Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carros elétricos - transporte sem poluição

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender  o funcionamento de carros elétricos e a sua importância para o meio ambiente, tendo em vista o aquecimento global.

Identificar em situações do cotidiano, fenômenos físicos, e pesquisas relacionados com os carros elétricos.

Duração das atividades
Número de aulas: 01 de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de eletricidade, eletromagnetismo, aquecimento global e estrutura da matéria.
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 01:

 

O professor pode iniciar a aula comentando sobre a tecnologia dos carros elétricos, apresentando o seguinte recorte de notícia do site da Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE. Disponível em: http://www.abve.org.br/destaques/2009/destaque09037.asp acessado em 01/08/2009.


Petrobras Distribuidora inaugura seu primeiro eletroposto. Projeto 100% nacional é exclusivo para o abastecimento de veículos elétricos a partir da energia solar . 10/06/09


Questione se eles já conheciam esta tecnologia, se tinham conhecimento de que esses carros não produzem gases poluentes como os carros com motores a explosão e se  já viram carros movidos a energia elétrica.




  

Após indagar os alunos, apresente algumas características dos carros elétricos e suas relações com fenômenos físicos. Algumas questões que podem ser apresentadas aos alunos:

  • Como os carros elétricos funcionam?
  • Por que eles não produzem poluentes?
  • Que efeitos produzem no meio ambiente?
  • O que eles utilizam como combustível para movimentar-se?
  • Pensando nessa perspectiva, qual a razão dos carros elétricos ainda não serem utilizados em larga escala e substituir os carros convencionais?

 


Os carros elétricos atualmente encontram-se em fase de desenvolvimento na indústria, várias iniciativas para a fabricação desses carros já foram tomadas, o motor responsável pela sua movimentação é elétrico, como um motor de um cortador de grama, sendo alimentado por energia elétrica.

  A fonte de energia para os carros elétricos pode ser de baterias comuns, recarregadas normalmente em uma tomada elétrica com corrente alternada. Estão em desenvolvimento carros elétricos movidos a hidrogênio, o motor é alimentado pela energia elétrica  de uma célula de combustível a hidrogênio, que não emite gases poluentes, em um carro elétrico movido a hidrogênio, o que sai do escapamento é ar e água.


.


Eletroposto de para abastecimento de carros elétricos



Fonte: Eletroposto: Imagem disponível em: < http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/eletroposto-petrobras-20090610160327.jpg > acessado em 01/08/2009.

Já existem eletropostos no Brasil, em fase de testes para abastecer os carros elétricos. Um carro elétrico é silencioso e se for alimentado apenas por baterias comuns, não possui escapamento, não emitindo nenhum poluente, os alimentados com células de combustível a hidrogênio emitem ar e água no escapamento.





Para saber mais sobre carros elétricos e células de combustível, peça para que os alunos pesquisem no site Inovação Tecnológica, é possível esclarecer as dúvidas a respeito de carros elétricos com baterias comuns e a célula de combustível a hidrogênio. A informação está disponível no endereço abaixo:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=onibus-brasileiro-movido-a-hidrogenio-comeca-a-rodar-em-sao-paulo&id=010170090408 acessado em 01/08/2009.
        


O primeiro ônibus elétrico movido a hidrogênio já está em circulação no Brasil, esse projeto pretende eliminar a poluição causada pelos ônibus convencionais a gasolina, a reportagem pode ser visualizada no site youtube:



        
No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes,  realizarem uma pesquisa sobre carros movidos a hidrogênio, o resultados dessas pesquisas pode ser postado em um blog, dessa forma a pesqu isa pode ser registrada pelo aluno, facilitando a sua consulta e incentivando outros colegas discutirem o tema.



Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos.

Uma dica legal é passar o seguinte endereço: http://www.cooliris.com/tab/#url=jsfeed%3Ahttp%3A%2F%2Fimages.google.com.br%2Fimages%3F%26start%3D0%26hl%3Dpt-BR%26q%3Dcarros%2520el%25C3%25A9tricos%26um%3D1%26ie%3DUTF-8%26sa%3DN%26tab%3Dwi%26gbv%3D2, acessado em 01/08/2009, do site Cooliris, que apresenta imagens 3D, muito interessante.


       
Professor, sugira o seguinte experimento com seus alunos ou, pelo menos, faça a demonstração da animação, para eles verificarem como é o sistema de funcionamento de um motor elétrico.

Portal do Professor. Motor elétrico: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17562. acessado em 01/08/2009.

Motorzinho elétrico

Objetivo

Construir um sistema simplificado de motor de corrente contínua, usando um ímã natural e uma bobina como ímã não natural

Descrição

Guia de experimento que mostra a base de funcionamento de um motor elétrico. No experimento uma corrente elétrica percorre uma bobina que está de frente para um imã fixo. A corrente elétrica que passa pela bobina gera um campo magnético e funciona como um imã não natural que faz com que a bobina entre em movimento para se livrar da repulsão do imã natural, que está a sua frente. Este movimento dura enquanto passar corrente elétrica pela bobina.


Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12080/motoreletrico.swf

Roteiro de discussão:
1 - Como funciona o motor elétrico?
2 - Por que é necessário dar um "empurrão inicial" para o motor iniciar o movimento?

3 - Ao invés de utilizar um imã natural e uma bobina, seria possível construir um motor com duas bobinas?


       



Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos o s seguintes conceitos abaixo:
A tecnologia dos carros elétricos pode significar uma redução significativa na poluição causada pelos automóveis nos dias de hoje, diminuição da poluição causada por gases poluentes e poluição sonora, os motores elétricos desenvolvidos atualmente são muito silenciosos. O combustível hidrogênio, é encontrado na natureza em grande quantidade, uma desvantagem ainda encontrada é a dificuldade na sua obtenção, mas isso está sendo superado pelos avanços da tecnologia.



Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta, através do uso da energia elétrica nos meios de transportes. Pode ser feito uma lista de ações a serem realizadas em nossa comunidade ou até mesmo, pequenas atitudes individuais como por exemplo: andar mais a pé, evitar uso de transportes com poucas pessoas, valorizar as novas energias, etc...


Referências utilizadas:

EscolaBR. Disponível em: http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=12. acessado em 01/08/2009.
Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XHviuNCuf00. acessado em 01/08/2009.
       
Inovação tecnológica. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=onibus-brasileiro-movido-a-hidrogenio-comeca-a-rodar-em-sao-paulo&id=010170090408 acessado em 01/08/2009.
       
Veja.com. Disponível em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/eletroposto-petrobras-20090610160327.jpg e http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/petrobras-inaugura-1o-eletroposto-477476.shtml acessado em 01/08/2009.
       
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Motorzinho elétrico Animação/simulação
Recursos Complementares
Floresta Solar para recarregar carros elétricos. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/estacionamento-solar-garante-sombra-e-energia acessado em 01/08/2009.
       
Avaliação



A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.