Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cientistas da natureza: aprendendo sobre a chuva

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer o ciclo da água;
  • Compreender como se formam as nuvens de chuva e por que chove;
  • Produzir textos;
  • Revisar textos;
  • Realizar observações;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizando as ferramentas TuxPaint,  KWord e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

 

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013.

Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Chuva” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:

 

  • Ler e produzir textos com autonomia;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

  

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: observando o tempo/clima...

olhando 

Fonte da imagem: "Noutesia". Disponível em: <http://www.noutesia.com.br/deus-quer-voce-crescendo-espiritualmente-estudos-em-2pedro-parte-iii/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Professor, a natureza é um mistério para todos nós, imagine para as crianças que são portadoras de grande poder imaginativo. Com certeza todos nós um dia nos perguntamos: “De onde vem a chuva? Por que será que chove? Nesse sentido, inicie sua aula motivando os alunos dizendo que hoje a aula será ao ar livre.

Leve-os ao pátio de sua escola e convide-os a observarem como está o tempo, para tanto, oriente-os a olharem para o céu e questione-os:

 

  • O que vemos ao olhar para o céu?
  • Como está o tempo hoje? Quente ou frio?
  • Está ventando?
  • E o céu está ensolarado? Nublado? Com muitas ou poucas nuvens?
  • Quando o céu está escuro, com nuvens escuras, ventando, e escutamos trovões o que geralmente acontece?
  • Quem aqui gosta de chuva?
  • Alguém sabe de onde ela vem?
  • Por que será que chove?
  • Que tal descobrirmos?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Anote as falas dos alunos elas são importantes para a avaliação do processo de aprendizagem. É muito interessante comparar as hipóteses dos alunos ao final dos estudos sobre determinados temas, para que elas percebam o que sabiam e o que conseguiram aprender. Se possível solicite a ajuda de um/a estagiário/a ou outro/a professor/a para que faça os registros das falas.

d

Fonte da imagem: "Significados dos sonhos". Disponível em: <http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Para encerrar esse momento, proponha às crianças que realizem um desenho representando sua hipótese sobre a pergunta “De onde vem a chuva?”. Eles também poderão escrever sua hipótese realizando tentativas de escrita. Veja o exemplo de hipótese de uma aluna do 2º da Eseba- Escola de Educação Básica da UFU.

 

Eu gosto da chuva porque ela é boa pra gente. Ela dá água pra beber e tomar banho e ela fica lá no céu porque é lá que fica a nuvem.

Lorena Martins

 

Fotografe esse momento. Caso seus alunos participem do Projeto UCA eles poderão utilizar seus laptops para produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord (Metasys >Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Suíte de escritório > Processador de textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e música > Pintura digital) para ilustrar.

  

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Compreendendo o ciclo da água

d 

Fonte da imagem: "Blog Dr. Veit". Disponível em: <http://www.blogdrveit.com.br/vem-ai-o-dia-da-agua/>. Acesso em: 12 de out. 2013. 

Nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o “Ciclo da água na natureza” de forma lúdica e divertida. Esse momento será importante para que os alunos compreendam que a água não pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela é renovada em seu ciclo, e é por conta desse ciclo que ocorre a chuva.

Professor, nossa sugestão é que trabalhe uma história sobre o ciclo da água com seus alunos. No Blog “Pré Histórias” você encontra a “História de uma gotinha de Água”, disponível em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html >. Acesso em: 11 de out. 2013. Veja abaixo: 

 gotinha

Fonte: "Blog Pré Histórias - História de uma gotinha de Água”, disponível em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html    >. Acesso em: 11 de out. 2013.    

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem o vídeo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Outra opção é levar seus alunos para assistirem ao vídeo no Laboratório de Informática, ou então projetar o vídeo para eles por meio de um projetor multimídia.

Você poderá trabalhar outro vídeo com seus alunos nessa mesma aula, que aborda o ciclo da água. Outra possibilidade é enviar o link no caderno de “Atividade de casa”, para que os alunos assistam com seus pais e familiares e possam socializar o que aprenderam na escola, bem como, adquirir mais informações sobre o tema. Veja algumas sugestões abaixo:

Fonte: “Smartkids – ciclo da água”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html >.  Acesso em: 11 de out. 2013.

ciclo agua 

 

menina lapis

Que tal criar um texto síntese, sobre a chuva?

Depois de abordar os vídeos proponha que eles construam um texto sintetizando o que aprenderam. A sequência abaixo poderá ser utilizada pelos alunos como um exemplo ou ajuda memória para que eles criem os seus textos. Outra opção é utilizar somente os desenhos para que eles escrevam.

Veja a seguir:

s 

  Fonte: “Blog professora Juce – como acontece a chuva”. Disponível em: < http://professorajuce.blogspot.com.br/2012/04/como-acontece-chuva.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
 

Nesse momento você poderá abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:

 

  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Organizar o texto dividindo-o em tópicos e parágrafos;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Vamos jogar!

O Portal do Professor do MEC, tem um recurso muito interessante, é um jogo onde os alunos poderão verificar o que aprenderam sobre a chuva e o ciclo da água. Você poderá utilizá-lo com seus alunos nesse momento, ou se preferir no final do trabalho com o tema chuva. Para tanto, eles poderão acessá-lo no Laboratório de Informática de sua escola, ou então, se sua escola faz parte do Projeto UCA, os alunos poderão acessar o jogo utilizando seus laptops e o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Veja abaixo:

Fonte: “Portal do Professor MEC – ciclo da água”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf>.   Acesso em: 11 de out. 2013.

mec

 

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo um pluviômetro!

Após entenderem o ciclo da água, explique aos alunos que os cientistas precisam observar também a quantidade de chuva de um dia ou local, para entenderem o tempo e as mudanças climáticas.

Para isso, utilizam um instrumento chamado pluviômetro, como esse mostrado na figura abaixo:

p

Fonte: Sítio: "Brasil escola – construção de um pluviômetro". Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Depois trabalhe o seguinte texto:

 

O PLUVIÔMETRO SIGNIFICA (PLUVIO = NUVEM CARREGADA DE CHUVA + METRO = MEDIDA). É UM INSTRUMENTO QUE RECOLHE A ÁGUA DA CHUVA E DETERMINA O VALOR DA PRECIPITAÇÃO, MEDIDA EM MILÍMETROS.

A MEDIÇÃO DA QUANTIDADE DE CHUVA DE UM DETERMINADO LOCAL É DADA ATRAVÉS DO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO, QUE CONSISTE NUMA MEDIÇÃO EM MILÍMETROS, POR EXEMPLO, QUANDO SE FALA QUE CHOVEU 10 MILÍMETROS NA CIDADE, SIGNIFICA QUE ESSA SERIA A ALTURA MÉDIA ALCANÇADA PELA ÁGUA A PARTIR DO CHÃO, NA ÁREA TOTAL DA CIDADE EM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO. ESSE ÍNDICE É OBTIDO ATRAVÉS DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS ESPALHADAS EM DIFERENTES PONTOS MUNIDAS DE UM APARELHO CHAMADO PLUVIÔMETRO.

Texto adaptado de: “Brasil escola – construção de um pluviômetro”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013. 

Logo após, sugira a construção de um pluviômetro. A dica é propor a atividade abaixo como atividade de casa. Para isso, trabalhe com eles o texto instrucional: sua estrutura, elementos que ele contém e sua função, que é de instruir, orientar o leitor. Mostre outros exemplos de textos instrucionais como: receitas culinárias, bula de remédios e outros.

Veja os passos:

 

MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLUVIÔMETRO:

- GARRAFA PET LISA.
- FITA ADESIVA TRANSPARENTE.
- RÉGUA DE PLÁSTICO.
- AREIA.
- CIMENTO.

s 
PLUVIÔMETRO ARTESANAL

 

PLUVIÔMETRO ARTESANAL: CONSTRUINDO UM PLUVIÔMETRO
 

1° - CORTE A PARTE DE CIMA DA GARRAFA LOGO ABAIXO ONDE TERMINA A CURVA, FAZENDO ASSIM UM FUNIL.


2° - MISTURE A AREIA COM CIMENTO E COLOQUE UM POUCO DE ÁGUA, FORMANDO UMA MASSA, SEM DEIXAR FICAR MUITO AGUADO.


3° - COLOQUE NO FUNDO DA GARRAFA ATÉ FICAR LEVEMENTE ACIMA DA LINHA ENTRE A PARTE LISA E A CURVATURA DA BASE.


4° - DÊ VÁRIAS BATIDINHAS NAS LATERAIS DA GARRAFA PARA ASSENTAR BEM A MASSA, AO CHEGAR À LINHA, JOGUE UM POUQUINHO DE CIMENTO SOBRE A ÁGUA QUE DEVE TER EMPOÇADO, DÊ MAIS ALGUMAS BATIDINHAS E DEIXE SECAR POR 12 HORAS.


5° - VERIFIQUE SE A SUPERFÍCIE DO CIMENTO FICOU BEM PLANA. CASO NÃO TENHA FICADO, JOGUE UM POUQUINHO DE CIMENTO COM ÁGUA PARA DEIXÁ-LA ASSIM.


6° - DEIXE SECAR POR UNS DOIS OU TRÊS DIAS.


7° - PRENDA A RÉGUA VERTICALMENTE DO LADO DE FORA DA GARRAFA COM A FITA ADESIVA, DE MANEIRA QUE O ZERO DA RÉGUA FIQUE EXATAMENTE RENTE A SUPERFÍCIE DO CIMENTO.


8° - COLOQUE O FUNIL NA BOCA DA GARRAFA, CONFORME A FOTO ACIMA.

PARA A MAIOR EFICIÊNCIA DO PLUVIÔMETRO, É IDEAL INSTALÁ-LO EM CAMPO ABERTO E PELO MENOS A 1,5M DE ALTURA.

AGORA É SÓ REALIZAR A ATIVIDADE, ACOMPANHANDO AS PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS E ANOTANDO OS DADOS OBTIDOS. NO FINAL DE UM PERÍODO (UMA OU DUAS SEMANAS), JÁ SE PODE REALIZAR A MÉDIA DA QUANTIDADE DE CHUVA.

Texto adaptado de: Brasil escola – construção de um pluviômetro. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

Ao final de um período predeterminado, duas semanas, por exemplo, peça que levem seus pluviômetros para a sala de aula e percebam fatores como:

- Na casa de quem choveu mais?

- Na casa de quem choveu pouco?

- Dentre outros.

 

menino tarefa

Outra atividade interessante, é criar com os alunos um pau de chuva, para que possam reproduzir o som da chuva.

Esse "instrumento musical", é um artefato indígena, mas pode ser confeccionado com os alunos, inclusive com materiais reutilizados, como rolo de papel higiênico e jornal.

Veja um exemplo:

 

MATERIAIS UTILIZADOS:

 

- ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, TOALHA, ALUMÍNIO OU SIMILAR.

- FITA CREPE E COLA.

- PEDAÇO DE PAPEL MAIS GROSSO, COMO PAPELÃO OU PAPEL CARTÃO.

- JORNAL.

- ARAME.

- ARROZ.

- TINTAS PARA DECORAR.

 

PASSO A PASSO:

 

1º PASSO: JUNTE OS ROLOS COM FITA CREPE, ELES TÊM QUE TER O MESMO DIÂMETRO.

 s

2º PASSO: CORTE VÁRIOS PEDACINHOS DE JORNAL. FAÇA UMA MISTURA DE METADE DE ÁGUA COM METADE DE COLA E, COM A AJUDA DE UM PINCEL, VÁ GRUDANDO OS PEDACINHOS DE JORNAL POR TODO O TUBO ESPALHANDO COLA TANTO POR CIMA QUANTO POR BAIXO DELES. DEIXE SECAR.

 d  

3º PASSO: DESENHE NO PAPEL DURO, DUAS TAMPAS, USANDO COMO MOLDE A ABERTURA DO ROLO. COLE UMA DAS TAMPAS EM UM DOS LADOS COM FITA CREPE. RETORÇA O ARAME COM AJUDA DE UM ALICATE PARA FORMAR BOLAS. INSIRA AS BOLAS DE ARAME NO PAU DE CHUVA E EM SEGUIDA COLOQUE O ARROZ. PONHA A OUTRA TAMPA E GRUDE-A COM FITA CREPE.

 f  

4º PASSO: CUBRA AS TAMPAS TAMBÉM COM PEDAÇOS DE JORNAL, REFORÇANDO A JUNÇÃO JÁ FEITA COM A FITA CREPE.

  4

5º PASSO: PINTE COM MOTIVOS INDÍGENAS.

  5

UM PAU DE CHUVA MAIOR TEM UMA SONORIDADE MAIS INTERESSANTE, PORTANTO JUNTE VÁRIOS ROLOS PARA O SOM FICAR LEGAL.

A QUANTIDADE DE ARROZ E ARAME TAMBÉM INTERFEREM SIGNIFICATIVAMENTE NO SOM, ENTÃO, ANTES DE FECHAR A TAMPA COM A FITA CREPE, TESTE A SONORIDADE DO INSTRUMENTO.
OS PEDAÇOS DE JORNAL COM A MISTURA DE ÁGUA E COLA SÃO MUITO IMPORTANTES, POIS DEIXAM O INSTRUMENTO MAIS RESISTENTE, REFORÇANDO PRINCIPALMENTE AS JUNÇÕES FEITAS COM FITA CREPE. ALÉM DISSO, DEIXA O INSTRUMENTO MAIS UNIFORME E FÁCIL DE PINTAR.

Adaptação do texto encontrado no Blog Arte de Vivi – como fazer um pau de chuva. Disponível em:< http://artesdevivi.blogspot.com.br/2012/05/como-fazer-um-pau-de-chuva-com-material.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Previsões do tempo: vamos analisar?

Finalize os estudos sobre a chuva analisando as previsões do tempo e marcando um dia de banho de chuva, para isso poderão pesquisar nos sítios que fornecem a previsão do tempo:

 

Sítio: “Clima tempo”. Disponível em:<www.climatempo.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Sítio: “Tempo agora”. Disponível em: <www.tempoagora.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Sítio: “CPTEC – previsão do tempo”. Disponível em: <http://tempo.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do programa  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Mas, se não participam deste projeto, poderão utilizar o Laboratório de Informática. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet.

Você poderá construir com seus alunos um calendário da chuva. Para tanto, providencie um calendário com os dias do mês para cada aluno. Entregue para eles cartolina azul e branca para que eles confeccionem nuvens e gotas de chuva. Eles deverão colar as nuvens e as gotas nos dias que eles virão nas pesquisas que possivelmente irá chover.

Eles poderão fazer dois calendários para comparar se as previsões estavam corretas ou não.

Outra opção é fazer gráficos representando a quantidade de dias que choveu no ano, para ver em qual mês do ano ocorreu mais a chuva.

No Blog “Minhas atividades pedagógicas”, você encontra modelos de calendários de todos os meses do ano de 2013. Disponível em: <http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/01/calendarios-de-2013-turma-da-monica.html>. Acesso em: 12 de out. de 2013. Veja um exemplo abaixo:

 

ca

 

Banho de Chuva:

banho 

Fonte da imagem: "Blog Bonde do forró". Disponível em: <http://vibesul1.blogspot.com.br/2011/04/banho-de-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Para a realização do banho de chuva, dê preferência a um período mais quente, para garantir maior participação dos alunos e envie um bilhete aos pais ou responsáveis, solicitando roupas para a troca e toalha. Veja um exemplo:

Senhores pais ou responsáveis,

Durante essas semanas estudamos sobre as chuvas. Posteriormente, pensamos que, a melhor forma de entendê-la é senti-la.

Por isso programamos um banho de chuva que, possivelmente, acontecerá no dia: ____/____/______.

Porém, por se tratar de um fenômeno natural, esse agendamento é baseado apenas em previsões de tempo, o que pode haver falhas.

Caso a chuva esteja acompanhada de ventos fortes ou relâmpagos que podem acarretar riscos, nossa atividade de “banho de chuva” será cancelada ou adiada para outra data.

Assim, solicito que, além da autorização,  coloque na mochila de sua criança uma troca de roupa e toalha, para que possamos utilizá-las no dia que chover. Obrigada,

Professora  Laís

___________________________________________________________________________________

Aluno (a):____________________________________________

(   ) Autorizo

(   ) Não autorizo

Assinatura: _____________________________________

 Fotografe esse momento, para tanto, utilize máquina fotográfica, tablet ou então a Webcam dos laptops  do Projeto UCA de seus alunos. Em seguida vocês poderão fazer um mural e uma produção de texto contando como foi esse momento. 

Recursos Complementares

Sítio “Sua pesquisa – chuva”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Sítio: “Ciência a mão”. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Sítio: “Música Água - Palavra Cantada. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, e analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; compreenderam como ocorre o ciclo da água e sua inter - relação com a chuva; produziram textos organizando roteiros e revisando-os; realizaram observações e se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.