Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adicionar e subtrair com o Material Dourado

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o Material Dourado;

·         Desenvolver experiências concretas para conduzir abstrações mais complexas;

·         Realizar operações de adição e de subtração utilizando o Material Dourado;

·         Compreender o sistema de numeração decimal;

·         Desenvolver raciocínio lógico matemático;

·         Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;

·         Registrar as atividades realizadas;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

 

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 16 de out. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 16 de out. 2013. 

 

A partir do trabalho com o Material Dourado, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”.

 

direitos 1mat 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 28.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, sabemos que o manuseio e o conhecimento do Material Dourado são de suma importância para a compreensão do sistema de numeração decimal. Nesse sentido, antes de trabalhar com as operações matemáticas, sugerimos que acesse algumas aulas para realizar atividades sobre o reconhecimento e usos do Material Dourado, disponibilizadas no Portal do Professor:

 

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52240>

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32130>

Acessadas em: 16 de out. 2013.

 

Após esses momentos, realize com a turma situações de adição e de subtração com algoritmo usual dessas operações, porém utilize de outros materiais para tal objetivo. Nessa aula, utilizaremos como recurso, o Material Dourado.

Organize a turma em grupos de 4 alunos e disponibilize uma caixa de Material Dourado para cada grupo e 4 sinais de adição, 4 sinais de igualdade e numerais feitos em papéis.

 

material dourado

Fonte: Sítio: "Cirandas". Disponível em: <http://cirandas.net/myprofile/art-gravata/manage_products/show/46091>. Acesso em: 19 de out. 2013.

 

Proponha um momento para os alunos realizarem operações de adição sem reserva, utilizando o Material Dourado e usando a menor quantidade de peças. Exemplo: Para formar o número 20, os alunos devem mostrar 2 barrinhas e não 20 cubinhos.

 

Em seguida, explique à turma que você irá ditar uma operação de adição e os alunos deverão montá-la na mesa, usando o Material Dourado, os sinais e para apresentar o resultado, os alunos deverão utilizar os numerais.

 

Veja a operação ditada:

 

30 + 5

 

calculo 1

 

Se você já introduziu o conceito de centena a atividade poderá ser realizada com números maiores.

 

 

Operação ditada:

 

350 + 140

 

calculo 2

 

 

Exemplo utilizando a unidade de milhar: 2326 + 1052

 

primeira metade

                                   +

outra metade            = 3378

 

Realize várias situações de adição para o entendimento da turma. Logo após prepare uma atividade sobre o jogo para ser registrada no caderno de Matemática. Veja alguns exemplos:

 

Observe a adição com Material Dourado, depois preencha o resultado e escreva como se diz a operação por meio de dezenas e unidades.

 

 

registro 1

 

pateta    professora

Fonte das imagens disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXkclhVRnZmQ0VOVkk/edit?usp=sharing&pli=1>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, a mesma atividade poderá ser realizada no momento de se trabalhar a adição com reserva. Dite à turma um cálculo de adição com reserva, exemplo 15 + 9, e peça para os alunos montarem as parcelas e agruparem as peças. Quando os alunos juntarem os 14 cubinhos (5+9) deverão trocar os 10 cubinhos por 1 barra, obtendo o resultado 24. Veja:

 

madeira

Fonte: Sítio disponível em:<http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20111021122858.pdf>. Acesso em: 18 de out. 2013

 

Explique que uma operação de adição com reserva significa que a soma de dois algarismos ultrapassa 10 unidades. Por isso, os jogos de troca com o Material Dourado trabalhados em outras aulas se fazem tão importante.

 

Observe a explicação da seguinte operação: 

1355 + 1377

imagem 1

 

Reunindo as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, fica-se com:

imagem 2

 

Em seguida, deve-se reunir as 10 unidades (cubinhos) e trocá-los por uma dezena (barra) e depois adicionar dez dezenas e trocá-las por uma centena (placa).

imagem 3

 

Resultado:

imagem 4

 

A seguir, proponha atividades de registro no caderno de Matemática:

 

adiçoes com reserva     adiçoes 2

Fonte das imagens disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXka01PVnpjX2lOVkE/edit?usp=sharing&pli=1>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, o Material Dourado também poderá ser utilizado na compreensão das operações de subtração. Ao se fazer a subtração, utilizando o Material Dourado, pode-se primeiro subtrair as placas, depois as barras e então os cubinhos. Os alunos devem dominar bem o mecanismo do algoritmo da adição e subtração, iniciando os cálculos sem realizar reagrupamentos, fazendo, desta forma, gradativamente as dificuldades.

 

Apresente à turma a operação em que o minuendo é formado por dois algarismos e o subtraendo por um algarismo, não sendo necessário o reagrupamento:

 

16 - 5

subtração

 

Solicite que os alunos façam os cálculos utilizando o Material Dourado. Sugerimos que o trabalho seja realizado em grupos como nas outras atividades ou em duplas, para aproximarem os pares.

 

 

Professor, outras operações sem recurso poderão aparecer quando no minuendo aparecer números maiores que o subtraendo. Veja o exemplo a partir da operação:

 

375 - 234

subtração 2

 

Retira-se 4 unidades, 3 dezenas e 2 centenas e restará:

subtração 3

 

Já nas operações de subtração com recurso, o subtraendo apresenta em qualquer posição (unidade, centena, dezena e outros) números maiores que o minuendo.

 

Operação:

457 -273

algoritimo 1

 

O que se faz na subtração é decompor uma dezena em unidades e acrescentá-la às unidades ou decompor uma centena em 10 dezenas e acrescentá-las às dezenas.

Sendo assim, apresente um algoritmo da subtração com recurso e peça para representá-lo por meio do Material Dourado.

 

Veja o número 457 do exemplo acima:

 

algo 2

 

Como não é possível retirar 7 dezenas de 5 dezenas, decompõe-se 1 centena em 10 dezenas e, estas dezenas são acrescentadas às 5 dezenas que se tinha. Após o desagrupamento de uma centena em dez dezenas, fica-se com:

 

algo 3

 

Retirando-se  2 centenas, 7 dezenas e 3 unidades restam 184

 

algo 4

 

É necessário que o aluno compreenda bem o sistema de numeração decimal de base dez, no qual um algarismo à esquerda de outro vale dez vezes mais do que valeria se ocupasse aquele lugar. É isto que permite desagrupar uma centena e transformá-la em dez dezenas; desagrupar uma dezena e transformá-la em dez unidades.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM RECURSO

 

ati preto    ati vermelho

Fonte das imagens disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXkZVFkaGduWHRjUVU/edit?usp=sharing&pli=1>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, os alunos devem praticar  cálculos de adição e subtração. Portanto, utilize de algumas estratégias para tornar a atividade atraente e motivadora.

Uma sugestão seria criar o quadro posicional com fita adesiva colorida e fichas indicando as centenas, dezenas e unidades (CDU) em cima da mesa dos alunos. Disponibilize fichas com algarismos para os alunos montarem adições e subtrações e resolverem a operação no quadro posicional, de acordo com as explicações expostas nas atividades anteriores.

 

fita

Fonte da imagem disponível em:<http://www.slideshare.net/AnaLopesdeSouza/brincando-com-jogos>. Acesso em: 16 de out. 2013.

 

VARIAÇÃO:

 

Ao invés de usar o Material Dourado, podem realizar os cálculos utilizando o dinheirinho. Geralmente, esses dinheirinhos vêm disponibilizados no final do livro didático de Matemática ou são facilmente encontrados em lojas populares.

 

fita dinheirinho

Fonte da imagem disponível em:<http://www.slideshare.net/AnaLopesdeSouza/brincando-com-jogos>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Recursos Complementares

Sugestões para professores:

Sítio: "Londrina. Caderno de atividades e jogos: material dourado e outros recursos". Disponível em: <http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_educacao/canal_educativo/mat_material_dourado.pdf>.

Sítio: "Londrina. Diversas atividades para serem realizadas sobre material dourado". Disponível em: <http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14751&Itemid=147>.

Acessados em: 16 de out. 2013.

Sugestões para alunos:

Sítio: Blog: "Info 1 maio. Jogo online de adição e subtração com material dourado". Disponível em:<http://info1maio.blogspot.com.br/2013/05/adicao-e-subtracao-com-material-dourado.html>. Acesso em: 19 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação e usos do Material Dourado, bem como as operações de adição e subtração que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre: as operações com o Material Dourado, as trocas realizadas que caracterizam o sistema de numeração decimal, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sueli, EMProfª Maria de Lourdes Lopes , Mato Grosso do Sul - disse:
    suelidebritotl@gmail.com

    23/09/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns!


  • Edina Prado, EMEB PROFESSORA ÁUREA MOREIRA DA COSTA. , São Paulo - disse:
    edinapradoamc@gmail.com

    09/04/2015

    Cinco estrelas

    Excelente aula!


  • Ines Antunes Chaves, Escola Municipal Aracy Soares dos Santos , Paraná - disse:
    ines.antunes.chaves@hotmail.com

    20/05/2014

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões, estou aplicando com meus alunos de oficinas. É uma maneira dos alunos entenderem o sistema decimal e aprender no concreto


  • Alice, ANTONIO NUNES , Minas Gerais - disse:
    alicemodasmg@hotmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    ADOREI !!!


  • antonia ap. moreli, E.M.E.F PROF MARIA DO CARMO DE M.MENDONÇA , São Paulo - disse:
    antonia.moreli@live.com

    16/04/2014

    Cinco estrelas

    achei otima a exposição desse assunto


  • taciana balduino, E. E. Dr. Eduardo Montandon , Minas Gerais - disse:
    tacianabalduino@ymail.com

    30/03/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a explicação os desenhos...muiato bem ensinado.


  • SALETE VIEIRA FLORES, SESI-SP , São Paulo - disse:
    salete.flores@yahoo.com.br

    04/03/2014

    Cinco estrelas

    Amei a 4ª atividade, bem criativa e atraente . Com certeza chama bastante a atenção dos estudantes. Vou aplicá-la em minha sala com alunos de 2º ano fundamental, estou trabalhando com MD e esta atividade com certeza vai acrescentar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.