Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pesquisando sobre dinossauros.

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre as várias espécies de dinossauros, suas características e algumas teorias sobre o seu desaparecimento.
  • Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos.
  • Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo.
  • Avançar no processo de leitura e escrita através da interpretação do gênero textual: informativo.
  • Construir um livro informativo sobre os dinossauros.
Duração das atividades
06 aulas de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 – Assistindo ao filme: “Dinossauros”

 

“Eles são enormes, ferozes, ágeis e barulhentos, mas nem assim parecem amedrontar as crianças, pelo contrário! Os dinossauros despertam a curiosidade e o fascínio dos pequenos a ponto de eles guardarem até os seus estranhos nomes: Tiranossauro Rex, Velociraptor, Rex Diplodocus e por aí vai.” LANZUOLO. Juliana. Habitantes de um tempo tão, tão distante... Disponível em: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/77/imprime184738.asp. Acesso em 21 de novembro de 2013.

 

Esse interesse das crianças pelo tema contribui para que professores trabalhem essa temática de forma lúdica, despertando o interesse e a investigação dos alunos. Sendo assim, essa aula tem como objetivo utilizar da temática “Dinossauros” para desenvolver ações pedagógicas voltadas para a pesquisa e para o avanço da linguagem oral e escrita.

 

1-    Para iniciar a discussão e instigar a curiosidade dos alunos, sugerimos apresentar o filme sobre a temática: “Dinossauros”. Com duração de 1h22min, que pode ser encontrado em vídeo locadoras de sua cidade. Este filme trata sobre a jornada do Iguanodonte Aladar para encontrar outros seres de sua espécie. Devido a uma série de acontecimentos, o ovo em que nasceu foi separado de sua raça e Aladar precisa agora encontrá-los em meio uma chuva de meteoros flamejantes e cada vez maior escassez de água.

 

filme

Imagem retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/_EK0zp83IFn8/S7UbdNp0TMI/AAAAAAAAAPI/9xINV7FYWkA/s1600/dinossauro.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

Observação: Professor caso não encontre esse filme você pode optar pelo filme Meus Amigos Dinossauros - Dino Time (filme completo) dublado. Duração: 1h25min27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R_TzJKyvUN0. Acesso em 25 de novembro de 2013.

 

2-    Após terminar a apresentação do filme, faça uma roda de conversa para discutir sobe o filme e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Para isso sugerimos alguns questionamentos:

Quais são os animais que aparecem nesse filme? Você conhece esses animais?

Quais são as principais características desses animais?

Esses animais existem até hoje?

Existem animais parecidos com eles hoje? Quais?

Por que não existem mais? O que aconteceu com eles?

Registre as hipóteses dos alunos em um cartaz, pois em seguida, será feito uma pesquisa e esses registros podem servir para que os alunos observem, comprovem ou refutem suas hipóteses.

 

3-    Após a conversa com os alunos, relembre com eles os personagens do filme. Para isso, você pode usar de uma ajuda memória que trás o nome e informações sobre os personagens Aladar, Yar, Plio, Zini, Suri, Neera, Kron,  Bruton, Eema, Baylene, Url, Carnotauros e Velociraptors. Estas informações podem ser encontradas no site, Dinossauro (filme) disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauro_(filme). Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

4-    Questione aos alunos se eles sabem a espécie de cada personagem do filme. Traga em um cartaz escrito em letra bastão grande, o nome das espécies de dinossauros encontradas no filme, para isso utilize as informações encontradas no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauro_(filme). Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

dinossauros

Fonte: Imagem da própria autora.

 

5-    Logo depois de trabalhar o cartaz, sugira aos alunos uma visita à biblioteca da escola para fazer uma pesquisa sobre informações de cada espécie.

 

Atividade 02 – Pesquisando sobre os dinossauros do filme.

 

1-    Para orientar a pesquisa na biblioteca, leve o cartaz com o nome das espécies a serem pesquisadas, bem como das perguntas feitas ao final do filme. Disponibilize enciclopédias e livros que tratam sobre a temática e deixe que os alunos explorem as imagens. Ajude-os na leitura das informações, fazendo comparações com a escrita no livro e a escrita do nome das espécies no cartaz. Esta é uma das formas de auxiliar o aluno desta faixa etária na busca de informações.

 

Professor não se esqueça de pesquisar sobre as teorias da ciência sobre o desaparecimento dos dinossauros, pois ainda não se sabe com exatidão como ocorreram as extinções dos dinossauros e de muitas outras espécies de seres vivos que viviam na superfície terrestre na época. O professor pode encontrar mais detalhes sobre essas informações nos sites: 

 

LOREDO, Paula. Extinção dos dinossauros. Disponível em: http://www.brasilescola.com/animais/a-extincao-dos-dinossauros.htm. Acesso em 21 de novembro de 2013.

 

GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Extinção dos Dinossauros. Disponível em: http://www.infoescola.com/dinossauros/extincao-dos-dinossauros/. Acesso em 24 de novembro de 2013.

 

Após realizar a pesquisa na biblioteca, instigue os alunos com o seguinte questionamento: Onde poderemos encontrar mais informações?

Escute as sugestões como, por exemplo: na internet, perguntar aos pais, profissionais da área ou para outros professores, dentre outras pessoas que estudam sobre essa temática.

 

 

pesquisa pesquisa pesquisa

Pesquisando na biblioteca. Turma do 1º período “B” 2012 ESEBA – UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

 

2- Proponha a ida ao Laboratório de Informática, onde o professor poderá mostrar o site onde encontrou a informação sobre as espécies de dinossauros encontradas no filme Dinossauro (filme). O professor pode direcionar a pesquisa no computador e mostra-la utilizando o data show para que todos os alunos participem e interajam com as informações. Lembre-se de comparar as informações encontradas na biblioteca com as encontradas na pesquisa da internet. Levando em consideração a idade das crianças. Se atente para informações mais simples como alimentação, características físicas com cor, tamanho, peso e local onde viveu.

 

Com essas atividades o aluno esta aprendendo os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada por adulto). Além de conhecer sobre as várias espécies de dinossauros, suas características e algumas hipóteses sobre o seu desaparecimento.

 

Para conversar sobre a extinção dos dinossauros sugerimos que apresente para os alunos o vídeo “Saber Porquê – Os dinossauros foram todos extintos?”, com duração de 3min, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=RUJ4VRjE4ck. Acesso em 17 de novembro de 2013.  

 

A teoria das consequências da colisão de um meteoro com a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, é a mais aceita pela comunidade científica em relação ao desaparecimento dos dinossauros. Este vídeo apresenta uma narração em português de Portugal, sendo assim, o professor deverá explicar sobre esse sotaque diferente e, até mesmo, conversar sobre as diversas línguas faladas em outros países. 

 

Lembre-se também que é o momento de comparar as hipóteses registradas pelos alunos  em um cartaz com o resultado da pesquisa que está sendo feita agora, para comprovem ou refutem suas hipóteses.

 

Nesse vídeo mostra também uma possível aproximação entre os dinossauros e alguns  animais que encontramos hoje em dia, no caso, os répteis. Por isso, o professor pode ampliar e direcionar o olhar das crianças para essa percepção. Aproveite também e trabalhe características dos répteis trazendo algumas figuras que representem essa espécie.

 

Sugestão: O professor pode levar um mapa mundi para marcar onde vivia cada espécie estudada, bem como onde foi a possível queda do asteroide que extinguiu todos os animais.

 

video

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=RUJ4VRjE4ck. Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

3- Para o registro das informações relatadas pelos alunos, utilizar fichas contendo os seguintes tópicos: nome; alimentação; cor; tamanho; peso; local onde viveu. O professor, juntamente com os alunos, registrará as hipóteses por eles levantadas sobre cada um dos tópicos. O professor poderá fazer a escrita de alguns tópicos e deixar outros sem preencher, como por exemplo, as informações sobre a cor e o tamanho. Distribuir as fichas para grupos de quatro alunos e solicitar que eles façam, com o auxilio do professor, a tentativa de escrita dessas informações, pois assim estará contribuindo para a escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo.

 

 Sugestão de ficha:

NOME DO DINOSSAURO:

ALIMENTAÇÃO:

COR:

TAMANHO:

PESO:

LOCAL ONDE VIVEU:

ÉPOCA EM QUE VIVEU:

O QUE LEVOU AO DESAPARECIMENTO DOS DINOSSAUROS:

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Atividade 03 – Construindo um livro de informações sobre os dinossauros.  

 

1- Após ter promovido a conversa e o registro de informações sobre os Dinossauros, para oportunizar ainda mais a troca de conhecimentos entre as crianças, proponha a elaboração de um livro para divulgar para outras pessoas os textos informativos da turma sobre os Dinossauros. Assim o professor estará contribuindo para que o aluno faça uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo e avance no processo de leitura e escrita através da leitura e interpretação do gênero textual: informativo.

 

Planeje com o grupo a organização do livro. Apresente aos alunos um livro informativo para servir de referência aos alunos e trabalhe a observação das suas características como capa, nome dos autores, sumário, introdução, informações, ilustrações, conclusão etc.

 

Professor para saber mais informações sobre textos informativos acesse o texto de KOBS, Verônica Daniel. Informativos e Literários. Disponível em: http://concursospublicos.uol.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/lingua_portuguesa_interpretacao_de_textos_para_concursos_06.pdf. Acesso em 25 de novembro de 2013.

 

Combine com os alunos se todas as informações pesquisadas serão registradas no livro, se a ilustração será feita com desenhos feitos por eles ou por figuras encontradas nos livros e na internet. Como será o texto de introdução? Para isso, sugerimos os seguintes questionamentos: Como poderemos informar o leitor sobre o conteúdo desse livro? Esse livro irá tratar de qual assunto? Como será organizado? Em capítulos? Em tópicos? Colocaremos na conclusão as informações relativas ao desaparecimento dos dinossauros?

 

2- Confeccione o livro com os alunos, tendo o professor como escriba. O professor pode utilizar de folhas A3 dobradas ao meio e grampeadas em formato de livro e poderá elaborar uma capa com cartolina.

 

Depois faça com os alunos a revisão do texto produzido, considerando as informações apresentadas (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?). Após a revisão avalie se está pronto ou se precisam melhorá-lo em alguma parte.  Imprimir a versão final do livro.

 

 

livro

Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_45PYV9uwNSs/TKxon8gMFKI/AAAAAAAAADY/qNU6RnNIsKU/s1600/leitura-criancas-lendo-ilustracao.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

Atividade 04 – Lançamento do livro sobre dinossauros.

 

1- Organize com os alunos uma tarde de lançamento do livro. Para isso, o professor deve disponibilizar várias cópias do mesmo. No mínimo uma cópia para cada aluno. Convide os familiares e as crianças de outras salas para o lançamento. Na ocasião os alunos do grupo podem contar para os convidados algumas curiosidades que aprenderam sobre os Dinossauros. Poderá ser feito também a entrega do livro para os familiares, com o autógrafo das crianças.

 

livro

Exemplo de alunos produzindo livros sobre dinossauro. Fonte: Imagem retirada do site: http://1.bp.blogspot.com/-vJZ090tgfMQ/TlP2hiKWA4I/AAAAAAAAAxY/8gSjtDCNpAU/s1600/DSC07989.JPG. Acesso em 17 de novembro de 2013.

livro

Livros produzidos pelos alunos. Fonte: Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/-Hx3Q2JujObU/TlP2y9kmmCI/AAAAAAAAAxc/F1570ixRWLo/s1600/DSC07990.JPG. Acesso em 17 de novembro de 2013.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Professor você pode encontrar mais informações sobre “Dinossauros” no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauro. Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

Professor você pode encontrar a “Lista de dinossauros”, no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dinossauros. Acesso em 17 de novembro de 2013.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

ARCE, Alessandra. VAROTTO, Michele. SILVA, Débora Alfaro S. M. Aprendendo sobre os dinossauros. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21546. Acesso em 17 de novembro de 2013.

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Avalie também se, através das atividades propostas, os alunos conseguiram:

 

  • Ampliar o seu conhecimento sobre os dinossauros.
  • Aprender sobre os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada por adulto). Bem como participou efetivamente na busca de informações.
  • Participar efetivamente na busca de informações.
  • Avançar no processo de leitura e escrita através da leitura e interpretação de textos informativos.
  • Ouvir e respeitar a fala e expressão do colega durante a confecção do livro sobre dinossauros, bem como argumentou e participou da confecção do mesmo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.