18/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Atividade lúdica.
Exibição de vídeo.
Roteiro.
Atividade em duplas.
Pesquisa na internet.
Apresentação da pesquisa.
Atividade 1:
Para o professor:
1) A atividade pode ser realizada na sala de aula ou em outro espaço, como pátio ou quadra.
2) Converse com o professor de Educação Física para uma parceria na atividade.
3) Peça aos alunos que façam alguns movimentos de alongamento.
Sugestão de movimentos:
Disponível em: http://www.mundoest.com.br/blog/?p=1336. Acesso em: 15 outubro 2013.
4) Após a atividade, apresente a questão para reflexão e discussão com os alunos:
5) Estimule os alunos a perceberem que o sistema locomotor (ossos, músculos e articulações) permitiram a realização de movimentos.
Disponível em: http://www.fifevoluntaryaction.org.uk/temporary/chpnewsletter.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.
Atividade 1:
Para o professor:
1) Exiba o vídeo em sala de aula ou no laboratório de informática:
Sistema locomotor. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=ROc74f75dVQ. Acesso em: 15 outubro 2013.
2) Elabore um roteiro para os alunos acompanharem durante o vídeo.
3) Durante a exibição do vídeo, faça pausas, quando julgar necessário.
4) O roteiro poderá conter perguntas, abordando as estruturas e funções do sistema locomotor.
Atividade 2:
Para o professor:
1) Organize os alunos em 5 grupos para uma pesquisa sobre a os hábitos e a saúde do sistema locomotor.
2) A pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática ou os alunos podem trazer o material para a sala de aula.
3) Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema, conforme a sugestões de sites:
Grupo 1: Obesidade e sistema locomotor
Obesidade e postura. Disponível em: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3468/2474. Acesso em: 15 outubro 2013.
A prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares. Disponível em: http://www.rebrae.com.br/artigo/prevalencia.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.
Grupo 2: Hérnia de disco
Hérnia de disco. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/hernia-de-disco/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Hérnia de disco. Disponível em: http://www.patologiadacoluna.com.br/hernia_disco.php. Acesso em: 17 outubro 2013.
Grupo 3: Artrose
Artrose. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/a/artriteartrose/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Artrose. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310. Acesso em: 17 outubro 2013.
Grupo 4: L.E.R
LER. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/. Acesso em: 17 outubro 2013.
LER. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Grupo 5: Escoliose
Escoliose. Disponível em: http://www.infoescola.com/saude/escoliose/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Escoliose. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose. Acesso em: 17 outubro 2013.
4) Informe aos alunos que eles deverão pesquisar sobre as causas, sintomas, tratamento e prevenção (quando houver) das doenças.
5) Além disso, poderão preparar uma apresentação em cartazes ou power point.
6) Agende um dia para a apresentação das pesquisas.
Sugestão de vídeo para o professor:
Sistema locomotor humano. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=F83zP4kW6Ww. Acesso em: 16 outubro 2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas. Em relação a avaliação quantitativa poderão ser avaliados a pesquisa e a apresentação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!