25/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Imagem disponível em: http://saladeauladivertida.blogspot.com.br/2008/10/cartum.html Acesso em: 15 nov. 2013.
Professor,
Um cartoon ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia a dia de uma sociedade. O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os frescos do palácio de Estminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo "estudo", ou "esboço", e é muito utilizada nas artes plásticas. Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartoon Acesso em: 15 nov. 2013.
MÓDULO 1 SENSIBILIZAÇÃO PARA ESTUDO DO TEMA
ATIVIDADE 1 - ASSISTINDO A UM VÍDEO
Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça que acessem o site http://www.slideshare.net/projetoassis/charge-slides Acesso em: 15 nov. 2013 para assistirem a um vídeo sobre "Desvendando os mistérios dos gêneros: Charge, Cartum, Caricatura." Depois que assistirem, o professor deverá explicar a eles que trabalharão apenas o cartum.
ATIVIDADE 2 - CONHECENDO OS PERSONAGENS MAIS FAMOSOS DOS CARTUNS.
A atividade se intitula: Cartunistas famosos e seus personagens marcantes.
"Você curte histórias em quadrinhos? Então você provavelmente deve conhecer Mafalda, Calvin, Snoopy e outros personagens famosos das tirinhas. Tente reconhecer agora os seus autores."
O autor sugere que o aluno clique no ícone iniciar para jogar.
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO OS CARTUNISTAS MAIS FAMOSOS DO BRASIL
ALGUNS DOS CARTUNISTAS MAIS FAMOSOS DO BRASIL
MÓDULO 2 - REFLEXÃO
ATIVIDADE 4 - REFLETINDO SOBRE OS TEMAS DOS CARTUNS
O humor, numa concepção mais exigente, não é apenas a arte de rir. Isso é comicidade, ou qualquer outro nome que se escolha. Na verdade, humor é uma análise crítica do homem e da vida. Uma análise não obrigatoriamente comprometida com o riso, uma análise desmistificadora, reveladora, cáustica. Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, eo seu êxito está na alegria que ele provoca pela descoberta inesperada da verdade. (Ziraldo) |
Apresente aos alunos em datashow diversos exemplos de cartuns. Peça a eles para observar, em cada slide, as características de cada um. Peça que anotem todas as observações (características) e, principalmente o tema que o autor abordou. Peça a eles que anotem as dúvidas.
Cartum 1
Disponível em:
Acesso em: 14 nov. 2013.
Cartum 2
Disponível em: http://www.chargemania.blogger.com.br/ Acesso em: 15 nov. 2013.
Cartum 3
Disponível em: http://www.ikids.com.br/wp-content/uploads/2013/07/cartoon-meio-ambiente.jpg Acesso em: 15 nov. 2013.
Cartum 4
Disponível em:http://www.blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2011/04/CHARGE-DO-J-BOSCO.jpg Acesso em: 15 nov. 2013.
Cartum 5
Imagem disponível em: http://midiatividades.files.wordpress.com/2012/10/charge252812529.jpg Acesso em: 15 nov. 2013.
Cartum 6
Disponível em: http://blog.educacional.com.br/fredericosousa/category/charge-cartum-tira/ Acesso em: 15 nov. 2013.
ATIVIDADE 5 - TRABALHO EM DUPLAS
Para refletir sobre cada cartum, o professor deverá solicitar que os alunos conversem a respeito de cada um. Organize os alunos em duplas e peça que reflitam e discutam entre si. Deverão fazer anotações no caderno para depois apresentarem à professora.
Para tanto, sugere-se:
Professor, para enriquecer suas aulas, acesse:
O professor deverá verificar todo o processo de aprendizagem. Portanto, a avaliação será processual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!