Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Subtrair pode ser divertido!

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver noções de subtração;
  • Reconhecer terminologias adequadas que retratam a subtração (menos, tirar, sobrar, resto, diferença, dentre outras);
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como: convite; poesia; história literária;
  • Produzir textos de diferentes gêneros como: convites, poesias, etc.
  • Realizar jogos envolvendo subtração;
  • Organizar dados em gráfico;
  • Trabalhar em equipe desenvolvendo atitudes de respeito e de colaboração.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas: KWord, TuxPaint e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

 

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.

O trabalho com a subtração em sala de aula proposto nesta aula, possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, incluídos no eixo de “Números e operações”.

quadro

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 28.

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Sensibilizando – dinâmica do biscoito

Professor, a subtração é um conteúdo que perpassa o cotidiano adulto e infantil, pois a utilizamos em diversas situações como: dar um troco, saber se é mais velho ou mais novo que alguém, quantos anos têm de diferença entre duas ou mais pessoas, calcular quantos quilos perdemos em uma dieta, para fazer receitas, dentre outras. Dessa maneira é um conteúdo de grande relevância a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa etária, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Nesse sentido, nossa sugestão é que inicie sua aula no espaço da “rodinha” propondo uma dinâmica para motivá-los e introduzir o tema com seus alunos.

Para tanto, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro.

Providencie anteriormente uma lata com biscoitos com a quantidade de alunos da turma.

Na roda recite a seguinte parlenda:

 

LATA DE BISCOITO – DOMÍNIO POPULAR

 

FUI NA LATA DE BISCOITO

TIREI UM, TIREI DOIS,

TIREI TRÊS, TIREI QUATRO,

TIREI CINCO, TIREI SEIS,

TIREI SETE, TIREI OITO,

TIREI NOVE, TIREI DEZ!

 

Repita várias vezes até que os alunos memorizem. Esse tipo de texto é excelente para se trabalhar com alunos em processo de alfabetização já que são simples e de fácil memorização.

Depois leve a lata de biscoitos para a roda, e brinque de recitar a parlenda com os alunos. Entregue para os alunos a quantidade de palitos de picolé referentes a quantidade de biscoitos da lata, como por exemplo: se na lata tiver 20 biscoitos, entregue 20 palitos de picolé para cada um.

Posteriormente, explique a eles que cada um ganhará um biscoito da lata e que conforme você for entregando os biscoitos tirando-os da lata eles deverão também retirar a quantidade em palitos.

Inicie a dinâmica:

at

Ao terminarem de recitar a parlenda, pergunte a eles se sobrou algum palito? Se sobrou peça para que eles contem e pergunte por exemplo:

 

·         Se sobraram 6 palitos quantos biscoitos sobraram? Por quê?

·         Quantas crianças ficaram sem ganhar biscoito?

·         Que palavra nós mais utilizamos nessa parlenda? (Tirei)

 

Neste momento, converse com os alunos sobre o tema subtração e proponha a eles que pensem sobre as seguintes questões:

·         O que é subtrair?

·         Alguém desta turma já sabe fazer contas de subtração? Como se faz? Você pode explicar para a turma?

·         Que palavras eu utilizo quando se trata de subtrair? (tirar, menos, sobraram)

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

a

Seguem algumas sugestões abaixo para que você registre esse momento abordando escrita, leitura e linguagem matemática.

 

1)      Complete a parlenda com as palavras que faltam.

LATA DE BISCOITO – DOMÍNIO POPULAR

 

FUI NA __________DE _____________

TIREI UM, TIREI DOIS,

__________TRÊS, TIREI ____________,

TIREI CINCO, TIREI_____________,

TIREI __________, TIREI OITO,

TIREI NOVE, TIREI_____________!

 

2)      Ilustre a parlenda.

 

Para a realização dessa atividade, caso seus alunos possuam o laptop do Projeto UCA, eles poderão utilizar as ferramentas do programa TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar.

 

3)      Recorte a parlenda separando as palavras uma da outra. Em seguida, ordene as palavras de acordo com a parlenda.

 

4)      Preencha o quadro abaixo de acordo com o que é solicitado:

 

PARLENDA

DESENHO

LINGUAGEM MATEMÁTICA

FUI NA LATA DE BISCOITO

   

TIREI UM, TIREI DOIS,

 

                   10 -1=                                      10 - 2 =

TIREI TRÊS, TIREI QUATRO

   

TIREI CINCO, TIREI SEIS

   

TIREI SETE, TIREI OITO

   

TIREI NOVE, TIREI 10

   

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Contação história “Todos no sofá”

Professor, a literatura está muito próxima do universo infantil, por isso, devemos  sem preservar espaço na sala de aula para a contação de histórias de diferentes gêneros com diferentes objetivos. A história muitas vezes é uma estratégia para introduzir e aprofundar conhecimentos, porém seu objetivo maior é a ludicidade e a magia que envolve o ato da contação de história.

Nessa perspectiva, nossa proposta é que você trabalhe com seus alunos a história “Todos no sofá” da autora Luísa Ducla Soares Rangel, Ilustrações de Pedro Leitão. Esse livro aborda contagem decrescente, animais e subtração, e também pode contribuir para a introdução do tema com crianças.

se

 

Fonte: Sítio: “Slide Share”. Disponível em: <http://www.slideshare.net/vlpma/todos-no-sof-15546344>. Acesso em: 10 de nov.  2013.

Para essa contação de história nossa proposta é que você confeccione fantoches para tornar esse momento mais lúdico. Organize seus alunos de maneira que todos possam visualizar os fantoches e a contação da história.

Após a contação de história, converse com os alunos questionando-os:

 

·         O que essa história falava?

·         Vocês gostaram dessa história? Por quê?

·         Quantos animais apareceram na história ao todo?

·         Vamos fazer as subtrações dos animais que foram deixando o sofá?

 

Nesse momento, reconte a história realizando coletivamente a subtração com os alunos conforme os animais foram deixando o sofá. Aproveite para observar se eles compreenderam o conceito de subtração. Registre os cálculos no quadro e oriente os alunos a copiarem no caderno de Matemática.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Recitando e produzindo uma poesia

Professor, nesta atividade nossa proposta é que você recite uma poesia para seus alunos a características desse gênero textual e em seguida proponha que os alunos construam uma poesia em duplas abordando o tema subtração.

Veja uma sugestão abaixo:

poema


Fonte: Sítio: “PerigrinaCultural’sWeblog”. Disponível em: <https://peregrinacultural.wordpress.com/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Leia a poesia em voz alta para seus alunos. Em seguida realize a leitura com eles. Para tanto, você poderá utilizar diferentes estratégias como, por exemplo:

·         Meninas leem uma estrofe, meninos a outra;

·         Leitura coletiva;

·         Cada aluno lê um verso do poema;

·         Dentre outras.

 

Observe com eles as características desse gênero textual, como por exemplo:

·         Presença de versos e estrofes;

·         Presença de rimas;

·         Entonação poética para ler, etc.

 

Depois você poderá propor atividades abordando o conteúdo da poesia. Veja algumas questões que poderão ser abordadas:

·         Qual o assunto principal da poesia?

·         Quantas estrofes têm a poesia?

·         Quantos versos?

·         Procure o significado da palavra “cousa” no dicionário;

·         Leia os versos a seguir e explique oralmente por que não é possível fazer essa operação matemática.

 

 

E, de quatro tirar seis.

Pode ser?  Não pode, não!

 

 

 

·         Qual é o absurdo abordado na estrofe a seguir?

 

Mas infeliz de quem ousa

Cometer o crime feio

De subtrair uma cousa

Que pertence ao bolso alheio

 

Após esse momento, solicite que os alunos se agrupem em duplas e construam uma poesia abordando o tema subtração e em seguida ilustrem-na. Para tanto, eles deverão observar as características que você abordou anteriormente sobre esse gênero textual. Auxilie-os nesse processo.

 

Caso seus alunos possuam os laptops do Projeto UCA, poderão produzir suas poesias utilizando as ferramentas do programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos). Eles poderão realizar os desenhos utilizando as ferramentas do programa TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar. Mas, se sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

Veja a seguir uma poesia criada por dois alunos de 1º ano do Ensino Fundamental com auxílio da professora:

 

Explosão de subtração

 

Que legal é aprender

Subtração na escola vamos ver

Em casa, na rua, na brincadeira

Fazemos contas a vida inteira!

 

No troco, na venda

Na receita da merenda,

Se a conta eu não sei fazer,

O que pode acontecer?

 

Enfim temos que prestar atenção!

Para subtrair é preciso ter concentração!

Seis menos cinco sobra um

E se tirar esse um, vamos ficar sem nenhum!

 

Que legal essa danada de  subtração

Ela mexe com a cabeça

E também com a emoção!

 


Outras possibilidades...

Que tal organizar um recital de poesias com seus alunos? Para tanto, converse com eles e proponha  que realizem um recital para apresentar para seus familiares as poesias que confeccionaram. Para isso, vocês poderão elaborar convites para os familiares. Aproveite esse momento para trabalhar com seus alunos como se faz um convite, as funções e características desse tipo de texto. Fotografem esse momento, utilizando uma máquina ou a Webcam localizada na área de trabalho do laptop do Projeto UCA.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Vamos jogar e aprender!

Professor, sabemos que os jogos são importantes estratégias didáticas já que despertam interesse e curiosidade no universo infantil e adulto. Dessa maneira, nossa proposta é que sejam abordados diferentes jogos com os alunos visando a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos sobre a subtração. Abaixo seguem algumas sugestões:

 

Jogos matemáticos

Subtração com dados:

Esse jogo pode ser realizado em duplas ou individualmente. Para se jogar em duplas é necessário que você disponibilize um dado para cada aluno e uma folha de papel A4 para cada um, lápis e borracha. Para jogar individualmente o aluno precisará de dois dados e uma folha de papel.

 

Instruções:

·         Decida quem será o primeiro a jogar, para isso utilize diferentes estratégias (par ou ímpar, sorteio, dentre outras).

·         Em seguida, o primeiro jogador arremessa o dado.

·         Os dois jogadores anotam em sua folha de papel o numeral relativo à quantidade que saiu no dado. Por exemplo: o numeral 6 para seis bolinhas.

·         Em seguida, eles devem anotar o sinal de menos (-) na frente do numeral.

·         O segundo jogador arremessa o dado e ambos anotam o numeral que saiu.

·         Depois eles devem fazer o sinal de resultado da conta, ou seja, igual (=).

·         Eles devem fazer a subtração e anotar o resultado.

 

Observação: os alunos deverão registrar o jogo no caderno de Matemática.

Depois do jogo, eles poderão trocar de folhas de papel e corrigir as subtrações efetuadas pelo colega. A correção também poderá ser realizada pela professora.

 

Subtraindo com o material concreto:

Esse jogo também pode ser jogado individualmente ou em grupo de três ou quatro alunos. Para tanto, providencie um dado para cada aluno, material concreto (tampinhas, palitos de picolé, botões, etc), folha de papel A4, lápis e borracha. Esse jogo é parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o material concreto para fazer a subtração, o que facilita a aprendizagem da subtração.

Instruções:

O aluno deve jogar o dado e separar a quantidade que saiu, por exemplo, se saiu 6 separar 6 palitos ou outro material que estiver utilizando.

Depois ele joga novamente o dado e deve retirar a quantidade de material referente ao número do dado. Por exemplo, se saiu 3, ele deve retirar dos 6 palitos, três palitos, e ver o que sobrará.

 

Cálculos mentais: ditado de subtrações

Professor, essa atividade exige mais dos alunos tendo um nível de complexidade mais elevado, pois nela o professor dita uma conta de subtração, os alunos devem fazer a conta mentalmente e anotar o resultado em seu caderno, ou em uma folha de papel separada. Veja um exemplo:

- O professor dita a adição: 10 - 3 é igual a?

- O aluno deve fazer a subtração mentalmente e anotar o resultado que será: 7.

Após o jogo, faça a correção com seus alunos.

 

Bingo de subtrações:

Produza várias tirinhas com operações de subtração, e coloque dentro de um saquinho. Entregue para cada aluno uma tabela para que ele cole em seu caderno de Matemática. Em seguida, sorteie as subtrações. Os alunos deverão registrar o resultado das somas nos quadros da tabela. Quem acertar os resultados ganha o jogo.

Veja um exemplo de ficha com subtração e em seguida a tabela:

Ficha:

s

 

Tabela:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos online abordando subtração:

Professor, a seguir sugerimos alguns jogos que poderão ser explorados no computador pelos alunos utilizando a internet em casa ou na escola. Sabe-se que o uso das tecnologias na educação muito pode contribuir para o redimensionamento do processo de ensino e de aprendizagem. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

 Veja algumas sugestões:

a

Sítio: “Revista escola” – jogo memória subtração”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/jogo-memoria-matematica-subtracao-base-10-637050.shtml>. Acesso em: 9 de nov. 2013.

 

a

Sítio: “Smartkids – jogo da subtração”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-subtracao.html>. Acesso em: 8 de nov. 2013.

 

q

Sítio: “Meus jogos online” – subtração do Macaco”. Disponível em: <http://evanilsonjogos.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=4799861&jogo=jogar+Matem%E1tica+-+Macaco+Subtra%E7%E3o+online>. Acesso em: 8 de nov. 2013.

 

a

Sítio: “Uol jogos – desafio da subtração”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/atividades/brincadeiras/desafio-de-subtracao.jhtm>. Acesso em: 8 de nov. 2013.

 

q

Sítio: “Jogos da escola – subtrair”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/204-subtrair>. Acesso em: 8 de nov. 2013.

 

quadroq

Sítio: “Jogos da escola – desafio de subtração”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/203-subtracao>. Acesso em: 8 de nov. 2013.

 

Após realizar os jogos com os alunos verifique o que eles mais gostaram, o que não gostaram, e avalie se conseguiram realizar os jogos com autonomia.

 

Exercícios de fixação:

Professor, é importante ressaltar que os exercícios de fixação são relevantes para consolidar e aperfeiçoar as habilidades e os conhecimentos dos alunos sobre a adição. Dessa maneira, você poderá realizar diversos exercícios no caderno, na internet, dentre outros, para a fixação da subtração pelos alunos. Realize também atividades de casa utilizando operações de subtração, para que exercitem o que aprenderam em casa.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo jogos de subtração!

Proponha aos seus alunos que formem grupos de quatro a cinco colegas e construam jogos abordando o tema subtração. Para tanto, disponibilize o material necessário para eles como: papelão, botões, fita crepe, canetinhas, dentre outros que poderão ser utilizados. Eles deverão utilizar sua criatividade.

Cada grupo deverá produzir um jogo. Veja alguns exemplos:

1)      Jogo da memória;

2)      Dominó da subtração;

3)      Trilha de subtrações;

4)      Bingos e outros.

 

Depois de prontos os jogos, você poderão explorá-los com os alunos. Faça uma votação e veja qual foi o jogo construído que eles acharam mais criativo, em seguida você poderá produzir um gráfico com seus alunos abordando os dados obtidos na votação.

Recursos Complementares

Sugestão de aula:

Professor, consulte também a aula “Adicionar e subtrair com o Material Dourado”da professora Mariane Éllen da Silva.  Nesta aula, você encontra sugestões de atividades de subtração com o uso do Material Dourado. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53213>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Nos links abaixo você poderá acessar vários exercícios de fixação envolvendo subtração para trabalhar com seus alunos:

Fonte: “Blog Cantinho do Saber”. Disponível em: <http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/tag/subtracao/page/2/>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Fonte: “Blog Meus trabalhos pedagógicos”. Disponível em: <http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2011/10/lindas-atividades-de-matematica.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Fonte: “Blog Mag Atividades Educativas”. Disponível em: <http://magatividadeseducativas.blogspot.com.br/2011/03/matematica-subtracao-e-adicao-1-e-2-ano.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Fonte: “Blog Atividades Educativas”. Disponível em: <http://actividadesparacriancas.blogs.sapo.pt/63157.html>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram noções de subtração; reconheceram terminologias adequadas que retratam a subtração (menos, tirar, sobrar, resto, dentre outras); desenvolveram habilidades de leitura e de escrita; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como: convite, poesia, história literária e parlenda; produziram textos de diferentes gêneros como: convites, poesias; realizaram os jogos envolvendo subtração; souberam organizar dados em gráfico; e trabalharam em equipe desenvolvendo atitudes de respeito e de colaboração. Registre suas observações para orientar seu planejamento. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.