Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a gostar de cartuns

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes cartuns.
  • Definir o que é humor.
  • Refletir sobre os temas dos cartuns.

 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de linguagem verbal e não verbal.
  • Habilidades de fazer inferências.
Estratégias e recursos da aula
  • Vídeo
  • datashow
  • Trabalho em duplas

imagem cartum

Imagem disponível em: http://saladeauladivertida.blogspot.com.br/2008/10/cartum.html Acesso em: 15 nov. 2013.

 

Professor,

Um cartoon ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia a dia de uma sociedade. O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os  frescos do palácio de Estminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo "estudo", ou "esboço", e é muito utilizada nas artes plásticas. Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartoon Acesso em: 15 nov. 2013.

 

MÓDULO 1 SENSIBILIZAÇÃO PARA ESTUDO DO TEMA

 

ATIVIDADE 1 - ASSISTINDO A UM VÍDEO

 

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça que acessem o site http://www.slideshare.net/projetoassis/charge-slides  Acesso em: 15 nov. 2013 para assistirem a um vídeo sobre "Desvendando os mistérios dos gêneros:  Charge, Cartum, Caricatura." Depois que assistirem, o professor deverá explicar a eles que trabalharão apenas o cartum.

 

ATIVIDADE 2 - CONHECENDO OS PERSONAGENS MAIS FAMOSOS DOS CARTUNS.

 

A atividade se intitula: Cartunistas famosos e seus personagens marcantes.

"Você curte histórias em quadrinhos? Então você provavelmente deve conhecer Mafalda, Calvin, Snoopy e outros personagens famosos das tirinhas. Tente reconhecer agora os seus autores."

O autor sugere que o aluno clique no ícone iniciar para jogar.

  • A atividade tem como objetivo um reconhecimento do site e um conhecimento dos personagens.

 

ATIVIDADE 3 - CONHECENDO OS CARTUNISTAS MAIS FAMOSOS DO BRASIL

 

  • O professor deverá reproduzir cópia do texto abaixo "Alguns dos cartunistas mais famosos do Brasil" para os estudantes lerem. Deverá explorar os aspectos mais interessantes com os estudantes.

ALGUNS DOS CARTUNISTAS MAIS FAMOSOS DO BRASIL

 
Adão Iturrusgarai é um dos importantes cartunistas brasileiros. Nascido no Rio Grande do Sul, publicou seu primeiro desenho aos 17 anos. Foi redator de programas de televisão, como TV Colosso e Casseta & Planeta, e publicou trabalhos em diversas revistas do Brasil. Atualmente, publica tira diária no jornal Folha de São Paulo. Em 2005, a Cartoon Network produziu série baseada em sua mais famosa personagem, Aline. As tiras de Iturrusgarai são famosas pela forma de humor debochado que utiliza.
 
O paulista Caco Galhardo iniciou sua carreira na década de 80, publicando seus quadrinhos em fanzines. Cartunista e ilustrador, publica sua tira semanal “Os pescoçudos”, no caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo. Alguns de seus personagens já viraram animações da TV em emissoras como a MTV e Cartoon Network.
 
Henrique de Sousa Filho, o Henfil, foi cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Começou sua carreira como cartunista no jornal O Pasquim (1969), sempre desenhando personagens tipicamente brasileiros, com temas críticos e satíricos em relação à realidade brasileira. Henfil teve uma participação ativa na televisão, na literatura e atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do Brasil. Faleceu em 1988, aos 43 anos. Seu personagem mais famoso é a Graúna.
 
O cartunista Fernando Gonsales tem como seu principal personagem o rato Níquel Náusea. Suas tiras foram publicadas inicialmente em 1985, quando ganhou um concurso promovido pelo jornal Folha de São Paulo e continuam sendo impressas, até hoje, no mesmo veículo. Faz ilustrações para livros, revistas e publicidade, além de criar roteiros para a TV Globo. Foi um dos selecionados para fazer a série “Cartunistas” das sandálias Havaianas.
 
 
 
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
 

 

MÓDULO 2 - REFLEXÃO

 

ATIVIDADE 4 - REFLETINDO SOBRE OS TEMAS DOS CARTUNS

 

  • Professor, antes de solicitar aos alunos uma reflexão sobre os cartuns. Reproduza cópia do texto abaixo para cada aluno. Converse com eles a respeito d a definição abaixo e sobre o humor nos cartuns.
O humor, numa concepção mais exigente, não é apenas a arte de rir. Isso é comicidade, ou qualquer outro nome que se escolha. Na verdade, humor é uma análise crítica do homem e da vida. Uma análise não obrigatoriamente comprometida com o riso, uma análise desmistificadora, reveladora, cáustica. Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, eo seu êxito está na alegria que ele provoca pela descoberta inesperada da verdade. (Ziraldo)
 

 

Apresente aos alunos em datashow diversos exemplos de cartuns. Peça a eles para observar, em cada slide, as características de cada um. Peça que anotem todas as observações (características) e, principalmente o tema que o autor abordou. Peça a eles que anotem as dúvidas.

 

Cartum 1

cartoon

Disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-l0cnaIb0jpc/Th9ONocMkRI/AAAAAAAAFAE/Ba1RBvIsPyg/s400/cartoon%252Bmaterial%252Bescolar.jpg&imgrefurl=http://csm-mediateca.blogspot.com/2011/09/material-escolar-cartoon.html&h=400&w=310&sz=30&tbnid=AM03AHQqXlYcsM:&tbnh=90&tbnw=70&zoom=1&usg=__gqi_usLM--Z8CHLTZi9DOHLSpss=&docid=6cCvgvvAW53nHM&sa=X&ei=igyFUo7eNsnKkAf-loDADA&ved=0CDcQ9QEwAw

Acesso em: 14 nov. 2013.

 

Cartum 2

cartum 3

 

Disponível em: http://www.chargemania.blogger.com.br/ Acesso em: 15 nov. 2013.

 

Cartum 3

 

cartum 4 cartum 4

Disponível em: http://www.ikids.com.br/wp-content/uploads/2013/07/cartoon-meio-ambiente.jpg  Acesso em: 15 nov. 2013.

 

Cartum 4

Dilma

Disponível em:http://www.blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2011/04/CHARGE-DO-J-BOSCO.jpg Acesso em: 15 nov. 2013.

 

Cartum 5

cartum 6

Imagem disponível em: http://midiatividades.files.wordpress.com/2012/10/charge252812529.jpg Acesso em: 15 nov. 2013.

 

Cartum 6

cartum 7

Disponível em: http://blog.educacional.com.br/fredericosousa/category/charge-cartum-tira/ Acesso em: 15 nov. 2013.

 

ATIVIDADE 5 - TRABALHO EM DUPLAS

 

Para refletir sobre cada cartum, o professor deverá solicitar que os alunos conversem a respeito de cada um. Organize os alunos em duplas e peça que reflitam e discutam entre si. Deverão fazer anotações no caderno para depois apresentarem à professora.

Para tanto, sugere-se:

  • Quais os temas abordados?
  • Quais as características comuns entre os cartuns?
  • Quais os personagens dos cartuns?
  • Por que os autores escolheram esses personagens?
  • Outras. (Professor, crie outras perguntas)
Recursos Complementares

Professor, para enriquecer suas aulas, acesse:

 

Avaliação

O professor deverá verificar todo o processo de aprendizagem. Portanto, a avaliação será processual.

  • Professor, esta proposta de aulas permite que você avalie o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula. Observe o desenvolvimento das atividades -  se os estudantes demonstram interesse, se participam das atividades com gosto. Observe também a criatividade e a capacidade argumentativa na hora da reflexão sobre os cartuns. Note se eles internalizaram as características do gênero cartum. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.