20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
· Descobrir diferentes usos e funções da escrita na escola;
· Analisar a escrita no contexto escolar;
· Refletir sobre a formação das palavras;
· Reconhecer diferentes gêneros textuais: acrósticos, cartazes, entrevista, dentre outros;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Escola: espaço-tempo de escrever e de ler
Professor, o trabalho com a escrita na escola constitui uma fonte para enriquecer a aprendizagem não apenas da escrita, como também da leitura, de forma que os alunos compreendam o uso social da escrita e a sua função no dia a dia da escola. Sabemos que muitas coisas que estão nos murais da escola podem passar despercebidas pelos alunos, por isso, é nossa função instigá-los na leitura do mundo da escola e inseri-los como autores neste espaço-tempo. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Informações ao professor
Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Você sabia? O ambiente alfabetizador favorece a aprendizagem dos alunos desde que tenha como referência a heterogeneidade de conhecimentos que os mesmos já possuam e que se expressa no processo singular de aprender de cada um.
Para outras informações acesse o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Professor, também sugerimos o recurso abaixo para consulta sobre os processos de alfabetização, letramento e cidadania. Tais temas constituem-se como fundamentais para a presente aula.
Iniciando o diálogo
Fonte da imagem: Sítio: “Virtual Shop”. Disponível em: <http://dicastruqes.blogspot.com.br/2011/03/curso-de-detetive-e-investigacao.html>. Acesso em: 04 de nov. 2013.
Explorando acrósticos
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Explique que os alunos terão como desafio fazerem uma investigação da escola. Para isso, instigue-os a pensarem sobre o que já leram no ambiente da escola. Procure ouvir cada aluno e observar os ambientes que eles mais citam.
Após o diálogo, faça com a turma uma brincadeira com a palavra ESCOLA. Explique o que é um acróstico, se achar interessante poderá fazer uma pesquisa com a turma no sítio sugerido abaixo e descobrir mais sobre o seu significado.
Fonte : Sítio: “Infoescola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/literatura/acrostico/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.
Após descobrirem o que é um acróstico, brinque de formar um com a palavra ESCOLA. Para isso, escreva na lousa as letras da palavra ESCOLA na vertical e instigue os alunos a pensarem em uma palavra para cada letra, que tenha relação com a temática escola. Veja o exemplo a seguir:
Escrever
Solucionar
Conviver
Ouvir
Liberdade
Aprender
Com o acróstico pronto, escreva o mesmo em uma cartolina e peça que, cada aluno faça um desenho ou escolha uma gravura que represente a sua escola. Os alunos poderão colar ou mesmo desenhar na própria cartolina.
Com o trabalho pronto, afixe-o no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciá-lo.
Um passeio pela escola
Professor, para esta atividade solicite que os alunos tragam para escola alguns materiais que poderão representar alguns espaços da escola, tais como: caixas de remédios, caixas de fósforos vazias, barbantes, pedaços de papelão, dentre outros.
Faça um passeio com a turma pela escola. Peça para que os alunos observem os diferentes locais e também o caminho que percorrem para chegarem aos diferentes ambientes. Em sala de aula, organize a turma em duplas, e entregue uma cartolina branca para cada uma. Sugira que cada dupla construa um mapa da escola, informando os seus diferentes espaços.
Após a construção do mapa utilizando uma cartolina peça para cada dupla construir uma maquete da escola utilizando tintas, imagens de revistas, materiais descartáveis como caixas de remédios e de fósforo, dentre outros materiais. Disponibilize colas e tesouras para cada dupla. É importante frisar que cada grupo deverá colocar o nome do local de cada espaço representado na maquete.
Professor, durante o passeio pela escola, instigue os alunos a registrarem palavras que acharem interessantes. Para isso, você poderá propor outro passeio pela escola, só que agora com o objetivo de procurar palavras ou mesmo informações importantes. Para isso, os alunos poderão levar uma prancheta com uma folha de papel em branco e um lápis de escrever para realizar os registros. Em sala de aula, faça uma retomada do que foi identificado pelos alunos, instigando a participação de todos.
Após a participação de todos, que tal criar um cartaz com as palavras e informações identificadas pelos alunos? Após a construção do cartaz, afixe-o no mural da sala de aula para que todos da turma possam ter acesso.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Ultra Downloads”. Disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Tirando-fotos/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.
Um clique pela escola!
Professor, solicite que cada aluno utilize o seu laptop Classmate e acesse a WxCam, através do caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive. Também poderá ser utilizada uma câmara digital.
Explique para a turma que terá como desafio tirar fotos dos mais diversos espaços da escola. Se preferir, poderá dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e estipular os locais específicos que cada grupo deverá ficar responsável por tirar fotos.
Em seguida, imprima as imagens e organize os alunos em seus grupos. Solicite que observem as imagens tiradas por eles e construam um cartaz, contendo explicações do local tais como:
Ao final, cada grupo poderá fazer uma apresentação do seu cartaz para os colegas e em seguida, organize com a turma um mural, para afixar os trabalhos construídos. É importante que cada cartaz possa ser colocado próximo ao local do qual faz referência, para que toda a comunidade escolar possa compreender melhor a função e a construção dos alunos.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fonte da imagem: Sítio:“Uol”. Disponível em: <http://gartic.uol.com.br/Athos/desenho-jogo/1217898232>. Acesso em: 04 de nov. 2013.
Entrevista: conhecendo nossa escola
Professor, organize com os alunos alguns momentos de entrevista com os funcionários da escola, sendo um de cada espaço visitado pela turma. Construa com a turma um roteiro para a entrevista, que terá como objetivo conhecer o espaço e também a sua função e utilidade no dia a dia da escola.
Para obter maiores informações sobre como trabalhar entrevista com a turma, sugerimos que acesse as aulas do Portal do Professor: Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35374> e <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21113>. Acesso em: 02 de nov. 2013.
Após criar o roteiro da entrevista com a turma, a qual poderá conter informações como:
Converse com a turma sobre o comportamento e o respeito aos funcionários da escola, levantando com a turma alguns combinados para o momento da entrevista, tais como:
Após criarem o roteiro e os combinados construídos, convide os funcionários da escola, agendando: data, horário e local. Se possível, organize para que o momento da entrevista seja realizado em cada espaço da escola a ser investigado.
Para cada entrevista, sugerimos que os alunos gravem utilizando para isso o laptop Classmate, por meio do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Após as entrevistas realizadas, organize a turma em duplas e distribua uma entrevista para cada dupla ficar responsável por assistir a entrevista novamente e organizar um texto contendo as principais informações do espaço da escola que o funcionário trabalha. Para assistir à entrevista novamente, os alunos devem clicar no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Os alunos poderão fazer a produção escrita no caderno de Língua Portuguesa e em seguida transcrevê-la para uma folha de papel em branco.
Depois da escrita pronta, auxilie os alunos a colorem as suas produções próximas aos locais que ficaram responsáveis pelo texto escrito. Este trabalho favorecerá o uso social da escrita, em que outros colegas de outras turmas terão acesso às descobertas da turma, bem como poderão obter informações importantes sobre os diferentes espaços da escola.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Montando uma escola virtual
Professor, solicite que os alunos fechem os olhos por alguns minutos e imaginem uma escola que ainda não existe. Instigue os alunos a pensarem como seria o lugar, quais pessoas estariam lá, o que faziam, como eram as comidas, o que havia escrito nos murais da escola, dentre outros aspectos.
Após imaginarem a escola dos sonhos, proponha que os alunos façam um desenho de como seria a escola imaginada. Para esse momento, solicite o registro da turma seja feito utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Após todos terminarem, imprima os desenhos e solicite criem um nome para a sua escola e façam um pequeno texto contando como é a escola. Em seguida, peça para fazerem uma apresentação do trabalho para a turma.
Depois que todos apresentarem, monte um painel com as escolas imaginárias dos alunos e seus respectivos textos e afixe-o no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso. Os trabalhos também poderão ser disponibilizados no sítio oficial da escola.
A função da escrita na escola
Professor, para finalizar o trabalho com a turma, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco membros. Converse com a turma sobre os espaços da escola em que há algo escrito. É importante que os alunos percebam a importância e a utilidade da escrita na escola. Desta forma, cada grupo terá como desafio fazer um cartaz contendo os lugares da escola que tem algo escrito, buscando mostrar a sua importância. Assim, os alunos poderão refletir sobre a necessidade de ler os cartazes, bilhetes, propagandas e outras informações que veiculem pela escola. Caso os alunos achem interessante, poderão ir até o local em que estão os murais e fazerem a leitura e a observação dos mesmos.
Ao final do trabalho, faça um momento de apresentação dos trabalhos para a turma e também, organize um momento de socialização com as outras turmas da escola. Agende um horário com cada turma, para que os alunos possam apresentar seus trabalhos.
Nome | Tipo |
---|---|
Um mundo imerso em palavras [Um mundo de letras] | Vídeo |
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Smartkids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/passatempos/animais-caca-palavras.html>. Acesso em:01 de ago. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Frei Betto.” Texto: A escola dos meus sonhos. Disponível em: <http://www.freibetto.org/index.php/artigos/44-a-escola-dos-meus-sonhos-frei-betto>. Acesso em: 03 de nov. 2013.
Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de nov. de 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de nov. de 2013.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!