Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Assunto X Tema

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir assunto e tema.
Duração das atividades
100 minutos ou 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipologia textual.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • jogos;
  • projeção;
  • quadro e pincel e ou giz;
  • folhas xerocopiadas.

 

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é os alunos estipularem relações entre as palavras do caça-palavras.

 

Os alunos deverão iniciar a aula procurando no caça-palavras, que deverá ser projetado para toda turma, os únicos dois vocábulos. Àqueles que acertarem, o professor pode dar um brinde: um bombom ou um décimo extra.

 

Professor, nenhuma pista pode ser dada. As palavras podem estar em qualquer direção: vertical, horizontal, diagonal e na ordem de trás para frente.

 

P

A

T

I

R

M

A

N

H

R

A

O

D

R

E

N

T

I

E

O

L

A

L

X

N

O

H

T

P

S

U

X

A

I

G

F

C

R

A

S

F

I

R

A

T

V

U

O

T

A

A

T

M

Z

I

I

Q

L

U

G

C

U

R

U

F

W

C

E

Z

E

E

M

E

N

S

A

L

A

O

M

 

Uma vez descobertas as palavras, o professor questionará:

  • Qual a relação entre elas?

 

Professor, espera-se que os alunos compreendam que as palavras "política" e "mensalão" estão de alguma forma relacionadas. Essa relação pode ser pensada coerentemente de várias formas:

  • relação semântica
  • relação de aproximação
  • relação em que uma palavra contém a outra
  • etc.

Portanto, toda e qualquer relação coerente pensada sobre as palavras deve ser aceitável.

 

Depois de os alunos comentarem, o professor deverá direcionar àquilo que quer: 

  • Se pensássemos na relação em que uma palavra conteria a outra, qual seria a palavra contida? Por quê?

Professor, os alunos deverão chegar à conclusão de que a palavra contida é "mensalão", porque não é tão abrangente quanto "política". É como se dentro de "política" pudessem estar contidas tantas outras palavras. Peça aos alunos para que falem palavras que poderiam estar contidas dentro de "política" e anote-as no quadro para confirmar o raciocínio.

Eleições

Voto nulo

Parlamentares

Base governista

Política interna/externa

Impeachement

Etc.

 

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é distinguir assunto e tema.

 

No quadro, o professor escreverá palavras conforme o número de fileiras de alunos nas carteiras. Ao sinal do professor, um aluno por vez deverá ir ao quadro e escrever, abaixo da palavra correspondente a sua fileira, palavras e ou expressões que estejam contidas na "palavra-cabeça" de sua fileira.

Exemplo:

Natureza

Saúde

Violência

Efeito estufa

Células tronco

Bullying nas escolas

Desmatamento

Programa Mais Médicos

Maioridade penal

Pré-sal

Doação de órgãos

Lei seca e a direção

 

Professor, deixe os alunos à vontade nessa atividade. Estipule um tempo. Ao final, junto com a turma, cheque cada palavra e ou expressão, observando se esta poderia estar de fato contida na "palavra-cabeça" da listagem. Deixe os alunos fazerem intervenções. Caso não as faça, induza-os a isso.

 

Depois, serão escritas no quadros as palavras ASSUNTO x TEMA e, coletivamente, alunos e professor deverão elencar características que as diferencie.

 

Qual a diferença entre tema e assunto?

Por Chico Viana
19/12/2009

 

            O assunto é genérico e indica a matéria de que trata determinado texto escrito ou oral. “Violência”, “prostituição”, “fontes alternativas de energia” são assuntos.

 

            O tema é uma delimitação do assunto. Tem características mais específicas e, sobretudo, comporta um problema que se presta a discussão. O tema implica necessariamente mais de um ponto de vista, a fim de dar margem a que se opine sobre ele.

 

            Dos assuntos que citei acima, por exemplo, podem-se retirar os temas “violência urbana”, “prostituição infantil”, “uso de biocombustíveis”. Ao delimitar o que antes era genérico, o tema propõe um questionamento concreto e torna possível um posicionamento do redator. 

Texto disponível em: http://www.chicoviana.com/dicas.php?id=15 Acesso em 18 out. 2013.

 

Professor, comente aos alunos que essa diferença não é consenso entre estudiosos da área, mas é uma possibilidade. Ademais, caso julgue necessário, exiba aos alunos o vídeo do professor Raphael Katyara.

 

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/professor-de-portugues-explica-diferenca-entre-tema-e-assunto.html Acesso em 18 out. 2013.

 

1

 

 

Atividade 3

A meta é os alunos realizarem atividades que lhes requeiram identificar o tema e ou assunto.

 

O professor distribuirá os exercícios abaixo em folhas xerocopiadas ou ainda poderá fazer coletivamente por meio de projeção.

 

1) 

  1. Leia o texto abaixo.

    O Galo e a Pedra Preciosa

    Esopo

    Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
    — Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as jóias do Mundo!

    Moral da História:
    A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.

    O tema desse texto é
  1. o alimento preferido de galos e galinhas.
  2. o encontro do galo com a pedra.
  3. a relação entre valor e necessidade.
  4. a beleza e o valor da pedra preciosa.

 

 

  1. Leia o texto abaixo.

    Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

    Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.

    Revista Recreio, nº252, 2005

    Esse texto trata
  1.   das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo
  2.  dos hábitos dos felinos.
  3.  das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
  4.  dos hábitos dos carnívoros.

Os exercícios acima foram retirados de:

http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/simulado_do_spaece_portugues_BLOCO1_1.htm Acesso em 18 out. 2013.

 

2) Indique o tema e ou o assunto, conforme alternativas:

a) Assunto: A cidade e seus problemas 
         Tema: 

b) Assunto: 
          Tema: Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região. 

c) Assunto: A criança e a televisão 
           Tema: 

d) Assunto: 
           Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só. 

Atividades adaptadas a partir do sítio: http://atividadeslinguaportuguesamarcia.blogspot.com.br/2013/02/diferenca-entre-tema-e-titulo-numa.html Acesso em 18 out. 2013.

 

3) A partir das tirinhas, comente, em um parágrafo, sobre seu tema e assunto:

a)

por André Dahmer - malvados ( http://malvados.com.br/)
http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/63937228035 Acesso em 18 out. 2013.

b)

por Pedro Leite Quadrinhos Ácidos (http://www.quadrinhosacidos.com.br/)

http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/63884988795 Acesso em 18 out. 2013.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos, nessa proposta, serão avaliados quanto ao conhecimento acerca da distinção assunto e tema. Para tanto, esse conhecimento poderá ser verificado ao longo da aula, por meio das atividades, especialmente, as atividades constantes na última parte da proposta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.