

 

                                                                                  Sítio: “Smartkids – jogo de adição”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

ss

 

Sítio: “Discovery Kids – aprenda a somar”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

adiç  

 

Sítio: "Jogos da escola – aprenda a somar”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/201-somar>. Acesso em: 10 de out. 2013.

jo

 

Sítio: "Educa Jogos –  relacione". Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/socializacao-matematica/ >. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Após realizar os jogos com os alunos verifique o que eles mais gostaram, o que não gostaram, e avalie se conseguiram realizar os jogos com autonomia.

 

Exercícios de fixação:

Professor, é importante ressaltar que os exercícios de fixação são relevantes para consolidar e aperfeiçoar as habilidades e os conhecimentos dos alunos sobre a adição. Dessa maneira, você poderá realizar diversos exercícios no caderno de Matemática, na internet, dentre outros, para a fixação da adição pelos alunos. Realize também atividades de casa utilizando operações de adição, para que exercitem o que aprenderam em casa.

Recursos Complementares

Blog: “Educriar – atividades sobre a história - Um amor de confusão”. Disponível em:<http://educriarprof.blogspot.com.br/2011/11/livro-um-amor-de-confusao-dulce-rangel.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Música: “A galinha magricela”. Terra Letras.mus.br. Disponível em: <http://letras.mus.br/eliana/91155/>.  Acesso em: 10 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram noções de adição; reconheceram as terminologias adequadas que retratam a adição; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como: convite e história literária; realizaram jogos envolvendo adição; confeccionaram um livro e aprenderam a trabalhar em equipe. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

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