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A representação do Nordeste pelos personagens do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar a obra de Suassuna entre versão impressa e  cinematográfica.
  • Interpretar e analisar personagens da obra de Suassuna enquanto tipos representativos do Nordeste.
  • Comparar alguns trechos representativos da obra de Suassuna com a contemporaneidade, posicionando-se.
  • Representar artisticamente os personagens estudados.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero ensaio.
  • Tipo textual expositivo-argumentativo.
  • Exposição oral.
  • Leitura da obra de Ariano Suassuna, “O auto da compadecida”.

Sugestão de edição:

SUASSUNA, Ariano. O auto da compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

Capa do livro para ser visualizada em: http://isuba.s8.com.br/produtos/01/00/item/5491/9/5491901G1.jpg. Acesso em: 23 nov. 2013.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • Computador e ou internet ou televisão e dvd;
  • projetor;
  • discussão oral e coletiva;
  • atividades em grupo;
  • exposição oral;
  • produção de ensaio e texto expositivo-argumentativo;
  • perfomance artística.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é comparar a obra de Suassuna entre versão impressa e cinematográfica.

 

Depois de ter lido a obra, os alunos assistirão à versão cinematográfica do enredo. Será preciso locar o filme. Muito provavelmente, as bibliotecas municipais têm a obra, dada sua importância e popularidade no cinema brasileiro.

http://2.bp.blogspot.com/-NDrk5IriELo/UA2JMjhxOJI/AAAAAAAAAhw/u1pNqX3AqMs/s1600/Auto+Da+Compadecida.jpg

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-NDrk5IriELo/UA2JMjhxOJI/AAAAAAAAAhw/u1pNqX3AqMs/s1600/Auto+Da+Compadecida.jpg. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Após assistirem ao filme, os alunos deverão oralmente discutir sobre a versão original do enredo, texto dramático, e a releitura cinematográfica. Pontos convergentes e divergentes.

 

Professor, nesse momento, a condução da discussão é importante para que análises produtivas, mesmo informais, sejam empreendidas. Essa discussão embasará os alunos para a escrita de um ensaio sobre a comparação.

 

Antes de a discussão iniciar, ler em projeção e com os alunos:

 

a) o item 1 – “Da literatura para o cinema”, do artigo de Lúcia Correia Marques de M. Moreira e Gisele Belini e Silva.

Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/r0879-1.pdf. Acesso em 23 nov. 2013.

 

b) o texto curto e opinativo de Jean Piter Izaghi.

Disponível em: http://meiaspalavras.wordpress.com/2008/04/22/livro-x-filme/ Acesso em 23 nov. 2013.

 

c) o item “Aspectos conceituais da adaptação literária”, presente no artigo de Marcel Vieira Barreto Silva.

Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/rumores/article/viewFile/6544/5951. Acesso em 23 nov. 2013.

 

d) alguns trechos do artigo “Literatura e cinema: interseções”, de Vera Lúcia F. de Figueiredo.

Disponível em: http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/3999/3375  Acesso em 23 nov. 2013.

Na letra d, professor, leia antes o artigo e selecione o que julgar necessário para a discussão,conforme a receptividade de sua sala de aula.

 

 

Professor, para amparar a discussão entre obra impressa e obra cinematográfica, eis alguns estudos norteadores que devem ser analisados por você,antes da discussão com os alunos.

 

1) Artigo:

“Do Teatro ao Cinema – três olhares sobre o Auto da Compadecida”, de Cláudio Bezerra.

Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/27250319936722885338238798356255597666.pdf  Acesso em: 23 nov. 2013.

 

2) Artigo:

“Uma leitura do filme ‘O auto da compadecida’”, de Igor A. D. Pedrini e Jociene C. B. Ferreira.

Disponível em: http://www2.faac.unesp.br/celacom/anais/Trabalhos%20Completos/GT8%20-%20Literatura%20e%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Ideias%20e%20A%C3%A7%C3%B5es/41.Igor%20e%20Jociene_Uma%20leitura%20do%20filme%20O%20Auto%20da%20Compadecida.pdf Acesso em: 23 nov. 2013.

 

3) Artigo:

“Auto da compadecida: reflexões fílmicas e literárias”, de  BORGES, F.D. e OURIQUE, J.L.P.

Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cic/2012/anais/pdf/LA/LA_00151.pdf Acesso em: 23 nov. 2013.

 

4) Dissertação

“O auto da compadecida: do teatro à minissérie”, de Patrícia I. L. de Moraes.

Disponível em: http://www.unimar.com.br/pos/trabalhos/arquivos/45805b932b6ae9177c0717f4b1aa1723.pdf.  Acesso em 23 nov. 2013.

 

5) Slide:

http://www.slideshare.net/klaun/o-auto-da-compadecida-uma-anlise-do-ponto-de-vista-dos-estudos-culturais-da-cultura-de-mdia.  Acesso em 23 nov. 2013.

 

 

Após as discussões, os alunos, em duplas, deverão escrever ensaios comparativos entre as versões da obra impressa e cinematográfica. Esses ensaios deverão, após reescritos, serem customizados para ambientarem a performance artística na última atividade da proposta.

 

 

Atividade 2

A meta da atividade é interpretar e discutir personagens da obra de Suassuna enquanto tipos representativos do Nordeste brasileiro.

 

Os alunos, divididos em grupos de até 4 pessoas, receberão questões para interpretação e análise de personagens do enredo estudado.

 

Professor, as questões não irão se repetir nos grupos. Por isso, proponha a divisão conforme quantidade de alunos em sala.

 

1)        O que faz de João Grilo a personagem principal?

2)        Qual a atitude de João diante das histórias contadas por Chicó, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o homem?

3)        Ao lado dos dois maus padres, é colocado um bom, o frade, secretário do bispo. Descreva essa personagem e sua implicação para a trama.

4)        Qual a intenção do autor ao inserir o frade na história?

5)        Que figura nordestina Severino representa?

6)        Ao chegar ao céu, Severino é absolvido de seus pecados sem passar pelo purgatório. Por quê? Quais as consequências disso?

7)        Releia um fragmento da fala da Compadecida em favor de João.

         “João foi um pobre como nós, meu filho. Teve de suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Não o condene, deixe João ir para o purgatório.”

Responda:

         Quais as características regionalistas, ou seja, quais as características que definem João Grilo como uma personagem tipo representante do Nordeste?

         Quais as consequências das condições do ambiente no comportamento de João e Chicó?

         Descreva as características de João Grilo que permitem afirmar que ele representa a humanidade.

8)        Releia o versinho recitado por João Grilo para invocar Nossa Senhora.

“Valha-me Nossa Senhora,

Mãe de Deus de Nazaré!

A vaca mansa dá leite,

A braba dá quando quer.

A mansa dá sossegada,

A braba levanta o pé.

Já fui barco, fui navio,

Mas hoje sou escaler.

Já fui menino, fui homem,

Só me falta ser mulher.

Valha-me Nossa Senhora,

Mãe de Deus de Nazaré!”

Retome a forma como o padeiro e os padres demonstravam sua fé. Em seguida compare essas três formas de demonstrar o espírito cristão.

 

Professor, após a divisão das questões e elaboração das respostas, os grupos deverão preparar uma breve apresentação oral, por meio de projeção, para respondê-las. Após a apresentação, suas intervenções teóricas são bem-vindas no sentido de delinear a importância das personagens para a representação do tipo Nordestino.

 

Para embasar o conhecimento acerca dessa representação, é imprescindível ler os artigos abaixo:

 

a) “Quaderna, João Grilo e a criação de identidades de um nordeste no cinema”, de Luís Adriano M. Costa.

Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/resumos/R23-0572-2.pdf .Acesso em: 23 nov. 2013.

 

b) “João Grilo, o desmelinguido: a esperança no imaginário do oprimido”, de André Adriano Brun.

Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2876 Acesso em 23 nov. 2013.

 

c) “Amarelo e sem-vergonha: a criação mítica do herói nordestino”, de Dayane Rouse.

Disponível em: http://neplev.com.br/wp-content/uploads/2013/07/05_DAYANE-ROUSE.pdf Acesso em 23 nov. 2013.

 

d) “Laços entre a história e a tela: a forjadura da identidade do ‘cabra-macho’ do nordeste”, de Vivian Galdino de Andrade.

Disponível em: http://www.itaporanga.net/genero/1/GT09/19a.pdf. Acesso em 23 nov. 2013.

 

 

Atividade 3

O objetivo é comparar alguns trechos da obra de Suassuna com a contemporaneidade, posicionando-se.

 

Para terminar a proposta, a ideia é que os alunos tragam para a contemporaneidade algumas cenas da obra, discutindo-as. Para tanto, ainda em grupos, cada um receberá uma questão norteadora que deverá discutida entre os membros da equipe, retomando a leitura da obra de Suassuna, e respondia por meio de um texto dissertativo-argumentativo.

 

Sugestão de questões:

1)   Em um trecho da cena do julgamento, quando João Grilo tenta recorrer a mais uma esperteza, para livrar-se da acusação do diabo, Cristo o adverte: “Deixe de chicana, João. Você pensa que isso aqui é o Palácio da Justiça?” Relacione a crítica feita nesse trecho com o papel da Justiça e do Estado para esse povo.

 

2)   Observe o trecho:

“João Grilo: Ah, mas aquilo é por que foi o cachorro. Com meu gato é diferente...

Mulher: Diferente por quê?

João Grilo: Por que em vez de despesa, esse gato dá é lucro.

Mulher: Fora vaca, cavalo e criação, bicho que dá lucro não existe.

João Grilo: Não existe se não... Eu fico meio encabulado de dizer!

Mulher: Que é isso João, você está em casa! Diga!

João Grilo: É que o gato que eu trouxe descome dinheiro.”

Quais as características da linguagem utilizada por Ariano Suassuna que pode ser percebida nesse trecho?

Qual sua percepção dessa linguagem? Por que sua utilização?

 

3)   Atualmente, de que maneira os nordestinos enfrentam as adversidades da seca? O que mudou? Quais as perspectivas futuras?

 

4)   A realidade geográfica da obra de Suassuna pode ser diferente daquela em que você vive. Contudo, algumas relações apresentadas na história são vividas por pessoas de todas as regiões: corrupção, injustiça, desigualdade social, preconceito racial, abusos de poder.

Traga para a discussão algumas dessas passagens e disserte sobre os sentimentos que essas relações provocam em você.

 

 

Depois dos textos prontos, os alunos deverão lê-los para a turma e reescrevê-los conforme indicações do professor ou de colegas. Essas produções (junto com os ensaios produzidos anteriormente), que poderão ser costumizadas (enfeitadas), farão parte de uma ambientação acerca de uma performance dos personagens da obra no momento do recreio.

 

 

Atividade 4

O objetivo dessa atividade é representar artisticamente os personagens estudados.

 

Os alunos organizarão performances artísticas para representação dos personagens da obra de Suassuna, durante o recreio da escola. Para tanto, poderão contar, caso seja possível, com a colaboração do professor de artes/teatro.

 

É preciso que os alunos organizem figurino adequado bem como selecionem trechos dos personagens da obra para representarem. A performance deve contar com entonação, sotaque e gestos adequados para cada um dos personagens. Nesse sentido, a lembrança e estudo do filme ajudará bastante para a composição performática.

 

No ambiente da performance, tanto os ensaios comparativos entre versões impressa e cinematográfica quanto os textos expositivo-argumentativos deverão constar para leitura dos interessados.

 

Sugestões de trechos da obra impressa que podem ser interpretados:

1º trecho: da página 25 a 30.

2º trecho: da página 43 a 47.

3º trecho: da página 167 até 177.

http://f.i.uol.com.br/guia/cinema/images/09279178.jpeg   Acesso em 23 nov. 2013.

 

http://cartazilustrado.blog.terra.com.br/files/2009/11/compadecida1.jpg   Acesso em 23 nov. 2013.

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR3WqPxd1S0q-Bgdu1O1HCejIVPubQFf-5AfnaqOxcptURgwnWOAA Acesso em 23 nov. 2013.

Recursos Complementares

Aula do Portal:

Avaliação

Nessa proposta, a avaliação é feita com base no objetivo de cada atividade apresentada. Os alunos, em linhas gerais, devem entender em que medida é possível pensar nos personagens de Suassuna, em “O auto da compadecida”, como representantes do Nordeste brasileiro.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • magna, Escola estadual Professor Antonio Dantas , Rio Grande do Norte - disse:
    magnasousam@gmail.com

    14/02/2014

    Quatro estrelas

    Sempre propus á escola em que atuo que poderíamos trabalhar , por turmas, com obras da literatura brasileira, em especial com autores nordestinos, para iniciarmos um projeto de leitura na escola.Interessante essa estrutura de aula e vou divulgá-la entre os meus colegas de trabalho.


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