20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações nos diferentes textos. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: PCN na Escola – PGM. 14. Para que aprender ortografia?
Fonte: Sítio: “TV Escola. PCN NA ESCOLA - LÍNGUA PORTUGUESA - PGM.14 - PARA QUE APRENDER ORTOGRAFIA?” Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=12325>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, neste vídeo da TV Escola, você poderá utilizar como sugestão algumas atividades que podem ser desenvolvidas, para saber com quais palavras os alunos têm mais dificuldades. Como incentivar também o uso do dicionário.
Explorando o tema
Professor, inicie a aula fazendo uma rodinha e entregue para os alunos algumas fichas com palavras escritas com X ou CH, peça para que eles observem a ortografia. Questione se as palavras estão escritas corretamente, aproveite este momento para que eles consultem o dicionário, e tirem as dúvidas sobre a escrita das palavras.
CAIXA |
ENXADA |
FACHADA |
Professor, para ajudar na fixação deste tema caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas, se a sua escola não possui os laptops do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia. Passe para os alunos o vídeo do “Orto e Grafia”, onde os personagens utilizam palavras que têm o som do X ou CH.
Fonte: Sítio: “Youtube. Ortografia- Usos do X e do CH”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4KYS_Bqgzo8>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, após os alunos observarem as palavras e pesquisarem no dicionário, distribua cópias da poesia de Cecília Meireles “A chácara do Chico Bolacha.
Fonte: Sítio: “Explorando a poesia A chácara do Chico Bolacha”. Disponível em: <http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/poema-chico-bolacha-interpretacao.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, lembre-se que uma poesia tem que ser lida de uma forma especial, portanto, leia primeiro fazendo a entonação de voz adequada e depois, solicite que os alunos leiam em grupos. As meninas lerão uma estrofe e os meninos a outra, e assim sucessivamente.
Depois, questione os alunos sobre as palavras que têm o mesmo som, ou seja, que se repetem várias vezes no decorrer da poesia. Qual é este som? Observe se os alunos conseguiram identificar o som do X.
1) Depois de ler o poema em voz alta, você percebeu que existe um som que se repete muito? Que som é esse? Pinte de verde as palavras que têm este som na poesia.
2) Diz o poema que na chácara do Chico não se encontra nada. Por quê? O que você acha que deveríamos encontrar na sua chácara?
Se fossemos completar a poesia dizendo que Chico começou a plantar muitas coisas em sua chácara, quais desses vegetais caberiam na poesia? Circule os vegetais que poderiam fazer parte da poesia.
morango quiabo mexericachicória abacaxi limãobanana alface tomateameixa alcachofra salsinha |
3) Se a poesia continuasse assim:
Mas Chico não gosta que digam isto não
Ele teve um grande achado
quando veio o seu cunhado
enxotado de sua casa
com uma trouxa na mão.
Chico Bolacha, com sua mão enfaixada,
foi logo achando que tinha solução
E aí foi o cunhado arrastando a enxada
e chutando o ar
como quem não gosta disto não.
Como você escreveria a história de Chico Bolacha? Transforme a poesia em uma história com esta continuação ou outra, inventada por você.
Professor, após os alunos terminarem as atividades faça a correção coletiva e tire as dúvidas que possam surgir. Peça que façam a leitura das histórias que criaram dando continuidade à poesia do Chico Bolacha.
Passe como ”Atividade de casa” para fixação dos conteúdos que foram estudados. Que os alunos recortem de jornais ou revistas palavras com X ou CH, que tenham o mesmo som, peça para colocarem em um envelope e trazerem na próxima aula.
Hoje lemos a poesia de Cecília Meireles, “A Chácara do Chico Bolacha”, percebemos que algumas palavras tinham o mesmo som do X. Pensando nisto, procure em jornais ou revistas palavras que tenham X ou Ch, coloque em um envelope e traga para a próxima aula. |
Elaborando cartazes
Professor, inicie sua aula, pedindo que os alunos formem grupos para fazerem um trabalho coletivo com as palavras que trouxeram de casa.
Proponha que cada grupo faça uma seleção de palavras com X e CH, distribua folhas de papel em branco para que eles possam montar cartazes das palavras selecionadas.
Professor, exponha os trabalhos na sala de aula para que os alunos possam visualizar as palavras que foram escolhidas.
Trabalhando com texto instrucional
Após a exposição dos cartazes, registre na lousa ou distribua cópias de uma receita culinária.
Para esta aula é interessante que já tenha trabalhado com o gênero textual receita culinária. Caso ainda não tenha desenvolvido este gênero, antes de iniciar a atividade, faça uma explanação mostrando as suas características.
Fonte: Sítio: “Sala de atividades. Atividades de português – Atividades de ortografia com X e CH”. Disponível em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Leia com atenção a receita culinária e sublinhe de vermelho as palavras que tenham X ou CH.
Professor, depois que os alunos sublinharem as palavras com CH ou X que encontrarem na receita culinária, distribua cópias da cruzadinha, marque um tempo para que eles possam encontrar na cruzadinha as palavras que eles sublinharam no texto.
Fonte: Sítio: “Sala de atividades. Atividades de português – Atividades de ortografia com X e CH”. Disponível em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, aproveite esta atividade para trabalhar a separação e a classificação de sílabas, caso não tenha ainda desenvolvido em sala de aula é um bom momento para introduzir o tema.
Agora que você encontrou as palavras na cruzadinha, separe-as e classifique-as, no quadro abaixo:
Separação em sílabas |
Classificação |
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Professor, para fixar o que foi estudado em sala de aula, passe como “Atividade de casa” uma cruzadinha, onde o aluno terá que ler orientações e descobrir as palavras que devem completar a cruzadinha.
Fonte: Sítio: “Sala de atividades. Atividades de português – Atividades de ortografia com X e CH”. Disponível em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, retome a aula fazendo a correção da “Atividade de casa”. Após a correção, proponha aos alunos um ditado de palavras com a ortografia estudada. Neste ditado, quem irá fazer a correção serão os alunos.
Professor, você deverá ditar as palavras e depois que todos os alunos terminarem, peça para trocarem o ditado com o colega e cada um irá fazer a sua correção, pesquisando as palavras no dicionário.
Quando tiver palavras escritas fora do padrão convencional da ortografia, o aluno que está corrigindo deverá escrever ao lado da palavra incorreta a forma que deve ser escrita, sem rasurar a escrita do colega e este depois analisar a forma convencional de escrever e fazer a reescrita.
Oriente os alunos a sempre usarem o dicionário para tirarem dúvidas da ortografia. Lembre-os que este é um momento de ajudar o colega que possa estar com dificuldade nas atividades propostas e não criticá-lo.
Escrita do aluno |
Escrita convencional |
Reescrita do aluno |
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Professor, após a correção dos ditados pelos alunos, proponha que eles formem duplas para jogarem o Jogo da Memória do X ou CH. Distribua os jogos entre as duplas e deixe-os jogarem. Aproveite este momento para avaliar o processo de interação e aprendizagem dos alunos.
Fonte: Sítio: “Paraíso da Alfabetização. Jogo da Memória X ou CH”. Disponível em: <http://paraisodaalfabetizacao2.blogspot.com.br/2013/04/jogo-da-memoria-xch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, este jogo tem como finalidade consolidar o tema estudado, mas vale lembrar que em todo o decorrer do ano você deve retomar este tema como fixação para os alunos.
Para o aluno:
Fonte: Sítio: “SmartKids. Ditado do X e CH". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-x-ch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Jogos da escola. Ortografia do X e CH”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/257-ortografia-x-e-ch>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Para o professor.
Fonte: Sítio: “Sala de atividades. Atividades de Português – Atividades de ortografia com X e CH”. Disponível em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/ >. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Português é lindo. X ou CH”. Disponível em: <http://helenaconectada.blogspot.com.br/2012/11/x-ou-ch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as características dos gêneros textuais estudados e o uso da ortografia; houve interesse e organização deles no momento das produções; diferenciaram as palavras escritas com X e CH; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de Língua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Registre suas observações em seu caderno de plano de aula para orientar o seu planejamento.
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