05/10/2009
Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças de 3 e 4 anos gostam de brincar e cantar. Observamos que na atualidade a brincadeira de roda é pouco utilizada pelas crianças nos momentos de brincadeiras livres. Para resgatar as brincadeiras de roda na escola e na vida das crianças, os professores podem propor aulas ensinando tais brincadeiras.
Nessa aula inicial, procure fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem acerca das brincadeiras de roda.
1º MOMENTO:
Para motivar as crianças mostre obras de arte que retrate brincadeiras de roda. Durante a apreciação dos quadros, convide os alunos a identificarem a brincadeira que aparece nos quadro e anote numa cartolina. Questionamentos:
Ciranda. Milton Dacosta.1942.
Fonte:www.itaucultural.org.br/.../index.cfm?
Ronda Infantil. Portinari.
Fonte:http://www.folhademirassol.com.br/modules/news/print.php?storyid=909
Em seguida, ler a biografia dos pintores dos quadros apreciados. Segue sugestão de biografia, mas o(a) professor(a) poderá pesquisar outras ou fazer a leitura de trechos de um livro auto-biográfico.
2º MOMENTO:
O (A) professor(a) deve levar um CD ou DVD com uma coletânea de cantigas de roda para ouvir e cantar com as crianças em sala de aula. Outra possibilidade é ouvir as músicas ao acessar o link sugerido.
www.topmusicas.net/cantigas-populares/ai-eu-entrei-na-roda.htm
Ao acessar o site topmusicas, escolha a que deseja escutar e click no símbolo de ouvir.
Quais dessas cantigas vocês conhecem?
Como vocês aprenderam essas cantigas?
Professor (a) anote as respostas das crianças numa cartolina. Depois sugira aos alunos realizar uma entrevista com os seus pais. Envie o questionário para casa solicitando aos pais ou reponsáveis pela criança que anotem as brincadeiras, brinquedos e cantigas que eles conheciam/brincavam na sua infância. Em outro momento, os pais poderão ir a escola ensinar brincadeiras, fazer uma oficina de brinquedos para a turma.
Para contextualizar a origem das cantigas de roda o(a) professor(a) poderá ler informações no site abaixo:
Livros:
Roda Sinhá!. Diva Dorethy de Safe A. Carneiro. Gutemberg Editora.
Folclore Infantil. Verissimo de Melo.
Observar se os alunos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/03/2013
Cinco estrelasAmei a aula, estava buscando uma maneira diferente de trabalhar arte com os pequenos.Parabéns.
15/07/2011
Cinco estrelasAs ideias são ótimas. Estou gstando muito deste portal, minhas aulas estão ficando mais agradáveis, as crianças estão gostando e convivendo com novos conteúdos, já que são alunos de periferia e não tem muito contato com obras artísticas.