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Eletrônica - Da válvula ao transistor

 

27/08/2009

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a evolução da eletrônica, para visualizar os avanços da ciência baseando-se nas suas aplicações do cotidiano.

Identificar em situações do cotidiano, fenômenos físicos, e aplicações relacionados a eletricidade e eletrônica.

Duração das atividades
Número de aulas: 01 de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de eletricidade, eletromagnetismo.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

        Como prática social inicial, repensar o uso racional de recursos naturais, utilizando por mais tempo possível aparelhos eletrônicos, evitando a demanda da fabricação de mais componentes que agridem o meio ambiente.

Aula 01:

       O Professor pode iniciar a aula comentando sobre a evolução da eletrônica, destacando a miniaturização dos equipamentos eletrônicos, que foi possível através das pesquisas científicas utilizando semi-condutores, apresente o texto do site Computer Word, com um dos criadores do primeiro computador chamado de ENIAC, que possuía 18000 válvulas eletronicas: Computer Word: disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/negocios/2006/04/05/idgnoticia.2006-04-05.2043967586/IDGNoticiaPrint_view> acessado 15/08/2009.

        Os desenvolvedores desse computador não tinham idéia da rápida evolução que aconteceria dali para diante, com o advento dos componentes que substituíram as válvulas, componentes semicondutores como diodos e transistores.

  

      Com o desenvolvimento da tecnologia de materiais e eletrônica, o acesso aos computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos foi facilitado, por outro lado, a demanda cada vez maior por aparelhos com mais funções e modernos, causou o aparecimento de outro problema, o chamado lixo tecnológico, que se acumula quando é feito o descarte de peças eletronicas obsoletas.

  • Qual a diferença dos componentes dos equipamentos eletrônicos do início de sua produção aos dias atuais?
  •  Discuta sobre qual seria a melhor solução para diminuir a produção do lixo tecnológico.
  •  Por que o ser humano descarta muitos produtos que podem ser utilizados?
  • Você tem em sua casa equipamentos eletrônicos antigos?
  • Como você e sua família vêem esta questão, isto é, que atitudes tomam quando adquirem equipamentos novos?

        As válvulas eletrônicas são compostas por um bulbo de vidro, onde é inserido um gás inerte, como o argônio, dentro desse bulbo existem dois eletrodos, um  dos eletrodos é aquecido como o filamento de uma lâmpada incandescente, é chamado de ânodo, e o outro é uma placa chamada de cátodo. Quando o filamento é aquecido, libera elétros que são atraídos pelo cátodo e ocorre condução de corrente elétrica. Se a polaridade for invertida na válvula, ocorre o efeito contrário, os elétrons são liberados pelo filamento, mas são repelidos pelo cátodo. Esse é o princípio de funcionamento de válvula diodo inventada por Tomas Edison, foi inventada antes da lampada incandescente.

        Esse tipo de válvula foi muito utilizado em várias aplicações em eletronica, como amplificadores e dispositivos de transmissão, porém os equipamentos eram grandes e o custo de manutenção muito alto, pois válvulas precisam ser trocadas da mesma forma que lâmpadas incandescentes.

       Com as pesquisas sobre semicondutores, as válvulas foram sendo substituídas por componentes eletrônicos menores, mais econômicos e com baixa manutenção.

Válvula e transistor

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Válvula e Transistor : Imagem disponível em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009       

Na imagem temos a diferença visual entre uma válvula, um transistor e um microchip, dentro de um microchip podem ser inseridos centenas de transístores.

      

         Para saber mais sobre a evolução da eletrônica, indique aos alunos o site clickciencia, uma reportagem sobre a subistituição das válvulas por transístores rexplica algumas questões interessantes sobre o funcionamento desses componentes:Clickciencia: Da válvula ao transistor: a revolução dos semicondutores. Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 15/08/2009.

      

No vídeo a seguir temos o processo de fabricação de uma válvula para ser utilizada em um rádio, o processo é artesanal mas muito interessante:

Youtube. Como se faz uma válvula: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 15/08/2009.

DICAS PARA USO DE VÍDEOS

1.      Baixar vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader que você pode instalar em seu computador para baixar os vídeos da internet e salvar diretamente em MPEG, AVI (resolução original, 320x240, 640x480 e 320x240 com qualidade baixa), IPOD, PSP, MP3 (somente o áudio), VCD (PAL e NTSC), SVCD (PAL e NTSC), DVD (PAL e NTSC) ou no formato original, para sistemas operacionais em Windows e para sistemas Linux acesse o site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube

2.      Usar o laboratório de informática

3.      Conectar um computador ligado a internet na TV ou projetor multimídia, para assistir direto do site onde o vídeo está hospedado, como por exemplo, Youtube.

4.      Gravar o vídeo em um pendrive ou utilizá-lo em uma TV ou aparelho DVD com entrada USB

       No Portal do Professor encontramos um vídeo interessante que mostra um museu da eletricidade, nele podemos observar a evolução da geração e transmissão de eletricidade, que contribuíu para o desenvolvimento tecnológico que temos nos dias de hoje.       

Museu da Electricidade: Disponíve l em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15096> acessado em: 19/08/2009

Museu da Electricidade

               

No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes,  realiz arem uma pesquisa sobre reciclagem de lixo eletrônico, como fonte inicial de pesquisa, o site a seguir pode ser utilizado:    Innovatio: USP cria primeiro centro público de Lixo Eletrônico do Brasil. Disponível em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 15/08/2009.        Pesquisando em outras fontes, os alunos podem utilizar o recurso dos blogs para disponibilizar as sua pesquisas, no site escolabr.com é possível encontrar mais sobre blogs: Blog

É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc.

No site www.escolabr.com, existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso.

Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

               

Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:

  • Os computadores e equipamentos eletrônicos trouxeram grandes benefícios em várias áreas, como na medicina, educação, entretenimento, porém o problema do descarte de lixo eletronico ainda é uma realidade.
  •   A evolução da eletrônica, proporcionou os avanços da ciência baseando-se nas suas aplicações do cotidiano. 
  • Situações do cotidiano, fenômenos físicos, e aplicações relacionados a eletricidade e eletrônica.
  • A diferença dos componentes dos equipamentos eletrônicos do início de sua produção aos dias atuais
  •  A melhor solução para diminuir a produção do lixo tecnológico.
  •  O que leva o ser humano descarta muitos produtos que podem ser utilizados.
  • O uso de equipamentos eletrônicos antigos em casa e que atitudes tomam quando adquirem equipamentos novos.

        Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta, através de alternativas para o descarte do lixo eletrônico.

        Como proposta de ação de conscientização dos alunos sobre o lixo eletrônico, estimular os alunos quanto ao descarte correto de pilhas e baterias, levando esses componentes a centros de descarte especializados, muitos fabricantes de celulares e notebooks recolhem as baterias usadas dos seus equipamentos para um descarte correto, que não agride o meio ambiente.

 
Referências utiliz adas:

EscolaBR. Disponível em: <http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=12> ac essado em 19/08/2009

Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 19/08/2009

Clickciencia: Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/por tal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 19/08/2009

Innovatio: Disponível em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 19/08/2009

Válvula e Transistor : Imagem disponível em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Museu da Electricidade Vídeo
Recursos Complementares
Do transistor ao microprocessador: Disponível em: acessado em 19/08/2009
Avaliação


       
      A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
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