20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações os diferentes textos. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa PCN na escola – Língua Portuguesa – PGM 6 – Leitura e leitores. Disponível no sítio:
Fonte: "Tv Escola. PCN na Escola". Disponível em: < http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=12317>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Neste vídeo da TV Escola é possível percebermos que a escola tem papel fundamental de incentivar os alunos a terem o gosto pela leitura utilizando bem os livros e as revistas disponíveis na escola.
Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, convide os alunos para assistirem ao filme “A menina que odiava livros”. Se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas, se a sua escola não possui os laptops do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Fonte: Sítio: "Youtube. A menina que odiava livros". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, após os alunos terem assistido ao filme questione-os sobre o que acharam do vídeo e sobre algumas situações do cotidiano escolar. Use as perguntas abaixo para nortear a discussão;
Professor, após os alunos exporem suas opiniões sobre os questionamentos feitos, apresente uma poesia de Elias José, bastante trabalhada nas escolas e que fala sobre a visão dele sobre o livro.
Elias José
Professor após ler a poesia para os alunos proponha atividades sobre o vídeo e o texto lido. Registre na lousa para que os alunos tenham o registro no caderno de Língua Portuguesa.
Analisando o vídeo e a poesia
1. Você assistiu ao vídeo “A menina que odiava livros” e leu a poesia de Elias José “Caixa Mágica de surpresa”. Depois de analisar o vídeo e o texto compare-os e escreva a visão dos personagens sobre o objeto livro.
2. Agora escreva e depois faça um desenho que represente suas ideias. Qual é sua visão sobre o livro? Ele é importante para você? Por quê?
|
Professor, após o término da atividade peça para que, cada aluno, leia e apresente suas conclusões sobre o tema, como também o desenho que representa sua visão do livro. Logo após conte sobre como eram os livros antigamente, que no decorrer dos tempos foram evoluindo até chegar aos dias atuais com as novas tecnologias como; tablets, celulares e e-books, que podem baixar livros digitais.
Reproduza para os alunos o texto a seguir, pois resgata a história dos livros.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 16. (Coleção Nova Escola.).
Professor, após a leitura sobre a história do livro, apresente aos alunos um livro e explique sua estrutura física (capa, quarta capa, miolo, dentre outros.). Traga para a sala de aula livros, a fim de que os alunos os manuseiem e confiram as partes que os constituem.
Apresente aos alunos um livro e peça para que eles identifiquem as partes físicas do livro. Distribua cópias das atividades para que os mesmos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.
No livro representado abaixo, há a indicação das partes que o compõem. Escreva qual delas é: a capa, a quarta capa, o miolo, a lombada e a orelha.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 17. (Coleção Nova Escola.).
Professor, após os alunos manusearem os livros e completar a atividade com as partes físicas do livro, explique que nem todos os livros têm orelhas.
Converse sobre os vários tipos de livros existentes pelo mundo, como os livros de bolso, livros didáticos, dentre outros. Proponha uma pesquisa para casa sobre o significado destes nomes.
ATIVIDADE DE CASA
Pesquise e escreva o significado destas expressões.
Livro de bolso: ______________________________________________________
Livro de cabeceira:___________________________________________________
Livro didático:_____________________________________________________ |
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa e peça para que cada aluno, fale os significados encontrados para as palavras que foram pedidas na "Atividade de casa".
Após a correção coletiva e a sua explanação sobre o assunto estudado, apresente aos alunos a capa de um livro. Leve-os a verificarem os elementos que compõem uma capa de livro, bem como a finalidade dela.
Aproveite este momento para discutir com os alunos sobre o conceito de texto. Em sentido amplo, qualquer manifestação da capacidade de expressão e de interação do ser humano pode ser chamada de texto. Nesse sentido, são textos: música, tela, fotografia, filme, escultura, dentre outros.
Observe a capa de um livro:
Fonte: Sítio: "Sótão das ideias. Livro infantil Romeu e Julieta". Disponível em: <http://sotaodasideias.blogspot.com.br/2008/11/livro-infantil-romeu-e-julieta.html >. Acesso em: 14 de out. 2013.
1. Responda de acordo com a capa do livro:
a. Autor: ____________________________________________
b. Ilustrador:_________________________________________
c. Editora: ___________________________________________
2. Você acha que este livro é destinado a adultos ou a crianças?
____________________________________________________
3. Observando a capa deste livro o que você imagina que possa ser o assunto?
____________________________________________________
4. Em sua opinião, por que a capa de um livro é produzida de forma atraente?
____________________________________________________
Professor, após os alunos observarem a capa do livro, faça a correção e ouça quais as opiniões os alunos deram sobre o assunto do livro, depois faça a leitura em voz alta para que eles possam ouvir e comparar suas respostas com o assunto do livro.
Convide os alunos a fazerem o círculo de leitura, leve para sala diversos livros, revistas, jornais. Faça de sua sala a maior biblioteca do mundo. Muitas vezes é colocado empecilhos, dificultando assim o momento de leitura, como falta de livros na biblioteca, tempo escasso para trabalhar os conteúdos que devem ser cumpridos e a leitura fica de lado.
Professor, de acordo com o Pacto Nacional de Educação, citado no Caderno 3, ano 3, p. 14: "A leitura livre ou em pequenos grupos com gêneros diversos, em que a professora pode organizar um cantinho de leitura, com variados textos.É importante que dentro da rotina da sala de aula seja disponibilizado um horário para esse tipo de encaminhamento, a fim de que essa prática faça parte do dia a dia dos jovens leitores”.
Podemos chamar este momento de leitura para deleite, onde os alunos tenham este momento agradável e de prazer pela leitura.
Professor, veja o texto “Atividades para desenvolver fluência de leitura” na integra, no sítio disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: "Notícias do 3º ano. Circulo de leitura". Disponível em: < http://www.ceat.org.br/janelas_index/2009-noticias3ano.htm>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, convide os alunos a escolherem no acervo que você trouxe algum livro, deixe-os a vontade para escolher um lugar no ambiente da sala para ler. Caso queira, você também pode usar a área externa da escola, para desenvolver este trabalho, lembrando de escolher espaços calmos para que eles possam se concentrar.
Após os alunos se deleitarem com a leitura dos livros, proponha que façam um círculo para que partilhem suas experiências sobre o livro que leram com os colegas de sala, suas curiosidades e as partes que chamaram mais atenção. Depois da atividade, convide os alunos a fazerem uma autoavaliação oralmente, tendo as questões a seguir como norteadoras;
Professor, caso você queira que os alunos façam a autoavaliação por escrito, não há problema, pois muitas vezes há alunos que ficam intimidados em falar e preferem expressar através da escrita, é importante que haja o respeito a opinião de cada aluno.
Após a autoavaliação convide os alunos a irem a biblioteca, escolherem um livro para levar para casa. Peça para lerem o livro e responderem a ficha literária e trazer na próxima aula.
Que há um acervo distribuído pelo MEC às bibliotecas das escolas públicas pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. O incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
“Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental são ampliar o universo de referências culturais dos alunos em suas diferentes áreas do conhecimento e aprofundar as práticas de letramento no âmbito da escola”. A lista com os títulos das obras encontra-se disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf>. Acesso em: 13 de out. 2013.
“Os livros que compõem os acervos são diversificados do ponto de vista temático, dos gêneros e formato e do grau de complexidade. Assim, os acervos contêm obras que, ou estimulam a leitura autônoma, por parte do alfabetizando, ou propiciam a professores e alunos alternativas interessantes para situações de leitura compartilhada, de modo a favorecer o planejamento do ensino e a progressão da aprendizagem”. (BRASIL, 2012, p. 39). Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012, p. 37-39. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 13 de out. 2013.
Professor, distribua as fichas literárias para que os alunos possam levar para casa e respondê-las depois de lerem o livro escolhido.
Ficha literária
Qual o autor do livro: ____________________________________ Quem ilustrou:__________________________________________ Qual o tipo de obra? (poema, contos de fadas, história em quadrinhos.) Qual é assunto do livro? ____________________________________ O que achou do livro? _____________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
|
Professor, inicie a aula pedindo para que os alunos façam novamente como na aula anterior o círculo de leitura. Cada aluno irá falar sobre o livro que levou para casa, se gostou, as partes que mais chamou sua atenção.
Depois do círculo de leitura, peça aos alunos que voltem para as carteiras. Nesta aula, você poderá falar sobre as resenhas, explique que na quarta capa do livro encontramos a resenha onde conta um pouco sobre o que irá falar no livro. Proponha aos alunos para fazerem a resenha dos livros que levaram para casa, mais antes disto, mostre alguns exemplos de resenhas e peça para relacionarem com suas respectivas capas.
Sugestão para você professor.
Traga para a sala de aula alguns livros de literatura infantil que contenham resenhas em suas quarta capas. Ofereça-os aos alunos para que observem como esse gênero textual costuma aparecer nos livros.
Produzindo resenhas Vamos produzir uma resenha? Antes disso, um convite: vamos realizar uma atividade bem interessante com capas e resenhas? Observe a reprodução de algumas capas de livros. Fonte: JUNQUEIRA, Sonia. Poesia na varanda. Belo Horizonte: Autêntica. 2012.
Fonte: BERNA, Vilmar. O desafio do mar. São Paulo: Paulus,1987. Fonte: KUPSTAS, Márcia. Gata Xereta. São Paulo: Moderna, 1995.
Escreva o nome do livro a que se refere cada uma das resenhas.
Qual é o livro? ___________________________________________________
Que é uma grande xereta. Uma gata tão animada... Só faz pergunta engraçada. Qual é o livro? __________________________________________________
Qual é o livro? ___________________________________________________
|
Professor, após esta atividade, faça a correção com os alunos, tire as dúvidas caso apareça e proponha a produção da resenha dos livros que pegaram na biblioteca. É importante que os alunos façam a releitura do livro escolhido.
Faça a resenha no caderno de Língua Portuguesa, do livro que você leu.. No momento que elaborar seu texto, fale das ideias principais do livro e, se desejar, inclua um comentário expondo sua opinião sobre a leitura. Depois de pronta, vamos expor as resenhas no mural da escola.
|
Professor, após os alunos escreverem suas resenhas no caderno de Língua Portuguesa, faça junto com eles a revisão do texto, peça para observarem se conseguiram explicar resumidamente o conteúdo do livro; se teve cuidado em valorizar as suas características de modo que o leitor deseje lê-lo; é importante também reler o texto para corrigir erros ortográficos e se caso existir algum trecho a ser melhorado.
Após os alunos fazerem as correções necessárias, peça para que reescrevam o texto em uma folha pautada ou em branco, para ser colocada no mural para exposição. Com este trabalho eles estarão incentivando a leitura dos demais alunos da escola, que irão ter acessos a esses trabalhos e assim aguçar a curiosidade de irem a biblioteca pegar estes ou até outros livros para a leitura. É interessante que os alunos escolham um nome para o mural de resenhas que será exposto.
Professor, que tal construir com seus alunos um marcador de páginas. As atividades que envolvem habilidades manuais e artísticas devem ser constantes em sala de aula. Este trabalho pode ser feito em conjunto com o professor de Arte, caso tenham em sua escola. Mãos a obra!
Já que estamos nesse gostoso clima de leitura, o que você acha de produzir um marcador de páginas? Veja a seguir como fazer seu marcador.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 4º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 35, 36. (Coleção Nova Escola.).
Para o professor:
Fonte: Sítio: "Wikipédia. O que é resenha". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: Sítio: Portal Brasil. Livro e leitura. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha>. Acesso em: 14 de out. 2013
Fonte: Sítio: "Tv Escola. De onde vem o livro?". Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2414>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Para o aluno:
Fonte: Sítio: "Mundo da leitura. Labirinto". Disponível em: <http://mundodaleitura.upf.br/programa/labirinto/index.php>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades. Estas informações serão úteis para seu planejamento, portanto, registre-as em seu caderno de plano de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!