20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizando as ferramentas TuxPaint, KWord e Webcam.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013.
Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Chuva” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Fonte da imagem: "Noutesia". Disponível em: <http://www.noutesia.com.br/deus-quer-voce-crescendo-espiritualmente-estudos-em-2pedro-parte-iii/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Professor, a natureza é um mistério para todos nós, imagine para as crianças que são portadoras de grande poder imaginativo. Com certeza todos nós um dia nos perguntamos: “De onde vem a chuva? Por que será que chove? Nesse sentido, inicie sua aula motivando os alunos dizendo que hoje a aula será ao ar livre.
Leve-os ao pátio de sua escola e convide-os a observarem como está o tempo, para tanto, oriente-os a olharem para o céu e questione-os:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Anote as falas dos alunos elas são importantes para a avaliação do processo de aprendizagem. É muito interessante comparar as hipóteses dos alunos ao final dos estudos sobre determinados temas, para que elas percebam o que sabiam e o que conseguiram aprender. Se possível solicite a ajuda de um/a estagiário/a ou outro/a professor/a para que faça os registros das falas.
Fonte da imagem: "Significados dos sonhos". Disponível em: <http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Para encerrar esse momento, proponha às crianças que realizem um desenho representando sua hipótese sobre a pergunta “De onde vem a chuva?”. Eles também poderão escrever sua hipótese realizando tentativas de escrita. Veja o exemplo de hipótese de uma aluna do 2º da Eseba- Escola de Educação Básica da UFU.
Eu gosto da chuva porque ela é boa pra gente. Ela dá água pra beber e tomar banho e ela fica lá no céu porque é lá que fica a nuvem.Lorena Martins |
Fotografe esse momento. Caso seus alunos participem do Projeto UCA eles poderão utilizar seus laptops para produzir seus textos utilizando as ferramentas do KWord (Metasys >Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Suíte de escritório > Processador de textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e música > Pintura digital) para ilustrar.
Fonte da imagem: "Blog Dr. Veit". Disponível em: <http://www.blogdrveit.com.br/vem-ai-o-dia-da-agua/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o “Ciclo da água na natureza” de forma lúdica e divertida. Esse momento será importante para que os alunos compreendam que a água não pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela é renovada em seu ciclo, e é por conta desse ciclo que ocorre a chuva.
Professor, nossa sugestão é que trabalhe uma história sobre o ciclo da água com seus alunos. No Blog “Pré Histórias” você encontra a “História de uma gotinha de Água”, disponível em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html>. Acesso em: 11 de out. 2013. Veja abaixo:
Fonte: "Blog Pré Histórias - História de uma gotinha de Água”, disponível em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html >. Acesso em: 11 de out. 2013.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem o vídeo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).
Outra opção é levar seus alunos para assistirem ao vídeo no Laboratório de Informática, ou então projetar o vídeo para eles por meio de um projetor multimídia.
Você poderá trabalhar outro vídeo com seus alunos nessa mesma aula, que aborda o ciclo da água. Outra possibilidade é enviar o link no caderno de “Atividade de casa”, para que os alunos assistam com seus pais e familiares e possam socializar o que aprenderam na escola, bem como, adquirir mais informações sobre o tema. Veja algumas sugestões abaixo:
Fonte: “Smartkids – ciclo da água”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html >. Acesso em: 11 de out. 2013.
Depois de abordar os vídeos proponha que eles construam um texto sintetizando o que aprenderam. A sequência abaixo poderá ser utilizada pelos alunos como um exemplo ou ajuda memória para que eles criem os seus textos. Outra opção é utilizar somente os desenhos para que eles escrevam.
Nesse momento você poderá abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.
O Portal do Professor do MEC, tem um recurso muito interessante, é um jogo onde os alunos poderão verificar o que aprenderam sobre a chuva e o ciclo da água. Você poderá utilizá-lo com seus alunos nesse momento, ou se preferir no final do trabalho com o tema chuva. Para tanto, eles poderão acessá-lo no Laboratório de Informática de sua escola, ou então, se sua escola faz parte do Projeto UCA, os alunos poderão acessar o jogo utilizando seus laptops e o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Veja abaixo:
Fonte: “Portal do Professor MEC – ciclo da água”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.
Após entenderem o ciclo da água, explique aos alunos que os cientistas precisam observar também a quantidade de chuva de um dia ou local, para entenderem o tempo e as mudanças climáticas.
Para isso, utilizam um instrumento chamado pluviômetro, como esse mostrado na figura abaixo:
Fonte: Sítio: "Brasil escola – construção de um pluviômetro". Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.
O PLUVIÔMETRO SIGNIFICA (PLUVIO = NUVEM CARREGADA DE CHUVA + METRO = MEDIDA). É UM INSTRUMENTO QUE RECOLHE A ÁGUA DA CHUVA E DETERMINA O VALOR DA PRECIPITAÇÃO, MEDIDA EM MILÍMETROS.A MEDIÇÃO DA QUANTIDADE DE CHUVA DE UM DETERMINADO LOCAL É DADA ATRAVÉS DO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO, QUE CONSISTE NUMA MEDIÇÃO EM MILÍMETROS, POR EXEMPLO, QUANDO SE FALA QUE CHOVEU 10 MILÍMETROS NA CIDADE, SIGNIFICA QUE ESSA SERIA A ALTURA MÉDIA ALCANÇADA PELA ÁGUA A PARTIR DO CHÃO, NA ÁREA TOTAL DA CIDADE EM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO. ESSE ÍNDICE É OBTIDO ATRAVÉS DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS ESPALHADAS EM DIFERENTES PONTOS MUNIDAS DE UM APARELHO CHAMADO PLUVIÔMETRO.Texto adaptado de: “Brasil escola – construção de um pluviômetro”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013. |
Logo após, sugira a construção de um pluviômetro. A dica é propor a atividade abaixo como atividade de casa. Para isso, trabalhe com eles o texto instrucional: sua estrutura, elementos que ele contém e sua função, que é de instruir, orientar o leitor. Mostre outros exemplos de textos instrucionais como: receitas culinárias, bula de remédios e outros.
MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLUVIÔMETRO: |
Ao final de um período predeterminado, duas semanas, por exemplo, peça que levem seus pluviômetros para a sala de aula e percebam fatores como:
- Na casa de quem choveu mais?
- Na casa de quem choveu pouco?
- Dentre outros.
Outra atividade interessante, é criar com os alunos um pau de chuva, para que possam reproduzir o som da chuva.
Esse "instrumento musical", é um artefato indígena, mas pode ser confeccionado com os alunos, inclusive com materiais reutilizados, como rolo de papel higiênico e jornal.
MATERIAIS UTILIZADOS:- ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, TOALHA, ALUMÍNIO OU SIMILAR.- FITA CREPE E COLA.- PEDAÇO DE PAPEL MAIS GROSSO, COMO PAPELÃO OU PAPEL CARTÃO.- JORNAL.- ARAME.- ARROZ.- TINTAS PARA DECORAR.PASSO A PASSO:1º PASSO: JUNTE OS ROLOS COM FITA CREPE, ELES TÊM QUE TER O MESMO DIÂMETRO.2º PASSO: CORTE VÁRIOS PEDACINHOS DE JORNAL. FAÇA UMA MISTURA DE METADE DE ÁGUA COM METADE DE COLA E, COM A AJUDA DE UM PINCEL, VÁ GRUDANDO OS PEDACINHOS DE JORNAL POR TODO O TUBO ESPALHANDO COLA TANTO POR CIMA QUANTO POR BAIXO DELES. DEIXE SECAR.3º PASSO: DESENHE NO PAPEL DURO, DUAS TAMPAS, USANDO COMO MOLDE A ABERTURA DO ROLO. COLE UMA DAS TAMPAS EM UM DOS LADOS COM FITA CREPE. RETORÇA O ARAME COM AJUDA DE UM ALICATE PARA FORMAR BOLAS. INSIRA AS BOLAS DE ARAME NO PAU DE CHUVA E EM SEGUIDA COLOQUE O ARROZ. PONHA A OUTRA TAMPA E GRUDE-A COM FITA CREPE.4º PASSO: CUBRA AS TAMPAS TAMBÉM COM PEDAÇOS DE JORNAL, REFORÇANDO A JUNÇÃO JÁ FEITA COM A FITA CREPE.5º PASSO: PINTE COM MOTIVOS INDÍGENAS.UM PAU DE CHUVA MAIOR TEM UMA SONORIDADE MAIS INTERESSANTE, PORTANTO JUNTE VÁRIOS ROLOS PARA O SOM FICAR LEGAL. A QUANTIDADE DE ARROZ E ARAME TAMBÉM INTERFEREM SIGNIFICATIVAMENTE NO SOM, ENTÃO, ANTES DE FECHAR A TAMPA COM A FITA CREPE, TESTE A SONORIDADE DO INSTRUMENTO. |
Finalize os estudos sobre a chuva analisando as previsões do tempo e marcando um dia de banho de chuva, para isso poderão pesquisar nos sítios que fornecem a previsão do tempo:
Sítio: “Clima tempo”. Disponível em:<www.climatempo.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Sítio: “Tempo agora”. Disponível em: <www.tempoagora.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Sítio: “CPTEC – previsão do tempo”. Disponível em: <http://tempo.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Mas, se não participam deste projeto, poderão utilizar o Laboratório de Informática. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet.
Você poderá construir com seus alunos um calendário da chuva. Para tanto, providencie um calendário com os dias do mês para cada aluno. Entregue para eles cartolina azul e branca para que eles confeccionem nuvens e gotas de chuva. Eles deverão colar as nuvens e as gotas nos dias que eles virão nas pesquisas que possivelmente irá chover.
Eles poderão fazer dois calendários para comparar se as previsões estavam corretas ou não.
Outra opção é fazer gráficos representando a quantidade de dias que choveu no ano, para ver em qual mês do ano ocorreu mais a chuva.
No Blog “Minhas atividades pedagógicas”, você encontra modelos de calendários de todos os meses do ano de 2013. Disponível em: <http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/01/calendarios-de-2013-turma-da-monica.html>. Acesso em: 12 de out. de 2013. Veja um exemplo abaixo:
Fonte da imagem: "Blog Bonde do forró". Disponível em: <http://vibesul1.blogspot.com.br/2011/04/banho-de-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Para a realização do banho de chuva, dê preferência a um período mais quente, para garantir maior participação dos alunos e envie um bilhete aos pais ou responsáveis, solicitando roupas para a troca e toalha. Veja um exemplo:
Senhores pais ou responsáveis,Durante essas semanas estudamos sobre as chuvas. Posteriormente, pensamos que, a melhor forma de entendê-la é senti-la.Por isso programamos um banho de chuva que, possivelmente, acontecerá no dia: ____/____/______.Porém, por se tratar de um fenômeno natural, esse agendamento é baseado apenas em previsões de tempo, o que pode haver falhas.Caso a chuva esteja acompanhada de ventos fortes ou relâmpagos que podem acarretar riscos, nossa atividade de “banho de chuva” será cancelada ou adiada para outra data.Assim, solicito que, além da autorização, coloque na mochila de sua criança uma troca de roupa e toalha, para que possamos utilizá-las no dia que chover. Obrigada,Professora Laís___________________________________________________________________________________Aluno (a):____________________________________________( ) Autorizo( ) Não autorizoAssinatura: _____________________________________ |
Fotografe esse momento, para tanto, utilize máquina fotográfica, tablet ou então a Webcam dos laptops do Projeto UCA de seus alunos. Em seguida vocês poderão fazer um mural e uma produção de texto contando como foi esse momento.
Sítio “Sua pesquisa – chuva”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Sítio: “Ciência a mão”. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Sítio: “Música Água - Palavra Cantada”. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, e analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; compreenderam como ocorre o ciclo da água e sua inter - relação com a chuva; produziram textos organizando roteiros e revisando-os; realizaram observações e se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!