28/11/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01 – Conhecendo Vinicius de Moraes
1 - Nos últimos tempos, temos notado que grande parte dos alunos tem levado para escola, músicas com palavras e termos desapropriados para a infância, bem como carregados de sexualidade adulta. Sabemos que esse repertório musical não contribui para ampliar vocabulário das crianças, nem o pensamento crítico e reflexivo. Na intenção de desconstruir essa imposição midiática e aproveitando o centenário de Vinicius de Moraes, buscamos, através desta aula, um trabalho com suas poesias, no qual poderemos explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer nossas aulas e estudos com algumas músicas que compõem sua obra. Sendo assim, o trabalho proposto irá, com certeza, proporcionar excelentes momentos de diversão, criatividade, imaginação e descobertas, através de uma viagem nos versos e nas rimas das poesias e músicas de Vinícius de Moraes.
2 - Para iniciar a aula leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola e apresente para eles a reportagem exibida no “Jornal Nacional” no dia 19 de outubro de 2013, dia em que o artista completaria 100 anos, que mostra de forma simples, um pouco da história de Vinicius de Moraes, a casa onde viveu, os locais que frequentava, alguns familiares, a biblioteca pública do Rio de Janeiro que mantém viva a sua obra e o contato das crianças com sua produção através de suas poesias. A reportagem “Neta de Vinicius de Moraes revela soneto inédito escrito em 1956”. Duração 2min44seg. Disponível no site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/neta-de-vinicius-de-moraes-revela-soneto-inedito-escrito-em-1956.html. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Imagem retirada pela autora do site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/neta-de-vinicius-de-moraes-revela-soneto-inedito-escrito-em-1956.html. Acesso em 02 de novembro de 2013.
3 - Informe aos alunos que irão assistir a uma reportagem veiculada pelo Jornal Nacional que falava de uma pessoa que já morreu, mas deixou muita coisa boa para que todo brasileiro lembre-se dele. Peça aos alunos que prestem muita atenção na reportagem, pois logo após, irá perguntar a todos qual o nome desta pessoa e o que ele fazia.
Após assistir ao vídeo, interprete a reportagem juntamente com os alunos. Para auxiliar na interpretação sugerimos alguns questionamentos, mas lembre-se que, caso haja necessidade, podem ser ampliados pelo professor.
Observações: O professor pode retomar a reportagem e ir parando as cenas para conversar com os alunos. Chame a atenção na parte em que a criança recita as poesias, pois posteriormente, será trabalhada este gênero literário com os alunos.
4 - Após a conversa acesse o site oficial de Vinicius de Moraes: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br. Acessado dia 02 de novembro de 2013. Clique no link “Vida e Obra de Vinicius de Moraes”, lá você encontrará a bibliografia com fotos do artista. Como ela é extensa e levando em consideração a idade dos alunos, seria interessante o professor selecionar as informações mais relevantes e preparar uma nova apresentação para a aula. Focalize nos anos de 1970 e 1971 nos quais se inicia parceira de canções, discos e shows com Toquinho e o trabalho voltado para as crianças.
Conte aos alunos que dentre os inúmeros trabalhos realizados por esses artistas, um deles foi feito especialmente para as crianças. Mostre aos alunos a reportagem de Bruno Molinero, publicada na folhinha de São Paulo em 19 de outubro de 2013, Vinicius de Moraes completaria 100 anos hoje; saiba mais sobre o disco "A Arca de Noé" - Disponível no site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358717-vinicius-de-moraes-completaria-100-anos-hoje-saiba-mais-sobre-seu-trabalho-para-criancas.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Com o auxílio dessa reportagem o professor informará para as crianças que Vinicius de Moraes escreveu um livro de poesias “A arca de Noé” e logo depois, juntamente com seu amigo Toquinho (apresente também esse artista aos alunos), fizeram composições de melodias para essas poesias que viraram músicas para o CD a “A arca de Noé”. Leia as reportagens apresentado as imagens aos alunos.
Fonte: Imagem retirada do site: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/13290479.jpeg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Imagem retirada pela autora do site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358717-vinicius-de-moraes-completaria-100-anos-hoje-saiba-mais-sobre-seu-trabalho-para-criancas.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Atividade 02 – Conhecendo a “Arca de Noé”
1 - Traga para a aula e mostre aos alunos o livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes.
Fonte: http://www.viniciusdemoraes.com.br/sites/default/files/styles/175x263/public/arca_noe.jpg?itok=CAEZf7-f. Acesso em 02 de novembro de 2013.
2 - Apresente o livro para os alunos. Observe que muitos poemas são sobre animais. Converse sobre o que seria a “Arca de Noé”. A reportagem da folhinha de São Paulo trabalhada anteriormente nos diz que, “Na história da Bíblia, Noé reuniu numa arca (barco) casais de todas as espécies. Salvos de um dilúvio, repovoaram a Terra.” Por se tratar de uma questão religiosa iremos somente informar o que foi a “Arca de Noé”, sem aprofundar sobre essa questão. Explore o nome da obra, do autor do livro, editora, imagem e chame a atenção para as características próprias de um livro de poemas. Apresente o sumário e realize uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o poema que será lido pela professora.
Informações sobre o livro: A primeira edição de A arca de Noé foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais abordam desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é a musicalidade dos textos, boa parte dos poemas virou música fruto da parceria do autor com o compositor Toquinho (basta ouvir os CDs Arca de Noé I e Arca de Noé II). Informações retiradas blog “Nhttp://naescolaagenteaprende.blogspot.com.br/2013/07/plano-de-trabalho-foca-vinicius-de.html. Acesso em 02 de novembro de 2013.
a escola a gente aprende”. Disponível em:Sugestão: Caso sua escola não tenha esse livro em sua Biblioteca, sugerimos que o apresente virtualmente utilizando o site: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/livros/arca-de-noe. Acesso em 02 de novembro de 2013.
3 - Após ler com os alunos eleja uma poesia para ser trabalhada com eles. Essa eleição poderá ser feita por votação, por argumentação ou da maneira que o professor achar mais conveniente.
4 - No caso dessa aula a poesia escolhida foi “A casa”. Disponibilize a poesia em um cartaz e uma para cada um dos alunos. Solicite a eles que acompanhem a leitura da poesia observando sua estrutura. Trabalhe as características e o formato de como a poesia é estruturada, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, pergunte sobre a quantidade de estrofes e linhas, apresente quem a escreveu. Questione os alunos sobre qual temática está presente nessa poesia. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Observações: O professor pode ampliar a conversa trazendo os diferentes tipos de moradia existentes. Você encontra mais informações sobre essa temática na aula disponível do portal: OLIVEIRA, Pâmela Faria. Contando e recontando as diversas versões da história dos “Três Porquinhos”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53119. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Atividade 3 – Atividade de Registro.
1- Para explorar os valores e significados proporcionados pela vivência de interpretação da poesia “A Casa”, disponibilize folhas A3 brancas para os alunos e peça que façam a tentativa de escrita livre de palavras escritas na poesia. Assim que todos terminarem, faça uma roda de conversa e peça para que cada um fale sobre o significado das palavras que tentou escrever. Essa atividade proporciona momentos de expressividade, respeito à fala do colega, bem como proporciona que o professor observe como os alunos avançaram no processo de interpretação da poesia. Logo após, faça a correção coletiva de todas as palavras escritas pelos alunos.
2- Sugerimos uma atividade de registro na qual o aluno deverá identificar na poesia a palavra casa, fazer a tentativa de escrita do título da poesia e depois ilustrá-la. Nesse momento o professor pode retomar a atividade de tentativa de escrita livre e individualmente, identificando e comparando as palavras escritas pelos alunos na folha A3 com as que estão presentes na poesia. Veja o exemplo abaixo:
Atividade 1. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 4 – Conhecendo a música “A Casa”
1 - Conte para os alunos como esse poema virou uma música, que o autor Vinícius em parceria com o compositor Toquinho, colocou melodia na poesia que virou uma linda música. O professor encontra a música e o vídeo “A casa”, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA. Duração: 2min13seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA. Acesso em 02 de novembro de 2013.
2 - Após ouvir a música, questione junto aos alunos sobre quais foram as sensações que esta música proporciona. Ouça as sensações que os alunos sentiram: tranquilidade, paz, alegria, tristeza etc. Nesse momento converse sobre as sensações que os alunos sentem com outros gêneros musicais como rock, funk, sertanejo etc. Interprete as letras dessas músicas. O professor pode observar quais músicas desses gêneros são cantadas pelos alunos e trazê-las para que possam fazer uma análise crítica dessas letras, tendo a oportunidade de privilegiar um repertório musical não comercial.
3 - Conte para os alunos que essa “casa” mencionada na poesia e na música existe de verdade, ela se parece com um grande castelo branco à beira-mar e se chama Casapueblo e esta localizada no Uruguai, um país que faz fronteira com o sul do Brasil. Começou a ser construído em 1958, por um artista e amigo de Vinícius chamado Carlos Vilaró, 89 anos. No início, era um pequeno quarto feito com latas. Vilaró conta que fez a casa ladrilho por ladrilho e demorou trinta anos para deixá-la como é hoje. Para maiores informações, acesse a reportagem “Casa muito engraçada da música de Vinicius de Moraes existe de verdade”. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358732-casa-muito-engracada-da-musica-de-vinicius-de-moraes-existe-de-verdade.shtml. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Casapueblo – Uruguai – Fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/folhinha/images/13290512.jpeg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Carlos Páez Vilaró – Artista que construiu a Casapueblo – Uruguai. Fonte: Imagens da própria autora.
4- Para finalizar organize com os alunos uma apresentação para seus familiares e demais colegas, onde irão recitar os poemas e cantar as músicas de Vinícius de Morais do Livro e CD Arca de Noé. Aproveite para trabalhar com os alunos as características e diferenças que existem entre o recitar e cantar destacando que para recitar uma poesia temos um tipo de dramatização sem melodia e para cantar temos outro tipo que utiliza da melodia para ser cantada.
Sugestões de links para professores:
Professor você encontra o resumo da biografia de Vinicius de Moraes, disponível no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinicius_de_Moraes. Acesso em 2 de novembro de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo. O professor deve observar o envolvimento dos alunos e avaliar, nas atividades propostas, se os alunos conseguiram:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/11/2013
Cinco estrelasAchei essa aula superinteressante, pois demonstrou com clareza e objetividade como ensinar seus alunos de maneira criativa e prazerosa. As idéias para aplicar as atividades também ajudaram bastante, parabéns!