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O folclore brasileiro na sala de aula: parlendas que divertem e ensinam

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar manifestações do folclore brasileiro por meio das parlendas;

·         Compreender o significado de folclore;

.         Ampliar o repertório de parlendas;

·         Participar de jogos de mão através das parlendas;

·         Realizar atividades para a apropriação do sistema de escrita alfabética;

·         Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as práticas pedagógicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 28 de set. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 28 de set. 2013.

  

A partir do trabalho sobre parlendas, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

  • Participar de interações orais em sala de aula;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas);
  • Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos;
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
  • Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais;
  • Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.

 

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

 

BATE PAPO COM O PROFESSOR

 

Professor, a dimensão “valorização dos textos de tradição oral” engloba a reflexão sobre a importância da oralidade nas diferentes instâncias de participação social e a valori­zação de textos que fazem parte da cultura brasileira e que foram originados e difun­didos na modalidade oral, como muitas receitas culinárias orais, lendas, parlendas, trava-língua, canções infantis e outras.

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

 

Diante disso, a leitura de textos curtos como poemas, parlendas, cantigas e trava-língua são de suma importância no processo de alfabetização. A partir da leitura coletiva dos textos, pode-se realizar várias atividades, como: localização de: palavras e frases, pares de palavras que rimam, palavras com sílabas iniciais semelhantes; comparação de palavras quanto à quantidade de letras e sílabas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a aproximação das crianças aos textos literários e com isto pode-se explorar várias competências relativas não só à apropriação do sistema de escrita, mas, também, habilidades de leitura.

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

 

Professor, como sabemos, FOLCLORE é o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expresso em lendas, canções, costumes, brincadeiras. Tudo isso faz parte da vida das pessoas e uns vão contando para os outros, pois é transmitido pela palavra falada de geração em geração.

Nesse sentido, o folclore não é apenas algo do passado ele é vivo e está presente no nosso dia a dia. O folclore está nas gírias que usamos em muitas histórias que ouvimos, nas superstições, nas brincadeiras, nas canções, nos jogos, na alimentação, adivinhas, parlendas, nas festas juninas, dentre outras manifestações.

Como pretendemos abordar o folclore na sala de aula e esse assunto é demasiadamente extenso, optamos por trabalhar nessa aula sobre as “Parlendas”.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo parlendas...

 

Professor, organize diversos cartazes com parlendas e distribua-os pela sala de aula antes de iniciar a aula. À medida que os alunos forem chegando, peça que observem os cartazes e façam a leitura dos mesmos. Se preferir, organize uma apresentação no powerpoint com várias parlendas para ficar passando no telão ou na parede enquanto a turma chega.

 

parlenda 1       parledna 3

Fonte da imagem 1: Sítio: "Carol Campos. Especial parlendas". Disponível em: <http://carolcampos.wordpress.com/2009/12/14/especial-parlendas/>.

Fonte da imagem 2: Sítio: "Criando e recontando". Disponível em:<http://criandoerecontando.blogspot.com.br/2011/09/folclore-parlendas.html>. Acessadas em: 19 de out. 2013>

 

 

Peça aos alunos para tentarem ler e permita que eles realizem brincadeiras, a partir das parlendas. Por exemplo: Várias parlendas viram brincadeiras de mão realizadas pelas crianças. Veja algumas:

 

O macaco foi à feira

não sabia o que comprar

comprou uma cadeira

pra comadre se sentar

 

A comadre se sentou

a cadeira esborrachou

coitada da comadre foi parar

no corredor.

 

mao 1

Fonte: Sítio: "Revista Nova Escola". Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-nordeste-trem-maluco-700321.shtml>

Acesso em: 19 de out. 2013.

 

Em seguida, pergunte se todos já ouviram ou não esses textos ou se conhecem outro. Depois do questionamento, explique à turma que esses versinhos que todos dizem e que, geralmente, são ensinados por outras pessoas, colegas ou pela família fazem parte da tradição popular de uma comunidade.

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Mais parlendas...

 

Professor, disponibilize vídeos e livros sobre parlendas para os alunos terem contato e noção desse tipo de texto de tradição da cultura oral. Abaixo, segue algumas sugestões:

 

Vídeos:

 

Disponibilize um horário no Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet) os sítios:

 

video 1

Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk>

Acesso em: 17 de out. 2013.

 

video 2

Fonte: Sítio: “Youtube”. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=lYDBBimX0Es>.

Acesso em: 17 de out. 2013.

 

Livros:

 

livro 1         livro 2     livo 3  livro 4

Fonte das imagens:

Livro 1 - Sítio: “Skoob”. Disponível em:<http://www.skoob.com.br/livro/95067-o-jogo-da-parlenda>.

Livro 2 - Sítio: “Bookess” . Disponível em:<http://www.bookess.com/blog/13-04-2009/aniversario-do-bookess.html>.

Livro 3 - Sítio: “Fastbooks” . Disponível em:<http://www.fastbooks.com.br/68/literatura-juvenil/423165/parlendas-para-brincar>.

Livro 3 - Sítio: “Skoob”. Disponível em:<http://www.skoob.com.br/livro/62036-lengalengas_parlendas_recontadas>.

Acessados em: 17 de out. 2013.

 

 

Ou ainda, se preferir, organize a turma em grupos de 4 alunos e solicite que pesquisem sobre parlendas na internet. Veja abaixo alguns sítios interessantes:

 

 

Fonte: Sítio: "Sua pesquisa". Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm>. 

Fonte: Sítio: "Q divertido" Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21>.

Acessados em: 16 de out. 2013.

 

 

Peça para cada grupo anotar 4 parlendas que serão apresentadas à turma por eles. Para tanto, o grupo precisará se preparar (ensaiar) para recitá-las. Professor, acompanhe cada grupo na preparação da apresentação das parlendas. Oriente quanto à oralização e expressão corporal, de modo que a recitação fique divertida. Os alunos poderão recitar coletivamente, individualmente, realizando brincadeiras, dentre outras maneiras.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Interpretando parlendas

Professor, além do trabalho oral com parlendas é de suma importância trabalhar suas características formais de interpretação e utilizá-las em atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética. Veja alguns exemplos:

 

Disponibilize para cada aluno a seguinte parlenda:

 

macaco

Fonte: Sítio: "Mgss 2 gracinha". Disponível em: <http://mgss2gracinha.blogspot.com.br/2011/07/parlenda-do-piano.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

 

Interpretação da parlenda para ser registrada no caderno de Língua Portuguesa.

macaco 2

Fonte: Sítio: Alexandra B. Henrique. Disponível em:<http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

Outros questionamentos:

 

1)     Há palavras que rimam? Quais?

2)     Vocês acharam o texto fácil ou difícil?

3)     O texto é extenso ou curto?

4)     É necessário algum movimento específico para recitar essa parlenda?

5)     Quem ensina esse tipo de texto a outras pessoas?

6)     Esse tipo de texto existe há muito tempo?

8)     Por que esse tipo de texto é importante?    

 

ATIVIDADES PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

 

Professor, escolha com a turma uma parlenda e peça para os alunos ditarem para você copiar na lousa. Organize a turma em duplas e faça intervenções de forma que todos participem. Em seguida, leia pausadamente com os alunos, apontando as palavras.

A partir da escolha da parlendas, diversas atividades poderão ser realizadas, com o intuito de acionar os conhecimentos que os alunos possuem sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais, dentre outras.).

 

1) Entregue o texto escrito às duplas e peça para que os alunos encontrem algumas palavras que serão solicitadas, circulando-as com o lápis de cor. Circule pela sala de aula e faça intervenções cabíveis a cada nível de escrita, para que todos os alunos concluam a atividade.

 

 

cade

Fonte: Sítio: "Andréa Rodrigues". Disponível em:<http://andrearodrigues.blogspot.com.br/2012/08/alfabetizacao-e-letramento.html>. Acesso em:  16 de out. 2013.

 

2) Elabore cruzadinhas, caça-palavras e atividades de completar com palavras sobre a parlenda estudada.

 

cruzadinha caça

complete

Fonte das imagens: Sítio: "Paraíso dos professores". Disponível: <http://paraisodosprofessores.blogspot.com.br/2011/11/parlendas-cade-o-toucinho.html>. Acessadas em: 16 de out. 2013.

 

3) Disponibilize a cada dupla, textos fatiados em tiras de cartolina para os alunos montarem a parlenda. Organize as duplas, a partir da aproximação dos níveis de escrita alfabética, para que a atividade seja significativa aos alunos.

Exemplos:

 

·         Para os alunos pré-silábicos o texto deverá ser entregue em tiras de frases e com ajuda do banco de dados, ou seja, parlenda na íntegra.

·         Para os alunos silábicos o texto deverá ser entregue em tiras de frases, sem o banco de dados;

 

ordene

Fonte: Sítio: "Alexandra B. Henrique". Disponível em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

·         Para os alunos silábico-alfabéticos as tiras poderão ser de palavras.

 

veneno

Fonte: Sítio: "Alexandra B. Henrique". Disponível em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

·         Para os alunos alfabéticos o texto poderá ser fatiado em sílabas.

 

Depois que todas as duplas terminarem peça para lerem em voz alta para a turma.

 

4) Outra opção seria trabalhar com textos lacunados para os alunos identificarem as palavras que estão faltando. Em seguida, solicite que escrevam nos espaços em branco as palavras que faltam;

 

dedo

Fonte: Sítio: "Alexandra B. Henrique". Disponível em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out.  2013.

 

5) Com a parlenda escrita na lousa peça para cada dupla ler determinada frase apontando palavra por palavra.

6) Outra estratégia seria montar a parlenda com o alfabeto móvel.

7) Providencie a parlenda escrita com vários tipos de letras e peça para os alunos transcreverem no caderno de Língua Portuguesa com a letra cursiva.

8) Atividades que envolvam segmentação de palavras são cruciais no processo de alfabetização. Assim, providencie parlendas escritas sem os espaçamentos em branco para o aluno identificar cada palavra.

 

feijão

 

Fonte: Sítio: "Construindo na sala multi especial". Disponível em: <http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2013/05/trabalho-com-parlendas-e-trava-linguas.html>. Acesso em:  16 de out.  2013.

Recursos Complementares

Sugestões para professores:

Sítio: "Revista Nova Escola - Artigo: Leitura de parlendas na alfabetização inicial”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-parlendas-alfabetizacao-inicial-607749.shtml>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento das parlendas e seus usos, envolvimento com a temática, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos, bem como sanaram as dificuldades e reforçaram os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno. Por meio desse quadro, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

 

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

Escola: ______________________________________________________________

Aluno: _______________________________________________________________

 

 

Análise Linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

  Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

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