18/11/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
- Identificar habilidades técnicas e didáticas para manuseio do atlas geográfico.
- Reconhecer noções básicas da ciência geográfica, tais como localização e orientação espacial.
- Hemisférios, zonas climáticas, continentes, oceanos, coordenadas geográficas: conceituação e localização
- Leitura e construção de tabelas
- Escalas: conversão e leitura
- Elementos constituintes de um mapa.
Aula sugerida a partir da 7ª série do ensino fundamental.
Caro colega
Recursos tecnológicos, como as projeções cartográficas realizadas por satélite disponíveis na rede mundial de computadores, são instrumentos didático-pedagógicos valiosos. Para a interpretação dessas informações, no entanto, é preciso que os alunos tenham domínio de alguns referenciais básicos, como noções de localização e orientação (pontos cardeais, por exemplo), terras emersas agrupadas em continentes e ilhas, entre outros.
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Esses referenciais são construídos principalmente no ensino fundamental, sedo aprofundados no ensino médio. Esta aula apresenta alguns procedimentos elementares para a instrumentalização do uso do atlas, um recurso físico de manuseio fácil e prático aos alunos. Para o seu desenvolvimento, portanto, será necessário que os alunos tenham em mãos um exemplar para manuseio. Caso não seja possível um atlas geográfico para cada aluno, eles poderão sentar-se em dupla. Um número grande de alunos por atlas pode não proporcionar os resultados desejados.
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O mercado editorial apresenta bons atlas geográficos escolares. Recomenda-se o uso de atlas completos, pois as edições básicas costumam trazer informações limitadas, comprometendo o desenvolvimento da atividade.
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Hemisférios Zonas climáticas Continentes e oceanos
Fontes:http://biaviagemambiental.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html;
O professor deverá levar um globo terrestre e um mapa mundi grande para a sala de aula. No globo terrestre, ele deverá demonstrar as
coordenadas geográficas: as linhas paralelas e os meridianos, destacando a linha do Equador como delimitadora dos hemisférios setentrional e
meridional e o meridiano de Greenwich como delimitador dos hemisférios ocidental e oriental. No mapa mundi ele deverá demonstrar a planificação
do globo terrestre, explicando a diferença entre ambos: as três dimensões visíveis no globo terrestre (altura, largura e profundidade) e as duas
dimensões presentes no mapa (altura e largura).
Utilizando uma lanterna para simular a luz solar, o professor deverá iluminar o globo terrestre, levando os alunos a visualizarem as diferenças na
incidência de luz (e consequentemente de calor) entre as áreas próximas à linha do Equador e as áreas de média e alta latitude. Essa
demonstração facilita a compreensão da existência das zonas climáticas.
O livro didático de Geografia aborda esses conceitos, dando suporte às explicações do professor. Para reforça-los, os alunos deverão responder as
questões propostas no quadro 1, cujas respostas terão como base o atlas geográfico, o globo terrestre e o mapa mundi fixado na lousa.
As respostas deverão ser anotadas no caderno e a socialização dos resultados deverá ser oral, com a participação de todos.
Quadro 1: Exercícios para reforço dos conceitos trabalhados
1- Você sabe o que são hemisférios? Defina-os.
2- Identifique as linhas que delimitam os hemisférios terrestres. Identifique também os nomes dos hemisférios delimitados por essas linhas.
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3- Quais linhas paralelas atravessam o Brasil? Qual delas é a mais próxima da sua escola?
4- Como se explica a formação das zonas climáticas? Em qual delas você mora?
5- Qual é a influência das zonas climáticas na formação das paisagens terrestres?
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6- Quantos continentes existem no globo terrestre? Relacione os nomes de todos eles, identificando sua localização quanto aos hemisférios e zonas climáticas.
7- Como se diferencia um continente de uma ilha?
8- Sabemos que há uma única massa de água salgada no globo terrestre, formando os oceanos, porém, há vários nomes para essas águas. Identifique os nomes dos oceanos e qual deles banha o Brasil. |
GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
O professor deverá distribuir o atlas geográfico aos alunos e solicitar que o manuseiem espontaneamente por alguns minutos. Como estímulo ao
aprendizado direcionado, o professor deverá solicitar que localizem, rapidamente, uma localidade pouco conhecida. Muito provavelmente, os alunos terão
dificuldade para encontrar a referida localidade em pouco tempo, indicando que não têm autonomia (conhecimento, habilidade) para a tarefa solicitada.
Instigados pela curiosidade, será mais fácil apresentar a estrutura do atlas: índice (e não sumário), imagens autoexplicativas (mapas, gráficos e tabelas),
elementos que compõem um mapa (título, legenda e escala), linguagem universal da cartografia (cores, símbolos, escala), entre outras informações
relevantes.
Para estimular a familiaridade no manuseio desse material didático, o professor deverá orientar os alunos para que realizem os seguintes
procedimentos:
1) Abrir o atlas na página onde está o mapa mundi.
2) Identificar as linhas paralelas principais e como elas estão estacadas das demais (geralmente são tracejadas em azul, contendo os respectivos
nomes no lado esquerdo do mapa mundi).
3- Recortar uma folha em branco do caderno na direção horizontal, formando duas tiras largas de papel. A visualização parcial da imagem favorece a
memorização dos nomes das áreas delimitadas. Observação: As tiras de papel deverão delimitar uma zona climática de cada vez.
Foto 1: Visualização parcial do mapa mundi facilitando a delimitação e a denominação de localidades
Mão do aluno Daniel Augusto da Silva Fabri, da ETEC Prof. Eudécio L. Vicente, de Adamantina
Atlas Geográfico Escolar. Maria Elena Simieli, Editora Ática, 2006.
4- Usar os dedos indicador e polegar da mão direita para delimitar cada zona climática. O professor deverá solicitar aos alunos que observem as
áreas (oceanos, continentes e países) delimitadas com os dedos e as tiras de papel, na direção da esquerda para a direita. À medida que os dedos
deslizam pela página do atlas, as áreas e localidades irão aparecendo. Essa observação deverá durar dois minutos.
5- Fechar o atlas e visualizar mentalmente as localidades visitadas com os dedos e os olhos. Sequencialmente, o professor perguntará para os
alunos, seguindo sempre a ordem da esquerda para a direita (de oeste para leste): nomes dos oceanos; nomes dos continentes; e dois países de
cada continente localizado na zona climática observada.
Quadro 2:Procedimentos do professor para visualização e memorização de informações geográficas básicas
Perguntas do professor para reforço da visualização e memorização de informações geográficas básicas contidas no atlas geográfico. O exemplo toma como referência a delimitação da zona climática tropical.
Aluno 1: Quais são os oceanos existentes na zona climática tropical, de oeste para leste?
Aluno 2: Quais são os contentes localizados na zona climática tropical, de oeste para leste?
Aluno 3: Dê o nome de um país da América do Norte, com terras na zona climática tropical.
Aluno 4: Dê o nome de 2 países da América Central insular localizados na zona climática tropical.
Aluno 5: Dê o nome de 2 países da América Central ístmica localizados na zona climática tropical.
Aluno 6: Dê o nome de 2 países da América do Sul localizados na zona climática tropical.
Aluno 7: Dê o nome de 2 países do continente africano localizados na zona climática tropical.
Aluno 8: Dê o nome de 2 países asiáticos localizados na zona climática tropical.
Aluno 9: Dê o nome de 2 países da Oceania localizados na zona climática tropical.
Dicas: 1) As respostas deverão ser dadas com o atlas fechado. Caso o aluno demore em responder, o professor deverá orientá-lo para que abra o atlas e visualize a informação solicitada.
A solicitação para que o aluno abra o atlas tem a intenção de reforçar a visualização das informações geográficas ali contidas.
A solicitação para que o aluno abra o atlas tem a intenção de reforçar a visualização das informações geográficas ali contidas.
2) Esse procedimento deverá ser feito com todas as zonas climáticas. As perguntas envolverão todos os alunos. Trata-se de um exercício simples, que favorece a visualização e memorização de informações básicas.Para reforçar esses conhecimentos, o professor deverá distribuir cópias com quatro mapas mundi mudos para pintura com lápis de cor. Se a escola dispuser do apoio de professores de informática, esses mapas poderão ser pintados virtualmente. |
Identifique e pinte a linha do Equador e os hemisférios delimitados por ela
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Identifique e pinte o meridiano de Greenwich e os hemisférios delimitados por ele
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Identifique as linhas que dividem as zonas climáticas e pinte essas faixas terrestres com as cores convencionais
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Identifique e pinte os oceanos (em cor azul) e os continentes (em cor marrom)
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Atividade 3: Construindo autonomia no manuseio do atlas geográfico
O professor deverá passar na lousa o quadro 4 sugerido na sequência e solicitar aos alunos que o escrevam no caderno, reproduzindo-o na forma
horizontal (ver foto 1. Como exemplo, o professor deverá preencher uma das localidades na lousa, solicitando aos alunos que o acompanhem
manuseando o atlas.
Quadro 4: Caracterização geográfica das localidades selecionadas
Endereço cartográfico |
Localidade |
Tipo |
País |
Continente |
Hemisfério Equador |
Hemisfério Greenwich |
Zona climática |
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Chapeu |
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Baikal |
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Nauru |
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Brasil |
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43– 3B |
Boa Vista |
cidade |
Brasil/RR |
Am. do Sul |
Norte |
Ocidental |
Tropical |
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Tietê |
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Mendoza |
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GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Explicando o quadro 4
A fonte para preenchimento das informações solicitadas é o atlas geográfico. Dessa forma, as localidades relacionadas devem, necessariamente, estar presentes nele, pois o objetivo da atividade é construir a autonomia do aluno para o seu manuseio. Os bons atlas geográficos trazem a relação das localidades presentes nos seus mapas. O exercício baseia- se nessa relação, sendo ela o ponto de partida para o preenchimento dos espaços. É exatamente a interpretação das informações disponibilizadas nessa relação de localidades, com informações locacionais básicas, que conduzirá o aluno às páginas correspondentes, fazendo com que, sozinho, encontre o que está procurando.
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Endereço cartográfico corresponde à localização pontual daquela localidade no atlas (página) e às coordenadas geográficas onde está representado o ponto, de acordo com a escala do mapa. O aluno já conhece as denominações endereço postal, endereço eletrônico, e passará a conhecer agora a denominação endereço cartográfico. No exemplo apresentado no quadro 4 , a informação “43 – 3B” deve ser assim interpretada: o número 43 corresponde à página do atlas em que a localidade aparece; e 3B corresponde às coordenadas geográficas dessa localidade, naquela página específica.
As localidades podem ser cidades, capitais, montanhas, rios, países, ilhas etc. Elas serão identificadas por nomes. É interessante diversificar as indicações para que os alunos possam conhecer a pluralidade geográfica existente.
Tipo: Nesse quadro o aluno preencherá a tipologia da localidade: ilha, país, rio, lago, montanha, mar, cidade etc. Alguns atlas trazem um quadro de siglas e abreviaturas, que ajudam a interpretação. Exemplos de siglas: RA/ República Árabe do Egito; BRA/Brasil. Exemplos de abreviaturas: i./ilha; mte/monte; cap./capital; arq./arquipélago |
O primeiro exemplo deve ser feito pelo professor, na lousa, com acompanhamento dos alunos, pelo atlas. Enquanto os alunos buscam os demais
dados, o professor deverá circular pela sala, tirando dúvidas e orientando sobre a forma correta de se manusear um atlas. Se achar conveniente, o
professor poderá ampliar a relação de localidades, intensificando o exercício para garantir a compreensão e o envolvimento de todos.
A correção deverá ser feita com a participação de todos. O professor indicará alguns alunos para irem à lousa e preencherem o quadro. A
visualização geral indicará os acertos e as incoerências, quando o professor deverá fazer as devidas ponderações.
Dica
Esse exercício é elementar, porém importante para a construção de competências e habilidades cartográficas. Sempre que necessário, o
professor deverá utilizar o atlas geográfico. Além de enriquecer o desenvolvimento do conteúdo com a representação espacial do fenômeno
estudado, os alunos reforçam as habilidades necessárias à construção da autonomia para manuseio desse material didático.
Para onde vai o Sol, quando a noite chega?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7831
Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: o atlas geográfico digital, o webgis e os jogos digitais interativoshttp://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/196/146
O primeiro atlas geográfico do Brasil, publicado em 1868 http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-primeiro-atlas-geografico-do-brasil-publicado-em-1868
O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, bem como na resolução das questões propostas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2016
Quatro estrelasparabéns pelo trabalho muito bom.
06/04/2015
Cinco estrelasAula muito bem planejada, prática e dentro da capacidade de compreensão dos alunos. Parabéns!