Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO CRIAR UM TEXTO COLETIVO?

 

23/11/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Sônia Jordão e Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Faixa etária: 5 anos
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Registrar por meio de desenhos e escrita a vista a um local;
Recortar os elementos essenciais para compor o texto coletivo;
Organizar as ideias para expressar o momento vivido;
Organizar desenhos e escrita expressando as ideias do grupo;
Duração das atividades
Atividade 1 – Passeio em um lugar significativo para o grupo (um período); Atividade 2 – Conversa sobre o passeio feito, relembrando o que aconteceu. Desenho e pintura do foi visto no passeio (45 minutos); Atividade 3 – Contar uma história enigmática. Atividade 4 – Recorte dos desenhos feitos; Atividade 5 – Criação do texto coletivo juntando os desenhos com as falas das crianças; (45 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deve conhecer sobre como as crianças desta faixa etária se relacionam com os conhecimentos. As crianças antes dos cinco anos estão mais voltadas para o conhecimento de si e de suas possibilidades, isto ainda continua presente aos cinco anos, mas em menor intensidade, pois agora estão percebendo o mundo que as rodeia. Sua curiosidade sobre o mundo é cada vez maior querendo saber o porquê de tudo e como tudo funciona. Depois de descobrirem o que conseguem fazer sozinhos ou do que já são capazes de fazer por si só, começam a perceber que há um mundo além de si e sua atenção e percepção deste mundo, estão mais minuciosas.
“Essa é uma etapa de imensas possibilidades para diversas formas de aprendizagens e sistematização de conhecimentos, decorrentes da elaboração mais acurada da consciência de si e de seu entorno. O mundo, como fenômeno independente das percepções e desejos da criança, descortina-se a sua volta, tornando-se cada vez mais objeto de sua atenção, reflexão e sentimentos” (MARTINS, 2007, p.72).
O professor deve explorar este momento com proposições que recorram a estas capacidades.  
Estratégias e recursos da aula
Material Utilizado
 
* Tapete para a roda de conversas; 
* Papel branco;
* lápis de cor;
* Canetinhas;
* Tesouras;
* Cola;
* Um pedaço grande de folha ou papel branco ou pardo.
 
Atividade 1 - Passeio em um lugar significativo para o grupo (um período);
 
Planejar um passeio que seja significativo para o grupo. Pode ser em um lugar distante, que necessite ir de ônibus ou em um lugar próximo onde terão que ir a pé. Seja qual for o local, é importante ter a clareza do que queremos levando as crianças até lá e explorar com eles os detalhes do caminho e do local visitado. Planejar significa conhecer bem o local e se possível visitá-lo com antecedência.
 
 
Atividade 2 – Conversa sobre o passeio feito, relembrando o que aconteceu. Desenho e pintura do foi visto no passeio (45 minutos); 
 
Conversar com as crianças e ir relembrando o passeio, desde o momento em que saíram de ônibus ou a pé, até a chegada do local. Ir questionando sobre o que mais chamou a atenção deles, o que mais gostaram. Depois da conversa, entregar pequenos pedaços de papel (uma folha A4 dividida em 4) para que desenhem algo que chamou a atenção. Explicar que depois o desenho será recortado e tentaremos criar uma história do passeio. Será uma história com desenhos e escrita. Vocês já viram história assim?
 
  
4
Fonte: Acervo NDI 2011.
 
1
Fonte: Acervo NDI 2011.
Fotografias: Sônia Jordão
 
 
Atividade 3 – Contar uma história enigmática. 
 
Criar ou procurar uma história enigmática, contar para que as crianças saibam o que farão com seus desenhos. 
 
 
Exemplos de textos enigmáticos:
 
3
 
                      
 
2
 
 
 
Atividade 4 – Recorte dos desenhos feitos (30 minutos); 
 
Explicar para as crianças que receberão os desenhos feitos sobre o passeio e que recortarão os detalhes para depois irmos escrevendo a história juntos. Após os desenhos recortados guardá-los para o momento da escrita do texto coletivo.
 
Atividade 5 – Criação do texto coletivo juntando os desenhos com as falas das crianças (45 minutos);
 
Sentar numa grande roda com as crianças e levar o papel pardo, os desenhos recortados, canetinha e cola. Relembrar o passeio, desde o momento em que saíram da sala, ir escrevendo a história no papel. Caso tenham desenhos que representem as falas, ir colando no lugar da escrita. Depois que o texto ficar pronto lê-lo junto com as crianças para verem como ficou e colá-lo primeiramente na sala, mas num local de acesso das crianças para que possam se aproximar e lê-lo quando quiserem. 
Recursos Complementares
Sites de cartas enigmáticas:
 
 
Aula do portal:
Era uma vez a casa da bruxa... Quem consegue escrever uma história a partir do nosso passeio? Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49714
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças relembram e conseguem organizar seus pensamentos e suas ideias diante do grupo. Perceber como as crianças estão representando suas ideias por meio dos desenhos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.