21/08/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1º Momento:
Apresentação pelo professor do seguinte dilema moral:
Um colega quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que roubou o boné do Pedro, um colega de sala. Quando a professora pergunta quem pegou o boné do Pedro, o que você faz? Conta a verdade à professora ou omite o que sabe?
2º Momento:
O professor deve incentivar o debate acerca dos argumentos utilizados para justificar as posições tomadas pelos alunos frente ao dilema apresentado.
3º Momento:
O professor solicita aos alunos que pensem e expressem oralmente situações vividas em diversos grupos sociais: família, escola, amigos, em que tiveram que tomar uma posição frente a elas e as consequências advindas da posição tomada.
4º Momento:
O professor, como mediador do debate, articula as situações relatadas pelos alunos com princípios norteadores da moral e da ética que regem as condutas humanas, tais como: honestidade, verdade, lealdade, respeito, solidariedade, confiança e outros.
Sugestão de leituras complementares para o professor:
Marton, Fábio. Dilemas morais: o que você faria? Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
Piaget, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe perceber como lida com as diferentes posições tomadas pelos alunos frente a situações dilemáticas, no cotidiano escolar.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual. Em que a aula contribuiu para refletir sobre o seu posicionamento frente às situações que exigem julgamento e escolha.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões. Capacidade de se posicionar e de argumentar frente ao dilema moral. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!