20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar palavras, identificar a mesma palavra com escrita diferente. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 07 de out. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de out. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e ou equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente o livro com a história “O Reizinho Mandão” da autora Ruth Rocha, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando.
Fonte: Sítio: “Skoob. O Reizinho Mandão”. Disponível em: <http://www.skoob.com.br/livro/24476-o-reizinho-mandao>. Neste sítio você encontra a obra de Ruth Rocha “O Reizinho Mandão” e a sinopse do livro. Acesso em: 09 de out. 2013.
Sinopse
Você deixaria alguém te mandar calar a boca?
Este livro fala sobre um rei que é muito mandão e que acaba ficando muito só na vida. Ele explica que uma pessoa nunca deve ser mandona porque o prejuízo vem para ela, que fica sem amigo nenhum.
Professor, se preferir utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática e acesse o sítio e conte a história online.
É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, apresente aos alunos fichas com as palavras: Rei, Reizinho e Reizão.
Converse com os alunos que os objetos, as pessoas ou os animais podem apresentar variações de tamanho. Na história ouvida as palavras Rei e Reizinho são substantivos, elas possuem uma variação de tamanho, a isto damos o nome de grau. Os substantivos podem estar em três graus: normal (REI) - aumentativo (REIZÂO) – diminutivo (REIZINHO).
Professor, organize com a turma uma lista de palavras que eles conhecem e que acham interessante. A partir destas palavras geradoras, a turma terá como desafio descobrir o seu diminutivo e o seu aumentativo. Para ficar mais legal, a turma poderá ser organizada em dois grandes grupos. Entregue uma lista de palavras para cada grupo e lance o desafio, em que um grupo ficará responsável por transformar as palavras no diminutivo e o outro no aumentativo. Ao final, os grupos poderão apresentar suas respostas e ouvir as sugestões do outro grupo. Depois, faça, em uma cartolina, uma lista coletiva contendo as respostas dos grupos e afixe-a no mural da sala de aula, para que todos possam ter acesso.
Professor, organize os alunos em 4 equipes, onde cada grupo deverá providenciar alguns objetos de casa e trazer para a sala de aula.
Procure um objeto que você usa para:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize uma caixa grande para colocar os objetos e brinquedos que os grupos trouxeram. Os alunos poderão apresentar seus objetos antes de colocar dentro da caixa. Estabeleça um diálogo, você poderá questionar:
Organize os alunos em roda e brinque com a caixa com os objetos, coloque uma música e cada aluno passa a caixa, assim que a música parar quem estiver com a caixa na mão pega um objeto e diz para a turma o nome dele. A professora anota no quadro ou cartolina as palavras. Assim, a brincadeira segue até o último objeto a ser pego.
Em seguida, dialogue com os alunos que diminutivo e aumentativo não transmitem somente a ideia de algo pequeno ou grande, mas também de carinho, afeto, ironia, desprezo...
Vamos conhecer o diminutivo e o aumentativo dos objetos da caixa?
O desafio agora é descobrir o diminutivo e o aumentativo de cada objeto.
Professor, proponha o registro da atividade no caderno de Língua Portuguesa.
Hoje brincamos na sala de aula com a caixa de objetos e descobrimos o nome de vários objetos que utilizamos em casa. Escreva as palavras no quadro de acordo com o que se pede:
PALAVRA
NORMAL |
PALAVRA DIMINUTIVO |
PALAVRA AUMENTATIVO |
ESCOVA |
|
|
PENTE |
|
|
SABONETE |
|
|
COLHER |
|
|
GARFO |
|
|
COPO |
|
|
CARRO |
|
|
BONECA |
|
|
BOLA |
|
|
GARRAFA |
|
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam desenhos de alguns objetos da caixa, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Imprima e monte as fichas com o aumentativo e o diminutivo. Exponha no mural da sala de aula.
Caso sua escola não possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá imprimir atividades online de cruzadinhas de palavras, passatempos de aumentativo e diminutivo e colar no caderno de Língua Portuguesa. Veja algumas sugestões a seguir:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou auxilie os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Caso sua escola não possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá imprimir atividades no sítio da Smartkids e colar no caderno de Língua Portuguesa.
JOGO DOMINÓ AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
Professor, nesse momento apresente o jogo dominó aos alunos. É importante que ao apresentar um jogo à turma faça uma demonstração, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo. Disponibilize a cartela abaixo para os alunos e peça que recortem as fichas, cole-as em caixinhas de fósforo e depois é só jogar.
Aumentativo
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Diminutivo
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, os alunos poderão registrar as palavras do jogo em seu caderno e depois, formar frase com cada uma. Faça intervenções sempre que necessário durante a atividade.
Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de discussão sobre o que acharam da brincadeira, se sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.
Sugestão de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer o grau do substantivo: diminutivo e aumentativo; identificar palavras escritas do diminutivo e de aumentativo; produzir pequenas frases; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!