Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O centenário de Vinicius de Moraes

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história e a produção artística, envolvendo o lúdico, através de poesias e canções conhecidas na mídia e no cenário editorial de Vinicius de Moraes.
  • Interpretar textos permitindo uma leitura autônoma.
  • Ampliar o conhecimento sobre as características dos gêneros textuais: poesia e música.
  • Ouvir, declamar e apreciar poesias e músicas de Vinicius de Moraes.
  • Familiarizar com a escrita por meio do manuseio de livros e visualização de cartazes com poesias e músicas escritas.  
Duração das atividades
05 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 – Conhecendo Vinicius de Moraes

 

1 - Nos últimos tempos, temos notado que grande parte dos alunos tem levado para escola, músicas com palavras e termos desapropriados para a infância, bem como carregados de sexualidade adulta. Sabemos que esse repertório musical não contribui para ampliar vocabulário das crianças, nem o pensamento crítico e reflexivo. Na intenção de desconstruir essa imposição midiática e aproveitando o centenário de Vinicius de Moraes, buscamos, através desta aula, um trabalho com suas poesias, no qual poderemos explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer nossas aulas e estudos com algumas músicas que compõem sua obra. Sendo assim, o trabalho proposto irá, com certeza, proporcionar excelentes momentos de diversão, criatividade, imaginação e descobertas, através de uma viagem nos versos e nas rimas das poesias e músicas de Vinícius de Moraes. 

 

2 - Para iniciar a aula leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola e apresente para eles a reportagem exibida no “Jornal Nacional” no dia 19 de outubro de 2013, dia em que o artista completaria 100 anos, que mostra de forma simples, um pouco da história de Vinicius de Moraes, a casa onde viveu, os locais que frequentava, alguns familiares, a biblioteca pública do Rio de Janeiro que mantém viva a sua obra e o contato das crianças com sua produção através de suas poesias. A reportagem Neta de Vinicius de Moraes revela soneto inédito escrito em 1956”. Duração 2min44seg. Disponível no site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/neta-de-vinicius-de-moraes-revela-soneto-inedito-escrito-em-1956.html. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

 

vinicius de moraes

Imagem retirada pela autora do site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/neta-de-vinicius-de-moraes-revela-soneto-inedito-escrito-em-1956.html. Acesso em 02 de novembro de 2013. 

 

3 - Informe aos alunos que irão assistir a uma reportagem veiculada pelo Jornal Nacional que falava de uma pessoa que já morreu, mas deixou muita coisa boa para que todo brasileiro lembre-se dele. Peça aos alunos que prestem muita atenção na reportagem, pois logo após, irá perguntar a todos qual o nome desta pessoa e o que ele fazia.

Após assistir ao vídeo, interprete a reportagem juntamente com os alunos.  Para auxiliar na interpretação sugerimos alguns questionamentos, mas lembre-se que, caso haja necessidade, podem ser ampliados pelo professor.

  • A reportagem fala de quem? O que ele fazia?
  • Alguém já ouvir falar de Vinicius de Moraes?
  • A reportagem mostrou que Vinicius de Moraes era cantor, alguém conhece alguma música dele? Pode acontecer que os alunos não conheçam nenhuma, neste caso, para auxiliar, cante alguns trechos das músicas de Vinícius mais conhecidas do público infantil. Ex. O Pato, A Casa etc.
  • Será que ele só cantava ou fazia outras coisas também?
  • Na reportagem tem uma criança que recita uma poesia. Essa poesia era de Vinicius de Moraes?
  • Onde ele morava?
  • O que é centenário?
  • Com quantos anos ele morreu?

Observações: O professor pode retomar a reportagem e ir parando as cenas para conversar com os alunos. Chame a atenção na parte em que a criança recita as poesias, pois posteriormente, será trabalhada este gênero literário com os alunos.  

 

4 - Após a conversa acesse o site oficial de Vinicius de Moraes: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br. Acessado dia 02 de novembro de 2013. Clique no link “Vida e Obra de Vinicius de Moraes”, lá você encontrará a bibliografia com fotos do artista. Como ela é extensa e levando em consideração a idade dos alunos, seria interessante o professor selecionar as informações mais relevantes e preparar uma nova apresentação para a aula. Focalize nos anos de 1970 e 1971 nos quais se inicia parceira de canções, discos e shows com Toquinho e o trabalho voltado para as crianças.  

Conte aos alunos que dentre os inúmeros trabalhos realizados por esses artistas, um deles foi feito especialmente para as crianças. Mostre aos alunos a reportagem de Bruno Molinero, publicada na folhinha de São Paulo em 19 de outubro de 2013, Vinicius de Moraes completaria 100 anos hoje; saiba mais sobre o disco "A Arca de Noé" - Disponível no site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358717-vinicius-de-moraes-completaria-100-anos-hoje-saiba-mais-sobre-seu-trabalho-para-criancas.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

Com o auxílio dessa reportagem o professor informará para as crianças que Vinicius de Moraes escreveu um livro de poesias “A arca de Noé” e logo depois, juntamente com seu amigo Toquinho (apresente também esse artista aos alunos), fizeram composições de melodias para essas poesias que viraram músicas para o CD a “A arca de Noé”. Leia as reportagens apresentado as imagens aos alunos.

 

vinicius de moraes

Fonte: Imagem retirada do site: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/13290479.jpeg.  Acesso em 02 de novembro de 2013. 

arca de noe

Imagem retirada pela autora do site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358717-vinicius-de-moraes-completaria-100-anos-hoje-saiba-mais-sobre-seu-trabalho-para-criancas.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013. 

 

Atividade 02 – Conhecendo a “Arca de Noé”

 

1 - Traga para a aula e mostre aos alunos o livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes. 

 

vinicius de moraes

Fonte: http://www.viniciusdemoraes.com.br/sites/default/files/styles/175x263/public/arca_noe.jpg?itok=CAEZf7-f. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

2 - Apresente o livro para os alunos. Observe que muitos poemas são sobre animais. Converse sobre o que seria a “Arca de Noé”. A reportagem da folhinha de São Paulo trabalhada anteriormente nos diz que, “Na história da Bíblia, Noé reuniu numa arca (barco) casais de todas as espécies. Salvos de um dilúvio, repovoaram a Terra.” Por se tratar de uma questão religiosa iremos somente informar o que foi a “Arca de Noé”, sem aprofundar sobre essa questão. Explore o nome da obra, do autor do livro, editora, imagem e chame a atenção para as características próprias de um livro de poemas. Apresente o sumário e realize uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o poema que será lido pela professora.

Informações sobre o livro: A primeira edição de A arca de Noé foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais abordam desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é a musicalidade dos textos, boa parte dos poemas virou música fruto da parceria do autor com o compositor Toquinho (basta ouvir os CDs Arca de Noé I e Arca de Noé II). Informações retiradas blog “N a escola a gente aprende”. Disponível em: http://naescolaagenteaprende.blogspot.com.br/2013/07/plano-de-trabalho-foca-vinicius-de.html. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

Sugestão: Caso sua escola não tenha esse livro em sua Biblioteca, sugerimos que o apresente virtualmente utilizando o site: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/livros/arca-de-noe. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

 

3 - Após ler com os alunos eleja uma poesia para ser trabalhada com eles. Essa eleição poderá ser feita por votação, por argumentação ou da maneira que o professor achar mais conveniente.

 

4 - No caso dessa aula a poesia escolhida foi “A casa”. Disponibilize a poesia em um cartaz e uma para cada um dos alunos. Solicite a eles que acompanhem a leitura da poesia observando sua estrutura. Trabalhe as características e o formato de como a poesia é estruturada, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, pergunte sobre a quantidade de estrofes e linhas, apresente quem a escreveu. Questione os alunos sobre qual temática está presente nessa poesia. Para isso sugerimos alguns questionamentos:

 

  • Essa poesia fala do que?
  • Por que essa casa era considerada engraçada?
  • O que esta casa tem de diferente das outras?
  • É possível morar nessa casa?
  • Por que não é possível?
  • A casa de vocês é diferente desta casa?
  • Como é a casa de vocês?

 

Observações: O professor pode ampliar a conversa trazendo os diferentes tipos de moradia existentes. Você encontra mais informações sobre essa temática na aula disponível do portal: OLIVEIRA, Pâmela Faria. Contando e recontando as diversas versões da história dos “Três Porquinhos”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53119. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

 

Atividade 3 – Atividade de Registro.

 

1-      Para explorar os valores e significados proporcionados pela vivência de interpretação da poesia “A Casa”, disponibilize folhas A3 brancas para os alunos e peça que façam a tentativa de escrita livre de palavras escritas na poesia. Assim que todos terminarem, faça uma roda de conversa e peça para que cada um fale sobre o significado das palavras que tentou escrever. Essa atividade proporciona momentos de expressividade, respeito à fala do colega, bem como proporciona que o professor observe como os alunos avançaram no processo de interpretação da poesia. Logo após, faça a correção coletiva de todas as palavras escritas pelos alunos.

 

2-       Sugerimos uma atividade de registro na qual o aluno deverá identificar na poesia a palavra casa, fazer a tentativa de escrita do título da poesia e depois ilustrá-la. Nesse momento o professor pode retomar a atividade de tentativa de escrita livre e individualmente, identificando e comparando as palavras escritas pelos alunos na folha A3 com as que estão presentes na poesia. Veja o exemplo abaixo:

 

atividade

Atividade 1. Fonte: Imagem da própria autora. 

 

 

Atividade 4 – Conhecendo a música “A Casa”

 

1 - Conte para os alunos como esse poema virou uma música, que o autor Vinícius em parceria com o compositor Toquinho, colocou melodia na poesia que virou uma linda música. O professor encontra a música e o vídeo “A casa”, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA. Duração: 2min13seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.   

a casa   

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA. Acesso em 02 de novembro de 2013. 

 

2 - Após ouvir a música, questione junto aos alunos sobre quais foram as sensações que esta música proporciona. Ouça as sensações que os alunos sentiram: tranquilidade, paz, alegria, tristeza etc. Nesse momento converse sobre as sensações que os alunos sentem com outros gêneros musicais como rock, funk, sertanejo etc. Interprete as letras dessas músicas. O professor pode observar quais músicas desses gêneros são cantadas pelos alunos e trazê-las para que possam fazer uma análise crítica dessas letras, tendo a oportunidade de privilegiar um repertório musical não comercial.  

 

3 - Conte para os alunos que essa “casa” mencionada na poesia e na música existe de verdade, ela se parece com um grande castelo branco à beira-mar e se chama Casapueblo e esta localizada no Uruguai, um país que faz fronteira com o sul do Brasil. Começou a ser construído em 1958, por um artista e amigo de Vinícius chamado Carlos Vilaró, 89 anos. No início, era um pequeno quarto feito com latas. Vilaró conta que fez a casa ladrilho por ladrilho e demorou trinta anos para deixá-la como é hoje. Para maiores informações, acesse a reportagem “Casa muito engraçada da música de Vinicius de Moraes existe de verdade”. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358732-casa-muito-engracada-da-musica-de-vinicius-de-moraes-existe-de-verdade.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013.  

 

Casapueblo – Uruguai – Fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/13290512.jpeg.  Acesso em 02 de novembro de 2013.  

carlos paes vilaro

Carlos Páez Vilaró – Artista que construiu a Casapueblo – Uruguai. Fonte: Imagens da própria autora.   

 

4- Para finalizar organize com os alunos uma apresentação para seus familiares e demais colegas, onde irão recitar os poemas e cantar as músicas de Vinícius de Morais  do Livro e CD Arca de Noé. Aproveite para trabalhar com os alunos as características e diferenças que existem entre o recitar e cantar destacando que para recitar uma poesia temos um tipo de dramatização sem melodia e para cantar temos outro tipo que utiliza da melodia para ser cantada. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores: 

Professor você encontra o resumo da biografia de Vinicius de Moraes, disponível no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinicius_de_Moraes. Acesso em 2 de novembro de 2013. 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo. O professor deve observar o envolvimento dos alunos e avaliar, nas atividades propostas, se os alunos conseguiram:

  • Ampliar seu conhecimento em relação à vida e a obra de Vinicius de Moraes.
  • Interpretar e se expressar nos momentos de leitura da poesia e ao escutar a musica “A Casa”.
  • Identificar a palavra casa e realizar tentativa de escrita na atividade de registro.
  • Ouvir, declamar e apreciar poemas e músicas de Vinicius de Moraes. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • patricia aparecida filho ferreira, patricia aparecida , Minas Gerais - disse:
    patypepe2010@hotmail.com

    29/11/2013

    Cinco estrelas

    Achei essa aula superinteressante, pois demonstrou com clareza e objetividade como ensinar seus alunos de maneira criativa e prazerosa. As idéias para aplicar as atividades também ajudaram bastante, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.