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Europa no Século XX: o fascismo na Itália

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar o contexto político, social e econômico que possibilitou a emergência de regimes totalitários na Europa, no período entre as duas guerras mundiais.
  • Identificar as principais características do fascismo na Itália, no período em questão.
  • Analisar aspectos relacionados à propaganda política e à difusão dos ideais fascistas no governo de Benito Mussolini.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O Imperialismo neocolonialista e a expansão do capitalismo entre os séculos XIX e XX.
  • A situação da Itália ao final da Primeira Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas.
  • Análise e debate de vídeos.
  • Trabalho em dupla e em grupo.
  • Produção de esquema.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • TV/DVD.
  • Data Show.

 

I- Origens do fascismo na Itália

 

Atividade 1

O que é Fascismo

Inicie as atividades desta aula perguntando aos alunos:

 

Afinal, o que é fascismo? Você já leu, ouviu ou utilizou esta palavra? Sabe o que ela significa e qual a sua origem?

  

Estimule os alunos a falarem livremente sobre as questões, sem fazer anotações. Em seguida, proponha a leitura do texto abaixo, assinado por Júlia Layton. O texto completo e a imagem abaixo estão disponíveis em http://pessoas.hsw.uol.com.br/fascismo.htm.

 

O que exatamente é Fascismo?

Foto cortesia U.S. NARA

O líder fascista italiano Benito Mussolini (esquerda) e Adolph Hitler, 1940

A palavra "fascista" (ou fascisti), tal qual empregada nos anos 30 por Benito Mussolini, o líder do primeiro movimento fascista e ditador fascista da Itália antes e durante a Segunda Guerra Mundial, provavelmente vem da palavra italiana fascis e da palavra latina fascesFascis quer dizer algo como "feixe" ou "unidade". O fasces era um símbolo de poder na Roma antiga - um machado cercado por hastes de madeira. As duas raízes oferecem um bom vislumbre quanto aos preceitos básicos do fascismo: unidade e poder.

Parte do motivo para que o termo fascismo pareça aplicável a tantos pontos de vista políticos e sociais diferentes é o fato de que seja notoriamente difícil de ser definido. A variedade de fascismo promovida por Mussolini não era exatamente igual ao fascismo de Francisco Franco (na Espanha), nem se assemelha aos movimentos neofascistas (posteriores à Segunda Guerra), caracterizados por grupos como os skinheads. Ainda assim, existem determinados princípios que ajudam a identificar um movimento fascista (...)

Julia Layton. "HowStuffWorks - O que exatamente é fascismo?". Publicado em 31 de agosto de 2006 (atualizado em 03 de julho de 2008). http://pessoas.hsw.uol.com.br/fascismo.htm (15 de novembro de 2013)

  

Unidade e poder
A palavra "fascismo" vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo é a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, símbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga. Há quem diga que os "fasces" incorporam a essência do fascismo: as pessoas são as hastes de madeira, amarradas ao Estado para formar uma unidade poderosa. O Estado é o machado, que tem o poder de criar, de impor e de destruir.

Júlia Layton. http://pessoas.hsw.uol.com.br/movimento-fascista.htm

 

Orientações para a atividade:

a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o texto completo no link indicado. Oriente-os a fazerem uma primeira leitura coletiva e atenta do texto. Enquanto um aluno lê em voz alta, os demais acompanham em leitura silenciosa.

 

b. Após a leitura coletiva, os alunos devem fazer, em duplas, um esquema das ideias centrais do texto. A partir do esquema, os alunos devem ser capazes de identificar os princípios que caracterizam o fascismo, segundo a autora, diferenciando-o de outros regimes autoritários.

 

Para fazer o esquema das ideias centrais do texto:

No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos.

 

Confira também as orientações contidas na aula publicada no seguinte endereço webhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 16/11/2013)

 

c. Após a elaboração dos esquemas, os alunos estarão preparados para debater as ideias centrais do texto, em discussão coletiva, coordenada pelo professor. Retome com os alunos as questões iniciais e pergunte se o que sabiam a respeito do termo FASCISMO se confirmou ou não após o trabalho com o texto de Júlia Layton.

d.  Promova a socialização, entre os alunos, dos esquemas produzidos pelas duplas.

 

Atividade 2

O que é Totalitarismo

Projeção, análise e debate de vídeos

 

 

O que é um regime totalitário?

 

 

O Fascismo é um regime totalitário. Portanto, nesta atividade, o objetivo é que os alunos discutam: como e por que surgiram regimes totalitários na Europa, no período entre as duas guerras mundiais? Quais as principais características dos regimes totalitários surgidos entre o final da Primeira Guerra Mundial (1918) e o começo da Segunda Guerra (1939)?

 

Para iniciar a discussão, proponha aos alunos a reprodução, análise e debate dos vídeos abaixo. Os dois vídeos, juntos, podem ser reproduzidos em pouco mais de 1 hora. O vídeo 1 tem o formato de uma aula, com a apresentação e explicação de conceitos sobre o tema. O vídeo 2 tem o formato de um documentário, apresentando cenas registradas por cinegrafistas da época. Ambos se complementam no objetivo de explicitar os conceitos de totalitarismo e fascismo, suas origens e implicações no período entre guerras.

 

 

Vídeo 1 Vídeo 2

Vídeo Totalitarismo

Vídeo Fascismo

O vídeo 1 aborda o período entre as duas guerras mundiais e o surgimento de regimes totalitários na Europa, discutindo suas características centrais. Apresenta uma breve explanação acerca do nazi-fascismo alemão, do fascismo italiano, do governo militarista japonês e do governo de Franco na Espanha. Aponta os principais fatores que levaram à deflagração da Segunda Guerra Mundial em 1939.

O vídeo 2 aborda a ascensão do Fascismo no período entre o final da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Guerra (1939). Utiliza imagens de arquivos, com cenas registradas por cinegrafistas da época, para analisar os regimes totalitários adotados na Itália de Benito Mussolini e na Alemanha de Adolf Hitler.

Vídeo 1 - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=A_GvPfDThPI

   Vídeo 2 - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NK9ZU2Hk3cw

Acesso em 16/11/2013

 

Orientações para a atividade:

a. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir juntos, o professor deverá escolher esta opção. Caso não tenha, os alunos poderão acessar os vídeos pelo computador, conectados à internet.

 

b. O vídeo 1 é de curta duração (14min15). Desta forma, o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das principais questões abordadas. Por exemplo, no vídeo, em determinado momento, a apresentadora questiona: O que é um regime totalitário? Ela vai às ruas fazer essa pergunta a algumas pessoas. Aproveite para questionar também os alunos e estimule-os a levantar seus conhecimentos prévios ou hipóteses acerca do tema. 

 

c. O vídeo 2 tem 55 minutos. Ele é um importante documento histórico para a compreensão do período entre guerras e dos fatores que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Explore com os alunos as imagens da época, as quais retratam o apelo popular e o autoritarismo do duce italiano (Mussolini) e do fuhrer alemão (Hitler), além da propaganda, das perseguições aos opositores e de outras diversas medidas radicais adotadas pelos dois regimes totalitários.

 

d. Após a reprodução, promova um debate entre os alunos acerca das ideias centrais do vídeo. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica. 

 

e. Oriente os alunos a registrarem as suas conclusões, por escrito, no caderno.

 

 

II- Como funciona o fascismo 

 

Atividade 1

Como funciona o fascismo 

 

Mussolini inspects troops

Keystone/Getty Images

Os regimes fascistas usam uma opressão violenta para manter o controle do Estado. Mussolini inspecionando "Tropas de Choque" da Milícia Fascista durante comemorações em Roma.

Fonte da imagem e legenda:

http://pessoas.hsw.uol.com.br/movimento-fascista1.htm

 

A proposta para esta atividade é o trabalho com o artigo de Júlia Layton, intitulado “Como funciona o fascismo”. O texto da autora está disponível em http://pessoas.hsw.uol.com.br/movimento-fascista.htm

Julia Layton.  "HowStuffWorks - Como funciona o fascismo". Publicado em 17 de março de 2008 (atualizado em 20 de agosto de 2008). Acesso em 17/11/ 2013

 

O artigo está dividido em cinco subtemas. Na introdução, a autora afirma:

"Em 1922, Benito Mussolini ganhou o controle da Itália e apresentou ao mundo o fascismo, uma filosofia política que acabou levando à guerra. Mussolini não inventou a ideia do fascismo, mas cunhou e definiu o termo. Em 1932, ele escreveu na Enciclopédia Italiana: "o fascismo não acredita na possibilidade e nem na utilidade da paz" [fonte: Fordham]." (...)

Com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as origens e o funcionamento do regime fascista, os alunos deverão desenvolver atividades em grupo, expor as conclusões em discussão coletiva e responder a um Quiz relativo ao conteúdo do texto.

 

Orientações:

a. Divida os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável pelo trabalho de leitura, interpretação e apresentação de um subtema do artigo. São eles:

 

Grupo 1 - Um sistema fascista: aponta os princípios básicos que identificam um movimento fascista e cita regimes fascistas proeminentes.

 

Grupo 2 - A sociedade fascista: discute os princípios e objetivos da sociedade fascista.

 

Grupo 3 - História do fascismo: discute a diferença do Fascismo de Mussolini em relação ao de Hitler e sobre como o fascismo evoluiu com o tempo e com as constantes transformações do mundo.

 

Grupo 4 - Neofascismo: questiona se o fascismo está completamente morto e quais ideais fascistas existem atualmente como movimentos alternativos.

 

b. Individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura atenta e silenciosa do texto selecionado para o seu grupo. Após uma segunda leitura individual, o aluno deve fazer uma síntese do texto, anotando no caderno as ideias centrais.

Para fazer a síntese, os alunos podem seguir as orientações contidas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 16/11/2013)

 

c. Organizados nos grupos, é o momento dos alunos discutirem as ideias sintetizadas, destacando aquelas que serão apresentadas posteriormente aos colegas da turma. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor e/ou recorrer a outras fontes de consulta.

 

d. Dispostos em círculo na sala, cada grupo deve expor as ideias centrais do texto trabalhado para os demais colegas.

 

Atividade 2

Quiz sobre Fascismo

 

Depois da realização da atividade 1, os alunos estarão preparados para responder ao Quiz relacionado ao conteúdo do artigo trabalhado:

  

FASCISMO

Quiz
O Quiz está disponível em http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1037

 

a. Os alunos, divididos em duplas, devem acessar o link indicado e responder ao Quiz. Quando há erro, o próprio sistema aponta e comenta a resposta considerada adequada para a questão. Ao final, os alunos terão acesso à pontuação obtida e à média de acertos.

b. Os alunos devem falar aos colegas a respeito das questões que tiveram mais dificuldade. O professor poderá coordenar a socialização, esclarecendo dúvidas e aprofundando questões que ainda não estejam claras para o grupo. 

 

 

Atividade 3

Culto ao líder, propaganda política e difusão dos ideais fascistas no governo de Benito Mussolini

 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142008000100005&script=sci_arttext

 

O culto ao líder é um aspecto fundamental dos regimes totalitários. No governo fascista de Benito Mussolini os meios de comunicação contribuíram para reforçar e divulgar a imagem do ditador como um grande líder. Desta forma, a proposta para esta atividade é que os alunos reúnam fontes que lhes permitam refletir sobre o culto da personalidade e a propaganda política no governo de Benito Mussolini.

 

Orientações para a atividade:

 

a. Peça aos alunos para lerem o excerto abaixo, acessando o link indicado:

 

"As produções do LUCE levadas aos cinemas se esforçavam em exaltar os feitos políticos do fascismo, como a aterragem de pântanos transformados em cidades, a construção de estradas e o progresso da indústria e do campo. No entanto, o principal alvo dessa propaganda cinematográfica era o próprio Mussolini. A partir de 1930, foi criado em torno de sua figura a imagem do Duce, cujo significado (“condutor”) dava a ele a condição de grande líder da nação. Definiu-se, então, nos bastidores do LUCE a forma como Mussolini seria captado pelas câmeras. A regra principal era destacá-lo de todos que estavam a sua volta e jamais filmá-lo como um simples mortal. Para manter o personagem de grande líder, Mussolini adotou gestos teatrais que iam do falar exaltado ao uso do peito estufado. Até os famosos olhos esbugalhados, vistos durante os seus discursos em Roma, faziam parte de sua estratégia teatral".

Confira o texto completo em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/camera-na-mao-politica-na-cabeca

 

b. Após a leitura, levante as seguintes questões aos alunos:

  • O que era o LUCE? Como atuava? Procure informações a respeito do mesmo e registre-as no caderno. Algumas informações podem ser obtidas no link indicado acima.
  • Havia uma preocupação do LUCE com a imagem do ditador, Benito Mussolini. Levando-se em conta as cenas relacionadas aos discursos do líder fascista no vídeo 2 da atividade 2, você diria que o objetivo de transformar Mussolini em um grande líder das massas foi alcançado? Por que você chegou a essa conclusão?

 

c. Proponha aos alunos a leitura do texto "Cinema e Propaganda Política no Fascismo", o qual é parte do artigo "Cinema e Propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e  franquismo", disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/historia/article/view/2716/2253. A partir da leitura, os alunos devem responder, por escrito, as seguintes questões:

  • De acordo com o autor, qual o papel do Ministério de Cultura Popular, o Miniculpop (1937) no governo fascista de Benito Mussolini?
  • Qual a importância do cinema (e do Instituto LUCE) para a propaganda política do regime fascista de Mussolini?

 

d. Em seguida, os alunos devem fazer a leitura do excerto abaixo, relativo ao culto da personalidade de Benito Mussolini durante o seu governo (1922-1945):

   

Culto da personalidade

Em 1932, durante as comemorações dos dez anos da Marcha de Roma, foi inaugurada uma Exposição da Revolução Fascista. O tema principal de uma infinidade de quadros, esculturas e fotomontagens era sempre o mesmo: Mussolini. O culto do líder tornou-se o elemento central da nova "religião política", outra novidade, segundo Emilio Gentile, da via italiana para o totalitarismo. A liturgia fascista, com seus mártires e os seus santos (os heróis da guerra patriótica e os combatentes, em camisa negra, caídos durante ações violentas empreendidas pelos esquadrões), os seus lugares de culto (as casas do "feixe" e a já citada Exposição da Revolução Fascista), os seus ritos de iniciação e de comunhão (o apelo aos mortos, os cortejos fúnebres, o juramento fascista), as suas vastas assembleias de crentes, o mito fundador extraído da romanidade antiga (Mussolini faz de Roma a vitrine do regime imaginando-a como uma capital universal) teve o seu deus-sacerdote na própria pessoa do Duce.

Ele era o chefe indiscutível que se considerava capaz de suscitar uma nova fé à altura de transformar as massas populares em uma "comunidade moral organizada totalitariamente", realizando dessa forma a unidade da nação e da estirpe.

Digno de nota, no entanto, é o fato de que só o assassinato de Matteotti, em 1924, foi capaz de dar fim ao apoio dos liberais ao fascismo. Até então, até mesmo os que se declaravam democratas o apoiavam.

 

http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/119810/Benito-Mussolini---Gr%C3%A3o-Mestre-da-ditadura.htm

 

e. A respeito do texto, os alunos devem responder as seguintes questões, por escrito:

  • De acordo com o texto e com estudos já realizados nas atividades anteriores, o que o autor chama de "religião política" e por que ele afirma que o elemento central da mesma é o culto ao líder?
  • Confira a imagem abaixo. No texto, o autor fala sobre os "camisas negras" no governo de Mussolini. Quem eram eles? Qual a importância do grupo para o governo fascista italiano?

 

Grupo de 'camisas-negras', militantes fascistas agrupados numa das muitas milícias organizadas pelo partido

http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/119810/Benito-Mussolini---Gr%C3%A3o-Mestre-da-ditadura.htm

 

  • Explique o que entendeu sobre a afirmativa: "Ele era o chefe indiscutível que se considerava capaz de suscitar uma nova fé à altura de transformar as massas populares em uma "comunidade moral organizada totalitariamente", realizando dessa forma a unidade da nação e da estirpe".

 

f. Promova a socialização, entre os alunos, das questões respondidas individualmente. Dispostos em círculo, eles devem apresentar e discutir as respostas elaboradas.

 

Atividade 4

O tema no ENEM

 

Para concluir as atividades desta aula, reproduza para os alunos as questões abaixo, extraídas do ENEM, ou solicite que eles as acessem por meio de computadores ligados à internet, nos links indicados abaixo:

 

(Questão 47, ENEM 2009)

Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.

b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.

d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

 

Resposta: Letra a

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço

(Questão 33, ENEM 2011)

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

(BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra. 1999 (adaptado)

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

a) República Federalista Norte-Americana.

b) República Fascista Italiana no século XX.

c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

e) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Resposta: letra b

Habilidade: Comparar o significado histórico e geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

 

Questão 47 (2009). Disponível em: http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/questao-enem-2009-totalitarismo/

Questão 33 (2011). Disponível em:http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-contemporanea/regimes-totalitarios/questao-carisma-e-poder-politico/

 

Orientações para a atividade:

 

a. Não indique a resposta das questões aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que procurem responder, individualmente,  as questões. 

 

b. Escolha alguns alunos da turma para responderem as questões propostas, justificando a razão da escolha.

 

c. Observe com os alunos que as questões exigem o conhecimento prévio do tema. Aproveite para fazer uma discussão com eles a respeito das outras afirmativas, explicando por que elas são consideradas incorretas.

 

d. Chame a atenção dos alunos para as habilidades do ENEM, vinculadas às questões propostas.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Fascismo italiano. Governo de Mussolini: a ditadura fascista. Por Érica Turci. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/fascismo-italiano---governo-de-mussolini-a-ditadura-fascista.htm

Fascismo. Por Francisca Socorro Araujo. http://www.infoescola.com/historia/fascismo/

Fascismo na Itália. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/fascismo.htm

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas; análise e debate de vídeos; trabalhos individuais, em dupla e em grupo; produção de esquema; debate.

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