25/11/2013
DaLânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Compartilhar com adultos e crianças um espaço de brincadeira com água;
• Utilizar a água e tinta como elementos lúdicos;
• Experimentar a água e a tinta no contato com o corpo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Primeiras considerações:
Essa aula foi pensada para crianças entre 1 e 3 anos. Vale ressaltar que as ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experiências. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio (PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO I - NDI- 2012, p. 13 e 14). Com o calor chegando, as brincadeiras com água se tornam uma ótima alternativa de atividade para as crianças pequenas, possibilitando interações, brincadeiras e momentos de relaxamento em meio ao calor, que comumente deixa os pequenos irritados. Essa proposta une duas atividades que geralmente agradam as crianças pequenas: brincadeiras com água e tinta.
Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente
Materiais: tinta guache em tons claros, pinceis, rolinhos, chuveiro ou mangueira com água, toalhas de banho, roupas para as crianças.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Como essa atividade será proposta para crianças bem pequenas é fundamental que o professor organize previamente o espaço e os materiais que serão utilizados, a fim de que não haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a vivência efetiva da atividade pelas crianças. O espaço deve ser organizado da seguinte forma: Em um espaço externo, (perto de chuveiros, ou mangueira de água), forre uma parede com papel pardo, numa área aproximada de 3 metros. Em seguida disponibilize as tintas e pincéis no chão, próximos ao papel, de maneira que as crianças possam ter acesso ao material, mediadas pelo professor, mas ao mesmo tempo de forma autônoma. Traga também para esse local toalhas de banho e roupas para as crianças.
OBS: O grude colorido é uma ótima opção, também, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crianças bem pequenas, pois não contém substâncias tóxicas, não irrita a pele e é comestível. Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando.
Veja a receita de grude, passo a passo, para você fazer em casa:
• 1 copo americano de água em temperatura ambiente
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar. O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.
artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar
Segundo Momento: Pintando o papel livremente
Materiais: materiais organizados previamente para a pintura.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Reúna as crianças em roda e explique que vão preparar-se para uma atividade de pintura. E depois, como está muito quente, tomarão banho de mangueira. Por isso, não precisarão usar aventais, mas sim roupa de banho, cueca, calcinha ou ficar só de fralda. No espaço previamente organizado pelo professor, as crianças então sob sua mediação, poderão experienciar livremente o contato com a tinta, usando pincel, rolinhos ou as mãos, para desenhar no papel.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI 2012
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Vamos pintar o corpo com tinta?
Materiais: materiais organizados previamente para a pintura.
Duração: aproximadamente 30 minutos..
Após as crianças pintarem livremente o papel, proponha que elas pintem o próprio corpo e o dos colegas. Provavelmente não serão todas as crianças que se sentirão a vontade para pintar-se e aos colegas. O professor deve respeitar essa decisão da criança, deixando-a perceber desde cedo, que seu corpo e o do outro só devem ser tocados com o consentimento de ambos.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI 2012
Fotografia: Roseli Cunha
Quarto Momento: Banhando-se com tinta e água
Materiais: materiais organizados previamente para a pintura.
Duração: aproximadamente 30 minutos..
Após as crianças pintarem o papel e seus corpos, convide-as para um gostoso banho coletivo de mangueira. Deixe que as crianças misturem a tinta na água, que se lavem e se pintem novamente. Não se esqueça de respeitar o tempo de cada criança. Assim, não insista para que permaneçam mais tempo na brincadeira do que sua concentração ou conforto permita, se alguma criança preferir sair da brincadeira no decorrer da atividade a encaminhe a outro adulto que a ajudará e acompanhará para algum espaço alternativo, organizado previamente.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI 2012
Fotografia: Roseli Cunha
Receita de grude colorido
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar
Período de Inserção: Para começar... Vamos brincar com água?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41391
PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO I - NDI- 2012, p. 13 e 14
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: observar as possibilidades de expressão das crianças na relação com a água; acompanhar suas reações diante do contato da água e da tinta com o corpo; como se relacionou com os colegas. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos; fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica. A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro das diferentes manifestações das crianças e de seus familiares neste período de inserção.
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