20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca de diferentes paisagens. Porém, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA e/ou do tablet.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que tem como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos deverão ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA. Neste último caso, cada aluno terá acesso a um notebook com sistema Linux. O tablet também poderá ser utilizado.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre paisagem. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá iniciar a conversa por meio de imagens. Apresente, por exemplo, as indicadas a seguir e logo após estabeleça um diálogo para interpretá-las. Elas permitem ao aluno observar e identificar elementos que constituem as paisagens apresentadas. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte: Imagem da própria autora.
Observação: As carinhas utilizadas para ilustrar os personagens têm como fonte o Sítio: “Painel Criativo”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão dizendo?
c- Em que local estas pessoas podem morar?
d- Que elementos destas imagens o ajudaram a chegar a essa conclusão?
e- O que a vista de Camila alcança, quando ela olha do alto da janela de seu apartamento?
f- E Mariana, que elementos da paisagem ela consegue observar?
g- Carlos diz que a paisagem do lugar onde vive tem som e cheiro. Como esses elementos aparecem em sua fala?
Ouça as respostas e, se necessário, faça novos questionamentos. Se você preferir poderá estabelecer uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa registrando a interpretação acima por escrito. Para isto, escreva as questões na lousa, solicite que os alunos copiem e as responda.
Observação: É importante observar se os alunos estão compreendendo o conceito de paisagem. Conforme Milton Santos: “Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons”. (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1991. p. 61.).
Ressaltamos que esta atividade possibilitará, a você professor, verificar se a turma está considerando apenas o aspecto estético da paisagem (a beleza). Aproveite este momento e reflita com os alunos: no local onde você mora existem paisagens mal cuidadas? Como as paisagens são construídas? Como as paisagens se modificam?
Para finalizar, informe aos alunos que ainda continuaremos a estudar sobre as paisagens, ou seja, tudo aquilo que nossa vista alcança. Aproveite e peça que tragam alguma novidade e/ou curiosidade sobre a paisagem do local onde cada um vive.
Professor, utilize as diferentes visões observadas nas imagens para ampliar os conhecimentos dos alunos a cerca de visões vertical, oblíqua e lateral. Para isto, você pode pedir que eles analisem um objeto da sala de aula ou do pátio da escola, peça que o observem em visão visões vertical, oblíqua e lateral. Depois, solicite que desenhem o objeto.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade anterior. Pergunte para a turma se alguém trouxe alguma novidade/curiosidade sobre a localidade onde vive. Peça que compartilhe com os demais colegas, faça intervenções, comentários quando necessário. Depois de terminar as exposições dos alunos, registre na lousa e peça que copiem a seguinte “Atividade de casa”.
Observe a paisagem onde se localiza sua moradia. Fique atento quanto a possíveis sons, movimentos e odores que possam ter na paisagem observada. Convide um adulto para acompanhá-lo, assim você poderá compartilhar as impressões que teve durante sua observação. (Professor, procure registrar esta atividade num final de semana, assim os pais ou outro responsável pelo aluno poderá acompanhar a atividade proposta.).
Agora, desenhe o que sua vista alcança.
Pense e responda:
Você percebeu algum movimento, som e odor na paisagem do lugar onde você vive? Quais são eles?
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Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint acessando (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles troquem de caderno com um colega que esteja do seu lado direito. Peça que identifiquem a visão em que o desenho do colega foi feito. Depois, instigue-os a relatarem, um para o outro, as impressões que tiveram sobre o movimento, som e odor na paisagem do lugar observado.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os sentimentos e descobertas feitas ao realizarem esta atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre paisagens.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, convide seus alunos para observar outras paisagens. Você poderá apresentar as imagens a seguir. Se possível, informe alguns dados sobre as pinturas. Para isto, leia as informações contidas nos sítios indicados junto às imagens.
Ao observarem as paisagens retratadas pelos artistas, os alunos perceberão diferentes maneiras de retratar uma paisagem e apreender seus elementos. Se possível, observe outras obras de outros artistas que pintam paisagens e também fotografias e cartões postais. Não se esqueça de pedir que relatem suas impressões sobre cada trabalho.
Fonte: Sítio: “Not1” Tarsila do Amaral”. Disponível em: <http://www.not1.com.br/tarsila-do-amaral-obras-famosas-quadros-e-arte-do-modernismo/>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Naiade Viagem” Jardins de Monet. Disponível em: <http://naiade.com.br/?p=4977>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Leitura e discussão de imagens:
Questione a turma:
Após o diálogo informe aos alunos, que a paisagem do lugar onde vivemos é mais que a nossa casa, é mais que o quarteirão onde ela se localiza. A casa, a rua, o quarteirão, o bairro, as áreas verdes, as pessoas, os animais são alguns dos elementos que formam a paisagem.
Um trabalho interdisciplinar com a área de Artes poderá ser realizado, elaborando uma sequência de atividades sobre grandes pintores: sua biografia, sua obra e a releitura de seus trabalhos realizada pelos alunos. Eles também poderão, individualmente, criar a sua própria paisagem em folha de papel para ser exposta na sala de aula ou nos corredores da escola.
Em Ciências podem-se fazer estudos sobre atitudes de preservação do meio ambiente; os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; tipos de lixo e sua destinação correta; materiais recicláveis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avanços tecnológicos; ações do homem no ambiente.
Já em Matemática, interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito.
Na Informática poderá ser trabalhado: linguagem digital, criação de Blog, Quiz, Wiki, PowerPoint, navegação na Internet.
Para os Temas transversais sugerimos um trabalho sobre: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Em Língua Portuguesa, você poderá sugerir à turma uma produção de texto sobre uma das pinturas apresentadas acima. Veja como fazer:
Produção de texto
Instrua os alunos a produzirem um texto sobre uma das pinturas. Peça que observem atentamente a pintura escolhida, que pensem sobre as cores, movimentos, possíveis odores e sons que a mesma pode ter ou exalar. Solicite que ilustrem o texto, fazendo uma releitura da imagem.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Para desenhar poderão utilizar o programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Ao finalizar o texto, providencie a impressão dele para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para os alunos fazerem outros levantamentos sobre elementos de paisagens, organize um trabalho de campo em uma chácara, sítio, parque, praça próxima da escola (caso tenha) ou até mesmo nas proximidades da escola.
Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula: “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Ressaltamos a importância de:
Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.
Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
Observação: Professor, durante e/ou após o trabalho de campo, retome o conceito de paisagem natural e paisagem transformada, caso você já tenha trabalhado. Comente coma turma que no espaço urbano praticamente não temos paisagens naturais. Explique que praças, parque e jardins são construídos pelas pessoas. Este é um bom momento para indagar a turma sobre os motivos que levam as pessoas a transformarem as paisagens. Para ter acesso a aulas sobre paisagem natural e transformada você poderá acessar o sítio: “Portal do professor” – aula: “Construindo o conceito de paisagem natural e construída”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20983>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugestão de links para o aluno:
Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/paisagem.htm>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mudancas-paisagem-historia-tempo-paisagem-simultaneidade-511356.shtml>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
Sugestão de bibliografia para o professor:
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI Tomoko Iyda; CACETE Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. (Acervo PNBE do professor/2010.).
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Acervo PNBE do professor/2010.).
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que as paisagens são tudo aquilo que nossa vista alcança. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: identificar e descrever diferentes paisagens, próximas e distantes do seu lugar de vivência; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; observar com criticidade a diversidade de paisagens que compõem o território brasileiro; produzir texto com autonomia; representar a paisagem de diferentes locais. Analise também, os registros pessoais dos alunos verificando se eles estão aproximando cada vez mais da escrita alfabética.
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