21/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Tipologia textual.
Estratégias e recursos:
O objetivo dessa atividade é os alunos estipularem relações entre as palavras do caça-palavras.
Os alunos deverão iniciar a aula procurando no caça-palavras, que deverá ser projetado para toda turma, os únicos dois vocábulos. Àqueles que acertarem, o professor pode dar um brinde: um bombom ou um décimo extra.
Professor, nenhuma pista pode ser dada. As palavras podem estar em qualquer direção: vertical, horizontal, diagonal e na ordem de trás para frente.
P |
A |
T |
I |
R |
M |
A |
N |
H |
R |
A |
O |
D |
R |
E |
N |
T |
I |
E |
O |
L |
A |
L |
X |
N |
O |
H |
T |
P |
S |
U |
X |
A |
I |
G |
F |
C |
R |
A |
S |
F |
I |
R |
A |
T |
V |
U |
O |
T |
A |
A |
T |
M |
Z |
I |
I |
Q |
L |
U |
G |
C |
U |
R |
U |
F |
W |
C |
E |
Z |
E |
E |
M |
E |
N |
S |
A |
L |
A |
O |
M |
Uma vez descobertas as palavras, o professor questionará:
Professor, espera-se que os alunos compreendam que as palavras "política" e "mensalão" estão de alguma forma relacionadas. Essa relação pode ser pensada coerentemente de várias formas:
Portanto, toda e qualquer relação coerente pensada sobre as palavras deve ser aceitável.
Depois de os alunos comentarem, o professor deverá direcionar àquilo que quer:
Professor, os alunos deverão chegar à conclusão de que a palavra contida é "mensalão", porque não é tão abrangente quanto "política". É como se dentro de "política" pudessem estar contidas tantas outras palavras. Peça aos alunos para que falem palavras que poderiam estar contidas dentro de "política" e anote-as no quadro para confirmar o raciocínio.
Eleições |
Voto nulo |
Parlamentares |
Base governista |
Política interna/externa |
Impeachement |
Etc. |
O objetivo dessa atividade é distinguir assunto e tema.
No quadro, o professor escreverá palavras conforme o número de fileiras de alunos nas carteiras. Ao sinal do professor, um aluno por vez deverá ir ao quadro e escrever, abaixo da palavra correspondente a sua fileira, palavras e ou expressões que estejam contidas na "palavra-cabeça" de sua fileira.
Exemplo:
Natureza |
Saúde |
Violência |
Efeito estufa |
Células tronco |
Bullying nas escolas |
Desmatamento |
Programa Mais Médicos |
Maioridade penal |
Pré-sal |
Doação de órgãos |
Lei seca e a direção |
Professor, deixe os alunos à vontade nessa atividade. Estipule um tempo. Ao final, junto com a turma, cheque cada palavra e ou expressão, observando se esta poderia estar de fato contida na "palavra-cabeça" da listagem. Deixe os alunos fazerem intervenções. Caso não as faça, induza-os a isso.
Depois, serão escritas no quadros as palavras ASSUNTO x TEMA e, coletivamente, alunos e professor deverão elencar características que as diferencie.
|
Professor, comente aos alunos que essa diferença não é consenso entre estudiosos da área, mas é uma possibilidade. Ademais, caso julgue necessário, exiba aos alunos o vídeo do professor Raphael Katyara.
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/professor-de-portugues-explica-diferenca-entre-tema-e-assunto.html Acesso em 18 out. 2013.
A meta é os alunos realizarem atividades que lhes requeiram identificar o tema e ou assunto.
O professor distribuirá os exercícios abaixo em folhas xerocopiadas ou ainda poderá fazer coletivamente por meio de projeção.
1)
Os exercícios acima foram retirados de:
http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_do_spaece_portugues_BLOCO1_1.htm Acesso em 18 out. 2013.
2) Indique o tema e ou o assunto, conforme alternativas:
a) Assunto: A cidade e seus problemas
Tema:
b) Assunto:
Tema: Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região.
c) Assunto: A criança e a televisão
Tema:
d) Assunto:
Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.
Atividades adaptadas a partir do sítio: http://atividadeslinguaportuguesamarcia.blogspot.com.br/2013/02/diferenca-entre-tema-e-titulo-numa.html Acesso em 18 out. 2013.
3) A partir das tirinhas, comente, em um parágrafo, sobre seu tema e assunto:
a)
por André Dahmer - malvados ( http://malvados.com.br/)
http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/63937228035 Acesso em 18 out. 2013.
b)
por Pedro Leite Quadrinhos Ácidos (http://www.quadrinhosacidos.com.br/)
http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/63884988795 Acesso em 18 out. 2013.
Para leitura de alunos e professores:
http://www.desconversa.com.br/redacao/redacao-assunto-%E2%89%A0-tema/ Acesso em 18 out. 2013.
http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/12-temas-ciencias-humanas-podem-cair-enem-2013-755858.shtml#0 Acesso em 18 out. 2013.
http://www.infoenem.com.br/17-possiveis-temas-para-a-redacao-do-enem-2013/ Acesso em 18 out. 2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23985 Acesso em 18 out. 2013.
Os alunos, nessa proposta, serão avaliados quanto ao conhecimento acerca da distinção assunto e tema. Para tanto, esse conhecimento poderá ser verificado ao longo da aula, por meio das atividades, especialmente, as atividades constantes na última parte da proposta.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/01/2014
Quatro estrelasgostei muito, obrigada por compartilhar.