28/11/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Atividade 1: Conhecendo os vertebrados
Para o professor:
1) Organize uma visita a um zoológico ou um parque em sua cidade ou próxima e ela. Lembre-se que para visita monitorada é necessário um agendamento prévio na instituição.
2) Prepare uma ficha, para cada aluno, contendo as seguintes informações sobre os animais:
a) nome do animal;
b) características físicas (cobertura do corpo, coloração, presença ou ausência de penas, estrutura de locomoção);
c) comportamento observado;
d) habitat.
3) Informe aos alunos que eles deveram observar os animais e fazer anotações na ficha.
- Alternativa caso não seja possível uma visita a um zoológico ou parque.
Peça aos alunos que façam uma pesquisa, baseada na ficha, dos seguintes animais: mico-leão-dourado, lobo-guará, ararinha-azul, sapo-cururu, jibóia, cascavel, carpa, elefante africano, rã amarela.
Mico-leão-dourado. Disponível em: http://ambientalsustentavel.org/2012/preservacao-do-mico-leao-dourado-recebe-recursos-nao-reembolsaveis-do-bndes/. Acesso em: 20 novembro 2013.
Lobo-guará. Disponível em: http://www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2012/02/06_10LOBO-GUARA_08.jpg. Acesso em: 25 novembro 2013.
Ararinha-azul. Disponível em: http://animal-planet-brasil.blogspot.com.br/2010/08/ararinha-azul.html. Acesso em: 25 novembro 2013.
Cascavel. Disponível em: http://www.dicadanet.net/cobra-cascavel.html. Acesso em: 25 novembro 2013.
Atividade 2: Organizando os vertebrados
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
2) Peça os que organizem os animais em grupos de acordo com as características físicas e deem nomes a cada grupo. Estimule os alunos a agruparem os animais de acordo com o revestimento da pele: pelos, escamas úmidas, penas, pele lisa e fina, pele grossa e enrugada.
3) Incentive os alunos a exporem as ideia para a turma.
Atividade 1: Vertebrados e o ambiente
Para o professor:
1) Com os alunos em grupos, peça os que escolham um dos animais estudados e elaborem um cartaz mostrando sua classificação e interação com o ambiente em que vive.
2) Organizem um momento para a exposição dos cartazes em sala de aula.
Atividade 2: Vertebrados em extinção
Para o professor:
1) Com os alunos em grupos, peça os que façam um pesquisa sobre os animais estudados que estão ameaçados de extinção e quais as causas.
2) A pesquisa deverá abordar as causas para a extinção e alguns projetos de proteção das espécies ameaçadas de extinção. Além disso, deverá ser registrada no caderno.
3) Organize um momento para a socialização das ideias.
Sugestão de material que o professor pode indicar para os alunos pesquisarem.
- Os vertebrados. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/pesquisa/vertebrados. Acesso em: 20 novembro 2013.
- Animais vertebrados. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/animais-vertebrados-fotos-caracteristicas-e-classificacao/. Acesso em: 20 novembro 2013.
Os alunos poderão ser avaliados de forma processual e contínua. O empenho, o interesse e o comprometimento serão avaliados de forma qualitativa. Em relação aos aspectos quantitativos, serão avaliados os seguintes critérios: o empenho e os registros durante a atividade de campo, a produção dos cartazes e a pesquisa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/11/2013
Cinco estrelasmuito bom parabens nao sou professora mas já estou me apaixonando