21/08/2009
Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Pensar, de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações cotidianas. Refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros. Aprender a perceber e respeitar o próprio ritmo, ao mesmo tempo em que descobre a diferença no ritmo das outras pessoas.
Aquecimento: Trabalho a partir da fábula de Esopo: "A Lebre e a Tartaruga".
Questões iniciais feitas pelo professor aos alunos:
Vocês já viram uma tartaruga? Como ela é? Como se movimenta? E uma lebre? Como é? Com que animal se parece? Como se movimenta? (Se necessário, o professor informa aos alunos que a lebre é um animal mamífero e que se parece muito com o coelho. A diferença é que é maior e muito veloz na corrida, isso porque suas patas posteriores são muito maiores do que as anteriores).
Em seguida, o professor convida o grupo a movimentar-se ora como lebre, ora como tartaruga. No momento em que os alunos imitam os animais, o professor sugere a eles que procurem se perceber e entrar em contato com os sentimentos, as sensações relativas a estas formas e ritmos diferentes de ser.
Ação:
1º Momento:
O professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas: O que é uma fábula? A que elas se servem? Que fábulas eles conhecem? (Se necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens das fábulas são animais...). Logo em seguida, o professor fará a leitura em voz alta da fábula A lebre e a TArtaruga.
A LEBRE E A TARTARUGA(fábula atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine)
Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esforços da tartaruga.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, se deitou a dormir.
Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ia aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu.
2º Momento:
Em grupos, os alunos deverão elaborar o final da história, à partir da seguinte questão: “O que vocês imaginam que aconteceu na floresta após a vitória da tartaruga?” Em seguida, solicitar que criem a Moral da História.
3º Momento:
Socialização do trabalho realizado pelos grupos. Discussão sobre as idéias apresentadas relativas ao final e a Moral dados à história.
4º Momento:
Problematização da temática, apresentando questões, tais como: Vocês conhecem pessoas “lebres”? E pessoas “tartarugas”? Como elas são? Como fazem as coisas? Como cada um de vocês se percebe? Sendo mais “lebre” ou “tartaruga”? Já se perceberam sendo “lebres” e também “tartarugas” em momentos diferentes, como: fazer tarefas de casa; estudar; brincar; realizar trabalho em grupo; copiar a matéria do quadro; realizar leituras (de livros, textos...); organizar o quarto; escovar os dentes; tomar banho; alimentar-se; vest ir-se... e outros. A sociedade atual valoriza mais o jeito “lebre” ou “tartaruga” das pessoas? Por que isso acontece?
5º Momento:
O professor fará uma síntese das idéias que emergiram durante a atividade, no sentido de reafirmar a necessidade e importância do respeito aos diferentes ritmos das pessoas ao realizarem as atividades de vida diária, ao aprender (diferentes ritmos de aprendizagem); à diversidade que tanto divide e exclui as pessoas e os grupos.
Sugestões de leituras complementares para o professor:
Antúnez, Serafín... [et al.]. Disciplina e convivência na instituição escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
Martins, Maria Helena Pires. Somos todos diferentes!: convivendo com a diversidade do mundo. São Paulo: Moderna, 2001.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que a aula contribuiu em relação ao que pensam sobre as diferenças tão presentes no nosso dia a dia.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.
Quatro estrelas 8 classificações
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10/09/2014
Cinco estrelasmuito legal seu palno adorei.parabéns
23/11/2010
Cinco estrelasFIZ ADAPTAÇÃO DE SUA AULA COM MEUS ALUNOS E FOI MARAVILHOSO O RESULTADO OBRIGADA PELA SUGESTAÇÃO SUCESSO EM TRABALHO DOCENTE
25/09/2010
Cinco estrelasGostei muito do seu projeto de aula, A lebre e a tartaruga. Trabalho com fábulas de Esopo no 2º e 3º ano do ensino funfamental l. Obigada.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Vou adaptá-la e trabalhar produção de texto.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esta aula, pois trabalha diretamente com as crianças sobre as questões das diferenças que é um tema muito presente no dia a dia das escolas.
24/03/2010
Cinco estrelasmuitO boa msm! xD
24/03/2010
Cinco estrelasAmei o seu trabalho! Utilizar a fábula foi muito legal!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante o tema proposto na sua aula. Creio que estará ajudando os nosssos alunos a respeitar as diferenças de cada um. E saber que todos são importantes para Deus.