30/11/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
1. Reconhecer e explicar o fenômeno das lutas como manifestação da cultura corporal.
2. Diferenciar briga e luta a partir de suas características gerais e regras básicas.
3. Conhecer o Judô a partir do estudo de suas características, história, filosofia, princípios, regras principais de combate, vestuário e vivência prática.
1. Capacidade de interpretação e análise.
2. Noções sobre os limites do próprio corpo e do corpo do outro.
O tema lutas vem se apresentando cada vez mais comumente como componente curricular da Educação Física Escolar. Assim como o esporte, a dança, o jogo e ginástica, as lutas representam um conhecimento historicamente construído pela humanidade e que, dentre outros aspectos, compõem o repertório de práticas corporais que revelam a cultura de um povo em determinado período das civilizações. Entender as suas origens, seus princípios, objetivos e modificações tornou-se importante para sociedade, inclusive de jovens estudantes, pois mostram parte de sua identidade cultural.
Assim, propomos o recorte e sequência de aulas a seguir.
AULA 01: Briga x Lutas
1º Momento:
Professor, proponha aos alunos que façam uma lista dos tipos de lutas que conhecem e registre no quadro. A partir dessa lista, questione:
1. O que vocês conhecem sobre cada uma dessas lutas?
2. Partindo do que conhecem, quais são as características que aproximam as lutas?
Comentário: Faça a mediação de forma a induzir o aparecimento de respostas que tragam características relativas aos objetivos e princípios, aos aspectos filosóficos, comportamentais, estrutura física e equipamentos das lutas.
3. Brigar é o mesmo que lutar? Quais as diferenças?
Comentário: Faça um quadro comparativo entre os dois conceitos a partir das falas dos alunos e, para esclarecer um pouco melhor sobre as características das lutas e suas diferenças em relação à briga, desenvolva as atividades e discussões proposta por Leonardo Liziero no texto “O que posso aprender com as lutas?”, disponível em http://www.professorleonardoef.com/2011/11/luta-e-briga-afinal-e-tudo-mesma-coisa.html, acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 1: Imagens que representam a diferença entre briga e luta
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-DZ75JfAw5FU/TrnGAga7pyI/AAAAAAAAAIA/JWDURZuejcs/s200/briga.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-oj4_5Cr71qM/TrnGBOaPLgI/AAAAAAAAAII/euETKry-ipw/s1600/cumprimento.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
2º Momento:
Informe que, para entender um pouco melhor as características das lutas e suas diferenças em relação à briga, o JUDÔ foi eleito como conteúdo para esta sequência de aulas. Nesse sentido, exiba os vídeos a seguir para que os alunos identifiquem as características deste tipo de luta.
Vídeo 01: Tiago Camilo por ippon leva Ouro no judô. Pan 2011. Duração 02min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VvAR8nP3cK8. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 2: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=VvAR8nP3cK8. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Professor, a partir desse vídeo, explique aos alunos que:
- o objetivo do Judô é derrubar o oponente de costas, imobilizá-lo ou fazê-lo render;
- os lutadores usam roupas específicas denominadas quimonos e lutam descalços;
- existe um espaço restrito para a luta conhecido como tatame;
- trata-se de uma luta de muito contato físico e com movimentos tanto em pé quanto no chão.
Vídeo 02: “Judo mortal kombat”. Duração 03min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=khlXWzcaAoE. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 3: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=khlXWzcaAoE. Acesso em 13 de outubro de 2013.
A partir desse vídeo, explique aos alunos que no Judô:
-existem vários tipos de golpes e o vídeo acima mostra principalmente aqueles que derrubam o oponente, mas ainda existem as imobilizações no chão e as técnicas de estrangulamento que fazem o judoca desistir da luta;
-com o intuito de não ocorrer lesões, é importante os atletas saibam aplicar os golpes e recebê-los, ou seja, efetuar as quedas;
-os judocas devem respeitar os limites do próprio corpo e do corpo do outro.
AULAS 02 e 03: História e Técnicas do Judô
1º Momento:
Com o intuito de abordar a história e as técnicas do Judô, proponha o vídeo 03: “Judô - Arma Humana Dublado em Português”. Duração 41min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PVBQS7tMvEA. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 4: Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=PVBQS7tMvEA. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Antes de reproduzi-lo, entregue aos alunos uma folha com perguntas e solicite que leiam antes da exibição do vídeo e respondam, depois, em dupla. É importante que tenham conhecimento das questões antes para que possam focar a atenção durante a exibição do vídeo.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
1. O que é o Judô e em qual país nasceu o Judô?
2. O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?
3. Quais os golpes são ilegais no Judô?
4. Quem é o criador do Judô?
5. Quais as fases de uma luta do Judô?
6. Por que os quimonos são brancos?
7. O que são dojôs?
8. Por que a técnica do Judô é tão importante?
9. Qual a relação entre Jiu Jitsu, os Samurais e o Judô?
10. Qual a diferença entre o Jiu Jitsu e Judô?
11. O que um judoca deve fazer quando deseja desistir da luta?
12. Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?
2º Momento:
Em seguida, proponha que cada dupla se reúna com outra para socializarem suas respostas com os colegas, complementando-as e depois, socializando-as com a turma toda. Assim, será possível sanar dúvidas, caso elas ocorram.
AULAS 04 e 05: Jogos e Brincadeiras
1º Momento:
Em local apropriado, com colchetes, colchões ou o próprio tatame, proponha atividades de aquecimentos, alongamentos, jogos e brincadeiras comuns do judô como, por exemplo:
- deslocamento em 4 apoios;
- deslocamento em 6 apoios;
- deslocamento em 2 apoios e mão na nuca;
- quedas com amortecimento;
- saltito e rolamento para frente;
- saltito, rolamento para frente e queda com o apoio lateral do braço;
- deslocamento para trás, seguido de queda;
- luta ajoelhado, seguido de tentativa de imobilização.
- Em trios, cada aluno com um elástico pendurado nas costas (nível da cintura), deverá roubar o elástico do colega e se defender ao mesmo tempo. Cada aluno tem 3 vidas e conta com a ajuda de um auxiliar que repõe o elástico do seu companheiro quando alguém o rouba.
- Em trios, cada aluno com um elástico pendurado nas costas, outro no braço esquerdo e outro no antebraço (logo abaixo do cotovelo), deverá roubar o elástico do colega e se defender ao mesmo tempo. Cada elástico representa uma vida e o aluno que tem todos seus elásticos roubados, deverá sair do tatame.
Material de apoio para o professor:
ARAÚJO, Patrícia. Jogos e brincadeiras para crianças praticantes de judô. Duração: 4min42seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JTZ2iV5V4KQ. Acesso em 02 de novembro de 2013. 99 Kleine Spiele für das Budo Training. Duração: 2min27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8NeqTmKc4Xk. Acesso em 02 de novembro de 2013. Judô Infantil. Duração: 3min04seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONGGv4ugtn8. Acesso em 02 de novembro de 2013. |
AULAS 06 e 07: Técnicas de Imobilização
Esta aula é destinada às técnicas no chão de imobilização. O princípio da imobilização é manter o adversário com as costas no chão até 25 segundos, tempo suficiente para encerrar a luta. A partir de 10 segundos, já existe pontuação, conforme o quadro abaixo:
Quadro 1: Pontuação para Imobilização
TEMPO DE IMOBILIZAÇÃO |
|
25 segundos |
Ippon (Ponto Completo) |
20 a 24 segundos |
Waza-ari (Quase o Ippon, meio ponto) |
15 a 19 segundos |
Yuko (Quase o Waza-ari, vantagem) |
10 a 14 segundos |
Koka (Quase o Yuko, vantagem pequena) |
Fonte: Autoria da própria autora
Proponha atividades em dupla, enquanto um aluno imobiliza, o outro procura sair da imobilização. Após a explicação sobre os tipos de imobilização, é importante salientar que o aluno que imobiliza deve se concentrar sobre a parte superior do tronco do seu colega (entre o pescoço e a base do peito); estar sempre pronto para movimentar seus membros inferiores e ter cuidado para não se desequilibrar. Por outro lado, o aluno que está sendo imobilizado deve procurar fugir de barriga, agarrar as pernas ou virar o parceiro.
Figura 5: Tipos de Imobilização
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-9eu8sStyQ2k/T9t2o6O-tHI/AAAAAAAACe8/-97gKp8floU/s1600/536577_10150814486697607_52745663_n.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Material de Apoio para o professor:
JUDO NA ESCOLA 4 de 7 - imobilizações. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nmk0-pAKMZc. Duração: 7min18seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Judô T2000 - Imobilização - kami-shiro-gatame. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J7cs9DKt6QM. Duração: 1min53seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Judô T2000 - Imobilização - tate-shiro-gatame. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ctdiLJg8yhA. Duração: 1min32seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Judô T2000 - Imobilização - yoko-shiro-gatame. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWVd-i37MiY. Duração: 2min54seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Judô T2000 - Imobilização - Hon kessa gatame. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s7ecFhZr74M. Duração: 2min06seg. Acesso em 02 de novembro de 2013. |
AULAS 08: Quedas
Esta aula pode ser destinada ao estudo das quedas e amortecimento no Judô. Ensine a técnica de cada uma delas e proponha exercícios isolados e com simulações de lutas para os alunos. Exemplos de atividades podem ser encontrados no material pedagógico a seguir:
Material de Apoio para o professor:
Técnicas de judô - Básico modulo 1 (Mae Ukemi). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZJvJX32FRAE. Duração: 6min04seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Técnicas de judô - Básico modulo 2 (Ushiro ukemi e Mae ukemi). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=928lFy81lqM. Duração: 16min27seg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Judô Infantil. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONGGv4ugtn8. Duração: 3min04seg. Acesso em 02 de novembro de 2013. |
Figura 6: Tipos de Queda do Judô
Imagem retirada pela autora do site: http://3.bp.blogspot.com/-DP03ST36zhE/Uh9vXhTvXcI/AAAAAAAADZI/BLxx5r-wyaI/s1600/ukemiJudo.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
AULAS 09, 10 e 11: Golpes
Professor, após a vivência das quedas e amortecimentos, ensine a técnica de alguns golpes do Judô. Antes de iniciar a aplicação dos golpes, por questões de segurança, é importante esclarecer que quem recebe o golpe, deve dominar as quedas; e quem aplica o golpe, deve executar uma boa pegada (segurando o colega durante toda a projeção ao chão), estar sempre equilibrado e utilizar corretamente as alavancas para desequilibrar o colega. Como sequência pedagógica, o professor pode mostrar o vídeo do golpe, depois aplicá-los nos alunos, observando se estão executando a queda corretamente; paralelamente, pode ir explicando e tirando as dúvidas na execução do golpe para que, posteriormente, os alunos apliquem o golpe na professora e, em seguida, em uma colega com estatura e peso mais próximos.
1. O SOTO GARI
Professor, apresente o vídeo “O soto gari”. Duração de 1min07seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mgjfBnTMn1c. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 7
Disponível em: http://judomododeusar.files.wordpress.com/2011/11/o-soto-gari.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
2. DE ASHI BARAI
Apresente o vídeo “De Ashi Harai (Instruction)”. Duração de 29seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VFgPK3l5d9U. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 8
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-sRSZ7udmwtM/UFfy7GjEMrI/AAAAAAAAAH4/e_c3i5uXLl8/s400/de-ashi-barai.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
3. OKURI ACHI BARAI
Apresente o vídeo “Okuri Ashi Harai”. Duração de 50seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mUnkPZSgHCY. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 9
Disponível em: http://judomododeusar.files.wordpress.com/2011/12/okuri-ashi-barai-1.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
4. HIZA GORUMA
Apresente o vídeo “Hiza Garuma (Instruction)”. Duração de 45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Doxd3cqrsn0. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 10
Disponível em: http://judophysio.com/wp-content/uploads/2013/05/hiza-guruma.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
5. KO SOTOGARI
Apresente o vídeo “Kosoto Gari (Instructional)”. Duração de 42seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=H84aXkA3e7g. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 11
Disponível em: http://www.judoryubara.nl/regelementenindex/plaatjes/ko-soto-gari.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
6. OUCHI GARI
Apresente os vídeos:
· “Ouchi Gari”. Duração de 3min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nEb-i6by-2A. Acesso em 02 de novembro de 2013.
· “Ouchi Gari”. Duração de 1min54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yA33Fn9M4Rs&feature=related. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 12
Disponível em: http://mixedmartialartsintowsonmaryland.com/wp-content/uploads/2013/03/o-uchi-gari.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
7. OSOTO GURUMA
Apresente os vídeos:
· “Judô – Osoto Guruma”. Duração de 57seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ao_b43xexzA&feature=related. Acesso em 02 de novembro de 2013.
· “Osoto Guruma”. Duração de 1min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9eQcQQTYdi4. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 13
Disponível em: http://www.judoryubara.nl/regelementenindex/plaatjes/o-soto-guruma.png. Acesso em 02 de novembro de 2013.
AULAS 12 e 13: A regras do Judô
1º Momento:
Professor, explique as regras básicas do Judô, a saber:
Figura 14: Algumas Regras do Judô
Imagem retirada pela autora do livro: CARNEIRO, S. C. L.; MOUCHBAHANI, V. Lutas. In: Coletânea de Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental. Curitiba: Expoente, 2003.
Em seguida, explique também que na prática do judô existe uma escala de pontuação. Para as técnicas desenvolvidas pelo judoca, que resultam na queda do adversário, é considerada a seguinte escala:
PONTOS |
PENALIDADES |
Ippon (Ponto Completo) |
Hansoku-make (Violação Grave) |
Wazari (Quase o Ipon, meio ponto) |
Keikoku (Violação Séria) |
Yuko (Quase o Wazari, vantagem) |
Chui (Violação) |
Koka (Quase o Yoko, vantagem pequena) |
Shido (Pequena Violação) |
O Koka caracteriza-se pela queda do adversário na posição sentado, além da imobilização de 10 a 14 segundos; o Yuko, pela queda lateral, corresponde à imobilização entre 15 e 19 segundos; o Wazari, pela queda encostando a metade das costas no chão (golpe semiperfeito), com imobilização entre 20 e 24 segundos e o Ippon caracteriza-se pela queda com a totalidade das costas no chão (projeção perfeita).
O judoca pode conquistar um Ippon e encerrar a luta das seguintes maneiras: imobilizando seu oponente por 25 segundos com as costas inteiras no tatame; com o acúmulo de dois Wazari; com a desistência do adversário; ou com o acúmulo de quatro faltas.
Referência: Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Cartilha de Educação Física do Ensino Médio. 2º Edição, 2006.
2º Momento:
Para que o aluno vivencie as regras do Judô proponha atividade de imobilização conforme exemplo abaixo:
- Dois alunos de joelho, um de frente para o outro, devem tentar derrubar o colega de costas e imobilizá-lo por 25s. Terá um juiz para cada dupla a fim de contar quantos segundos de imobilização e falar para professora qual o nome da pontuação obtida pelos lutadores (Ippon, Wazari, Yuko ou Koka) de acordo com o tempo de imobilização.
É importante salientar o cuidado principalmente com o rosto, o ombro, os braços e o pescoço, bem como o apoio excessivo sobre o tórax do companheiro de luta. Além disso, também é necessário que os alunos saibam o momento de ceder-se ao golpe, protegendo a coluna, o joelho e o tornozelo. Tentar impedir demasiadamente um golpe, pode provocar alguma lesão.
3º Momento:
Em seguida, forme duplas de alunos segundo critérios de gênero e peso, e proponha vivências do combate de Judô com o professor e colegas como árbitros. É importante ensinar o significado e como se realiza o cumprimento inicial e final da luta, assim como os principais comandos de voz e manuais do juiz.
Material de apoio para o professor:
Tudo sobre o judô. Disponível em: http://www.judoinforme.com/tudojudo.html. Acesso em 19 de novembro de 2013. Federação Paulista de Judô. Nova regra do Judô. Disponível em: http://www.fpj.com.br/nova-regra-do-judo/. Acesso em 19 de novembro de 2013. |
AULAS 14: Revisão e Avaliação
Para finalizar, proponha a leitura individual do material pedagógico criada pela própria autora que traz uma revisão do que foi estudado e informações novas sobre o quimono, as faixas, alguns princípios e finalidades do Judô. Material disponível em https://docs.google.com/file/d/0BzdY2uM4rOHNakN5d2FmTjFRWS12NllnLVNydXhhdw/edit?pli=1, acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 15: Entrevista com o judoca Flávio Campo
Imagem retirada do vídeo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=962. Acesso em 03 de novembro de 2013.
Na sequência, aplique a atividade sugerida abaixo como oportunidade de, a partir de sua correção, sanar as dúvidas que ainda restarem.
Sugestão de Atividade Avaliativa
1. Quem criou o Judô? (marque apenas uma opção)
( ) Um chinês chamado Tou Tei Miau, lutador franzino e alto.
( ) Um japonês chamado Jigoro Kano, lutador baixo e magro.
( ) Um indiano chamado Sanjay Thumma, lutador forte e baixo.
2. Podemos afirmar que o Judô: (marque apenas uma opção)
( ) É uma luta que surgiu a partir do Caratê; é considerada uma luta de auto-defesa que não utiliza armas e significa “mãos vazias”.
( ) É uma luta que surgiu a partir do Jiu Jitsu; é considerada uma luta de ataque cujo objetivo é lesionar as articulações do adversário.
( ) É uma arte marcial que surgiu a partir do Jiu Jitsu; é considerada uma luta de auto-defesa que não utiliza armas e significa “caminho suave”.
3. Sobre os OBJETIVOS do Judô, marque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas:
( ) Formar homens de bom coração para alcançar a paz mundial.
( ) Formar um lutador e uma pessoa que, no dia a dia: tenha disciplina, respeite as outras pessoas, tenha boa concentração, tenha paciência e consiga controlar o nervosismo.
( ) Formar crianças e adultos que saibam reagir à arma de fogo e lutar com um ladrão.
( ) Derrubar ou imobilizar o adversário respeitando as regras da academia e das competições.
( ) Saber aplicar e receber o golpe para que ninguém se machuque.
( ) Ter consciência que o meu maior adversário sou eu mesmo.
( ) Considerar o adversário como inimigo.
4. Coloque:
(1) Para o golpe com maior pontuação
(2) Para o 2º golpe com maior pontuação
(3) Para o 3º golpe com maior pontuação
(4) Para o golpe com menor pontuação
( ) Koka ( ) Wizari ( ) Ippon ( ) Yuko
5. Com os números da atividade anterior, faça a correspondência com os tempos de imobilização abaixo:
TEMPO DE IMOBILIZAÇÃO |
( ) 25 segundos |
( ) 20 a 24 segundos |
( ) 15 a 19 segundos |
( ) 10 a 14 segundos |
6. Faça um círculo na cor da 1ª faixa do judô e um quadrado na última cor da faixa do judô:
Cinza |
Laranja |
Roxa |
Marrom |
Amarela |
Vermelha |
Preta |
Vermelha e branca |
Verde |
Azul |
7. Identifique nas figuras abaixo quais são imagens de quedas e quais são imagens de golpes.
( ) Queda ( ) Golpe
Imagem retirada pela autora do vídeo: http://judooriente.com.br/apostila/parte1/img/ukemi_ushiro.png. Acesso em 03 de novembro de 2013.
( ) Queda ( ) Golpe
Imagem retirada do vídeo: http://kodokai.no.comunidades.net/imagens/ko_uchi_gari.gif. Acesso em 03 de novembro de 2013.
( ) Queda ( ) Golpe
Imagem retirada do vídeo: http://judooriente.com.br/apostila/parte1/img/ukemi_zempo.png. Acesso em 03 de novembro de 2013.
8. Você escolheria o Judô como atividade fora da escola? Por quê?
REFERÊNCIAS SOBRE TIPOS DE LUTAS:
Lutas. Disponível em: http://www.guiademidia.com.br/esportes/artes-marcias-e-lutas.htm. Acesso em 02 de novembro de 2013.
REFERÊNCIAS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE BRIGA E LUTA:
MUNHOZ, Marcela. Lutar é diferente de brigar. Disponível em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/211556/lutar-e-diferente-de-brigar. Acesso em 02 de novembro de 2013.
BARREIRA, Cristiano. A briga desumaniza. A luta, não. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-briga-desumaniza-a-luta-nao,598499,0.htm. Acesso em 02 de novembro de 2013.
VÍDEOS SOBRE GOLPES DO JUDÔ:
Golpes de Judô em câmera lenta [VIDEO] Judogui.com.br. Duração: 9min46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y8_rIluS1QI. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Demonstração alguns golpes de judô. Duração: 9min47seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Oqzfp8z3kdA, Acesso em 02 de novembro de 2013.
AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR SOBRE JUDÔ:
RISPOLI, Rodrigo Barros. O judô dentro da escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13395. Acesso em 02 de novembro de 2013.
FAGUNDES, Wilson Vassallo. O agarrar enquanto técnica nas lutas: o judô e o sumô. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25019. Acesso em 02 de novembro de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento das atividades propostas, a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas e vivências propostas.
Avalie também se os alunos conseguiram:
- responder assertivamente a atividade avaliativa final;
- reconhecer o Judô como manifestação da cultura corporal;
- diferenciar briga e luta;
- aplicar o conhecimento adquirido por meio dos vídeos e explicações do professor, durante as atividades de vivência.
A partir das observações citadas acima, das falas e dos questionamentos dos alunos, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o Judô.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/02/2015
Cinco estrelasMaravilhosa. Excelente pedagogia. Toma ai pra quem acha que ed. Física é só futebol.
06/08/2014
Cinco estrelasAchei muito didatico principlamente para a inicialização do Judo na Escola, Parabens
15/04/2014
Cinco estrelasGostei muito da aula.