Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual som faz sua cabeça?

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da música popular brasileira;
  • Discutir questões acerca dos gêneros musicais atuais;
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ver item estrutura currícular.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esta aula seja utilizada como continuidade de outras que podem ser encontradas no próprio portal do professor:
Arte: Música para quê? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=768
História: O som da ditadura. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=970

Muitas pessoas irão concordar que não há nada melhor do que ouvir uma boa música para aliviar o stress e se alegrar. O fato é que música é algo prazeroso e todo mundo gosta, independente de gênero e estilo. Mas além de divertir, música também é artefato cultural, onde as pessoas procuram expressar suas opiniões, idéias, protestos, etc. Música também é produto cultural, e como produto cultural também acaba por influenciar os gostos, maneiras de agir e pensar de nossos jovens e crianças. Num cenário cultural de profunda massificação e banalização, o que fazer para resgatar a cultura musical brasileira em jovens das diversas classes sociais?

Antes de dar início às atividades, lançar alguns questionamentos com o objetivo de identificar na turma qual o grau de influência que a música exerce em suas vidas. Segue sugestões:

  • Você acredita que a música pode alterar seu humor?
  • Acredita que a música pode incentivar a violência e o uso de drogas?                    
  • E a sua aparência? Já mudou seu modo de se vestir por causa de alguma banda/artista?                                                  & nbsp;    ;   
  • O que você mais valoriza em u ma música, a melodia ou a letra?


Articular o debate de modo que todos participem, expressando opiniões. É importante deixar os alunos responderem de forma livre, para somente depois fazer as intervenções necessárias.

O professor apresenta a problematização: Todos os estilos musicais devem ser respeitados, assim como o gosto musical de cada um. O que não pode acontecer é nos deixarmos influenciar pela música de modo que estas ditem nosso jeito de ser e pensar. Muitos jovens projetam sua vida a partir da vida de seus ídolos, sendo que estes nem sempre refletem bons exemplos. Vamos conhecer um pouco da história da música brasileira, e fazermos um comparativo com o momento atual?

: Você já parou para pensar que a música que você escuta hoje tem grande influência da cultura musical de décadas atrás? Você consegue imaginar por quê? Vamos pesquisar alguns dos maiores movimentos da música popular brasileira?

Assistir com os alunos ao vídeo que exibe um pequeno documentário sobre a música popular brasileira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ISIOwa9YZsk

undefined

Imagem disponível em: http://www.lisandrosellis.kit.net/mpb-banner.jpg

Dividir a sala em grupos de 5 alunos. Solicitar que os grupos pesquisem as seguintes temáticas:

  • Música na década de 50;
  • Tropicalismo;
  • Jovem Guarda;
  • Música nos anos 80;
  • Música nos anos 90;
  • Musica atual – 2000 até a atualidade.

undefined

Por volta dos anos 50 Elvis Presley surge no meio artísitco com um ritimo diferente e ousado, mais tarde o cantor ficaria conhecido como "Rei do Rock"

Imagem disponível em: http://kalashnikovarmy.hi5.com/friend/147975593--marginal--Profile-html

undefined

Já na década de 60 os Beatles é que são sucesso mundial. Imagem disponível em: http://kiminda.wordpress.com/2008/08/01/beatles-fita-desaparecida-desde-os-anos-60-vai-a-leilao/

Neste mesmo período surge no Brasil um movimento muito importante para nosso país: o tropicalismo

Imagem Disponível em: http://tropicali a.uol.com.br/site/internas/movimento.php

Não podemos esquecer também da Jovem Guarda

Imagem disponível em: http://www.jovemguarda.art.br/


A pesquisa deverá apresentar:

  • Fatos históricos que ocorreram naquela época (políticos e sociais);
  • Principais gêneros e ritmos da época;
  • Artistas mais conhecidos;
  • Composições e estilos musicais (letras de protesto, poesia, etc);


Cada grupo deverá registrar sua pesquisa em uma wiki. Como sugestão para construção da wiki sugerimos o site: http://pbworks.com/

Para criação da wiki sugerimos o seguinte material: http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI

undefined

Em sala de aula o grupo apresenta por meio de multimídia a wiki construída, ressaltando os pontos mais interessantes da pesquisa.
Obs: se não houver disponibilidade de multimídia, os alunos poderão acessar as wikis dos demais grupos no próprio laboratório de informática.

Após todas as apresentações, propor um debate sobre a música brasileira, resgatando o vídeo assistido com a turma no início da aula. Voltar ao vídeo, assistí-lo novamente. O objetivo aqui é que eles percebam as diferenças nas textuais, poéticas e de rima utilizadas na construção das letras.

Dinâmica para reflexão:

O professor pergunta os alunos sobre suas bandas, cantores e estilos musicais preferidos, bem como os artistas mais conhecidos da atualidade. Deverá neste momento questionar se a turma conhece o cantor Roberto Carlos. Certamente muitos conhecerão, mas é importante esclarecer qual a representatividade do cantor no cenário musical brasileiro. O professor poderá explicar a relação do cantor com o gênero Rock brasileiro, bem como com a vertente “Jovem Guarda”, nacionalmente conhecida.
 
Levantar alguns dados marcantes sobre o artista Roberto Carlos e apresentar aos alunos :

Sugerimos os sites: http://robertocarlos.globo.com/html/home/home.php
                              http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Carlos

Assistir com eles os seguintes vídeos:

1)http://www.youtube.com/watch?v=Yx__Cu9Oz1I (música do Roberto Carlos “Além do horizonte”, de 1982)
2)http://www.youtube.com/watch?v=12j2IE80Xxg (música do Roberto Carlos “Além do horizonte”, gravada e interpretada pela banda Jota Quest 2007/2008)
3)http://www.youtube.com/watch?v=p4CwilQmv8Q (apresentação da música “Além do horizonte”, interpretada pela banda Jota Quest e Roberto Carlos)

Esta prática levará os alunos a refletirem sobre as composições musicas da atualidade. Sobre como as b andas jovens recorrem à letras consideradas "antigas", mas que ainda fazem sucesso e tra zem alguma mensagem significativa para o público.

Buscar pesquisar junto aos familiares (pais e avós) os estilos musicais que eles ouviam quando eram jovens. Conversar com estas pessoas e buscar levantar a opinião dos mesmos sobre a evolução da música de décadas atrás até os dias de hoje. Falar da experiência para os demais colegas em sala de aula.

Avaliação

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

  • Participar das discussões iniciadas pelo professor;
  • Participar da pesquisa de maneira efetiva, colaborando com a equipe;
  • Realizar e registrar a pesquisa sobre a música de protesto;
  • Apresentar relatos em sala de aula sobre a pesquisa realizada com a família;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.