08/12/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Esta aula destina-se a alunos do primeiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades desenvolvidas nas atividades. Além disso, destina-se aos alunos que estejam se conhecendo, sendo apropriada para o início do ano letivo.
COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR
Professor, esta aula contempla ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Nesta aula temos atividades que visam propiciar a adaptação dos alunos ao primeiro ano do ensino fundamental inicial, a partir da socialização e do conhecimento dos colegas da turma. Assim, promoveremos a aprendizagem significativa, partindo da interação entre os alunos.
ATIVIDADE 1: Apresentação
1º Momento: Convide os alunos a sentarem-se em roda. Em seguida, convide-os a se apresentar dizendo seu nome.
2º Momento: Convide os alunos a observarem os coleguinhas. Leve um a um ao centro da roda e estimule-os a observar as características de cada coleguinha. Faça as seguintes perguntas para que eles observem e respondam: Qual é a cor do cabelo deste coleguinha? E a cor dos olhos? Ele é alto ou mais baixo? Qual é a cor da pele dele? Ele usa óculos? Tem cabelo comprido?
A partir dessas observações, promova nos alunos a reflexão sobre o quanto cada um de nós possui características singulares. Explique a eles que, além das características físicas, do corpo, temos ainda outras características: o que gostamos, nosso jeito pensar, de aprender, de ser amigos e de brincar.
3º Momento: Entregue aos alunos uma folha com círculos e um traço abaixo de cada círculo, tal como mostra a figura abaixo:
Fonte: Imagem da própria autora.
É preciso que se tenha um círculo para cada aluno da turma e, portanto, podem ser necessárias mais do que uma folha.
Oriente os alunos a desenharem o rosto de cada colega nos círculos e a escreverem o nome de cada um deles no traço, que está abaixo do círculo. Para escrever o nome de cada colega, oriente-os a perguntarem para cada colega como se escreve o nome dele. Caso algum aluno tenha dificuldade para orientar ou escrever o nome do colega mesmo com a orientação do mesmo, faça a mediação adequada para que a aprendizagem aconteça.
ATIVIDADE 2: Brincadeira de adivinhação
1º Momento: Faça previamente uma lista com uma característica diferente de cada aluno. Assim, se a turma tiver 20 alunos, liste 20 características diferentes, que sejam referentes a cada um dos alunos da turma.
Essas características devem ser cuidadosamente pensadas no intuito de garantir que pelo menos uma criança da sala tenha a característica listada, para que todas possam ser incluídas na atividade. Além disso, devem-se selecionar características comportamentais e positivas, fugindo do convite à estigmatização que a seleção de características físicas pode promover.
Exemplos de características: “Dança na festa da Congada”, “Faz natação”, “Dança Balé”, “Luta Judô”, “Mora com os avós”, “Tem 3 irmãos”, “A mamãe trabalha no hospital” etc.
Sugestão ao professor: Caso não conheça os alunos, converse com os professores da educação infantil antes de compor a lista de características. Outra opção é de entrar em contato com a família dos mesmos.
No quadro, faça uma coluna com a lista de características e deixe uma coluna em branco para serem colocados os nomes do(s) aluno(s) que tenham cada característica. Pergunte “quem aqui dança balé?” ou “quem tem a mamãe que trabalha no hospital?”.
Na medida em que as crianças respondam, escreva o nome delas à frente de cada característica. É importante que o professor esclareça o significado de cada característica para os alunos. Por exemplo, o que é a Festa da Congada. O professor pode, ainda, solicitar que a criança que apresenta cada característica fale um pouco sobre a mesma para a turma. Por exemplo: Contar para os colegas o que a mãe faz no hospital.
Aproveite o momento para promover conexões entre as crianças, fazendo com que elas tenham interesse umas pelas outras. Por exemplo: quem mais tem alguém na família que trabalha no hospital? Além disso, se alguma criança disser espontaneamente que tem aquela característica da lista, mesmo que não tenha sido previsto pelo professor, coloque o nome dela na lista, pois o objetivo é que elas se conheçam a partir de pontos em comum.
2º Momento: Solicite aos alunos que copiem as características e os nomes dos colegas em seus cadernos.
ATIVIDADE 3: Amigo secreto
1º Momento: Convide os alunos a brincarem de amigo secreto. Explique que eles sortearão o nome de um colega, em segredo, para presenteá-lo.
Escreva, em pequenos papéis, os nomes de todos os alunos, possibilitando o sorteio do amigo secreto.
Faça com que cada aluno retire um nome por vez e o leia, com os olhos, garantindo que ninguém fique com seu próprio nome. Pode ser preciso a ajuda do professor para fazer a leitura dos nomes juntamente com cada aluno.
2º Momento: Oriente os alunos a manterem segredo sobre os nomes que sortearam. Além disso, oriente-os a produzirem um presente para o colega sorteado, utilizando massa de modelar. Eles podem fazer uma “escultura” ou um desenho com a massa de modelar numa folha sulfite.
3º Momento: Organize o momento de revelação do amigo secreto, quando o presente feito no momento 2 será entregue, chamando uma criança por vez à frente do grupo. Para revelação, oriente os alunos a dizerem as características dos colegas, para que a turma tente adivinhar com quem cada aluno saiu.
4º Momento: Finalize a atividade fazendo uma roda de conversa sobre como é bom fazer amigos. Converse com os alunos sobre a necessidade de conhecer melhor os colegas para fazer amigos, da importância da colaboração e da vontade de todos para que a convivência da turma seja alegre, que o ambiente seja tranquilo, onde todos possam expressar seus sentimentos e dar ao outro o direito de fazer o mesmo sem medo de ser criticado e ter o seu jeito de ser respeitado por todos.
Acolhimento e adaptação. Disponível em: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/institucional/educacao-infantil/68-escola/educacao-infantil/1665-acolhimento-e-adaptacao. Acesso em 13 de novembro de 2013.
PAIVA, Núbia Silva Guimarães. Adaptação com alegria: música como forma de integrar com as crianças e aprender os nomes dos colegas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19232. Acesso em 13 de novembro de 2013.
A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Avalie a aprendizagem dos alunos no momento da escrita dos nomes dos colegas, considerando o reconhecimento de letras e as hipóteses de escrita elaboradas. Observe e avalie a capacidade e disponibilidade do aluno para orientar o colega. Além disso, avalie se o processo de interação e socialização entre os alunos foi desenvolvido no decorrer das atividades.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2014
Quatro estrelasMuito bom para deixar a turma mais unida.
11/03/2014
Quatro estrelasGostei muito da aula. Ainda estou recebendo alunos novos na escola. Achei muito boa para aplicar no início das aulas.
22/02/2014
Quatro estrelasParabéns! Gostei muto. Com algumas midificações dá para trabalhar com minha turma de 4º ano, principalmente o Amigo Secreto.
15/02/2014
Quatro estrelasGostei muito. Vou aplicar com algumas adaptações para a turma. Parabens
12/02/2014
Cinco estrelasLegal. Muito legal.
01/02/2014
Cinco estrelasAdorei a dica. Com certeza será muito útil nesta 1º semana de aula.
26/01/2014
Quatro estrelasótima idéia para descontrair e socializar as crianças por ser o inicio do ano letivo
03/01/2014
Quatro estrelasGostei muito, pois é frequente o incentivo a interação e o estímulo a aceitação das diferenças. Parabéns.
18/12/2013
Quatro estrelasótimo