Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As formas geométricas no cotidiano infantil: criando e recriando

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo em lugares e objetos;
  • Conhecer as características das figuras geométricas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Elaborar diferentes gêneros textuais como: convite, história, instruções de um jogo;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar as ferramentas: TuxPaint, KPresenter, KWord e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de out. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de out. 2013.

Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Formas geométricas” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:

 

  • Ler textos com autonomia;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;
  • Produzir textos com autonomia;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: história das formas geométricas

forma 

Fonte: Blog Magia da escola - formas geométricas. Disponível em: <http://magiadaescola.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

 

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um.

Professor, as formas geométricas estão presentes nos diversos ambientes e espaços dos quais participamos no nosso cotidiano. Identificar e reconhecer as formas geométricas é algo que desafia e diverte alunos de todas as idades.

Para iniciar essa aula, sugerimos que você prepare uma contação de história para seus alunos abordando formas geométricas. Nossa sugestão é a história “Clact...Clact...Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Editora Ática. Ele possibilita um trabalho interdisciplinar, permitindo  o diálogo entre os conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, por meio da exploração das formas geométricas e do trabalho com a leitura e a escrita.

livro

 Fonte: Imagem da própria autora.

Você sabia?

“Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

Você pode acessar o livro no sítio disponível em: <http://picasaweb.google.com/bibipancera/Clact#5231206629375086738>. (Acesso em: 08 de out. 2013) e apresentá-lo para seus alunos em slides. Caso sua escola participe do Projeto UCA, os alunos poderão acessar a história por meio do programa  KPresenter acessando(Metasys > Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Gerador de Apresentações)

Depois da contação de história faça uma rodinha e converse com seus alunos sobre a história. Você poderá questioná-los sobre:

  • Quem escreveu este livro?
  • O que vocês estão vendo na capa do livro?
  • Por que o nome da história é Clact...Clact?
  • O que vocês observam nesta ilustração?
  • Por que será que a tesoura nunca ficava satisfeita?
  • Quais as formas geométricas ela formou?
  • Vamos explorar as características de cada forma geométrica que apareceu na história? Como é o quadrado? O retângulo? O círculo? O retângulo?
  • Vocês conhecem outras formas geométricas? Quais? Como elas são?
  • E se você fosse esta tesoura, como você organizaria os papéis picados?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Professor, para registrar esse momento entregue papéis coloridos para seus alunos para que eles recortem no formato de formas geométricas e em seguida organize-os e peça que colem em uma folha de papel branco A4, de acordo com critérios pessoais. Você poderá sugerir alguns exemplos:

  • Pela cor;
  • Pela forma;
  • Misturado;
  • Dentre outras maneiras.

Depois de pronta, eles deverão sentar em roda de conversa e apresentar seus trabalhos explicando aos colegas quais critérios utilizaram para organizar seus papéis.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Criando uma história:  Se eu fosse a “Clact... Clact”?

Professor, nossa sugestão para esse momento é que você trabalhe a escrita e leitura dos alunos, visando aprofundar e consolidar conhecimentos necessários no processo de alfabetização e letramento. Eles deverão criar uma história utilizando formas geométricas em grupo. Essa atividade também poderá contribuir para aguçar a criatividade dos alunos.

Como fazer?

  1. Organize-os em grupo de quatro alunos e convide-os a criarem uma história, para tanto aborde com eles que uma história deve conter início, meio e fim.
  2. Depois de escreverem a história eles deverão ilustrá-la. Para isso, poderão utilizar papéis picados: coloridos e recortados em formatos de formas geométricas, bem como outros materiais como: botões, colas coloridas, palitos de picolé, dentre outros. Disponibilize estes materiais em uma mesa para os alunos.
  3. Entregue duas folhas de papel A4 para cada grupo, uma para a escrita outra para ilustração.
  4. Eles poderão eleger um escriba no grupo ou revezarem-se na escrita, porém reforce que todos devem participar da construção da história dialogando sobre a escrita ortográfica e conteúdo da mesma.
  5. Quando eles terminarem realize a correção com cada grupo. Uma forma interessante de realizar a correção de texto com os alunos é projetá-lo em um data show para que todos possam visualizar e participar da correção. Caso não disponha desse recurso escreva na lousa, da mesma forma como os alunos escreveram e realize a correção com todos.
  6. Caso os alunos possuam os laptops do Projeto UCA, poderão produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar.

  

Avaliando e aprendendo:

 

Solicite que os alunos apresentem suas produções uns para os outros, assim, além de socializarem suas produções, eles deverão dialogar com os colegas sobre o que entenderam e o que não ficou claro. Para divulgar os textos montem um painel na sala de aula.

Outras possibilidades...

Você poderá organizar com seus alunos uma “Mostra literária” apresentando as histórias criadas por eles. Para tanto, confeccione convites para as famílias dos alunos visitarem a “Mostra”, aproveite para trabalhar as características desse gênero textual.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Encontrando formas geométricas em nossa escola

Professor, o objetivo dessa atividade é que os alunos participem de uma vivência que possibilitará que eles identifiquem e reconheçam as formas geométricas que estão presentes no ambiente escolar.

Para isso, proponha aos alunos que realizem um passeio pela escola e observem no ambiente, objetos cujas formas estejam nos formatos de formas geométricas.

Eles poderão utilizar uma máquina fotográfica para registrar o passeio e os objetos observados. Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, poderão utilizar a Wbcam localizada na área de trabalho dos computadores para fotografar esse momento.

Após o passeio eles poderão desenhar os objetos observados e escrever ao lado o nome da forma geométrica a qual se assemelha. Outra sugestão é entregar para eles uma tabela para que eles desenhem, ou escrevam os nomes dos objetos observados de acordo com a forma geométrica ao qual se assemelha.

Veja abaixo uma sugestão:

QUADRADO

 

 

 

RETÂNGULO

 

 

 

TRIÂNGULO

 

 

 

CÍRCULO

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Dança das formas geométricas

Professor, proponha aos alunos uma atividade lúdica, convide-os a brincarem de “Dança das figuras geométricas” no pátio de sua escola.

Para isso, utilize giz ou fita crepe, trace no chão do pátio, em tamanho grande e em diversas posições, diferentes figuras geométricas: quadrados, retângulos, triângulos, círculos e trapézios. É preciso traçar o mesmo número de figuras, para o número de alunos do grupo.   

Antes de iniciar a brincadeira explore com os alunos os lados e os cantos das figuras, perguntando se a forma geométrica possui lados, quantos são, se os lados são de tamanhos iguais ou diferentes e até mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma. Faça isso com todas as formas.

Coloque uma música animada e explique aos alunos que assim que ela começar a tocar, eles deverão andar em volta das figuras. Quando a música parar, um deverá entrar em uma das figuras.   

Professor, pergunte para cada aluno o nome da figura que ele escolheu. Recomece a brincadeira, orientando os alunos a escolherem novas figuras.   A brincadeira termina quando sobrar apenas um aluno.   

menina lapis

Depois da brincadeira, retorne com seus alunos para a sala de aula e proponha uma atividade na qual eles deverão criar coletivamente as regras da brincadeira para presentear um colega de outra turma da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles o texto instrucional e suas características.

Escreva as regras no quadro com a ajuda de seus alunos. Depois de pronto, cada aluno deve copiar o texto em uma folha de papel A4 branca, e ilustrar representando a brincadeira. Eles deverão escrever o nome de um colega de outra turma que eles conheçam para presentear. Caso eles não conheçam você poderá combinar com uma colega de trabalho, um momento para que eles vão até a sala dela presenteiem seus colegas.

Outras possibilidades...

Caso seus alunos possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar. E em seguida, poderão enviar para outros colegas por e-mail, por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Jogando com as formas geométricas

Após a realização das atividades anteriores, você poderá utilizar jogos e passatempos para fixar e aprofundar conceitos com os alunos, além de ser uma excelente estratégia no processo de ensino e de aprendizagem por seu poder lúdico. Eles poderão acessar os jogos e os passatempos e as músicas utilizando a internet em casa ou no Laboratório de Informática da escola. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

 

 Seguem algumas sugestões:

JOGO 1 - ESCOLA GAMES

Nesse jogo, é preciso capturar formas geométricas através das setas de direção do teclado. É um jogo bem dinâmico e é preciso acertar as formas e fugir de animais marinhos, além de evidenciar apenas uma forma por jogo.

JGO

  Fonte: Sítio: “Escola games – jogo formas geométricas”. Disponível em:<http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/>. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

JOGO 2- DISCOVERY KIDS BRASIL

É um jogo mais simples, baseado em forma e sombras, onde se faz uma análise de qual sombra pertence a qual forma geométrica.

S

 Fonte: Sítio: “Discovery Kids Brasil – jogo das figuras”. Disponível em: <http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/>. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

JOGO 3 - JOGOS DA ESCOLA

O objetivo desse jogo é formar a imagem encaixando as formas geométricas nos locais corretos.

J3 

Fonte: Sítio: "Jogos da escola - Formas geométricas”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/formas-geometricas>. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

Passatempos:

Fonte: Sítio: “Papacaio – passatempo”.Disponível em: <http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=view>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Fonte: Sítio: “Smartkids – passatempo formas geométricas”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/passatempos/matematica-formas-geometricas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

Nestes sítios, as crianças poderão imprimir figuras para colorir, recortar e montar, inclusive o Tangran. Sendo o primeiro sítio, um ótimo estimulante para a criatividade.

Após realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opinião deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de quais jogos gostaram mais.  

Recursos Complementares

Livro: CANINI, Renato Vinicius. Um redondo pode ser quadrado? São Paulo: Formato.

Sítio: "Oficina de aprendizagem  –  jogo". Disponível em: <http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm > . Acesso em: 08 de out. 2013.

Vídeo:  “Youtube – vídeo _  Figuras geométricas”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&NR=1>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles foram capazes de: identificar figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo em lugares e objetos; conhecer as características das figuras geométricas; utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula e desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas, além de elaborar diferentes gêneros textuais como: convite, história, instruções de um jogo. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.