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Microrganismos e a gênese de câncer

 

18/10/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goreti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Citopatologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas como texto discursivo, tabelas e relações matemáticas.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.

  • Identificar os microrganismos associados à gênese de diferentes tipos de câncer.

  • Avaliar as medidas de prevenção de cânceres causados por microrganismos.

  • Analisar a transmissão; o diagnóstico; a incidência (estatísticas); os sintomas e evolução dos cânceres causados por microrganismos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Citologia, histologia, anatomia e fisiologia humana.

Classificação dos seres vivos: microrganismos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; campanha de prevenção na escola.

Recursos

Utilização de computadores com acesso à internet; imagens e textos digitais.

hpv 1

Imagem disponível em: http://www.medicina.ufmg.br/noticias/wp-content/uploads/2013/05/hpv.jpg. Acessado em 17/10/2013.

Módulo 1- Microrganismos e a gênese de câncer

Atividade 1- Discussão de questão do ENEM

Sugerimos que o inicio do estudo deste tema seja a discussão de uma questão do ENEM publicada no site biologiaenem, disponível em: http://biologiaenem.blogspot.com.br/p/novas-questoes-para-o-enem-2012.html. acessado em 16/10/2013.

O professor deverá providenciar uma cópia da questão para cada aluno e  deixar que resolvam individualmente em silêncio. Em seguida, deverá projetá-la utilizando o data show para melhor visualização de todas as informações contidas na tabela.

Diferentes fatores ambientais em conjunto com fatores genéticos estão relacionados com a gênese do câncer. Dentre os fatores ambientais destacam-se alguns micro-organismos que causam ou favorecem o aparecimento do câncer. Na tabela a seguir encontra-se listados alguns desses organismos e os tipos de cânceres relacionados a esses micro-organismos bem como a porcentagem mundial estimada.

 

Organismo

Tipo de Câncer

Porcentagem mundial estimada

Vírus de Epstein-Barr (EBV)

Linfoma Não Hodgin

Linfoma de Hodgin

Tumor Nasofaríngeno

10% a 15%

30% a 50%

40% a 70%

Vírus da Hepatite B (HBV)

Tumores de fígado

40% a 70%

Vírus da Hepatite C (HCV)

Tumores de fígado

20% a 30%

Papilomavírus humano (HPV)

Câncer do colo de útero

90%

Helicobacter pylori

Sugere-se envolvimento com câncer gástrico*

Cerca de 25%

Herpesvírus 8

Sarcoma de Kaposi

Cerca de 90%

 

Com base na tabela anterior assinale a alternativa correta:

a) Os vírus são os organismos mais relacionados com o surgimento do câncer em diferentes órgãos

b)Todos os vírus conhecidos estão relacionados com o aparecimento de células cancerígenas

c) A existência de vírus relacionados com o câncer mostra que todos os vírus são potencialmente capazes de determinar mutações determinantes do câncer

d) A bactéria da espécie H. pylori está obrigatoriamente vinculada com a gênese de câncer no trato gastrointestinal

e) O câncer de colo uterino é exclusivamente ocasionado pelo vírus HPV

O professor deverá discutir com os alunos cada alternativa, ouvindo os alunos, prestando especial atenção aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. A resposta correta não será  essencial neste momento. Para certificar-se de que cada afirmativa é correta ou não, os alunos deverão fazer pesquisas que as respaldem ou não.

Atividade 2 - Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos de modo que cada grupo pesquise sobre um tipo de câncer e os microrganismos responsáveis por sua gênese , exceto o primeiro tema que, devido a associação do vírus a mais de um tipo de câncer, deverá ser distribuído em dois grupos (1 e 2). Cada grupo deverá pesquisar um dos temas fazendo registros de acordo com a sugestão de itens apontada pelo professor. Estes registros deverão ser digitados e enviados ao professor por e-mail para avaliação.

Sugerimos os textos e os endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Os registros do grupo deverão conter, no mínimo, os seguintes itens:

  • Nome da doença- tipo de câncer

  • Microrganismo causador e suas características

  • Transmissão

  • Diagnóstico

  • Incidência/estatísticas

  • Sintomas e evolução da doença

  • Tratamento

  • Prevenção

Temas para pesquisa e de endereços onde conteúdos referentes a eles estão disponibilizados para acesso

beijo

Quadro de Henri Toulouse-Lautrec, 1892. imagem disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2e/Lautrec_the_kiss_1892.jpg/250px-Lautrec_the_kiss_1892.jpg. Acessado em 17/10/2013. O Beijo é a principal forma de transmissão do vírus Epstein-Barr. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mononucleose_infecciosa. Acessado em 17/10/2013.

Grupos 1 e 2 - Vírus de Epstein-Barr (EBV) e os linfomas Não Hodgin; de Hodgin e Tumor Nasofaríngeno

Vírus de Epstein-Barr. Disponível em: http://www.biomedicinabrasil.com/2011/07/virus-epstein-barr.html. Acessado em 16/10/2013.

Epstein-Barr. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epstein-Barr. Acessado em 16/10/2013.

O papel do vírus de Epstein Barr na carcinogêse oral. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9KZa8YyTHDoJ:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/O1/article/download/3043/2852+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt&client=firefox-a. Acessado em 16/10/2013.

Mononucleose - Entrevista Feita pelo Dr Dráuzio Varela a João Silva de Mendonça, médico infectologista, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor do Serviço de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/m/mononucleose/. Acessado em 16/10/2013.

LINFOMA NÃO-HODGKIN. Disponível em: http://www.roche.pt/sites-tematicos/linfomas/index.cfm/o_que_e/linfoma-nao-hodgkin/. Acessado em 16/10/2013.

A INFECÇÃO COMO FACTOR DE RISCO PARA O LINFOMA NÃO-HODGKIN. Disponível em: http://www.roche.pt/sites-tematicos/linfomas/index.cfm/o_que_e/quem_pode_ter/causas-lnh/infeccao/. Acessado em 16/10/2013.

Linfoma de Hodgkin e sua associação com o vírus Epstein-Barr. Disponível em: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/. Acessado em 16/10/2013.

Mononucleose infecciosa. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mononucleose_infecciosa. Acessado em 16/10/2013.

hepatite 2

Imagem disponível em: http://images3.minhavida.com.br/imgHandler.ashx?mid=13534. Acessado em 17/10/2013.

Grupo 3-  Vírus da hepatite B e c e tumores no fígado

Câncer de fígado. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=330. Acessado em 16/10/2013.

Como é que o fígado responde à infecção crónica pelo vírus da hepatite B? Disponível em: http://www.hepatiteb.org/whatishep2_5.html. Acessado em 16/10/2013.

Dráuzio Varela e o vírus sem charme. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI243700-15230,00-DRAUZIO+VARELLA+E+O+VIRUS+SEM+CHARME.html. Acessado em 16/10/2013.

Hepatite C. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hepatite-c/. Acessado em 16/10/2013.

Hepatites, epidemia ignorada 1º episódio Drauzio VarellaDisponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XYtwT9L7ScM. Acessado em 16/10/2013.

Hepatites, epidemia ignorada 2º episódio Drauzio VarellaDisponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f6eqOVCoY5U. Acessado em 16/10/2013.

Hepatites, epidemia ignorada 3º episódio Drauzio Varella.  Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fuubKJ2AIiM. Acessado em 16/10/2013.

Vírus do HPV e da hepatite podem causar câncer, mas têm prevenção. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/virus-do-hpv-e-da-hepatite-podem-causar-cancer-mas-tem-prevencao.html. Acessado em 16/10/2013.

hpv                 hpv cancer

Imagem 1- disponível em: http://parceirodasaude.com.br/wp-content/uploads/2013/08/hpv-transmissao.gif. Acessado em 16/10/2013.

Imagem 2- disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_uB3BBloVDPk/TPqsSqsDxGI/AAAAAAAAANA/rNXulzzRkpw/s1600/grfico-com-dados-sobre-o-vrus-do-papiloma-humano-hpv.jpg. Acessado em 16/10/2013.

Grupo 4- HPV e câncer

HPV pode causar verrugas genitais e câncer de colo do útero ou de pênis. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/hpv-pode-causar-verrugas-genitais-e-cancer-de-colo-do-utero-ou-de-penis.html. Acessado em 16/10/2013.

Vírus do HPV e da hepatite podem causar câncer, mas têm prevenção. Disponível em: http:// http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/virus-do-hpv-e-da-hepatite-podem-causar-cancer-mas-tem-prevencao.html. Acessado em 16/10/2013.

HPV causa 90% dos casos de câncer de colo de útero. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/hpv-causa-90-dos-casos-de-cancer-de-colo-de-utero.html. Acessado em 16/10/2013.

HPV e câncer - Perguntas mais frequentes. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2687. Acessado em 16/10/2013.

HPV (Papilomavírus humano). disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/. Acessado em 16/10/2013.

Especial HPV. (O que é? Formas de contágio. prevenção. Exames. tratamentos. HPV no homem). Disponível em: http://saude.abril.com.br/especiais/hpv/o-que-e.shtml. Acessado em 16/10/2013.

                                      

 

 

H pilory

Bactéria H.pylori. Imagem disponível em: http://images3.minhavida.com.br/imgHandler.ashx?mid=23538. Acessado em 17/10/2013.

Grupo 5- Helicobacter pylori e câncer

A bactéria que vive no estômago. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/a-bacteria-que-vive-no-estomago/. Acessado em 16/10/2013.

Câncer de Estômago Associado a Infecção pelo H. pylori. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/21695/cancer-de-estomago-associado-a-infeccao-pelo-h-pylori. Acessado em 16/10/2013.

Estudo identifica perfil genético de bactéria causadora de câncer gástrico. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2011/ju490_pag09.php. Acessado em 17/10/2013. H. pylori é responsável por várias doenças que atingem principalmente o estômago.

CÂNCER GÁSTRICO. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?69. Acessado em 17/10/2013.

karposi

Sacoma de kaposi. Imagem disponivel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Kaposi%27s_Sarcoma.jpg. Acessado em 17/10/2013 

Grupo 6- Herpesvírus 8 e sarcoma de kaposi .

Sarcoma de Kaposi. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/aids/sarcoma-de-kaposi/. Acessado em 17/10/2013.

Sarcoma de Kaposi - o que é sarcoma de Kaposi? Disponível em http://www.news-medical.net/health/Kaposis-sarcoma-What-is-Kaposi-sarcoma-%28Portuguese%29.aspx. Acessado em 17/10/2013.

Sarcoma de kaposi. Disponível em http://www.infoescola.com/doencas/sarcoma-de-kaposi/. Acessado em 17/10/2013.

Atividade 3 - Montagem das apresentações do trabalho

Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o tema sorteado na atividade anterior para socializar os aspectos destacados com a turma.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 4 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

A socialização dos aspectos destacados pelo professor deverão acontecer envolvendo toda a turma. Nesta socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Módulo 2- Sintetizando informações

Atividade 1- Leitura e discussão de texto

Sugerimos que o professor providencie uma cópia de um texto que sintetiza as informações pesquisadas e apresentadas pelos alunos no módulo anterior. Este texto traz a mesma tabela constante na questão do ENEM e explana sobre cada microrganismo (vírus, bactérias e protozoários) e o câncer que origina.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar a tabela e as questões da atividade 2.

A leitura deverá ser feita em voz alta por um aluno, e os demais acompanham, com pausas para esclarecimentos e/ou constatações feitos pelo professor ou alunos. O professor deverá nomear um aluno diferente para a leitura em voz alta do trecho referente a cada microrganismo e o(os) câncer(es) decorrente de sua ação no organismo.

Infecção e câncer. Disponível em: [PDF] http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.inca.gov.br%2Fsituacao%2Farquivos%2Fcausalidade_infeccao_cancer.pdf&ei=jNVfUpGYFIio9gSuwICwAg&usg=AFQjCNHNpb8P8M5hHHHU8wJH7x0j0xNUJQ. Acessados em 17/10/2013.

Atividade 2- Extraindo informações do texto

Consultando o texto, os alunos deverão preencher a tabela abaixo e responder em seus cadernos as perguntas apresentadas na sequência.

Tipo de câncer

Microrganismo(s) causador(es)

Tipo de microrganismo(s): (vírus, bactéria(s) ou protozoário(s)

Prevenção

Câncer gástrico

   

 

Carcinoma de vias biliares    

 

Sarcoma de kaposi

   

 

Câncer do colo do útero

   

 

Tumores de fígado

   

 

Tumor nasofaríngeo

   

 

Linfoma de Hodgin

   

 

Linfoma Não Hodgin

   

 

Câncer de bexiga

   

 

 

Questões

1-      Quais são os tipos de cânceres causados por vírus?

2-      Quais são os tipos de cânceres causados por protozoários?

3-      Quais são os tipos de cânceres causados por bactérias?

4-      Quais destes microrganismos são sexualmente transmissíveis? Como evitá-los?

5-      O beijo pode transmitir qual(ais) destes microrganismos?

Atividade 3- Discusão da atividade 2

A discussão da atividade 2 deverá acontecer, tendo como ponto de partida o preenchimento da tabela e as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 4- Texto on line e pranchas

Para fechar esse aporte teórico, sugerimos a leitura do texto Os micróbios por trás do câncer, disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0353/medicina/microbios-cancer-698019.shtml. Acessado em 17/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Atenção especial deverá ser dada às imagens e informações contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto, que o professor deverá salvar previamente em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show

Módulo 3- Campanha de prevenção

Atividade 1 - Campanha de prevenção de câncer na escola

Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema "Microrganismos e a gênese de câncer", os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito dessas doenças, suas causas e como evitá-las adotando medidas de prevenção que podem ser controladas por cada indivíduo.

Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para a prevenção das doenças cardiovasculares. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

As imagens e informações contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto Os micróbios por trás do câncer, disponível em http://saude.abril.com.br/edicoes/0353/medicina/microbios-cancer-698019.shtml (acessado em 17/10/2013) deverão ser salvas no computador e impressas em tamanho maior para que os alunos montem um painel a ser colocado na entarda da escola, onde haja maior número de pessoas circulando diariamente, contribuindo assim para informar e alertar toda a comunidade escolar.

Linfoma de Hodgkin e sua associação com o vírus Epstein-Barr - See more at: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/#sthash.6ZWPEnoj.dpuf
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hepatite
Imagem disponível em http://maispelasaude.files.wordpress.com/2012/05/hepatite1.gif. Acessado em 17/10/2013.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
HPV e câncer de colo Áudio
HPV: o causador das verrugas Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos.
  • As pesquisa na internet, as apresentações do trabalho em forma de seminários e a campanha de prevenção realizados pelos grupos, deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
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