16/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ver item estrutura currícular.
Sugerimos que esta aula seja utilizada como continuidade de outras que podem ser encontradas no próprio portal do professor:
Arte: Música para quê? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=768
História: O som da ditadura. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=970
Muitas pessoas irão concordar que não há nada melhor do que ouvir uma boa música para aliviar o stress e se alegrar. O fato é que música é algo prazeroso e todo mundo gosta, independente de gênero e estilo. Mas além de divertir, música também é artefato cultural, onde as pessoas procuram expressar suas opiniões, idéias, protestos, etc. Música também é produto cultural, e como produto cultural também acaba por influenciar os gostos, maneiras de agir e pensar de nossos jovens e crianças. Num cenário cultural de profunda massificação e banalização, o que fazer para resgatar a cultura musical brasileira em jovens das diversas classes sociais?
Antes de dar início às atividades, lançar alguns questionamentos com o objetivo de identificar na turma qual o grau de influência que a música exerce em suas vidas. Segue sugestões:
Articular o debate de modo que todos participem, expressando opiniões. É importante deixar os alunos responderem de forma livre, para somente depois fazer as intervenções necessárias.
O professor apresenta a problematização: Todos os estilos musicais devem ser respeitados, assim como o gosto musical de cada um. O que não pode acontecer é nos deixarmos influenciar pela música de modo que estas ditem nosso jeito de ser e pensar. Muitos jovens projetam sua vida a partir da vida de seus ídolos, sendo que estes nem sempre refletem bons exemplos. Vamos conhecer um pouco da história da música brasileira, e fazermos um comparativo com o momento atual?
: Você já parou para pensar que a música que você escuta hoje tem grande influência da cultura musical de décadas atrás? Você consegue imaginar por quê? Vamos pesquisar alguns dos maiores movimentos da música popular brasileira?
Assistir com os alunos ao vídeo que exibe um pequeno documentário sobre a música popular brasileira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ISIOwa9YZsk
Imagem disponível em: http://www.lisandrosellis.kit.net/mpb-banner.jpg
Dividir a sala em grupos de 5 alunos. Solicitar que os grupos pesquisem as seguintes temáticas:
Por volta dos anos 50 Elvis Presley surge no meio artísitco com um ritimo diferente e ousado, mais tarde o cantor ficaria conhecido como "Rei do Rock"
Imagem disponível em: http://kalashnikovarmy.hi5.com/friend/147975593--marginal--Profile-html
Já na década de 60 os Beatles é que são sucesso mundial. Imagem disponível em: http://kiminda.wordpress.com/2008/08/01/beatles-fita-desaparecida-desde-os-anos-60-vai-a-leilao/
Neste mesmo período surge no Brasil um movimento muito importante para nosso país: o tropicalismo
Imagem Disponível em: http://tropicali a.uol.com.br/site/internas/movimento.php
Não podemos esquecer também da Jovem Guarda
Imagem disponível em: http://www.jovemguarda.art.br/
A pesquisa deverá apresentar:
Cada grupo deverá registrar sua pesquisa em uma wiki. Como sugestão para construção da wiki sugerimos o site: http://pbworks.com/
Para criação da wiki sugerimos o seguinte material: http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI
Em sala de aula o grupo apresenta por meio de multimídia a wiki construída, ressaltando os pontos mais interessantes da pesquisa.
Obs: se não houver disponibilidade de multimídia, os alunos poderão acessar as wikis dos demais grupos no próprio laboratório de informática.
Após todas as apresentações, propor um debate sobre a música brasileira, resgatando o vídeo assistido com a turma no início da aula. Voltar ao vídeo, assistí-lo novamente. O objetivo aqui é que eles percebam as diferenças nas textuais, poéticas e de rima utilizadas na construção das letras.
Dinâmica para reflexão:
O professor pergunta os alunos sobre suas bandas, cantores e estilos musicais preferidos, bem como os artistas mais conhecidos da atualidade. Deverá neste momento questionar se a turma conhece o cantor Roberto Carlos. Certamente muitos conhecerão, mas é importante esclarecer qual a representatividade do cantor no cenário musical brasileiro. O professor poderá explicar a relação do cantor com o gênero Rock brasileiro, bem como com a vertente “Jovem Guarda”, nacionalmente conhecida.
Levantar alguns dados marcantes sobre o artista Roberto Carlos e apresentar aos alunos :
Sugerimos os sites: http://robertocarlos.globo.com/html/home/home.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Carlos
Assistir com eles os seguintes vídeos:
1)http://www.youtube.com/watch?v=Yx__Cu9Oz1I (música do Roberto Carlos “Além do horizonte”, de 1982)
2)http://www.youtube.com/watch?v=12j2IE80Xxg (música do Roberto Carlos “Além do horizonte”, gravada e interpretada pela banda Jota Quest 2007/2008)
3)http://www.youtube.com/watch?v=p4CwilQmv8Q (apresentação da música “Além do horizonte”, interpretada pela banda Jota Quest e Roberto Carlos)
Esta prática levará os alunos a refletirem sobre as composições musicas da atualidade. Sobre como as b andas jovens recorrem à letras consideradas "antigas", mas que ainda fazem sucesso e tra zem alguma mensagem significativa para o público.
Buscar pesquisar junto aos familiares (pais e avós) os estilos musicais que eles ouviam quando eram jovens. Conversar com estas pessoas e buscar levantar a opinião dos mesmos sobre a evolução da música de décadas atrás até os dias de hoje. Falar da experiência para os demais colegas em sala de aula.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2010
Cinco estrelasUma reflexão maravilhosa e de muita importância nos dias de hoje!
24/03/2010
Cinco estrelascreio que a aula foi muito bem criada, essa atividade foi quase que única, grandiosae foi muito bom trabalha-la com meus alunos
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima sua aula suelen...