20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das ruas de ontem e de hoje em localidades brasileiras ao longo do tempo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno -UCA, consideramos importante que ele já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de nov. 2013.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos deverão ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA. Neste último caso, cada aluno terá acesso a um notebook com sistema Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina” Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da temática de nosso planejamento. Questione a turma:
Ouça as hipóteses dos alunos e em seguida, apresente as imagens abaixo. Você poderá utilizar data show, ou slides (usando PowerPoint). As imagens abaixo favorecerão o diálogo da turma sobre a temática estudada. Explore-as coletivamente, identificando com os alunos os seus elementos. Tipos de ruas: de terra ou asfaltada; elementos naturais e elementos criados; ruas estreitas ou largas.
RUA DE TERRA
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
RUA ASFALTADA
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
RUA DE PARALELEPÍPEDOS
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
RUA DE BLOCOS DE CONCRETO HEXAGONAIS
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Leitura e discussão de cena:
Questione a turma:
Após o diálogo informe aos alunos, que nem sempre as ruas foram assim, como vocês as conhecem hoje. Com certeza muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo.
Observação: Professor, você também poderá utilizar alguns sítios para que os alunos possam conhecer diferentes tipos de ruas, para isto, sugerimos os sítios a seguir. Dialogue fazendo uma análise comparativa entre as imagens. Pontue as mudanças ocorridas nas paisagens das ruas, ao longo do tempo: o que mudou e o que permaneceu na paisagem; por que ocorreram tais mudanças. Ressalte os sinais de trânsito que apareceram na nova construção da Avenida Anhanguera e quais suas funções. Acrescente novas questões à medida que o diálogo for acontecendo. Se for necessário retomar conceito de paisagem, você poderá utilizar aulas postadas no Sítio “Portal do professor”, sugerimos as aulas:
Diferentes paisagens: conhecer para respeitar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52861>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Construindo o conceito de paisagem natural e paisagem e construída. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20983>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Para acessar imagens sobre comparativos de ruas acesse:
- Avenida Anhanguera - A Avenida Anhanguera é uma das principais artérias da cidade de Goiânia/GO que liga a Região Oeste da cidade com a Região Leste. Esta ligação é feita pelas pistas para os carros comuns e também pela linha exclusiva para os ônibus.
Fonte: Sítio “G1” Antes e depois do desenvolvimento urbano de Goiânia. Disponível em: <http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Blog de Penaforte”. Cidade do Estado do Ceará. Disponível em: <http://blogdepenaforte.blogspot.com.br/2011/03/rua-joao-angelo-recebe-calcamento.html>. Acesso em: 30 de out. 2013.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com poema
Registre o texto “Se essa rua fosse minha” na lousa e peça que os alunos a copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após peça que os alunos releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala de aula, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com os alunos busquem ajustar o oral ao escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa. Converse com os alunos sobre o texto, indague-os:
Após o diálogo solicite que os alunos ilustrem o texto.
Se essa rua fosse minha- Texto de Eduardo Amos
Se essa rua fosse minha,
Não deixava ladrilhar.
Não deixava botar pedras,
Não deixava asfaltar.
Deixaria o chão de terra,
Ou talvez plantasse grama.
Encheria as calçadas de flores,
Um vasinho em cada poste.
Margarida, amor-perfeito,
Azaléia, dália e rosa.
E na janela de cada casa um gerânio
Ou, quem sabe, uma violeta.
Tudo isso eu faria
Se essa rua fosse minha,
Se essa rua fosse minha,
Seria toda colorida
Teria casa amarela.
Casa vermelha,
Lilás, azul e laranja.
Só não teria casa cinza,
Porque cinza é a cor da sombra.
Mas teria casa verde,
Porque o verde é esperança.
Teria também umas casas malucas.
Uma de bolinhas,
Outra cheia de listras.
Uma pintada de rabiscos,
Outra toda xadrezinho.
Tudo teria cor.
O poste, a calçada,
A lata de lixo.
O céu seria sempre azul e, à noite,
Teria muitas estrelinhas.
Assim seria essa rua,
Se essa rua fosse minha.
Se essa rua fosse minha,
Eu não moraria sozinho.
Eu chamaria muita gente,
Pra morar aqui pertinho.
Chamaria um monte de amigos,
Alguns parentes
E até o meu irmão.
São todas pessoas queridas
Que eu gosto muito,
E amo do fundo do meu coração.
Fonte: Sítio “Alademim”. Disponível em: <http://rpofrosamaria.blogspot.com.br/2009/08/se-essa-rua-fosse-mimha.html>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Observação: Professor, se possível leia com os alunos a obra: AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. São Paulo: Moderna, 2002. (Esse livro permite uma reflexão sobre a responsabilidade das pessoas com relação à limpeza, solidariedade e harmonia na rua, de seu lugar de vivência.).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Após a realização das atividades anteriores, motive a turma quanto à importância de um estudo mais aprofundado sobre “Ruas de ontem e de hoje”. Isto poderá ser feito por meio de uma “Tarefa de casa”, assim os pais terão a oportunidade de acompanhar e contribuir com desenvolvimento da Pesquisa. Registre-a na lousa e peça que os alunos copiem em seus cadernos.
Você sabe como era sua rua antigamente? Sabe quais mudanças ocorreram nela ao longo do tempo? Então, converse com seus familiares sobre nossa proposta de estudo: “Ruas de ontem e de hoje”. Conte a eles nosso diálogo sobre as imagens analisadas em sala de aula. Logo após, peça que te ajudem a resolver as atividades a seguir. Se for necessário, você poderá solicitar ajuda de moradores antigos de sua rua. Anote o que descobrir.
1- Responda:
a) A rua onde você mora sempre teve o nome que ela tem hoje? Justifique sua resposta.
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b) Quais foram as principais mudanças que ocorreram na rua?
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c) Por que elas aconteceram?
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d) Escreva uma mudança que melhorou a qualidade de vida dos moradores.
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e) Escreva uma mudança que piorou a qualidade de vida dos moradores.
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2 – Vamos desenhar?
Agora, que você já sabe como era sua rua antigamente, desenhe como você imagina que ela era.
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3- Você gosta mais da sua rua como a desenhou ou como ela é atualmente? Por quê?
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4- Em sua opinião o que deve mudar na sua rua? Por quê?
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5- E o que não deve mudar? Por quê?
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6- Você consegue brincar na rua onde mora? Justifique sua resposta.
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Observação: Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões e também suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Para fazer seus desenhos, oriente-os a usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
Eles também poderão fotografar ou filmar a rua de suas casas utilizando seus laptops. Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.
Se preferir, registre em forma de vídeo acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens acessando: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Após a digitalização, providencie a impressão do texto para os alunos. Imprima também seus desenhos para que eles possam, por exemplo, confeccionar cartazes. (Professor, dê um prazo suficiente para que os alunos possam realizar a atividade. Inclua um final de semana, desta forma os pais poderão acompanhar mais de perto o trabalho a ser realizado.).
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Compartilhando a tarefa de casa
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles leiam as respostas das questões apresentadas. Formule questões pertinentes aos dados apresentados pela turma. Depois, instigue-os a avaliarem as mudanças e as permanências que contribuíram para melhorar a vida das pessoas. Leve-os a refletirem sobre de que forma as mudanças degradaram as paisagens ou as transformaram de uma forma positiva.
Discuta com a turma sobre o que poderia ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores e o que todos poderiam fazer nesse sentido. Por exemplo: plantar árvores, cuidar dos jardins, não jogar lixo no chão. Relate o fato de que não só os órgãos públicos são responsáveis por cuidar das paisagens, cada indivíduo tem, também, responsabilidade sobre elas.
Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre a rua onde moram.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os desenhos produzidos. Também dê oportunidade para que possam relatar seus sentimentos e descobertas ao realizarem esta atividade.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre a atividade a seguir na lousa, peça que os alunos copiem e resolvam-na. Peça que a turma pense nas observações feitas para realização da tarefa realizada na atividade 3 deste planejamento. Se necessário, você poderá sugerir uma nova observação da rua onde moram e/ou pedir que façam como tarefa de casa.
Identificando elementos da rua onde você mora
Muitas vezes, quando passamos por algum lugar, não observamos diversos detalhes da paisagem. Geralmente, isso acontece por pressa, falta de atenção ou desinteresse. Então, observe a rua onde você mora e resolva as atividades a seguir.
1- A rua onde você mora é:
( ) de terra ( ) pavimentada
( ) estreita ( ) larga
( ) pouco arborizada ( ) muito arborizada
( ) plana ( ) uma ladeira
( ) calma ( ) movimentada
( ) limpa ( ) suja
2- Que tipos de construção existem na rua onde você mora?
( ) casas térreas ( ) sobrados ( ) prédios
3- Existem estabelecimentos comerciais? Quais?
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4- A rua tem iluminação pública?
( ) sim ( ) não
5- Há semáforos nas proximidades de sua casa?
( ) sim ( ) não
6- E faixas de segurança?
( ) sim ( ) não
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto
Professor, proponha que os alunos produzam um texto sobre ruas de antigamente e ruas de hoje. Instrua-os que em duplas ou individualmente, deverão pensar sobre as atividades realizadas, inclusive nos diálogos. Comunique que ao finalizarem suas produções, farão a leitura de seu texto para a professora e demais colegas.
Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.
Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever as produções. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ).
Os alunos poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos,conforme registrado anteriormente permita que os alunos socializem suas produções. Você poderá pedir que um ou mais aluno/s faça a leitura. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Trabalho interdisciplinar
Professor, utilize a temática deste planejamento “Ruas de ontem e de hoje” e adote uma metodologia interdisciplinar que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar e concluir. Sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular, veja:
Língua Portuguesa: estrutura de textos, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).
História: debate sobre a dimensão contínua do tempo, noções de passado, presente e futuro; linha do tempo: ordenação e localização de acontecimentos no tempo; brinquedos e brincadeiras; cotidiano.
Geografia: características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação da fauna; natureza; caminho da escola; ruas, quarteirões, bairros; moradias; paisagem natural e transformada; meios de transportes; sinais de trânsito.
Matemática: formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo horários; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrita.
Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; sociedade e meio ambiente.
Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.
Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.
Informática_ utilize o programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:
. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
. Digitalizar textos: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord).
. Ilustrar: KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
. Fazer pintura digital: Tux Paint (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ditado da rua
Professor, utilizando a temática da aula, você poderá realizar um ditado que contará com a participação de toda a turma e também será uma oportunidade para observar possíveis erros na ortografia. Veja como realizá-lo:
Para finalizar pergunte o que acharam da atividade. Se preferir poderá pedir que registrem:
Minha opinião sobre esta atividade é: ________________________, porque _________________________________.
Sugestão de links para o aluno:
Fonte: Sítio: “Escola Kids”. A rua. Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-rua.htm>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Sugestão de links para professores:
Fonte: Sítio: “Escola Kids”. História das ruas no Brasil. Disponível em:<http://www.escolakids.com/historia-das-ruas-no-brasil.htm>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
ROCHA, Ruth. A rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2011.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Acervo PNBE do professor/2010.).
Professor, a avaliação deverá ser feita durante o trabalho pedagógico. É importante que ela aconteça a partir de suas observações e registros, num processo contínuo de reflexão. Aspectos como as possíveis dificuldades e facilidades dois alunos bem como a participação deles durante a realização das atividades precisam ser levados em consideração. Desta forma, utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: fazer suposições sobre as mudanças e permanências nas paisagens das ruas ao longo do tempo; avaliar as mudanças e as permanências nas paisagens; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; comparar semelhanças e diferenças das ruas em outros tempos; investigar a rua de antigamente por meio de conversas com as pessoas; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura, acesse o sítio “Portal do Professor” – Múltiplos instrumentos podem aperfeiçoar o processo de avaliação escolar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272>. Acesso em: 30 de out. 2013.
Cinco estrelas 2 classificações
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04/03/2014
Cinco estrelasAtividades excelentes!
25/11/2013
Cinco estrelasAdorei o projeto!