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Desafios matemáticos: os “problemas” da família Gorgonzola

 

20/11/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizte Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Construir o conceito de cada uma das quatro operações matemáticas;

·         Resolver situações problema;

·         Socializar e discutir as estratégias usadas pela turma;

·         Refletir sobre diversas maneiras de calcular;

·         Registrar as atividades realizadas;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em::<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013. 

 

A partir do trabalho com o livro “Os problemas da família Gorgonzola”, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”.

 

direitos 1 mat 2

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, o livro “Os problemas da família Gorgonzola” é interativo, cheio de desafios e muito divertido. Eva Furnari, mais uma vez, foi genial ao escrever esse livro, pois ensina e estimula o raciocínio, e mostra que brincando também é possível aprender Matemática e outros conteúdos importantes.

Converse com a turma sobre a autora do livro Eva Furnari e apresente sua biografia e algumas obras. Os sítios abaixo poderão ajudar:

 

<http://www.bibliotecaevafurnari.com.br/ie6/biografia.php>.

<http://www.youtube.com/watch?v=UVeTS1Cbx04>.

Acessados em: 06 de nov. de 2013.

 

O livro também traz um divertido teste para saber “que tipo de cérebro” tem dentro da nossa cabeça. É um convite para o grupo resolver os embaraçosos problemas, elaborando suas próprias estratégias de cálculo.

É necessário que cada aluno tenha o seu próprio livro para a resolução dos problemas.

 

livro gorgonzola

Fonte: Sítio: “Buscapé”. Disponível em:

<http://compare.buscape.com.br/os-problemas-da-familia-gorgonzola-eva-furnari-8526006967.html#precos>.

Acesso em: 13 de nov. 2013.

 

 

No sítio disponível em: <http://profbarbara.webnode.pt/familia-gorgonzola/> você encontra o livro em slides e no sítio disponível em: <https://picasaweb.google.com/profe.medeiros/OsProblemasDaFamiliaGorgonzola> você encontra os problemas para reprografia.

Acessados em: 06 de nov. de 2013.

  

Professor, sugerimos que antes de abordar os problemas da família Gorgonzola é necessário que a turma conheça os integrantes da família. Para tanto, organize a turma em grupo e providencie a imagem de cada personagem e distribua uma para cada grupo.

Os alunos deverão colorir e identificar os nomes dos personagens, bem como o grau de parentesco na família. Outra opção seria disponibilizar os nomes das personagens e os alunos, a partir da leitura do livro, deverão identificar quem é quem.

 

Personagens:

Família Gorgonzola: pai, mãe e três filhos.

Família Cascagrossa: pai e mãe (os três filhos não têm nomes próprios).

 

Tio (1) Amigos do tio (2) Amigo do amigo do tio (1) Primo do amigo do amigo do tio (1) Sobrinho do primo do amigo do amigo (1) Avô (1) Dentista (1) Cachorros (2) Um casal de jacaré (2)

 

JONHO – JUVENAL – TOBIAS – BÁRBARA – ESPINAFRE – OTTO - PÍFIO – GARRANCHO – PORFÍRIO – REMELA – PICLES - GRUDI - LEO – ZÉ PEREBA – FRANZINO – CASCUDO – GILDO – GILDA – JOÃO.

 

Os alunos poderão ainda:

 

·         Colocar os nomes em ordem alfabética.

·         Acrescentar aos nomes adjetivos.

·         Elaborar outra lista com outros nomes próprios engraçados.

 

Após o trabalho, exponha a família Gorgonzola no mural da sala de aula.

 

VARIAÇÃO:

Professor, a partir da história Os problemas da família Gorgonzola, realize uma proposta de trabalho interdisciplinar com os conteúdos de Geografia e História. Os alunos poderão reconhecer-se como membros de uma família, identificar o grau de parentesco e diversas organizações familiares.

 

Acesse no Portal do Professor a aula: Investigando minha história: um olhar sobre a família - UCA, de minha autoria, disponibilizada no sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31221>. Acesso em: 18 de nov. 2013

 

A partir desse trabalho, evidenciamos:

 

Conteúdos Conceituais:

 

·         Perceber as diversas formações, estruturas e composições do núcleo familiar.

 

Conteúdos Procedimentais:

 

·         Levantar questões sobre o que acontece no ambiente familiar;

·         Respeitar as diferenças;

·         Aprender a viver bem com a família, colegas e sociedade.

 

Conteúdos Atitudinais:

 

·         Realizar roda de conversa sobre os momentos passados ao lado de seus familiares;

·         Fazer uma árvore genealógica com os nomes e fotos dos membros da família;

·         Desenhar a família;

·         Conscientizar a criança sobre a importância da família.

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Resolvendo os desafios

 

Professor, compreender e interpretar o que diz o texto de cada problema é o primeiro desafio. É preciso investigar e descobrir o que se quer saber e destacar os dados relevantes para então realizar um cálculo adequado.

Socializar e discutir as estratégias usadas pelos colegas também é fundamental, possibilitando refletir sobre maneiras mais simples e econômicas de operar. Aos poucos, o grupo vai descobrindo novos recursos e também percebendo que existem várias formas para se resolver um mesmo problema. Assim, organizam e ampliam seus conhecimentos, construindo um acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos de situação. É um rico processo que vai sendo construído diariamente a partir das atividades e dos desafios propostos.

Professor, a cada dia solicite que a turma realize um desafio do livro, ou dois por semana. Estimule a participação de todos e não realize vários desafios em apenas um dia. Discuta com a turma a situação apresentada e convide-os a encontrarem respostas para cada desafio/problema. Os alunos devem, individualmente, elaborar estratégias de resoluções e posteriormente discutir com a turma. A discussão acontecerá no grupo, porém cada aluno fará sua resolução, uma vez que cada um terá seu livro e também, porque ao final dos desafios, serão calculados os acertos e cada aluno será classificado com um tipo de cérebro de acordo com o livro. Importante: Lacre as respostas ao final do livro com fita adesiva.

 

Veja alguns desafios do livro:

 

desafio 1  desafio 2

parafusos  pizza

Fonte: Sítio: "Profª. Barbara". Disponível em: <http://profbarbara.webnode.pt/familia-gorgonzola/>. Acesso em: 18 de nov. 2013.

 

 

Professor, abaixo algumas dicas importantes na abordagem dos problemas:

 

1- Confira em seguida os princípios básicos para apresentar uma situação problema que desafie sua turma:

 

·         Situação problema: é o ponto de partida da atividade Matemática. Os conteúdos podem ser abordados com a apresentação de problemas. As situações devem exigir dos alunos algum tipo de estratégia para resolvê-las.

 

2- O problema não deve requerer um ato de resolução mecânica, com a simples aplicação de fórmulas ou processos operatórios aprendidos durante a aula. Um problema só existe quando o aluno for levado a interpretar a questão e a estruturar e contextualizar a situação apresentada. Lembre-se de que a solução não deve estar disponível de início, mas ser construída.

 

3- O saber matemático deve ser considerado como um conjunto de ideias. A situação problema tem que privilegiar esse aspecto. Assim, o aluno percebe que para resolver a questão é necessário recorrer a conhecimentos já aprendidos e que precisam ser interligados.

 

4- A resolução de problemas não pode ser apresentada como uma finalidade em si. Ela é uma orientação para a aprendizagem. Com base nela, é possível desenvolver conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

 

5- Um problema proporciona ao aluno elaborar um ou vários procedimentos de resolução, comparar o resultado com o dos colegas e validar seus procedimentos.

 

Professor, ao final de cada desafio, registre no caderno as correções dos problemas. É importante que no livro fique o cálculo do aluno.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, ao final das correções dos desafios, proponha à turma a confecção de troféus de acordo com a proposta do livro.

De acordo com a autora, o livro “Os problemas da família Gorgonzola” não é só um livro de problemas. É também um teste para saber que tipo de cérebro tem dentro da cabeça da gente. Primeiro a gente resolve os problemas e conta quantos acertou. Depois vê a classificação abaixo. A pessoa que espiar a resposta no fim do livro antes de resolver nunca vai descobrir seu tipo e vai ganhar logo de cara o “Troféu cabeça de Prego”. A partir, dessa sugestão do livro, prepare uma atividade para a construção dos troféus. Exemplo:

 

Agora que você conseguiu resolver todos os desafios propostos no livro: "Os problemas da família Gorgonzola" você terá a tarefa de confeccionar um troféu:

 

(   ) Taturana Abilolada para um(a) amigo(a) de Cérebro Gororoba Esperta.

(   ) Parafusos Lentiuns para um(a) amigo(a) de Cérebro Miolus Embolados.

(   ) Ameba Frita para um(a) amigo(a) de Cérebro Porpetas Saltitantes.

(   ) Casca de Ovo Vazio para um(a) amigo(a) de Cérebro Suco de Minhoca.

 

Use e abuse de sua criatividade você poderá utilizar na confecção de seu troféu todo e qualquer tipo de sucatas e materiais como: papel machê, colas, isopor, caixas, etc...

O troféu será entregue ao(a) colega no dia ____ de fevereiro. No entanto, é necessário que neste dia você traga o troféu para entregá-lo. Caso não possa vir à aula neste dia, peça para um familiar enviá-lo à sua professora.

Bom trabalho a todos(as)!!! 

 

Eva Furnari explica: Seja qual for o seu tipo de cérebro não se preocupe, este teste mede só a "inteligência-pra-matemática". Existem também:

 

·         Inteligência-pra-jogar-futebol;

·         Inteligência-pra-fazer-caderno-caprichado;

·         Inteligência-pra-pensar-coisas-malucas;

·         Inteligência-pra-olhar-o-céu-e-achar-bonito.

 

.

Professor, realize uma exposição na escola, dos troféus confeccionados pelos seus alunos.

 

tro 1  tro 2  

 

tro 4  tro 5  

 

tro 3  tro 6

Fonte: Imagens da própria autora. Atividade realizada com os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU no ano de 2012.

 

 

4ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, proponha aos alunos a confecção de um livro, no estilo do livro “Os problemas da família Gorgonzola”, porém inventando “problemas” sobre a turma. Assim, coloque o título de acordo com sua série. Exemplo: 

 

Os problemas do 2º ano C

 

a) Divida a classe em grupos e ofereça a cada um algumas palavras que deverão ser utilizadas nos problemas inventados por eles. As palavras deverão dar a ideia de adição e subtração (chegaram, perderam, sumiu, dentre outras.)

b) Após a elaboração dos problemas, troque-os entre os grupos, para “testar” quais deles podem ou não ser resolvidos com os dados apresentados.

c) Os alunos deverão ouvir com atenção as diferentes leituras feitas por você e pelos colegas.

d) Os textos dos problemas deverão ser escritos com clareza, utilizando a linguagem apropriada para a devida interpretação e compreensão, a fim de resolvê-los.

e) Os problemas deverão ser passados a limpo ou digitados, corrigidos e ilustrados  pelos alunos. O livro poderá ser encadernado e trocado com as outras classes, promovendo a integração entre as turmas.

 

VARIAÇÃO:

Professor, se preferir, construa juntamente com a turma, a partir dos exemplos do livro, outros desafios matemáticos para a família Gorgonzola, seus parentes e amigos.

Recursos Complementares

Fonte: Sítio: "Blog Rose Arts educar". Neste Blog você encontrará os problemas da família Gorgonzola para imprimir. Disponível em:<http://cantinhoideias.blogspot.com.br/2012/08/os-problemas-da-familia-gorgonzola-eva.html>. Acesso em: 15 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação e resoluções das situações problema que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre os cálculos e operações matemáticas, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Silvano Jose da Silva, E.E. Dr. WALDEMIRO NAFFAH , São Paulo - disse:
    silvano_silva2002@yahooo.com.br

    24/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito produtivo envolver o próprio aluno no processo avaliativo de aprendizado, onde o mesmo percebe sua transformação pessoal um valor maior que os números em seu boletim, sem deixar de lado o humor, sem dúvida, o aprendizado triunfa de uma forma natural, ou seja, para ocorrer um aprendizado é preciso levar em conta a tranquilidade dos envolvidos, onde flua o nascimento do querer aprender ou, querer e gostar de fazer parte de uma situação de crescimento que inclua até mesmo os timidos.


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