Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando a Letra R

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a diferença da pronúncia da letra R;
  • Diferenciar quando se usa R ou RR na escrita;
  • Empregar corretamente a letra R nas palavras;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Ao realizarem atividades referentes ao uso da letra R, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois usam a escrita no seu cotidiano e possuem dúvidas a respeito do uso dessa letra.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 36) “conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos)”. Bem, segundo Brasil (2012, p. 36) “reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições” e “dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: concepções e princípios. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de out. 2013. 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Cantando e aprendendo

 

Professor, inicie essa atividade mostrando aos seus alunos um vídeo da música “O Caderno” de Toquinho.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o vídeo “O Caderno” disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dFb1jKEzER0>, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Acesso em: 10 de out. 2013. Caso sua escola não possua os laptops, projete o vídeo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laboratório de Informática para acessarem dos computadores.

1

Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dFb1jKEzER0>. Acesso em: 10 out. 2013.

 

Em roda, converse com os alunos sobre o vídeo e chame a atenção para os detalhes e significado da letra da música.

A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação do debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.

 

Comente que durante todo o vídeo é mostrado um caderno que aos poucos vai sendo escrito, como em um diário e que dentro dele aparecem fotografias desde o nascimento de uma criança até quando chega à sua vida adulta e durante todo o tempo o caderno sempre era usado pela personagem que aparece no vídeo. Explore o máximo que puder as imagens e a sequência da história. Deixe que eles descrevam as cenas como a festa de aniversário, o presente (um caderno), os desenhos feitos pela criança, ela na escola, na adolescência, quando guarda o caderno dentro de uma gaveta, quando os dias passam, quando se casa, tem uma filha e quando finalmente o caderno é retirado da gaveta pela filha da personagem. Explique que o vídeo retrata a letra da música que é contada por “um caderno”.

Depois dessa conversa, passe novamente o vídeo para que todos os alunos possam atentar para as imagens e sequência da história.

Distribua para os alunos uma cópia da letra dessa música com as palavras marcadas, como no exemplo abaixo, e cante com eles.

6

Fonte: Sítio disponível em: <http://blogeducarsempre.blogspot.com.br/2010/03/trabalhando-com-letra-de-musica.html>. Acesso em: 10 out. 2013.

 

Pergunte aos alunos se sabem por que as palavras estão marcadas. O que é que elas têm em comum. Se eles não conseguirem encontrar a resposta que você espera, pergunte qual letra se repete em todas as palavras.

Estabeleça um diálogo a respeito dos vários usos da letra R. Conduza o debate para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto.

Peça que copiem no caderno de Língua Portuguesa todas as palavras da música que possuem a letra R e separe-as em sílabas.

Essa atividade tem a finalidade de levar o aluno a perceber a posição da letra R dentro da sílaba. Chame a atenção deles para isso: ao lado de consoante, entre vogais, início ou final de sílaba, entre outros.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo os usos da letra R

 

Entregue para os alunos uma folha de papel com vários desenhos e peça que façam, no caderno, uma lista de nomes das figuras representadas. Veja a sugestão a seguir:

 2

Fonte: Imagem da própria autora.

Se preferir, faça você mesmo o desenho ou uma seleção de imagens que mais se adéquam à sua realidade. Se desejar usar a sugestão, a lista ficaria assim:

  1. carro
  2. rosa
  3. ferro
  4. barco
  5. borboleta
  6. celular
  7. cachorro
  8. urubu
  9. carro
  10. rosa
  11. ferro
  12. barco
  13. borboleta
  14. celular
  15. cachorro
  16. urubu
  17. grilo
  18. baralho
  19. livro
  20. pássaro
  21. prato
  22. bruxa
  23. dinheiro
  24. igreja 

Proponha aos alunos, que separarem as palavras em grupos tomando como referência  os diferentes usos da letra R.

Faça um quadro para que as palavras sejam separadas por situações diferentes do uso da letra R, mas não diga aos alunos que situações são essas, deixe que eles próprios percebam e separem as palavras em grupos.

Antes de começar a separação das palavras, corrija a escrita da lista ou faça a escrita coletiva das palavras, na lousa, para que o aluno não se confunda, se a palavra não estiver escrita ortograficamente.

 

As palavras devem ser assim separadas quanto ao uso da letra R:

  • No início da palavra. (rato)
  • No meio da palavra, entre vogais. (orelha)
  • Repetido entre vogais. (carro)
  • Entre uma vogal e uma consoante ou no fim da sílaba. (carne)
  • Entre uma consoante e uma vogal. (praia)

Importante: Não anuncie as regras para os alunos. Apenas peça que escrevam no quadro as palavras separadas em grupos, levando em consideração as palavras escritas na primeira linha do quadro.

 

carro

rosa

urubu

barco

grilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corrija coletivamente na lousa.

 

É importante que os alunos pronunciem as palavras e percebam o seu som.

Explique que nas duas primeiras colunas o som é forte, produzido na garganta e arranha quando pronunciado. Já nas outras colunas, o som é fraco e produzido na ponta da língua que encosta no céu da boca quando é pronunciado.

Também é importante que os alunos observem se a letra R está perto de vogais, consoantes, no início da sílaba, meio ou final.

Faça perguntas aos alunos que os levem a descobrir as regras dos usos da letra R, por exemplo:

 - Na palavra grilo o R está no meio de quais letras? A letra que vem antes é vogal ou consoante? E a que vem depois? Esse som é fraco ou forte?

Peça que coloquem o dedo no pescoço e pronunciem as palavras com R no início das palavras e RR. Pergunte: O som é forte? A garganta treme?

Depois, peça que pronunciem as palavras com R entre vogais, no fim da sílaba e depois de consoantes e coloquem o dedo novamente no pescoço para sentir se vai vibrar e pergunte se sentiram a mesma vibração ou se foi diferente.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Criando as regras para o uso da letra R

 

Professor, as regras ortográficas devem ser trabalhadas depois que o aluno já compreendeu o sistema de escrita alfabética. Ele precisa entender que existem regras que regem a escrita das palavras e para que se escreva corretamente é necessário seguir essas regras regulares, mas, existem outras palavras em que sua escrita é convencionada, e nesse caso, muitas vezes precisamos recorrer ao dicionário para conhecermos a sua escrita. Por isso, a ortografia deve ser trabalhada de forma reflexiva, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa.

A proposta dessa atividade se justifica nesse contexto, no intuito de levar o aluno a construir essas regras, a partir de uma reflexão sobre a escrita das palavras trabalhadas na atividade anterior.

Para tanto, retome o quadro das palavras trabalhadas na atividade anterior.

Pergunte aos alunos porque escreveram aquelas palavras naquele grupo.

Promova debates para que os alunos cheguem às regras. Pergunte sobre a letra que vem antes do R e a que vem depois. Se o som é fraco ou forte.

Comente que não se inicia nem termina palavras com RR.

Na medida em que forem citando as regras, ajude-os a elaborá-las.

Vá registrando na lousa as conclusões à que forem chegando.

Faça uma cópia e entregue aos alunos para colarem no caderno e peça que consultem toda vez que se fizer necessário.

Escreva as regras em cartolina ou papel Kraft e afixe na sala de aula e deixe um espaço para que eles escrevam exemplos nas regras, mas, peça que tenham atenção para não repetirem as palavras.

 

Faça um desafio:

Chame um a um na lousa e peça que escreva uma palavra com a letra R e depois explique para os demais colegas qual é a regra para o uso dessa letra naquela palavra.

 

Para finalizar a aula trabalhe com os alunos um trava-língua com a letra R.

Explique que trava-língua é uma brincadeira que consiste em recitar versos ou frases com palavras em que as sílabas são difíceis de pronunciar porque repetem o mesmo som ou os sons são muito parecidos. E que o desafio do trava-língua é pronunciar essas palavras com rapidez e em voz alta.

 

 O rato roeu a rolha da real garrafa do rei da Rússia!

 

A aranha arranha a rã
A rã arranha a aranha
Nem a aranha arranha a rã
Nem a rã arranha a aranha.

 

O peito do pé de Pedro é preto.

Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto

tem o peito do pé mais preto do que o pé de Pedro.

Uma aranha dentro de uma jarra.
Nem a jarra arranha a aranha
nem a aranha arranha a jarra. 

O Rato roeu a rica roupa do rei de Roma!
E a rainha raivosa rasgou o resto
e depois resolveu remendar!

 

Três tigres tristes para três pratos de trigo.

Três pratos de trigo para três tristes tigres.

                          

Outras possibilidades

Aproveite o tema da aula e trabalhe algumas atividades para que os alunos apliquem o que aprenderam. Veja a seguir algumas sugestões:

4

 3

Fonte: Sítio disponível em: <http://tudobemsimplesju.blogspot.com/2011/02/sons-do-r.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Recursos Complementares

Para o professor:

1-Vídeo para ver a posição correta da língua para fazer os sons do R acesse o sítio: “Fonética e Fonologia”. Disponível em:

<http://www.fonologia.org/fonetica_consoantes.php>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

 

2- Uma aula postada por um professor carioca. Sitio: "Youtube sobre os sons do R". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=t1eLydBdH6U>. Acesso em: 16 de out. 2013.

3- Sítio “Banco de atividades”. Apresenta atividades escritas para fixação dos diferentes sons do R. Disponível em:<http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/09/ortografia-sons-do-r.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo e como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita.

Analise se o aluno concluiu a partir do que estudou nessa aula, a diferença entre os vários usos e sons da letra R. Observe se ele é capaz de empregar corretamente a letra R nas palavras e se conseguiu formular regras a respeito do uso na escrita dessa letra. Perceba se seu aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e as habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas atividades propostas. Registre suas observações para contemplá-las em seu plano de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.