20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e escrita, através de diferentes estratégias, calcular operações de adição e subtração com ou sem reagrupamento. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa expondo o tema que será trabalhado. Questione os alunos sobre como surgiu o dinheiro, explique-lhes que antigamente, antes de existir o dinheiro, as pessoas faziam trocas de produtos, ou seja, escambo.
Exemplo: se uma pessoa queria uma cadeira, ela procurava quem tinha e trocava por alguma coisa que a outra pessoa precisava. Assista ao vídeo abaixo com seus alunos para exemplificar o que foi falado. Para ver este vídeo você poderá utilizar data show e se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou então os leve ao Laboratório de Informática.
Fonte: “Youtube. Patrulha do Saber. A origem do dinheiro”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5txvwKjLR2I>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, após assistirem ao vídeo peça para os alunos comentarem sobre o que acharam da forma de troca de produtos que era usado antigamente. Pergunte se eles achariam interessante nos dias atuais o uso do escambo para se ter um produto.
Explique para os alunos que no Brasil, o dinheiro utilizado é o “Real”, que pode ser encontrado na forma de cédulas e de moedas. Elas são distribuídas em real e centavos. O “Real” é representado pelo símbolo R$.
Mostre ou distribua cópias de “dinheirinhos” para que os alunos possam manusear como também utilizar posteriormente em outras atividades. Eles são facilmente encontrados em lojas de produtos populares.
Fonte: Sítio: “Folha de São Paulo. Novas cédulas do real”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/778949-novas-cedulas-do-real-comecam-a-circular-em-novembro.shtml>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “FC Notícias. Quando foi implantado o Plano real”. Disponível em: <http://www.fcnoticias.com.br/quando-foi-implantado-o-plano-real/>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, depois que os alunos manusearam os dinheirinhos, proponha uma atividade de fixação, onde eles poderão calcular os valores utilizando o dinheiro que foi distribuído. Esta atividade pode ser feita em grupo.
Para que os alunos tenham o registro no caderno de Matemática, distribua cópias das atividades a seguir:
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p.155. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após os alunos concluírem a atividade, Faça a correção coletiva e proponha outra atividade a partir desta que já foi realizada.
Peça para os alunos observarem que em cada quadradinho havia o valor do produto e qual a cédula aproximada daria para pagar. Cada aluno irá fazer o cálculo para descobrir se terá troco o valor que ele pagou.
Professor, para que os alunos façam esta atividade, é importante que já tenha sido trabalhado subtração com reagrupamento. Caso não tenha sido trabalhado é interessante que este conteúdo seja desenvolvido aproveitando esta atividade.
Você observou os valores de alguns produtos e a quantia para pagá-los. Foi possível perceber que a cédula que você contornou para cada produto era maior que o valor do produto. Descubra calculando qual o valor do troco que você deveria receber.
Valor da bola: R$ 8,00 Paguei com uma nota de R$ 10,00 Quanto recebi de troco? ___________
Calcule:
Valor do celular: R$ 99,00 Paguei com uma nota de __________ Quanto recebi de troco? __________
Calcule:
Valor da mochila: R$ 47,00 Paguei com uma nota de _______ Quanto recebi de troco?________
Calcule:
Valor da boneca: ________ Paguei com uma nota de _________ Quanto recebi de troco?__________
Calcule:
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Professor, após os alunos concluírem as atividades faça a correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas caso tenha.
Comente com os alunos sobre as cédulas e as moedas que já existiram em nosso país e que, com o passar do tempo houve as mudanças nos valores e nos modelos. Distribua cópia do texto “Um passeio pela história”, onde conta um pouco sobre o dinheiro.
Um passeio pela história
Nosso dinheiro nem sempre foi como conhecemos hoje. No decorrer da história do Brasil, ele sofreu várias alterações, até chegar ás cédula e moedas atuais. Veja, a seguir, uma moeda e algumas cédulas que já circularam em nosso país e a data em que foram lançadas.
Cédula de dez mil réis, 1927 Cédula de um cruzeiro, 1970
Moeda de ouro, 1824.
No ano de 1694, foi criado um lugar oficial para a fabricação do dinheiro usado no Brasil. Esse lugar é chamado Casa da Moeda e localiza-se, atualmente, no Rio de Janeiro.
Imagens retiradas do sítio da Casa da Moeda. Disponível em: <http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/negocios/solucoesSeguranca/cedulas.jsp>. Acesso em: 14 de out. 2013.
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Professor, após falar sobre os modelos de dinheiro que já existiram em nosso país, proponha como “Atividade de casa” uma pesquisa, sobre cédula e moedas antigas do nosso país
Converse com seus familiares e pergunte se eles têm algumas cédulas e moedas antigas que já circularam no Brasil. Caso eles tenham, peça para que você traga para a próxima aula. Caso não consiga, pesquise em livros ou na Internet sobre cédulas e moedas antigas. |
Professor, inicie sua aula organizando a sala em círculo para que seja realizada uma exposição de cédulas e moedas antigas, como também de pesquisas que os alunos trouxeram de casa. Deixe este momento para que os alunos apresentem o que eles trouxeram de casa, peça que os alunos, depois das apresentações, circulem na sala de aula para verem os trabalhos de cada um.
Neste trabalho é possível que surja o questionamento de como é feito o dinheiro. Explique que ele é fabricado na “Casa da moeda” e que há uma grande segurança para evitar problemas como roubos. Passe para os alunos um vídeo onde é explicado como é a fabricação das cédulas e moedas no Brasil.
Fonte: Sítio: “Youtube. Como é feito o dinheiro”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=oqSBsp04Gug>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, após passar o vídeo convide os alunos a ouvirem a história interessante de um menino muito esperto chamado Catapimba, escrita por Ruth Rocha.
Fonte: Sítio: “12 meses de leitura. Como se fosse dinheiro”. Disponível em: <http://12mesesdeleitura.wordpress.com/2012/06/02/como-se-fosse-dinheiro-meu-primeiro-livro/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
─ Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
─ Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
─ Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
─ Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
─ Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...
Catapimba ainda insistiu umas duas ou três vezes.
A resposta era sempre a mesma:
─ Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
─ Na hora do recreio, vocês vão ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
─ Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
─ É pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí colocou umas moedas no balcão:
─ Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha, para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar...
Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...
O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o sanduíche de goiabada que ele tinha levado...
Teve gente que também levou galinha, pato, peru...
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
─ Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode.
Aí, seu Lucas correu e chamou a diretora.
Dona Júlia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo.
E sabe o que ela achou?
Pois achou que as crianças tinham toda razão.
─ Sabe seu Lucas – ela falou –, bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o senhor tem razão. Mas bala não é como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!
Seu Lucas se desculpava:
─ É, mas quando eu não tiver troco?
─ Aí, o senhor anota, e no outro dia paga.
Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo.
Naquele dia, nem houve mais aula.
Mas o melhor de tudo é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais comprimidos de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.
Afinal, ninguém quer receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. É, ou não é?
Professor, proponha aos alunos discutirem sobre o texto, faça deste momento uma plenária onde cada aluno irá dar sua opinião sobre o fato. Use os questionamentos abaixo para nortear a discussão.
a) Você acha que Catapimba tinha razão ao exigir que o seu troco fosse dado em dinheiro? Por quê?
b) Catapimba resolveu o problema com inteligência ou violência? Ele agiu certo? Por quê?
c) Seguindo o exemplo de Catapimba, todas as crianças resolveram pagar os lanches com outras mercadorias, não usando dinheiro. Se você fizesse parte dessa turma, também pagaria o lanche como os outros? O que usaria?
d) Que outra atitude você acha que o Catapimba poderia ter tomado para resolver o problema do troco?
e) Você acha que seu Lucas aprendeu a lição? O que comprova isso? |
Professor, é possível que os alunos comparem o texto com o vídeo da história do dinheiro onde é falado sobre a troca de mercadorias ou escambo. Continue a aula fazendo a exploração do texto. Passe na lousa ou distribua cópias das atividades para que os alunos tenham como registro no caderno de Matemática.
Responda:
a) O que Catapimba comia na hora do recreio?
b) Qual era o troco dado por seu Lucas?
c) Por que Catapimba sempre recebia balas como troco do dinheiro que dava a seu Lucas?
d) O que Catapimba resolveu fazer para solucionar o problema do troco?
e) Qual foi a atitude de seu Lucas ao receber a galinha como pagamento pelo lanche?
g) Essa história passou em apenas um dia ou em um dado momento?
h) Que expressões do texto comprovam isso?
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Professor, nesta atividade os alunos terão que analisar a tabela de preços e depois fazer os cálculos de acordo com o que está sendo pedido.
Veja a tabela de preços da cantina do Sr Lucas:
Refrigerante |
Sanduíche |
Salgado |
Bolacha |
Geladinho |
R$ 1,50 |
R$ 2,00 |
R$ 0,80 |
R$ 0,65 |
R$ 0,15 |
Salgadinho |
Pipoca |
Pirulito |
Bala |
Chocolate |
R$ 0,75 |
R$ 0,20 |
R$ 0,10 |
R$ 0,05 |
R$ 0,50 |
1. Vamos pensar e calcular.
a) Catapimba compra um sanduíche todo dia. Quanto ele gasta por semana?
b) Juca, amigo de Catapimba, compra duas vezes na semana um salgado e um refrigerante. Quanto ele gasta por semana?
c) Nessa semana, Caloca comprou 9 balas, 3 geladinhos, 4 chocolates e um salgadinho. Quanto Caloca gastou?
d) Zeca levou R$ 0,75 para comprar balas. Quantas balas ele comprou?
e) Qual é o produto mais caro da tabela? Quanto ele custa?
f) Qual é o menor preço da tabela? De qual produto ele é?
2. Escreva por extenso todos os preços da tabela:
R$ 2,00 __________________________________________________________
R$ 1,50 __________________________________________________________
R$ 0,80 __________________________________________________________
R$ 0,75 __________________________________________________________
R$ 0,65 __________________________________________________________
R$ 0,50 ___________________________________________________________
R$ 0,20 ___________________________________________________________
R$ 0,15 ___________________________________________________________
R$ 0,10 ___________________________________________________________
R$ 0,05 ___________________________________________________________
Professor, após os alunos concluírem as atividades, faça a correção coletiva e aproveite para tirar dúvidas caso os alunos tenham.
Professor, retome a aula anterior, conversando com os alunos sobre as outras formas de pagamento que foram surgindo no decorrer dos tempos. Que atualmente há o cheque e cartões de crédito ou débito que substitui o dinheiro na hora de uma compra. Veja a seguir um texto que pode ajudá-lo na explicação, caso queira que os alunos tenham como registro no caderno distribua cópias do mesmo.
Fique sabendo!!!
OUTRAS FORMAS DE DINHEIRO
O cheque é uma forma alternativa de utilizar o dinheiro: a pessoa deposita uma determinada quantia no banco e emite cheques relativos a pequenas partes do valor depositado, não precisando, necessariamente usar todo o valor de uma só vez. É muito útil utilizar cheques quando o valor a ser pago por algum bem é muito alto. Os romanos teriam inventado o cheque por volta de 352 a.C. Datam de 1762, acredita-se, os primeiros cheques impressos por Lawrence Childs, na Inglaterra. No Brasil, a primeira referência ao cheque apareceu em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia. O uso do cheque apresentou muitas vantagens: facilitou a movimentação de grandes somas; economizou o tempo de contagem dessas somas; diminuiu possibilidade de roubos, além de impedir o entesouramento do dinheiro em espécie. O uso de moedas e cédulas está sendo substituído cada vez mais por pequenos cartões de plástico: o cartão de crédito, que também é uma forma de utilização do dinheiro, só que, diferente do cheque. Com o cartão de crédito você utiliza um valor que na verdade você não tem ou não quer utilizar naquele momento e o banco lhe dá crédito para comprar e pagar posteriormente, com prazo determinado pelo banco. Cedo ou tarde a despesa terá de ser paga, em espécie ou em cheque. O cartão de crédito surgiu nos EUA na década de 1920. Existem três tipos de cartão: 1) cartão de crédito (o cliente tem um limite de crédito dentro do qual efetua a aquisição de bens e serviços na rede de atendimento; o cliente recebe mensalmente a respectiva fatura, a qual pode ser paga à vista ou parceladamente; o cliente tem a opção de realizar saques em espécie, incluídos também na fatura); 2) cartão de débito (o cliente utiliza para saques em espécie e para pagamento de transações comerciais; em ambos os casos, o cliente deve ter saldo disponível na conta corrente, pois o débito na conta corrente é automático, um a um); 3) cartão múltiplo (funciona como cartão de crédito e cartão de débito).
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Texto adaptado pela autora. Texto na integra disponível em: Smart Kids. História do dinheiro. http://www.smartkids.com.br/especiais/historia-do-dinheiro.html Acesso em: 10 de out. 2013
Organizando uma feira.
Com seu professor e seus colegas, organizem uma feira na sala de aula. Para isso, vocês vão precisar das cédulas e moedas que foram entregues pelo professor no início da aula.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Matemática. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 158. (Coleção: A escola é nossa.). |
Professor, é importante lembrá-lo que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas relacionados à educação do consumidor podem merecer especial atenção no planejamento do ensino de Matemática, pois permitem a exploração de alguns conteúdos, como “Sistema monetário”. Dessa forma, a atividade proposta acima, proporciona ao aluno simular uma situação de comércio que permite o conhecimento de forma prática.
Registre este momento por meio de fotos ou filmagem, depois proponha uma discussão com os alunos, sobre o que aprenderam e registram por meio de um relatório.
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Casa da moeda”. Disponível em: <http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/home>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Brasil escola. Orientações sistema monetário”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/sistema-monetario.htm>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “SmartKids. Desenhos animados. História do dinheiro”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/historia-do-dinheiro.html>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Para o aluno.
Fonte: Sítio: “Site do Senninha. Jogo Coni vai as compras”. Disponível em: <http://senna.globo.com/senninha/jogo.asp?id=28&v=1>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “SmartKids. Jogos Educativos. Mercadinho de Nina”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-mercadinho-da-nina.html>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita, nos cálculos de adição e de subtração; se compreenderam o uso do sistema monetário brasileiro; se aplicaram o conhecimento adquirido em situações problema; se interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; se fizeram os registros no caderno de Matemática. Lembrando que as respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
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