28/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Estratégias:
Recursos:
Atividade 1 Retrospectiva: A situação da Alemanha no pós-guerra |
Orientações para a atividade:
a. Faça uma retrospectiva de temáticas já trabalhadas em aulas anteriores, retomando com os alunos alguns aspectos da situação do Império Alemão ao término da I Guerra Mundial e as implicações do Tratado de Versalhes, para que eles possam compreender o contexto que possibilitou a ascensão da ideologia nazista na Alemanha. Converse com os alunos a respeito das questões abordadas na aula "O Imperialismo neocolonialista e a Primeira Guerra Mundial", disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53092.
b. Indique aos alunos a leitura do texto “Primeira Guerra Mundial - Tratado de Versalhes”, para que possam entender o que foi o Tratado e algumas de suas principais proposições. O texto está disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/. Após a leitura silenciosa e atenta do texto, os alunos devem anotar no caderno as principais imposições feitas à Alemanha no Tratado de Versalhes.
c. Uma das imposições do Tratado de Versalhes refere-se a perdas territoriais pela Alemanha, responsabilizada no documento como a causadora da Primeira Guerra Mundial. Proponha aos alunos a interpretação do mapa “Perdas territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes, 1919” e os instigue, inicialmente, a interpretar o mapa sem a leitura do texto que o acompanha na página indicada abaixo. Somente depois disso é que eles devem ler o texto e confirmar as observações feitas.
Perdas Territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_nm.php?ModuleId=10007428&MediaId=1140
Acesso em 15/11/2013
d. Indique também a leitura do texto "A Primeira Guerra Mundial: tratados e reparações", disponível em: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007428. A partir do texto, os alunos deverão discutir coletivamente as ideias centrais abordadas:
e. Ao final das discussões, tendo como referência todos os materiais trabalhados na atividade, os alunos devem redigir um texto sobre a situação da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, particularmente depois da assinatura do Tratado de Versalhes. Os textos devem ser entregues ao professor para avaliação.
Atividade 2 Origem da palavra nazismo |
a. Inicialmente, levante aos alunos a questão:
O que é nazismo? Qual a origem da palavra? |
b. Estimule os alunos a levantarem respostas à pergunta, sem nenhuma consulta a material sobre o assunto. Em seguida, observe se todos têm clareza acerca do significado do conceito e anote possíveis dúvidas e/ou equívocos relacionados ao termo, os quais serão retomados posteriormente.
c. Oriente os alunos a buscarem o significado do termo em dicionários e/ou enciclopédias e anotar no caderno. Peça a alguns deles para lerem em voz alta os significados encontrados. Em seguida, sugira a leitura do texto abaixo indicado:
Nazismo Origem do Termo (...) Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou NSDAP). Os termos Nazi ou Nazista são acrônimos do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha deste período é também conhecida como "Alemanha Nazista" ("Alemanha Nazi") e os partidários do nazismo eram (e são) chamados nazistas (nazis). Por Ruam Arievilo Moreira. Texto completo disponível em: http://sww1945.webs.com/nazismo.htm |
d. Retome com os alunos as primeiras respostas, apresentadas antes das leituras realizadas. Questione se eles confirmaram suas hipóteses ou conhecimentos prévios sobre o tema e esclareça as dúvidas. Os alunos devem registrar no caderno a etimologia da palavra nazismo.
Atividade 3 Hitler e a ascensão do nazismo na Alemanha |
Nesta atividade os alunos devem selecionar e analisar fontes que permitam compreender como se deu o processo de ascensão de Adolf Hitler e da ideologia nazista na Alemanha do período entre guerras.
Trabalho em Grupo |
Divida os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pelo estudo e apresentação de um determinado tema relacionado à ascensão de Adolf Hitler e do partido nazista na Alemanha do pós-guerra.
Grupo 1: A República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha
O grupo 1 deverá discutir e apresentar textos relacionados ao período no qual foi instituída a República de Weimar na Alemanha, entre 1919 e 1933, a partir do qual o nazismo inscreveu a sua ascensão.
Sugestões de textos para o grupo 1:
República de Weimar. http://www.dw.de/a-rep%C3%BAblica-de-weimar/a-890198 República de Weimar e a ascensão do nazismo. Disponível no link http://www.brasilescola.com/historiag/republica-weimar-ascensao-nazismo.htm.
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Grupo 2: A formação do partido nazista na Alemanha
O objetivo é que o grupo 2 discuta e apresente aos colegas textos relacionados ao processo de organização e ascensão do partido nazista alemão e de sua correspondente ideologia.
Sugestões de textos para o grupo 2:
A formação do Partido Nazista. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=381 Nazistas pelo mundo. A organização para o exterior do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/18348/12831#.Uokep9Lryh8 As ideias centrais dos textos devem ser discutidas e esquematizadas pelo grupo, conforme as orientações contidas na aula: . Posteriormente, essas ideias serão apresentadas aos colegas por meio de slides.
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Grupo 3: A história de Adolf Hitler
Os alunos deste grupo devem iniciar o trabalho com uma leitura da biografia de Adolf Hitler (1889/1945), disponível em vários sites na internet, como, por exemplo, em: http://educacao.uol.com.br/biografias/adolf-hitler.jhtm. A biografia também pode ser consultada em enciclopédias e livros impressos.
Indique aos alunos do grupo, um vídeo que aborda aspectos da vida de Adolf Hitler e da ascensão do nazismo na Alemanha, no período entre as duas grandes guerras mundiais. Confira abaixo o link para acesso ao mesmo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8wfE-MjNxHQ Acesso em 14/11/2013
Os alunos devem esquematizar as ideias centrais, desde os primeiros dados biográficos de Hitler apresentados no vídeo, passando pela prisão em 1923 e a escrita do livro “Mein Kampf” (Minha Luta), misto de autobiografia e manifesto político, até sua ascensão como líder do governo alemão, a partir de 1933. |
Produção e apresentação de slides sobre os temas trabalhados nos grupos
a. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar as explicações de cada grupo.
b. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas.
c. Na produção dos slides, os grupos podem utilizar imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.
d.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”.
e. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo. Na data marcada, os grupos apresentarão as suas conclusões. Os slides produzidos por cada grupo devem ser socializados entre os alunos por meio de pendrive ou e-mail.
Atividade 1 Produção de Quadro sobre as principais características da ideologia nazista |
Orientações:
a. Os alunos, em duplas, devem elaborar um quadro com as principais características da ideologia nazista. Para a realização da atividade, as duplas devem partir das leituras e discussões feitas no módulo 1 e aprofundar a reflexão com a leitura dos textos abaixo indicados:
Características do nazi-fascismo. http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/10-ideologias-do-nazi-fascismo/
A origem social da ideologia nazista. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-origem-social-ideologia-nazista.htm
A ideologia racial nazista. http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007457
b. Após a leitura atenta e silenciosa, as duplas devem se reunir para discutir as ideias centrais dos textos trabalhados. Abaixo, um exemplo de como o quadro pode ser elaborado. As características citadas são discutidas nas três fontes acima, mas o quadro segue, principalmente, a ordem da lista elaborada pelo professor Michel Goulart, disponível em http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/10-ideologias-do-nazi-fascismo/:
Ideologia Nazista | |
Característica | Explicação sucinta do conceito |
Totalitarismo | |
Militarismo | |
Ultranacionalismo | |
Unipartidarismo | |
Controle da Propaganda | |
Culto ao líder | |
Anticomunismo | |
Antissemitismo/racismo | |
Expansionismo |
Atenção: outras características que os alunos encontrarem nos textos, e que julgarem apropriadas, devem ser colocadas no quadro, com a orientação do professor,
c. Os alunos devem elaborar os quadros em papel apropriado, para que possam ser fixados em sala de aula, após a apresentação dos mesmos pelas duplas.
d. Na elaboração do quadro, oriente os alunos a destacarem as ideias centrais, utilizando canetas/pincéis de diferentes tipos e cores.
Atividade 2 Exploração de mapa interativo e infográfico sobre a expansão nazista durante a II Guerra Mundial |
No período entre as duas guerras mundiais, a ideologia nazista disseminada pelo governo de Adolf Hitler na Alemanha ajudou a preparar o terreno para a eclosão da II Guerra Mundial. A partir da realização da atividade proposta, os alunos poderão ter uma ideia mais clara sobre como se deu a expansão nazista durante a II Guerra.
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem acessar o mapa interativo sobre a expansão nazista durante a Segunda Guerra Mundial no link: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html
b. No link indicado, individualmente, cada aluno pode assistir a introdução do recurso e depois clicar em "O mundo em alerta. A expansão nazista":
Imagem 1 | Imagem 2 |
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Imagens disponíveis em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html
c. Para explorar o material, basta seguir as orientações contidas no mapa interativo:
1. Clicando na seta à direita, os alunos poderão acompanhar a expansão nazista no período de 1935 a 1942. Os fatos narrados na legenda de cada período mencionado são representados no mapa interativo, de maneira que é possível observar, ao final, os territórios dominados pela Alemanha de Hitler. (Imagem 1)
2. Clicando à esquerda, onde se lê "O caminho do ódio", os alunos terão acesso a textos que falam sobre a ascensão de Hitler e de como a Alemanha se preparou para a guerra. Oriente-os a fazer uma leitura atenta dos textos e a sintetizar as principais ideias no caderno.
3. Clicando na parte inferior onde se lê "As guerras relâmpago", os alunos ficarão sabendo que BLITZKRIEG, "termo alemão para guerra relâmpago, consistia no ataque coordenado da aviação, dos blindados e da infantaria, em ações rápidas e de surpresa para dificultar a organização da defesa inimiga." Para saber sobre a ordem dos ataques e como eles eram realizados, os alunos poderão clicar nos termos apresentados na página: Aviação; Blindados; Infantaria Mecanizada; Sabotagens; Esgotamento. ( Imagem 2) |
d. Após a exploração individual do material, os alunos devem fazer uma discussão coletiva a respeito do conteúdo do recurso. Em seguida, o professor deverá solicitar que as conclusões sejam anotadas no caderno.
Atividade 3 Análise e debate do filme "O grande ditador" |
“O grande ditador poderia ser o título de uma comédia, de uma tragédia ou de um drama; eu quis fazer um coquetel de todos esses gêneros e traçar um perfil, ao mesmo tempo grotesco e sinistro, de um homem que acreditava ser um super-herói e pensava que a sua opinião e a sua palavra eram as únicas com valor.” (Charles Chaplin, 1939). |
Orientações para a atividade:
a. Leve os alunos para sala de vídeo da escola ou prepare a sala de aula para que eles assistam ao filme "O grande ditador". Confira, abaixo, a ficha técnica do filme:
Ficha técnica Charles Chaplin (dir.). Estados Unidos: United Artists, 1940. 128min. Título original: The great dictator. Elenco: Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Billy Gilbert, Grace Hayle, Maurice Moscovitch, Emma Dunn, Charles Chaplin. |
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No filme, "Chaplin distanciou-se da pura diversão. Explicitamente fez uma paródia de Adolf Hitler e usou-a como instrumento de denúncia social e de crítica. O filme 'O Grande Ditador' de Charles Chaplin, é um marco do cinema como uma grande sátira crítica sobre o nazismo e o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Ao final do filme, o personagem de Chaplin faz um belo discurso falando de direitos humanos. O discurso pronunciado possui forte carga moral, ele defende a democracia, os valores humanos, reforça conceitos como de solidariedade e liberdade. Por exercer posição humanitária (Chaplin) foi considerado comunista e sofreu diversas perseguições de anticomunistas." (Adaptado de: http://nerdclub.com.br/o-ultimo-discurso-de-o-grande-ditador-2/) |
Imagem disponível em: http://aviagemdosargonautas.net/2012/08/02/vamos-ao-cinema-o-grande-ditador-2/. Acesso em 15/11/2013
b. O filme pode ser acessado pela internet, no site YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=zYzQvnk9mts
Acesso em 15/11/2013
c. Professor, há uma ótima proposta para o trabalho com o filme no Projeto "O cinema na sala de aula: apoio didático ao professor", da Oficina Cinema-História (http://www.oficinacinemahistoria.org/). A autora da proposta, Soleni Biscouto Fressato, apresenta uma sinopse do filme "O grande ditador" e comenta sobre a direção e produção do mesmo. Há ainda uma "Análise do discurso fílmico sobre a História"e proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Confira em http://oolhodahistoria.org/guiadidatico/artigos/grandeditador.pdf. O professor poderá selecionar ou adaptar algumas questões que considerar pertinentes para o trabalho com os alunos.
d. Um dos pontos altos do filme é o discurso final, no qual Chaplin, como o barbeiro judeu que se passa pelo ditador Hynkel, apresenta uma importante mensagem de paz e de defesa da democracia e da igualdade. Confira:
O último discurso de "O grande ditador"
(...) O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido. A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá. Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos! Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos! Disponível em: http://oolhodahistoria.org/guiadidatico/artigos/grandeditador.pdf, p. 24-6. |
Volte a reprodução do filme na parte em que Chaplin pronuncia o discurso final para que os alunos ouçam mais uma vez. Se possível, entregue o texto impresso do discurso aos alunos. Escolha alguns deles para fazerem a leitura em voz alta e, em seguida, proceda à interpretação. Questione:
Produção de resenha |
Finalizando as atividades do filme “O grande ditador”, proponha aos alunos a produção de uma resenha crítica.
Orientações:
a. Antes de iniciar a atividade, é importante que o professor e os alunos façam leituras a respeito da produção de uma resenha crítica:
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Para o professor: Para orientar os alunos na produção da resenha, confira a aula "Sobre o gênero discursivo - resenha crítica", no Portal do Professor (portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224). A partir da aula, o professor poderá ajudar os alunos a identificarem as características estruturais e funcionais do gênero resenha. Além da aula indicada, confira outros recursos no Porta do Professor: Acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html e escreva a palavra RESENHA para receber sugestões de outras aulas e coleções sobre o tema. Acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e escreva a palavra RESENHA para receber sugestões de conteúdos multimídia sobre o tema.
Para os alunos: Resenha. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10#conteudo-resenha |
b. Após o trabalho com as fontes indicadas e a discussão coletiva a respeito do tema, os alunos estarão preparados para a produção da resenha. A atividade deve ser realizada sob a orientação do professor.
c. Antes que as resenhas sejam entregues ao professor, para avaliação, os alunos devem socializá-las com os colegas.
Para os alunos:
Nazismo. Por Renan Bardine. http://www.coladaweb.com/historia/nazismo
Hitler. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/hitler.htm
Para o professor:
A política da morte do nazismo. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eugenia.htm
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; análise e debate de vídeos; exploração de mapa interativo e infográfico; produção de quadro conceitual; produção de resenha.
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