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Material Dourado: uma experiência significativa - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a contar agrupando quantidades.
  • Desenvolver conceitos de unidade, dezena e centena.
  • Resolver situações problema da vida real, que envolvam adição e subtração.
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções de: contagem; soma dos algarismos – adição e subtração;unidade, dezenas e centenas exatas e utilização de recursos do Classmate como o uso dos programas: KolourPaint e Mozilla Firefox  do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

 bonecos UCA

Infomação ao professor

              Professor, é importante conhecer e manusear o Material Dourado antes de levá-lo para a sala de aula. Ele é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam:

 

quadro

Fonte: http://casadamatematica.blogspot.com/2008/08/material-dourado.html

 

Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve algumas caixas com o Material Dourado para os alunos manusearem e brincarem livremente. Professor, levante os seguintes questionamentos:

1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?

2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?

3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?

4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?   

Professor, explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:

- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?

- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?

Explorando o Material Dourado

Professor, divida a turma em grupos e proponha o “Jogo do Nunca Dez”. Para obter as informações sobre o jogo peça aos alunos para pesquisarem usando o laptop.  Verifique se todos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar os sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=nJKlowWy2O4 

http://www.youtube.com/watch?v=4awYq3Maa7U&feature=related 

Professor, reforce as orientações do jogo antes de jogar com os alunos, leia as instruções abaixo:

JOGO DO NUNCA DEZ 

Modo de jogar

 - O grupo decide quem inicia o jogo.

- Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou quadradinhos, conforme a quantidade que saiu no dado.

- Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma barra ou tira.

- Quando o jogador conseguir dez tiras deve trocá-las por uma placa.

- Vence o jogador quem conseguir primeiro dez placas ou um número de placas, antecipadamente, combinado.

- Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nesta variação ganha o jogador quem tiver obtido maior número de barras ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014236.pdf

Professor, organize os registros do jogo por meio de uma tabela que deverá ser preenchida enquanto os alunos, em grupos, jogam e escrevem na tabela as quantidades conseguidas. Segue abaixo uma sugestão de tabela:

 

 QUADRO5

Fonte: Acervo da autora

Professor, converse sobre o resultado final do jogo:

Olhando a tabela os alunos, devem responder perguntas como estas:

 - Quem conseguiu a peça de maior valor?

 - E de menor valor?

- Quantas barras Gabriela tem a mais que Maria Júlia?

Olhando a tabela à procura do vencedor, o aluno compara os números e percebe o valor posicional de cada algarismo. Ao tentar determinar os demais colocados (segundo, terceiro e quarto lugares) o aluno começa a ordenar os números.

Professor, se achar necessário leia as aulas  intituladas: "Nunca 10, essa é a regra: jogando e aprendendo o agrupamento de 10 em 10", no site do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19255 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10247 

2ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

APRENDENDO POR MEIO DE HISTÓRIA

Professor, conte a história: Brincando com a matemática (A descoberta de Agnaldo)Autora: Vanda R. Ferreira.

Utilizando a internet cada aluno poderá acompanhar a história no seu laptop. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar o sítio:

http://pt.scribd.com/doc/6936552/Vanda-R-Ferreira-Brincando-com-Material-Dourado-A-Descoberta-de-Agnaldo

 Professor, após a contação da história, oriente os alunos a clicarem com o mouse em: ( Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura ) no programa KolourPaint. Explique para a turma que a atividade terá como objetivo fazer desenhos que representem os algarismos usados na história. Ou seja, cada aluno deverá registrar por meio de desenhos as formas geométricas que representam a quantidade cubinhos, barras, placas e cubão.

3ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

FORMANDO GRUPOS

Professor, proponha aos alunos que se organizem em 6 grupos para fazerem uma brincadeira com o Material Dourado. Entregue aos grupos cartões representando os algarismos e o Material Dourado. Um grupo escolhe o cartão para mostrar e os outros deverão pegar as peças no Material Dourado correspondentes ao número, utilizando a menor quantidade de peças. Por exemplo, se um grupo expõe o 40, os alunos deverão apresentar/pegar 4 barras.

Depois de realizadas algumas jogadas dependendo do interesse dos alunos  é hora de registrar a atividade no caderno de Matemática da seguinte forma:

 quadro material

  

Fonte: Acervo da autora

                                              TAREFA

 menina

Professor, proponha outras atividades para reforçar a aprendizagem. Veja algumas sugestões:

    atividade    

Fonte: PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Coleção Eu Gosto de Matemática - 1º Ano do Ensino Fundamental.1ª edição. São Paulo: IBEP, p. 156, 2009.

atividade2

Fonte: http://varaldeatividades.blogspot.com/2010/09/material-dourado.html

4ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.

                                        problemas        

menina 

Professor, leve para a sala de aula uma centena de docinhos “Brigadeiro”, feitos pela turma na cantina da escola. Conte-os com os alunos. Depois, levante questionamentos:

Observem a quantidade de docinhos que fizemos. Quantos vocês acham que têm?

(Ouça as hipóteses dos alunos)

Vamos contá-los?

1) Quantos docinhos existem na caixa?

2) Quantos alunos têm na nossa sala?

3) Quantos docinhos cada aluno irá receber?

Sabendo-se que na sala de aula existem 20 alunos e que a professora trouxe uma caixa com 1 centena de docinhos e que 1 centena = 100 unidades. Quantos docinhos cada aluno irá receber?

 Professor, distribua o material concreto sugerido para os alunos representarem a situação problema. Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.

Leve vários objetos para os alunos manusearem (palitos, tampinhas e Material Dourado).

É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.

Após essa atividade oriente os alunos a clicarem com o mouse em: ( Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura ) no programa KolourPaint. Explique para a turma que essa atividade terá como objetivo fazer desenhos que representem a forma que cada um utilizou para resolver a situação problema.

Recursos Complementares

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/.

REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo,ano 6, n.4, p.19-26, 1998.

WAKABAYASHI, Jukie Kiyosen. É Divertido Aprender Matemática - 1 Série - 1 Grau. Editora FTD, edição nº1,1997.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: realizar contagem agrupando quantidades; desenvolver conceitos de unidade, dezena e centena; resolver situações problema da vida real, que envolvam adição e subtração; desenvolver o raciocínio lógico matemático e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as contribuições individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
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