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Instrumentalização didática para uso do atlas geográfico

 

18/11/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      - Identificar habilidades técnicas e didáticas para manuseio do atlas geográfico.

      - Reconhecer noções básicas da ciência geográfica, tais como localização e orientação espacial.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Hemisférios, zonas climáticas, continentes, oceanos, coordenadas geográficas: conceituação e localização

- Leitura e construção de tabelas

- Escalas: conversão e leitura

- Elementos constituintes de um mapa.

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida a partir da 7ª série do ensino fundamental.

 

 

Caro colega

 

Recursos tecnológicos, como as projeções cartográficas realizadas por satélite disponíveis na rede mundial de computadores, são

instrumentos didático-pedagógicos valiosos. Para a interpretação dessas informações, no entanto, é preciso que os alunos

tenham domínio de alguns referenciais básicos, como noções de localização e orientação (pontos cardeais, por exemplo), terras

emersas agrupadas em continentes e ilhas, entre outros.

 

 

Esses referenciais são construídos principalmente no ensino fundamental, sedo aprofundados no ensino médio. Esta aula

apresenta alguns procedimentos elementares para a instrumentalização do uso do atlas, um recurso físico de manuseio fácil e

prático aos alunos. Para o seu desenvolvimento, portanto, será necessário que os alunos tenham em mãos um exemplar para

manuseio. Caso não seja possível um atlas geográfico para cada aluno, eles poderão sentar-se em dupla. Um número grande de

alunos por atlas pode não proporcionar os resultados desejados.

 

 

O mercado editorial apresenta bons atlas geográficos escolares. Recomenda-se o uso de atlas completos, pois as edições

básicas costumam trazer informações limitadas, comprometendo o desenvolvimento da atividade.

 

 

 

Atividade 1: Revendo conceitos e definições

Globo1   Globo2  Globo3

Hemisférios                                     Zonas climáticas                                          Continentes e oceanos

Fontes:http://biaviagemambiental.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html;

 

 

O professor deverá levar um globo terrestre e um mapa mundi grande para a sala de aula. No globo terrestre, ele deverá demonstrar as

coordenadas geográficas: as linhas paralelas e os meridianos, destacando a linha do Equador como delimitadora dos hemisférios setentrional e

meridional e o meridiano de Greenwich como delimitador dos hemisférios ocidental e oriental. No mapa mundi ele deverá demonstrar a planificação

do globo terrestre, explicando a diferença entre ambos: as três dimensões visíveis no globo terrestre (altura, largura e profundidade) e as duas

dimensões presentes no mapa (altura e largura).

 

Utilizando uma lanterna para simular a luz solar, o professor deverá iluminar o globo terrestre, levando os alunos a visualizarem as diferenças na

incidência de luz (e consequentemente de calor) entre as áreas próximas à linha do Equador e as áreas de média e alta latitude. Essa

demonstração facilita a compreensão da existência das zonas climáticas.

 

O livro didático de Geografia aborda esses conceitos, dando suporte às explicações do professor. Para reforça-los, os alunos deverão responder as

questões propostas no quadro 1, cujas respostas terão como base o atlas geográfico, o globo terrestre e o mapa mundi fixado na lousa.

 

As respostas deverão ser anotadas no caderno e a socialização dos resultados deverá ser oral, com a participação de todos.

 

 

Quadro 1: Exercícios para reforço dos conceitos trabalhados

 

1- Você sabe o que são hemisférios? Defina-os.

 

2- Identifique as linhas que delimitam os hemisférios terrestres. Identifique também os nomes dos hemisférios

delimitados por essas linhas.

 

3- Quais linhas paralelas atravessam o Brasil? Qual delas é a mais próxima da sua escola?

 

4- Como se explica a formação das zonas climáticas? Em qual delas você mora?

 

5- Qual é a influência das zonas climáticas na formação das paisagens terrestres?

 

6- Quantos continentes existem no globo terrestre? Relacione os nomes de todos eles, identificando sua

localização quanto aos hemisférios e zonas climáticas.

 

7- Como se diferencia um continente de uma ilha?

 

8- Sabemos que há uma única massa de água salgada no globo terrestre, formando os oceanos, porém, há

vários nomes para essas águas. Identifique os nomes dos oceanos e qual deles banha o Brasil.

GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

 

 

 

Atividade 2: Manuseando o atlas geográfico

 

O professor deverá distribuir o atlas geográfico aos alunos e solicitar que o manuseiem espontaneamente por alguns minutos. Como estímulo ao

aprendizado direcionado, o professor deverá solicitar que localizem, rapidamente, uma localidade pouco conhecida. Muito provavelmente, os alunos terão

dificuldade para encontrar a referida localidade em pouco tempo, indicando que não têm autonomia (conhecimento, habilidade) para a tarefa solicitada.

 

Instigados pela curiosidade, será mais fácil apresentar a estrutura do atlas: índice (e não sumário), imagens autoexplicativas (mapas, gráficos e tabelas),

elementos que compõem um mapa (título, legenda e escala), linguagem universal da cartografia (cores, símbolos, escala), entre outras informações

relevantes.

 

Para estimular a familiaridade no manuseio desse material didático, o professor deverá orientar os alunos para que realizem os seguintes

procedimentos:

 

1) Abrir o atlas na página onde está o mapa mundi.

 

2) Identificar as linhas paralelas principais e como elas estão estacadas das demais (geralmente são tracejadas em azul, contendo os respectivos

nomes no lado esquerdo do mapa mundi).

 

3- Recortar uma folha em branco do caderno na direção horizontal, formando duas tiras largas de papel. A visualização parcial da imagem favorece a

memorização dos nomes das áreas delimitadas. Observação: As tiras de papel deverão delimitar uma zona climática de cada vez.

 

Globo4

     Foto 1:  Visualização parcial do mapa mundi facilitando a delimitação e a denominação de localidades

Mão do aluno Daniel Augusto da Silva Fabri, da ETEC Prof. Eudécio L. Vicente, de Adamantina

Atlas Geográfico Escolar. Maria Elena Simieli, Editora Ática, 2006.

 

4- Usar os dedos indicador e polegar da mão direita para delimitar cada zona climática. O professor deverá solicitar aos alunos que observem as

áreas (oceanos, continentes e países) delimitadas com os dedos e as tiras de papel, na direção da esquerda para a direita. À medida que os dedos

deslizam pela página do atlas, as áreas e localidades irão aparecendo. Essa observação deverá durar dois minutos.

 

5- Fechar o atlas e visualizar mentalmente as localidades visitadas com os dedos e os olhos. Sequencialmente, o professor perguntará para os

alunos, seguindo sempre a ordem da esquerda para a direita (de oeste para leste): nomes dos oceanos; nomes dos continentes; e dois países de

cada continente localizado na zona climática observada.

 

 

Quadro 2:Procedimentos do professor para visualização e memorização de informações geográficas básicas

 

Perguntas do professor para reforço da visualização e memorização de informações geográficas básicas

contidas no atlas geográfico. O exemplo toma como referência a delimitação da zona climática tropical.

 

Aluno 1: Quais são os oceanos existentes na zona climática tropical, de oeste para leste?

 

Aluno 2: Quais são os contentes localizados na zona climática tropical, de oeste para leste?

 

Aluno 3: Dê o nome de um país da América do Norte, com terras na zona climática tropical.

 

Aluno 4: Dê o nome de 2 países da América Central insular localizados na zona climática tropical.

 

Aluno 5: Dê o nome de 2 países da América Central ístmica localizados na zona climática tropical.

 

Aluno 6: Dê o nome de 2 países da América do Sul localizados na zona climática tropical.

 

Aluno 7: Dê o nome de 2 países do continente africano localizados na zona climática tropical.

 

Aluno 8: Dê o nome de 2 países asiáticos localizados na zona climática tropical.

 

Aluno 9: Dê o nome de 2 países da Oceania localizados na zona climática tropical.

 

Dicas:

1) As respostas deverão ser dadas com o atlas fechado. Caso o aluno demore em responder, o professor deverá

orientá-lo para que abra o atlas e visualize a informação solicitada.

 

A solicitação para que o aluno abra o atlas tem a intenção de reforçar a visualização das informações geográficas

ali contidas.

 

A solicitação para que o aluno abra o atlas tem a intenção de reforçar a visualização das informações geográficas

ali contidas.

 

2) Esse procedimento deverá ser feito com todas as zonas climáticas. As perguntas envolverão todos os alunos.

Trata-se de um exercício simples, que favorece a visualização e memorização de informações básicas.Para

reforçar esses conhecimentos, o professor deverá distribuir cópias com quatro mapas mundi mudos para pintura

com lápis de cor. Se a escola dispuser do apoio de professores de informática, esses mapas poderão ser

pintados virtualmente.

 

 

 

      Quadro 3: Mapas mundi mudos para exercícios de localização

 

Identifique e pinte a linha do Equador e os hemisférios delimitados por ela

 

Globo5

 

 

Identifique e pinte o meridiano de Greenwich e os hemisférios delimitados por ele

 

Globo5

 

 

Identifique as linhas que dividem as zonas climáticas e pinte essas faixas terrestres com as cores convencionais

 

Globo5

 

Identifique e pinte os oceanos (em cor azul) e os continentes (em cor marrom)

 

Globo5

 

Fonte:http://mundocartografico.carpetapedagogica.com/search?updated-max=2009-12-19T14:36:00-08:00&max-results=10&reverse-paginate=true

 

 

 

Atividade 3: Construindo autonomia no manuseio do atlas geográfico

 

O professor deverá passar na lousa o quadro 4 sugerido na sequência e solicitar aos alunos que o escrevam no caderno, reproduzindo-o na forma

horizontal (ver foto 1. Como exemplo, o professor deverá preencher uma das localidades na lousa, solicitando aos alunos que o acompanhem

manuseando o atlas.

 

        Quadro 4: Caracterização geográfica das localidades selecionadas

 

Endereço cartográfico

Localidade

Tipo

País

Continente

Hemisfério

Equador

Hemisfério

Greenwich

Zona climática

 

Chapeu

 

 

 

 

 

 

 

Baikal

 

 

 

 

 

 

 

Nauru

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

 

 

 

 

 

 

43– 3B

Boa Vista

cidade

Brasil/RR

Am. do Sul

Norte

Ocidental

Tropical

 

Tietê

 

 

 

 

 

 

 

Mendoza

 

 

 

 

 

 

        GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

 

 

Explicando o quadro 4

 

A fonte para preenchimento das informações solicitadas é o atlas geográfico. Dessa forma, as localidades relacionadas

devem, necessariamente, estar presentes nele, pois o objetivo da atividade é construir a autonomia do aluno para o seu

manuseio. Os bons atlas geográficos trazem a relação das localidades presentes nos seus mapas. O exercício baseia-

se nessa relação, sendo ela o ponto de partida para o preenchimento dos espaços. É exatamente a interpretação das

informações disponibilizadas nessa relação de localidades, com informações locacionais básicas, que conduzirá o

aluno às páginas correspondentes, fazendo com que, sozinho, encontre o que está procurando.

 

Endereço cartográfico corresponde à localização pontual daquela localidade no atlas (página) e às coordenadas

geográficas onde está representado o ponto, de acordo com a escala do mapa. O aluno já conhece as denominações

endereço postal, endereço eletrônico, e passará a conhecer agora a denominação endereço cartográfico. No exemplo

apresentado no quadro 4 , a informação “43 – 3B” deve ser assim interpretada:  o número 43 corresponde à página do atlas

em que a localidade aparece; e 3B corresponde às coordenadas geográficas dessa localidade, naquela página específica.

 

As localidades podem ser cidades, capitais, montanhas, rios, países, ilhas etc. Elas serão identificadas por nomes. É

interessante diversificar as indicações para que os alunos possam conhecer a pluralidade geográfica existente.

 

Tipo: Nesse quadro o aluno preencherá a tipologia da localidade: ilha, país, rio, lago, montanha, mar, cidade etc. Alguns

atlas trazem um quadro de siglas e abreviaturas, que ajudam a interpretação. Exemplos de siglas: RA/ República Árabe do

Egito; BRA/Brasil. Exemplos de abreviaturas:  i./ilha; mte/monte; cap./capital; arq./arquipélago

 

O primeiro exemplo deve ser feito pelo professor, na lousa, com acompanhamento dos alunos, pelo atlas. Enquanto os alunos buscam os demais

dados, o professor deverá circular pela sala, tirando dúvidas e orientando sobre a forma correta de se manusear um atlas. Se achar conveniente, o

professor poderá ampliar a relação de localidades, intensificando o exercício para garantir a compreensão e o envolvimento de todos.

 

A correção deverá ser feita com a participação de todos. O professor indicará alguns alunos para irem à lousa e preencherem o quadro. A

visualização geral indicará os acertos e as incoerências, quando o professor deverá fazer as devidas ponderações.

 

Dica

Esse exercício é elementar, porém importante para a construção de competências e habilidades cartográficas. Sempre que necessário, o

professor deverá utilizar o atlas geográfico. Além de enriquecer o desenvolvimento do conteúdo com a representação espacial do fenômeno

estudado, os alunos reforçam as habilidades necessárias à construção da autonomia para manuseio desse material didático.

Recursos Complementares

Para onde vai o Sol, quando a noite chega?http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7831

Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: o atlas geográfico digital, o webgis e os jogos digitais interativoshttp://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/196/146

O primeiro atlas geográfico do Brasil, publicado em 1868  http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-primeiro-atlas-geografico-do-brasil-publicado-em-1868

Avaliação

O professor deverá estar atento e considerar o envolvimento e a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, bem como na resolução das questões propostas.

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