Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo o regime climático - Construindo um Climograma.

 

23/09/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Perceber o conceito de clima e de tempo e seus fatores; • Construir, ler, analisar, descrever e compreender gráficos de climograma; • Associar os dados obtidos no climograma à dinâmica ambiental e ao aproveitamento econômico;
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Clima, gráficos, estações do ano, tempo atmosférico.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01


Introdução


Em um momento em que se fala tanto de mudanças climática e suas possíveis conseqüências, é oportuno tratar da questão climática com os alunos, buscando compreender o conceito de clima, sendo este visto como a interação de elementos e fatores climáticos, cujos significados serão trabalhados nessa aula.
Para iniciar a presente atividade, leve seus alunos ao pátio da escola para observar o céu. Solicite para que eles descrevam como está o dia:
 

• Chuvoso?
• Nublado?
• Ensolarado?
 

A partir do que eles responderem, solicite que eles expliquem o porquê do céu estar da maneira como eles observam. Esse é o momento de trabalhar o conceito de tempo e clima como elementos inter-relacionados mais distintos.
 

Explique para seus alunos que Tempo é o estado momentâneo da atmosfera e clima conjunto de fatores meteorológicos que caracterizam a condição média da atmosfera em uma data região.
 

Pergunte a seus alunos:

• Todos os dias do ano o céu está da mesma maneira?

Escute o que eles tem a dizer...é o momento de trabalhar com eles os elementos e fatores do clima. O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos. São analisadas as variações da temperatura e da umidade, como são os tipos de precipitação (chuvas, neve ou granizo), a periodicidade da sucessão de estações úmidas e secas, etc.
 

Por essa razão, o clima pode ser como uma "sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre", enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento.
 

Elementos do clima
 

Retornando à sala de aula trabalhe com seus alunos o conceito de elementos do clima. Explique que eles são atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região, a saber:

• A umidade está relacionada à quantidade de vapor de água presente na atmosfera em determinado instante e pode ser expressa em valores absolutos ou relativos:
 

a) A umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água.
b) A umidade relativa do ar é obtida através da relação entre a umidade absoluta (a quantidade de vapor de água do ar) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que o ar conse gue reter), em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%).
 

Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação, ela libera água que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação.

• A pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície.

Em regiões onde as temperaturas são mais baixas a pressão atmosférica é maior, pois as moléculas de ar estão mais concentradas. No entanto, em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também há menor concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito) e, neste caso, menor será a pressão.

• Já temperatura registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica.
 

Fatores do clima
 

Já os fatores climáticos são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do mar e ser seca, ou pode estar próxima a linha do equador e ser fria.
 

Os principais fatores são a latitude, a altitude, a distância de uma localidade em relação ao mar, as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.
 

Portanto, busca compreender como esses fatores se relacionam e se estruturam são fundamentos importantes para que os educandos tenham uma melhor percepção sobre alguns fenômenos climáticos contemporâneos.
 

Como dever de casa, solicite aos seus alunos que produzam um texto dissertativo sobre o clima em sua cidade, buscando correlacionar o que foi discutido em sala de aula.
 

Caro professor (a), para saber mais visite:
www.cptec.inpe.br/products/clima/portal/faqs.shtml

Aula 02

Professor receba o material produzido pelos alunos. Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de clima e de tempo. Revise também quais são os elementos e fatores do clima.
Uma boa maneira de trabalhas essas idéias e extrair relações e mediante a confecção de um Climograma.


Mas o que é um climograma?

É, basicamente, uma forma clássica de representação do clima, o que permite de uma maneira simples e pratica a comparação entre duas ou mais regiões no tocante às varia&cc edil;ões climát i cas existentes. Pode ser estruturado com um gráfico em barra (histograma) de precipitação (chuva) e um gráfico de linha de temperatura. Ambas as variáveis são médias mensais e os meses ficam no eixo X.
 

O climograma identifica o clima de uma região em função da temperatura e da pluviosidade, mas não quer dizer o clima como um todo!
Existem distintas maneiras de se fazer um climograma. Podem ser produzidos em cartolina e também de maneira digital, na página do Instituto Nacional de Metereologia/INMET.
 

Vamos conhece-las!
 

Para a confecção de um climograma, o primordial é ter uma tabela anual de precipitação e temperatura anual de uma região. Ela deve ser estruturada de maneira que nas colunas, coloque os meses e na primeira linha marcamos os dados de precipitação e na segunda, os de temperatura.
 

Veja o exemplo da tabela:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/531/imagens/tabela1.jpg

Essa tabela deve ser feita de maneira que a precipitação seja expressa em um gráfico em barras e a temperatura em linha. Eis o exemplo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/531/imagens/grafico1.jpg
 

Leia o climograma com seus alunos e procure descrever as variações de temperatura e precipitação, por exemplo:
• Quais meses choveram mais?
• Quais choveram menos?
• Em que mês a temperatura foi mais baixa?
• Onde foi mais alta?

Outra sugestão é perguntar a seus alunos como o clima influencia atividades no seu estado como a agricultura, pecuária, atividades industriais ou o cotidiano das pessoas. Relacione essas informações com os dados do climograma que você construir.
Outras sugestões de perguntas a serem feitas a seus alunos são:
• Existem deslizamentos de terra?
• Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos?
• Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano?
Esse trabalho de construção de climogramas pode também ser feito de maneira eletrônica no site do INMET, eis o link:
www.inmet.gov.br/html/clima.php

Siga as instruções do site para desenvolver sua atividade em sala

1) Escolha os parâmetros oferecidos na página e uma das estações para obter os climogramas de cada estado brasileiro.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/531/imagens/tela1.jpg

2) Analise o climograma construído e tire conclusões com seus alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/531/imagens/tela2.jpg

Conclusão da atividade
Os climogramas podem ser produzidos baseados em dados de distintas localidades. É uma oportunidade dos alunos visualizarem as variações do tempo e o regime climático de um local.

Aproveite essa oportunidade e divida a sala em grupos, proponha que os alunos criem climogramas de estados brasileiros ou países. Como sugestão de atividade, eles podem apresentar em seminário as peculiaridades dos climas das regiões brasileiras.
Podem também criar de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos que podem ser divulgados na escola em uma exposição ou feira de ciências.
 

Avaliação
Os momentos avaliativos podem ser: • Produção do Texto Dissertativo sobre o clima “Dever de Casa”; • Produção, apresentação e discussão sobre as informações dos Climogramas produzidos; • Participação Qualificada nos Debates
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 33 classificações

  • Cinco estrelas 21/33 - 63.64%
  • Quatro estrelas 9/33 - 27.27%
  • Três estrelas 3/33 - 9.09%
  • Duas estrelas 0/33 - 0%
  • Uma estrela 0/33 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Natalino Martins Gomes, IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ , Minas Gerais - disse:
    natalino.gome@ifnmg.edu.br

    10/04/2013

    Quatro estrelas

    Exposição didática e pedagógica.


  • Luana Lima, Colégio Estadual Júlia Kubitschek , Rio de Janeiro - disse:
    luana_si_l@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    Olá. Me chamo Luana, tenho 15 anos e estou cursando o magistério. Pelo que já entendo sobre aulas, a sua está muito bem elaborada. Os assuntos foram bem abordados e o tema bem explicado. Eu estava precisando de ajuda sobre esse tema, pois minha professora de Geografia passou um trabalho, no qual tenho que fazer um climograma para cada clima. Entendi exatamente como se faz! Muito boa a sua aula! Meus parabéns! Luana Lima.


  • kali, Benin - disse:
    kalygaty@hotmail.com

    23/10/2012

    Cinco estrelas

    e otimo aprendi muito


  • Flor Alburquerque, Colégio Estadual Martins Borges Rio Verde Goiás , Goiás - disse:
    flor.rv@hotmail.com

    23/06/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns caro colega pela excelente aula, amei a ideia de construir climograma ainda mais se for interdisciplinar com a matemática onde pode-se trabalhar com o papel milimetrado. Amei a ideia parabéns.


  • josue costa, escola pastor Daniel Berg. , Mato Grosso do Sul - disse:
    profjosuecosta@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    isso sim é uma aula de interdisciplinariedade,(que palavrão hein!). parabéns professor. aqui dá pra trabalhar matemática, ciências, português, arte, quê mais!!!( Josué. dourados ms) estou atrás de mais ideias de como trabalhar gráficos com a realidade de nosso aluno. se alguém tiver material agradeço. profjosuecosta@hotmail.com.


  • rayssa, Muriqui , Rio de Janeiro - disse:
    rayssastofeles@gmail.com

    31/10/2011

    Quatro estrelas

    essa aula me ajudou bastante para o trabalho que tinha que fazer.


  • carlos, DDDDDDD , Rio de Janeiro - disse:
    carlosauberto@uol.com.br

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito loca essa aula tio brigadú quem fala e o mano da favela.FUI '-'


  • leticia, escola , Mato Grosso do Sul - disse:
    leticia_m.s@hotmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    eu achei otimo me ajudou muito mesmo


  • karen thaina, raea duarte roch , São Paulo - disse:
    vaniditata@yahoo.com.br

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    otimo de mais me ajudoo mt! obrgd


  • Carol, Carmo do cajuru , Amazonas - disse:
    pedroricaude@hotmail.com

    06/07/2011

    Três estrelas

    OLHA SINCERAMENTE EU QUERIA UMA TABELA COM OS DADOS MAIS GOSTEI BASTANTE SO QUE FICOU INCOMPLETO bRIGADA


  • Ludmyla Barbosa, CPMG , Goiás - disse:
    ludmyla_cocacola@yahoo.com.br

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    É, eu sou aluna do Ensino Médio, então o objetivo não é dar uma aula, mas sua aula me ajudou no que eu devo objetivar na hora de estudar.


  • Adriana Boriollo, Educandário Dos Anjos , São Paulo - disse:
    biasfestas@ig.com.br

    10/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão!


  • daniela, Angola - disse:
    danielagpleite@hotmail.com

    29/04/2011

    Quatro estrelas

    amei os dado da aula gostaria de saber mas sobre os factores de clima em angola


  • marah paixão, Instituto Federal , Pará - disse:
    mara_morenna@hotmail.com

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    essa aula é fantastica oque parecia ser um bicho de sete cabeças em sala de aula se tornou bem mais facil, eu simplesmente amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Sônia Lucas da Silva Santos, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA NATALIA VINHAES , Bahia - disse:
    son_lu@hotmail.com

    16/02/2011

    Quatro estrelas

    Penso ser muito importante esa troca de atividades dentro e fora da sala de aula. A leitura de um climograma é muito interessante e melhor ainda quando os alunos conseguem executá-lo, principalmente alunos de escola pública. E a produção de texto é muito boa, apesar dos alunos perguntarem se eu sou professora de Geografia ou lingua Portuguesa, quando peço para produzirem textos sobre um determinado asunto.


  • Isabel Santos de Lima Gomes, C E FRANCISCO CABRITA , Rio de Janeiro - disse:
    isabeluerj@gmail.com

    12/01/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela exposição da aula! Vou acrescentar alguns tópicos nas minhas aulas. Quando trabalho climogramas, procuro fazer no quadro junto com os alunos. Levo canetas coloridas e réguas. Um exemplo que sempre utilizo é: uma reportagem diz que choveu 100mm num mês, o que isso significa?


  • Paulo Roberto Silva, Sem instituição , Rio de Janeiro - disse:
    pauloprofgeo@gmail.com

    29/12/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom o material. Objetivo, claro e fácil tanto para professores iniciantes quanto para alunos.


  • FRANCSICO DAS CHAGAS SILVS OLIVEIRA, ESC EST CLOVIS NOVA DA COSTA , Roraima - disse:
    f.oliveira1974@hotmail.com

    27/12/2010

    Cinco estrelas

    muito boa ajudam a compreender e facilita o acompanhamento dos mapas porque nossa região é dificil trabalhar com este aparato até porque não temos muito opção e acredito que é muito importante ter acesso a esta aula


  • Adelita Fernandes Indalécio Matozo, JOSE DOS SANTOS , São Paulo - disse:
    adelita_matozo@yahoo.com

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    Estudar os climogramas, especialmente o brasileiro, possibilita refletir com os alunos as transformações climáticas que vem ocorrendo no espaço por meio da ação do homem.


  • Marlene do Rocio Schelbauer Ruskr, CAETANO M ROCHA C E PRES E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    marleneruske@bol.com.br

    14/11/2010

    Quatro estrelas

    godteimuito,vou aplicar com meus alunos.


  • Rogério Cavalcante de Lima, ESC EST JOAQUIM DA LUZ ENS 1 E 2 GRAUS , Rio Grande do Norte - disse:
    roger_cav@yahoo.com.br

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom. No entanto, devemos sempre lembrar de procurar contextualizar ao máximo os exemplos e experiências expostas em sala de aula. Levando em consideração a região que cada um nós atuamos e residimos. Parabéns!


  • Sonia Maria Tavares de Lima, ESC MUN ENS FUN RIO GRANDE DO SUL , Rio Grande do Sul - disse:
    harastl@terra.com.br

    22/10/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante! Aproveitarei as sugestões.


  • Tânia Cristina Bonadio Salmazo, SANTOS DUMONT E E E FUND , Paraná - disse:
    tcbonadio@hotmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula professor! Seria bacana também, acessar com os alunos um site de previsão do tempo para saber a previsão para a região nos próximos dias!


  • carmelita, Autônoma , Paraná - disse:
    carmel_dias@yahoo.com.br

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    excelente, muto jóia


  • jecineide pereira dos santos, COLÉGIO ESTADUAL EDITH MACHADO BOAVENTURA , Bahia - disse:
    jeciceteps@gmail.com

    14/08/2010

    Três estrelas

    boa aula vou tentar por em pratica.


  • Raquel, Escola E. Nunes , Maranhão - disse:
    raquel.costa1984@bol.com.br

    04/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, vou tentar colocar em prática.


  • Vânia Lúcia de J. e Sousa, SOMEC SISTEMA DE ENSINO , Rio de Janeiro - disse:
    vania.geo@gmail.com

    28/07/2010

    Cinco estrelas

    Espero ontar esse climograma com os meus alunos.


  • ALYNE MARTINS GOMES, COLÉGIO ESTADUAL DO SALOBRINHO , Bahia - disse:
    alyne_ba@hotmail.com

    26/07/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Parabéns.


  • Marilce Aparecida Saldanha, EEPG PROF. DEMETRIO DE SOUZA , Mato Grosso - disse:
    marilceaparecida@hotmail.com

    19/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sugestão.Parabéns!


  • silvana, ftc , Bahia - disse:
    silvinhamalukinha@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente,tirou minhas dúvidas


  • Thiago Alves Ricardo, Emf. antonio de proença , São Paulo - disse:
    Thiago2alves@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente, adorei...


  • joana, Armênia - disse:
    jxkjxzlkj@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    faltou colocar climogramas que exempificariam cada região do planeta: desértica....


  • mayara, Escola de Referência em ensino médio , Pernambuco - disse:
    m.a.s.e_mama@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimo,Obrigado


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.