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Europa no século XX: o nazismo na Alemanha

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar o contexto político, social e econômico da Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.
  • Compreender como se deu o processo de disseminação da ideologia nazista na Alemanha, no período em questão.
  • Apontar as principais características do regime nazista de Adolf Hitler e a sua expansão pela Europa, no período entre as duas guerras mundiais.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O Imperialismo neocolonialista e a expansão do capitalismo entre os séculos XIX e XX.
  • A participação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Análise e debate de vídeos.
  • Exploração de mapa interativo e infográfico.
  • Produção de quadro conceitual.
  • Produção de resenha.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Programa PowerPoint ou similar.
  • TV/DVD.
  • Data Show.

 

I - A ascensão do nazismo na Alemanha

Atividade 1

Retrospectiva: A situação da Alemanha no pós-guerra

Orientações para a atividade:

a. Faça uma retrospectiva de temáticas já trabalhadas em aulas anteriores, retomando com os alunos alguns aspectos da situação do Império Alemão ao término da I Guerra Mundial e as implicações do Tratado de Versalhes, para que eles possam compreender o contexto que possibilitou a ascensão da ideologia nazista na Alemanha. Converse com os alunos a respeito das questões abordadas na aula "O Imperialismo neocolonialista e a Primeira Guerra Mundial", disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53092.

 

b. Indique aos alunos a leitura do texto “Primeira Guerra Mundial - Tratado de Versalhes”, para que possam entender o que foi o Tratado e algumas de suas principais proposições. O texto está disponível em:  http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/. Após a leitura silenciosa e atenta do texto, os alunos devem anotar no caderno as principais imposições feitas à Alemanha no Tratado de Versalhes.

 

c. Uma das imposições do Tratado de Versalhes refere-se a perdas territoriais pela Alemanha, responsabilizada no documento como a causadora da Primeira Guerra Mundial. Proponha aos alunos a interpretação do mapa “Perdas territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes, 1919” e os instigue, inicialmente, a interpretar o mapa sem a leitura do texto que o acompanha na página indicada abaixo. Somente depois disso é que eles devem ler o texto e confirmar as observações feitas.

 

 

Perdas Territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_nm.php?ModuleId=10007428&MediaId=1140

Acesso em 15/11/2013

 

d. Indique também a leitura do texto "A Primeira Guerra Mundial: tratados e reparações", disponível em: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007428. A partir do texto, os alunos deverão discutir coletivamente as ideias centrais abordadas:

  • As rigorosas exigências impostas aos países derrotados na Primeira Guerra Mundial.
  • As alterações no mapa político da Europa ao fim da Primeira Guerra.
  • Os significados políticos dos Tratados de Paz impostos aos perdedores
  • A ascensão da ideologia nazista na Alemanha

 

e. Ao final das discussões, tendo como referência todos os materiais trabalhados na atividade, os alunos devem redigir um texto sobre a situação da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, particularmente depois da assinatura do Tratado de Versalhes. Os textos devem ser entregues ao professor para avaliação.

 

 

Atividade 2

Origem da palavra nazismo

 
Orientações para a atividade:
 

a. Inicialmente, levante aos alunos a questão:

O que é nazismo? Qual a origem da palavra?

 

b. Estimule os alunos a levantarem respostas à pergunta, sem nenhuma consulta a material sobre o assunto. Em seguida, observe se todos têm clareza acerca do significado do conceito e anote possíveis dúvidas e/ou equívocos relacionados ao termo, os quais serão retomados posteriormente. 

 

c. Oriente os alunos a buscarem o significado do termo em dicionários e/ou enciclopédias e anotar no caderno. Peça a alguns deles para lerem em voz alta os significados encontrados. Em seguida, sugira a leitura do texto abaixo indicado:

 

Nazismo

Origem do Termo


O nome do Partido Nazista era "National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei" (N.S.D.A.P.) ou em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. (...) O termo "National Sozialistische", que em alemão dá origem a "Nazismo", era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo, ou internacional socialista no sentido utilizado pelo marxismo. O nazismo pode ser considerado uma forma extrema de fascismo, muitas vezes chamado de nazifascismo. Os vários tipos de fascismos se identificam enquanto antissocialistas.

(...) Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou NSDAP). Os termos Nazi ou Nazista são acrônimos do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha deste período é também conhecida como "Alemanha Nazista" ("Alemanha Nazi") e os partidários do nazismo eram (e são) chamados nazistas (nazis). 

Por Ruam Arievilo Moreira. Texto completo disponível em: http://sww1945.webs.com/nazismo.htm

 

d. Retome com os alunos as primeiras respostas, apresentadas antes das leituras realizadas. Questione se eles confirmaram suas hipóteses ou conhecimentos prévios sobre o tema e esclareça as dúvidas. Os alunos devem registrar no caderno a etimologia da palavra nazismo.

 

Atividade 3

Hitler e a ascensão do nazismo na Alemanha

 

Nesta atividade os alunos devem selecionar e analisar fontes que permitam compreender como se deu o processo de ascensão de Adolf Hitler e da ideologia nazista na Alemanha do período entre guerras.

Trabalho em Grupo

 

Divida os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pelo estudo e apresentação de um determinado tema relacionado à ascensão de Adolf Hitler e do partido nazista na Alemanha do pós-guerra.

Grupo 1: A República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha

 

O grupo 1 deverá discutir e apresentar textos relacionados ao período no qual foi instituída a República de Weimar na Alemanha, entre 1919 e 1933, a partir do qual o nazismo inscreveu a sua ascensão.

 

Sugestões de textos para o grupo 1:

 

República de Weimar. http://www.dw.de/a-rep%C3%BAblica-de-weimar/a-890198

República de Weimar e a ascensão do nazismo. Disponível no link http://www.brasilescola.com/historiag/republica-weimar-ascensao-nazismo.htm

 

Grupo 2: A formação do partido nazista na Alemanha

 

O objetivo é que o grupo 2 discuta e apresente aos colegas textos relacionados ao processo de organização e ascensão do partido nazista alemão e de sua correspondente ideologia.

 

Sugestões de textos para o grupo 2:

 

A formação do Partido Nazista. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=381

Nazistas pelo mundo. A organização para o exterior do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/18348/12831#.Uokep9Lryh8

As ideias centrais dos textos devem ser discutidas e esquematizadas pelo grupo, conforme as orientações contidas na aula: . Posteriormente, essas ideias serão apresentadas aos colegas por meio de slides.

 

Grupo 3: A história de Adolf Hitler

 

Os alunos deste grupo devem iniciar o trabalho com uma leitura da biografia de Adolf Hitler (1889/1945), disponível em vários sites na internet, como, por exemplo, em: http://educacao.uol.com.br/biografias/adolf-hitler.jhtm. A biografia também pode ser consultada em enciclopédias e livros impressos.

 

Indique aos alunos do grupo, um vídeo que aborda aspectos da vida de Adolf Hitler e da ascensão do nazismo na Alemanha, no período entre as duas grandes guerras mundiais. Confira abaixo o link para acesso ao mesmo:

  

Video sobre a vida de Hitler

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8wfE-MjNxHQ

Acesso em 14/11/2013

 

Os alunos devem esquematizar as ideias centrais, desde os primeiros dados biográficos de Hitler apresentados no vídeo, passando pela prisão em 1923 e a escrita do livro “Mein Kampf” (Minha Luta), misto de autobiografia e manifesto político, até sua ascensão como líder do governo alemão, a partir de 1933.

 

 Produção e apresentação de slides sobre os temas trabalhados nos grupos

 

a. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar as explicações de cada grupo.

 

b. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas.

 

c. Na produção dos slides, os grupos podem utilizar imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.

 

d.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”.

 

e. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo. Na data marcada, os grupos apresentarão as suas conclusões. Os slides produzidos por cada grupo devem ser socializados entre os alunos por meio de pendrive ou e-mail.

 

 

II - Características da ideologia nazista e suas repercussões durante a II Guerra Mundial

 

Atividade 1

Produção de Quadro sobre as principais características da ideologia nazista
 

Orientações:

a.  Os alunos, em duplas, devem elaborar um quadro com as principais características da ideologia nazista. Para a realização da atividade, as duplas devem partir das leituras e discussões feitas no módulo 1 e aprofundar a reflexão com a leitura dos textos abaixo indicados:

 

Características do nazi-fascismo. http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/10-ideologias-do-nazi-fascismo/

A origem social da ideologia nazista. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-origem-social-ideologia-nazista.htm

A ideologia racial nazista. http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007457

 

b. Após a leitura atenta e silenciosa, as duplas devem se reunir para discutir as ideias centrais dos textos trabalhados. Abaixo, um exemplo de como o quadro pode ser elaborado. As características citadas são discutidas nas três fontes acima, mas o quadro segue, principalmente, a ordem da lista elaborada pelo professor Michel Goulart, disponível em http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/10-ideologias-do-nazi-fascismo/

 

Ideologia Nazista
Característica Explicação sucinta do conceito
Totalitarismo  
Militarismo  
Ultranacionalismo  
Unipartidarismo  
Controle da Propaganda  
Culto ao líder  
Anticomunismo  
Antissemitismo/racismo  
Expansionismo  

 

Atenção: outras características que os alunos encontrarem nos textos, e que julgarem apropriadas, devem ser colocadas no quadro, com a orientação do professor,

 

c. Os alunos devem elaborar os quadros em papel apropriado, para que possam ser fixados em sala de aula, após a apresentação dos mesmos pelas duplas.  

 

d. Na elaboração do quadro, oriente os alunos a destacarem as ideias centrais, utilizando canetas/pincéis de diferentes tipos e cores.

 

 

Atividade 2

Exploração de mapa interativo e infográfico sobre a expansão nazista durante a II Guerra Mundial
 

No período entre as duas guerras mundiais, a ideologia nazista disseminada pelo governo de Adolf Hitler na Alemanha ajudou a preparar o terreno para a eclosão da II Guerra Mundial. A partir da realização da atividade proposta, os alunos poderão ter uma ideia mais clara sobre como se deu a expansão nazista durante a II Guerra. 

 

Orientações para a atividade:

a. Os alunos devem acessar o mapa interativo sobre a expansão nazista durante a Segunda Guerra Mundial no link: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

 

b. No link indicado, individualmente, cada aluno pode assistir a introdução do recurso e depois clicar em "O mundo em alerta. A expansão nazista":

 

Imagem 1 Imagem 2
Expansão nazista

Expansão nazista 2

 Imagens disponíveis em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

 

c. Para explorar o material, basta seguir as orientações contidas no mapa interativo:

1. Clicando na seta à direita, os alunos poderão acompanhar a expansão nazista no período de 1935 a 1942. Os fatos narrados na legenda de cada período mencionado são representados no mapa interativo, de maneira que é possível observar, ao final, os territórios dominados pela Alemanha de Hitler. (Imagem 1)

 

2. Clicando à esquerda, onde se "O caminho do ódio", os alunos terão acesso a textos que falam sobre a ascensão de Hitler e de como a Alemanha se preparou para a guerra. Oriente-os a fazer uma leitura atenta dos textos e a sintetizar as principais ideias no caderno.

 

3. Clicando na parte inferior onde se "As guerras relâmpago", os alunos ficarão sabendo que BLITZKRIEG, "termo alemão para guerra relâmpago, consistia no ataque coordenado da aviação, dos blindados e da infantaria, em ações rápidas e de surpresa para dificultar a organização da defesa inimiga." Para saber sobre a ordem dos ataques e como eles eram realizados, os alunos poderão clicar nos termos apresentados na página: Aviação; Blindados; Infantaria Mecanizada; Sabotagens; Esgotamento. ( Imagem 2)

 

d. Após a exploração individual do material, os alunos devem fazer uma discussão coletiva a respeito do conteúdo do recurso. Em seguida, o professor deverá solicitar que as conclusões sejam anotadas no caderno.

 

Atividade 3

Análise e debate do filme "O grande ditador"
 
 
Proponha aos alunos a análise e o debate do filme produzido, dirigido e protagonizado pelo grande artista do século XX, Charles Chaplin. O filme, embora esteja relacionado ao gênero comédia, estimula uma reflexão séria sobre Adolf Hitler, o nazi-fascismo e a II Guerra Mundial.
 
 

“O grande ditador poderia ser o título de uma comédia, de uma tragédia ou de um drama; eu quis fazer um coquetel de todos esses gêneros e traçar um perfil, ao mesmo tempo grotesco e sinistro, de um homem que acreditava ser um super-herói e pensava que a sua opinião e a sua palavra eram as únicas com valor.”  (Charles Chaplin, 1939).

 

Orientações para a atividade:

 

a. Leve os alunos para sala de vídeo da escola ou prepare a sala de aula para que eles assistam ao filme "O grande ditador". Confira, abaixo, a ficha técnica do filme:

 

Ficha técnica


O GRANDE DITADOR

Charles Chaplin (dir.). Estados Unidos: United Artists, 1940. 128min.

Título original: The great dictator.
Diretor e produtor: Charles Chaplin
Roteiro:  Charles Chaplin
Fotografia: Karl Strauss e Roland H. Totheroh
Diretor artístico:  J. Russel Spencer
Música: Charles Chaplin com livre adaptação de Wagner e Brahms
Direção musical: Meredith Wilson
Montagem: Willard Nico

Elenco: Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Billy Gilbert, Grace Hayle, Maurice Moscovitch, Emma Dunn, Charles Chaplin.

No filme, "Chaplin distanciou-se da pura diversão. Explicitamente fez uma paródia de Adolf Hitler e usou-a como instrumento de denúncia social e de crítica. O filme 'O Grande Ditador' de Charles Chaplin, é um marco do cinema como uma grande sátira crítica sobre o nazismo e o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Ao final do filme, o personagem de Chaplin faz um belo discurso falando de direitos humanos. O discurso pronunciado possui forte carga moral, ele defende a democracia, os valores humanos, reforça conceitos como de solidariedade e liberdade. Por exercer posição humanitária (Chaplin) foi considerado comunista e sofreu diversas perseguições de anticomunistas." (Adaptado de: http://nerdclub.com.br/o-ultimo-discurso-de-o-grande-ditador-2/)

Imagem disponível em: http://aviagemdosargonautas.net/2012/08/02/vamos-ao-cinema-o-grande-ditador-2/. Acesso em 15/11/2013

 

b. O filme pode ser acessado pela internet, no site YouTube:

 

Filme

http://www.youtube.com/watch?v=zYzQvnk9mts

Acesso em 15/11/2013

 

c. Professor, uma ótima proposta para o trabalho com o filme no Projeto "O cinema na sala de aula: apoio didático ao professor", da Oficina Cinema-História (http://www.oficinacinemahistoria.org/). A autora da proposta, Soleni Biscouto Fressato, apresenta uma sinopse do filme "O grande ditador" e comenta sobre a direção e produção do mesmo. ainda uma "Análise do discurso fílmico sobre a História"e proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Confira em http://oolhodahistoria.org/guiadidatico/artigos/grandeditador.pdf. O professor poderá selecionar ou adaptar algumas questões que considerar pertinentes para o trabalho com os alunos.

 

d. Um dos pontos altos do filme é o discurso final, no qual Chaplin, como o barbeiro judeu que se passa pelo ditador Hynkel, apresenta uma importante mensagem de paz e de defesa da democracia e da igualdade. Confira:

O último discurso de "O grande ditador"

 

(...) O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

 Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os  vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

 Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós!

Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

 É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Disponível em: http://oolhodahistoria.org/guiadidatico/artigos/grandeditador.pdf, p. 24-6.

 

Volte a reprodução do filme na parte em que Chaplin pronuncia o discurso final para que os alunos ouçam mais uma vez. Se possível, entregue o texto impresso do discurso aos alunos. Escolha alguns deles para fazerem a leitura em voz alta e, em seguida, proceda à interpretação. Questione:

  • No discurso, Chaplin diz que nos extraviamos do caminho da liberdade e da beleza e que a cobiça envenenou a alma dos homens. Levando-se em conta o contexto de ambientação do filme (período entre as duas grandes guerras mundiais) peça aos alunos para relacionarem essa fala com os impactos da política nazista de Adolf Hitler nos acontecimentos do período.
  • Releia um trecho do discurso: "Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura (...). Não sois máquina! Homens é que sois!" Qual o significado dessas palavras? Você concorda com Chaplin?
  • O discurso final de "O grande ditador" foi apresentado em 1940, ano de lançamento do filme. Você diria que ele continua atual ou não? Justifique sua resposta com argumentos claros.

 

Produção de resenha

 

Finalizando as atividades do filme “O grande ditador”, proponha aos alunos a produção de uma resenha crítica.

 

Orientações:

a. Antes de iniciar a atividade, é importante que o professor e os alunos façam leituras a respeito da produção de uma resenha crítica:

 

Para o professor:

Para orientar os alunos na produção da resenha, confira a aula "Sobre o gênero discursivo - resenha crítica", no Portal do Professor (portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224). A partir da aula, o professor poderá ajudar os alunos a identificarem as características estruturais e funcionais do gênero resenha.

Além da aula indicada, confira outros recursos no Porta do Professor:

 Acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html e escreva a palavra RESENHA para receber sugestões de outras aulas e coleções sobre o tema.

Acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html e escreva a palavra RESENHA para receber sugestões de conteúdos multimídia sobre o tema.

 

Para os alunos:

Resenha. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10#conteudo-resenha

 

b. Após o trabalho com as fontes indicadas e a discussão coletiva a respeito do tema, os alunos estarão preparados para a produção da resenha. A atividade deve ser realizada sob a orientação do professor.

 

c. Antes que as resenhas sejam entregues ao professor, para avaliação, os alunos devem socializá-las com os colegas.

Recursos Complementares

Para os alunos:

Nazismo. Por Renan Bardine. http://www.coladaweb.com/historia/nazismo

Hitler. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/hitler.htm

 

Para o professor:

A política da morte do nazismo. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eugenia.htm

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; análise e debate de vídeos; exploração de mapa interativo e infográfico; produção de quadro conceitual; produção de resenha.

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