Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema locomotor: locomoção, sustentação e saúde

 

18/10/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor.
  • Compreender a importância do sistema locomotor para a nossa locomoção e sustentação.
  • Discutir a importância de hábitos cotidianos (alimentação, postura) para a saúde do sistema locomotor.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estruturas e funções dos sistemas digestório, cardiovascular e respiratório.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividade lúdica.

  • Exibição de vídeo.

  • Roteiro.

  • Atividade em duplas.

  • Pesquisa na internet.

  • Apresentação da pesquisa.

MÓDULO 1: Apresentação do tema

Atividade 1:

Para o professor:

1) A atividade pode ser realizada na sala de aula ou em outro espaço, como pátio ou quadra.

2) Converse com o professor de Educação Física para uma parceria na atividade.

3) Peça aos alunos que façam alguns movimentos de alongamento.

 Sugestão de movimentos:

Alongamento

Disponível em: http://www.mundoest.com.br/blog/?p=1336. Acesso em: 15 outubro 2013.

 

4) Após a atividade, apresente a questão para reflexão e discussão com os alunos:

  •  Quais as estruturas do nosso corpo foram responsáveis pela realização dos movimentos durante os alongamentos?

5) Estimule os alunos a perceberem que o sistema locomotor (ossos, músculos e articulações) permitiram a realização de movimentos.

 

MÓDULO 2: Desenvolvimento do tema

Sistema locomotor

 

Disponível em: http://www.fifevoluntaryaction.org.uk/temporary/chpnewsletter.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.

 

Atividade 1:

Para o professor:

1) Exiba o vídeo em sala de aula ou no laboratório de informática:

Sistema locomotor. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=ROc74f75dVQ. Acesso em: 15 outubro 2013.

2) Elabore um roteiro para os alunos acompanharem durante o vídeo.

3) Durante a exibição do vídeo, faça pausas, quando julgar necessário.

4) O roteiro poderá conter perguntas, abordando as estruturas e funções do sistema locomotor.

 

Atividade 2:

Para o professor:

1) Organize os alunos em 5 grupos para uma pesquisa sobre a os hábitos e a saúde do sistema locomotor.

2) A pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática ou os alunos podem trazer o material para a sala de aula.

3) Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema, conforme a sugestões de sites:

Grupo 1: Obesidade e sistema locomotor

Obesidade e postura. Disponível em: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3468/2474. Acesso em: 15 outubro 2013.

A prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares. Disponível em: http://www.rebrae.com.br/artigo/prevalencia.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.

 

Grupo 2: Hérnia de disco

Hérnia de disco. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/hernia-de-disco/. Acesso em: 17 outubro 2013.

Hérnia de disco. Disponível em: http://www.patologiadacoluna.com.br/hernia_disco.php. Acesso em: 17 outubro 2013.

 

Grupo 3: Artrose

Artrose. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/a/artriteartrose/. Acesso em: 17 outubro 2013.

Artrose. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310. Acesso em: 17 outubro 2013.

 

Grupo 4: L.E.R

LER. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/. Acesso em: 17 outubro 2013.

LER. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/. Acesso em: 17 outubro 2013.

 

Grupo 5: Escoliose

Escoliose. Disponível em: http://www.infoescola.com/saude/escoliose/. Acesso em: 17 outubro 2013.

Escoliose. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose. Acesso em: 17 outubro 2013.

 

4) Informe aos alunos que eles deverão pesquisar sobre as causas, sintomas, tratamento e prevenção (quando houver) das doenças.

5) Além disso, poderão preparar uma apresentação em cartazes ou power point.

6) Agende um dia para a apresentação das pesquisas.

Recursos Complementares

Sugestão de vídeo para o professor:

Sistema locomotor humano. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=F83zP4kW6Ww. Acesso em: 16 outubro 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas. Em relação a avaliação quantitativa poderão ser avaliados a pesquisa e a apresentação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.