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Tipos de Moradias: onde as pessoas moram?

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar diferentes tipos de moradia;
  • Comparar imagens de diferentes tipos de moradia identificando semelhanças e diferenças entre elas;
  • Diferenciar e identificar diferentes aspectos de fotografias de construções antigas e modernas;
  • Compreender que as formas de morar se modificaram no decorrer da história;
  • Construir legendas em fotos e imagens;
  • Compreender os problemas enfrentados pelas pessoas que constroem suas casas em locais de risco de desabamento e de inundação;
  • Discutir sobre as condições de vida de pessoas que não possuem uma casa para morar;
  • Desenvolver linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a função da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Ao realizarem atividades referentes aos tipos de moradia, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.

Ao aluno será proporcionada a oportunidade de refletir sobre os tipos de moradia e os materiais usados na construção de diferentes tipos de casa levando em consideração que atividades significativas para o aluno favorecem a aprendizagem do conteúdo.

A proposta dessa aula também se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns direitos de aprendizagem do ensino de Geografia. Um deles é, segundo Brasil (2012, p. 39), “Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em salas de alfabetização. Ano 1: unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de out. 2013. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conversando sobre a casa onde moro

Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito dos tipos de casas. Conduza o debate para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto.

Questione:

Muitas vezes usamos a palavra “casa” para nos referirmos a qualquer tipo de moradia, mas, será que existem nomes apropriados para as diferentes construções de casas? Como se chama as casas construídas uma em cima da outra? E as casas que possuem escada, ou as casas construídas na beira dos rios?

Apresente o livro: “A Rua de Marcelo” de Ruth Rocha. O personagem do livro apresenta a rua em que mora. Mostra: a sua casa, a construção de um prédio no lugar de uma casa antiga, a diferença entre casa térrea e sobrado, e entre outros vários assuntos que trataremos nesta aula.

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Fonte:Imagens da própria autora.

Pergunte aos alunos: 

Como é a casa que você mora? 

 

 Deixe que eles contem um pouco como é a casa onde moram.

 Proponha a seguinte atividade: 

Faça um lindo desenho da casa onde você mora.

Depois escreva um texto contando: Como é a sua casa? Há quanto tempo sua família mora nela? Quem mora com você? Gosta de morar lá? Em que outro tipo de casa você gostaria de morar? Por quê?

  

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo diferentes tipos de moradias

 Leve para a sala fotografias de diferentes tipos de casa, ou projete imagens com variados tipos de construções, como:

  • Casa térrea de alvenaria
  • Prédio
  • Oca
  • Iglu
  • Palafita
  • Casa de pedra
  • Casa de madeira
  • Casa de palha
  • Casa de pau a pique
  • Favela
  • Cortiço
  • Castelo
  • Casa de luxo ou mansão

 

Explique:

Existem muitos tipos de moradia, como: alvenaria (tijolo, areia, cimento), madeira, palha, barro, pedra, gelo, lona, entre outros.

Os tipos de moradia podem depender da condição financeira das pessoas que moram nelas, do lugar e do clima onde se localizam.

 Professor, utilize um projetor multimídia e reproduza os vídeos sobre tipos de moradia, como os sugeridos a seguir:

 

“Tipos de Moradia”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7pbqkm8QGUM>. Vídeo de 2 minutos e 34 segundos. Apresenta vários tipos de moradias e quem são as pessoas que moram nelas, como: índios moram em ocas, esquimós moram em iglus, princesas moram em castelos. Acesso em: 02 de out. 2013.

 

“Tipos de Moradia”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kmqGGCD8GVk>. Vídeo de 11 minutos e 12 segundos. Apresenta vários tipos de moradias, desde casas antigas a modernas e atuais. Acesso em: 02 de out. 2013.

 

“Diferentes tipos de casas”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_e6gHIq7A0c>. Vídeo de 2 minutos e 55 segundos. Apresenta vários tipos de casa e os materiais usados na sua construção. Acesso em: 02 de out. 2013.

 

Explique que, com o passar do tempo e do aumento do número de pessoas no mundo, os tipos de moradia e a quantidade foram mudando. Nas grandes cidades as moradias antigas vão sendo substituídas por construções mais modernas e atuais. E os terrenos vazios vão sendo cada vez mais ocupados por essas construções. Conte também que novos materiais de construção vão surgindo nas construções mais modernas.

  

Mostre uma foto antiga da cidade onde você mora e outra atual.

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Fonte: Sítio: “Cerrado Mineiro” Disponível em: <http://cerradomineiro.blogspot.com.br/2011/08/uberlandia-de-antigamente-parte-1.html>.

Acesso em: 02 de out. 2013. Foto do centro da cidade de Uberlândia antigamente: Praça Tubal Vilela.

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Fonte: Sítio: “Revista Sagarana” Disponível em: <http://www.revistasagarana.com.br/?p=579>.

Acesso em: 02 de out. 2013. Foto da cidade de Uberlândia atualmente: Praça Tubal Vilela. 

 

Pergunte aos alunos: 

Vocês conhecem o lugar dessas fotos? Onde é?

Que mudanças vocês observaram nessas imagens?

Que elementos aparecem tanto na foto antiga quanto na foto recente?

Por que vocês acham que essas mudanças ocorreram?

 

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ATIVIDADE DE CASA

 

Querida criança,

 

Procure com a ajuda de seus familiares, em: revistas, jornais, panfletos ou propagandas de imobiliárias; fotos de diversos tipos de moradia e recorte. Se houver legenda recorte junto. Traga para escola para um trabalho que será realizado em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com legendas em diferentes tipos de moradia

Professor, prepare essa atividade com antecedência. Aplique pelo menos três dias depois de ter pedido aos alunos que providenciassem as figuras das moradias. Mesmo assim, disponibilize jornais e revistas para que os alunos possam recortar. Você também pode levar imagens de diversas moradias para serem distribuídas aos alunos.

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o pequeno vídeo “Tipos de Moradia” disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM> por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Acesso em: 02 de out. 2013. Caso sua escola não possua os laptops, projete o vídeo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laboratório de Informática para acessarem dos computadores. Trata-se de um vídeo de 2 minutos e 14 segundos que apresenta vários tipos de moradia com legendas explicativas. Peça a eles que se atentem ao pequeno texto escrito abaixo das fotografias.

Faça com os alunos uma leitura das imagens com as fotografias que aparecem no vídeo. Leia as legendas com eles e pergunte sobre os tipos de casas e o que está escrito.

Explique o que é uma legenda. Oportunize que procurem no dicionário o significado da palavra e copiem no caderno de História ou Geografia.  Explique que farão uma atividade com legenda, das figuras das moradias.

Peça aos alunos que analisem, descrevam e legendem as imagens, em seu caderno, destacando suas semelhanças e diferenças.  Instrua-os a escreverem as legendas nas imagens anotando o local onde a foto da casa foi tirada e em qual ano. Se eles não souberem ou não conseguirem essa informação peça que escrevam qual é o tipo da moradia, ou qual material foi usado na sua construção.

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada por uma aluna do 2° ano da Escola de Educação Básica da UFU, 2013.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada por um aluno do 2° ano da Escola de Educação Básica da UFU, 2013.

 

Professor, deixe que os alunos socializem os seus cadernos, com seus trabalhos prontos. Comente com eles sobre as moradias mais comuns no lugar onde moram e as que mais apareceram nos trabalhos realizados. Cuide para que comentem e apresentem vários tipos de construções e os instigue a respeitarem e valorizarem as diferenças dos vários tipos de moradia, sem preconceito ou discriminação. Fale com eles sobre as diferenças das construções nos diferentes lugares, como as tendas no deserto, o iglu em terras geladas ou as ocas dos índios e valorize essas populações.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo a realidade de pessoas que não têm onde morar

 

Professor, nessa atividade leve os alunos a refletirem sobre o problema enfrentado pelas pessoas que vivem nas ruas e as que moram em lugares sem condições de segurança ou conforto. Chame a atenção dos alunos para os problemas de moradia que as famílias mais pobres enfrentam, principalmente nas grandes cidades. Conte a eles que as áreas com melhor infraestrutura são muito caras e as famílias de baixa renda só têm condições de viver em áreas com infraestrutura precária ou inexistente. Explique que infraestrutura é o sistema de esgoto, água encanada, serviço de energia elétrica, entre outros.

 Explique que: 

 

Muitas pessoas não conseguem construir uma casa em locais apropriados e com materiais adequados. Por isso, constroem casas que podem representar um risco aos moradores, como nas favelas, nos morros, dentre outros. Por que você acha que isso acontece?

  

Os alunos devem entender que: as pessoas moram em áreas de risco por não possuírem recursos financeiros, o que ocasiona problema social; em muitas cidades essas famílias vão ocupar áreas sujeitas a inundações como as margens dos rios ou desabamentos como nas encostas dos morros.

Mostre fotos desse tipo de construções. 

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Fonte: Sítio: “Caos Carioca”.Disponível em: <http://www.caoscarioca.com.br/2010/chuva-devastadora-para-o-rio/>. Acesso em: 02 de out. 2013.

Converse com os alunos sobre os problemas enfrentados pelos moradores de rua, inclusive crianças. Fale para eles que essa situação contraria as leis criadas para garantir o direito à moradia, amparo e proteção às crianças. Explique a eles porque isso acontece.

Ressalte: 

Existem outras pessoas que não têm casa para morar.

Muitas vivem nas ruas, nas praças, embaixo de pontes e viadutos ou dentro de cabanas montadas com lona ou plástico. Essas pessoas não têm um abrigo para se proteger.

O que você acha que pode acontecer com uma pessoa que não tem onde se abrigar?

  

Distribua e leia com eles o poema “Sem Casa” de Roseana Murray.


Sem casa


Tem gente que não tem casa.
Mora ao léu, debaixo da ponte.
No céu a lua espia
Esse monte de gente
Na rua
Como se fosse papel.

Gente tem que ter
Onde morar,
Um canto, um quarto,
Uma cama,
O corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo é a casa
Dos pensamentos.

                                                                                             

                                                                                                                                                           Fonte: MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994.

 

Proponha a atividade: “Registrando...”

Depois de ler o poema, responda com suas palavras: 

  1. Onde moram as pessoas que não têm casas?
  2. Por que há gente que não tem onde morar?
  3. Você já viu alguma criança nessa situação?
  4. O que você acha que deve ser mais difícil para essas crianças que não têm onde morar?

 

  

Mostre também fotos dessa situação:

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Fonte: Sítio: Caos Carioca. Disponível em: < http://www.politicabrasileira.com.br/maioria-da-populacao-de-rua-nao-bebe-nem-usa-drogas-mostra-estudo/#>. Acesso em: 02 de out. 2013.

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Fonte: Sítio: “Diálogos Políticos”.  Disponível em: <https://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/03/16/>. Acesso em: 02 de out. 2013.

 

Socializando: dramatizando a situação dos sem tetos

Professor, para finalizar esta atividade proponha que os alunos se organizem em grupos e criem uma situação em que vão representar as dificuldades enfrentadas pelos moradores de rua “sem tetos”, assim eles terão a oportunidade de refletir e demonstrar suas reflexões, criticidade e criatividade.

  • Estabeleça regras para que todos respeitem a forma de apresentação de cada grupo;
  • Depois de o grupo discutir sobre o que vão representar, peça que façam um levantamento do figurino e outros materiais que vão utilizar;
  • Agende o dia da apresentação para que os grupos tenham tempo de providenciar o material necessário e ensaiar;
  • Vocês podem também convidar outra/s turma/s para assistir/em a apresentação, mas antes é importante contextualizar a atividade, explicando que esta é a culminância de um estudo;
  • O convite poderá ser elaborado pela turma, individualmente ou por meio de cartazes. Aproveite e explore este gênero textual.

 

Recursos Complementares

O Programa Globo Repórter exibiu no dia 10/05/2013 um programa “Moradores de Rua – A realidade de quem não tem casa” disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=TACy7JLsdXA>,  acesso em: 02 de out. 2013, que discutiu essa problemática. É bem interessante e vale a pena passar alguns trechos para que os alunos se sensibilizem com as histórias de pessoas que perderam a sua casa e sua família.

 

O vídeo “Moradores de Rua”, disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=MZf8By44BSY>, acesso em: 02 de out. 2013, em 7 minutos mostra uma reportagem da “TV antena 10” mostra a vida de 3 moradores de rua de Teresina.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu identificar diferentes tipos de moradia, construir legendas em fotos e imagens, compreender e discutir sobre problemas enfrentados por pessoas que constroem suas casas em lugares de risco de desabamento, ou daquelas pessoas que nem possuem casa para morar. E ainda, se desenvolveu linguagem oral e escrita e habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar à execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Sempre que for possível, mostre a seus alunos os seus avanços.

É importante que você conheça o tempo individual e a capacidade cognitiva de cada aluno, bem como os seus limites. E é de fundamental importância que você demonstre interesse pelos resultados de seus alunos e comemore com eles o avanço na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • maria gomes dos santos, ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ LAURA , Pará - dijo:
    mariagome0254@yahoo.com.br

    15/04/2015

    Cinco estrelas

    ótimo gostei muito da aula bem explicativa e de fácil compreensão


  • Sueni Aparecida Costa Cardoso, colegio estadual pedro neca , Goiás - dijo:
    sueniaparecida@hotmail.com

    21/10/2013

    Cinco estrelas

    Essa aula mostra a importância das diferentes moradias e o repeito que os alunos devem ter, pois cada um tem condições financeiras diferentes. a mesma orienta que se leve para sala vários tipos de videos e fotografias que mostrem imagens de casas e construções térreas como prédio, mansões, favelas, castelos casas de palha entre outras.


Sem classificação.
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