Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando o amor sob perspectiva de Roberto Carlos e Jota Quest: a criação de podcasts e painéis

 

25/11/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar a letra das músicas por meio da criação de podcasts.
  • Avaliar os podcasts produzidos.
  • Confrontar as canções, tendo por base a temática amor.
  • Confeccionar painéis que remetam à visão de cada música sobre o amor.
Duração das atividades
2 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Podcast.
  • Crítica.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • Computador e internet;
  • projetor;
  • folhas xerocopiadas;
  • discussão oral e coletiva;
  • atividades em grupo;
  • criação de podcasts;
  • realizações de avaliações;
  • confecção de painéis.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é apreciar as canções interpretadas pelos cantores e opinar livre e informalmente sobre elas.

 

Na primeira atividade, os alunos deverão visualizar o vídeo da música de Roberto Carlos: “Como é grande meu amor por você”.

https://www.youtube.com/watch?v=8b8QPhU2NKs Acesso em: 23 nov. 2013

1

 

Depois de assistirem ao vídeo de Roberto Carlos, assistirão ao vídeo de Jota Quest, cantando a música “Amor maior”.

 

http://www.youtube.com/watch?v=g00GIGw04jg#t=190 Acesso em: 23 nov. 2013

2

 

Após os dois vídeos, o professor oral e informalmente deverá questionar sobre o gosto dos alunos quanto às músicas apresentadas.

 

Professor, esse é o momento de os alunos dizerem livremente o que pensam e o que sentem acerca das canções. Ao longo das colocações dos alunos, exija deles a justificativa (fundamentada, preferencialmente) para a escolha; assim trabalhará também a argumentação.

 

 

Atividade 2

O objetivo é interpretar a letra das músicas, por meio da criação de um podcast.

 

Após a escuta das músicas, o professor dividirá a turma em quatro grupos. Dois deles receberão a xerocópia de questões interpretativas da música de Roberto Carlos e os outros dois grupos receberão questões da música de Jota Quest.

 

Como é grande o meu amor por você

Roberto Carlos

Eu tenho tanto pra lhe falar Mas com palavras não sei dizer Como é grande o meu amor por você E não há nada pra comparar Para poder lhe explicar Como é grande o meu amor por você Nem mesmo o céu, nem as estrelas Nem mesmo o mar e o infinito Não é maior  que o meu amor Nem mais bonito Me desespero a procurar Alguma forma de lhe falar Como é grande o meu amor por você Nunca se esqueça nenhum segundo Que eu tenho o amor maior do mundo Como é grande o meu amor por você 1)O eu-lírico desse poema se refere a alguém? Quem? 2)“Eu tenho tanto pra lhe falar”. Nesse verso o pronome indefinido tanto se refere a quê? 3)O que o eu-lírico não consegue dizer a partir do verso “Mas com palavras não sei dizer”? 4)No verso 4, o que não dá pra ser comparado? 5)Nos 2º e 3º versos, apesar de terem escritas diferentes, “dizer” rima com “você”? Explique. 6)Cite as palavras que rimam umas com as outras. Qual a função delas para o poema? 7)Explique o porquê da repetição do verso: “Como é grande o meu amor por você”? 8)Nota-se, nos 7º e 8º versos,  a repetição da expressão “Nem mesmo”. Qual a implicação dessa repetição para o poema? 9)Qual a figura de linguagem presente no verso: “Que eu tenho amor maior do mundo”? Qual a contribuição dela para o poema? 10)Qual a relação do título com o texto? 11)Como o AMOR é encarado por esse autor? Comprove por meio da materialidade textual.

 

 

Amor Maior

Jota Quest

Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo Eu quero ficar junto, mas sozinho só não é possível E preciso amar direito, um amor de qualquer jeito   Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheço Quero um amor maior, amor maior que eu Quero um amor maior, um amor maior que eu   Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo Eu quero ficar junto, mas sozinho assim não é possível E preciso amar direito, um amor de qualquer jeito Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro   Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheço Quero um amor maior, amor maior que eu Quero um amor maior, um amor maior que eu   Então seguirei meu coração ate o fim pra saber se é amor Magoarei mesmo assim mesmo sem querer pra saber se é amor Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor Pra saber se é amor, se é amor   Quero um amor maior, amor maior que eu Quero um amor maior, um amor maior que eu   1)Quem é o eu-lírico do poema? Homem ou mulher? 2)O eu-lírico desse poema se refere a alguém? Quem? 3)Nos versos 1, 2, 8 e 9, ocorre a repetição da expressão “Eu quero ficar”. Qual a implicação disso para o poema? 4)Nos versos 1 e 2, é possível destacar uma figura de linguagem a partir das expressões “comigo só” e “sozinho só”? Qual a contribuição dela para o poema? 5) É possível perceber rimas no poema? Cite-as e explique a função delas no texto. 6)Explique o verso “Quero um amor maior, amor maior que eu”? Qual o papel dele no poema? 7) Qual o sentido do verso “Amor de dentro pra fora”? 8)Qual o sentido dos 1º e 2º versos? 9)“É preciso amar direito”. O que seria “amar direito”? 10)Explique o verso: “Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro”. 11)O que significa magoar pra saber se é amor (verso 16)? 12)Na penúltima estrofe do poema, a expressão “se é amor” aparece várias vezes. Por quê? 13)Qual o significado do verso “Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor”? 14)Que tipo de AMOR é retratado pelo autor? 15)Qual o sentido de “Amor Maior” no poema? Explique por meio da materialidade textual.

 

Cada grupo responderá ao questionário, por meio da criação de um podcast (arquivo de áudio assinado, disponibilizado pela internet), cujo objetivo será arquivar em áudio uma interpretação possível para a música.

 

Para tanto, deverão, primeiramente, responder às perguntas por escrito e organizar um roteiro para gravação. As perguntas, nesse caso, servem como orientação para a interpretação que pode contar com outros recursos e pontos de vista. É preciso definir quem gravará o quê, em que ordem, o que será dito e como o será e se terá algum outro tipo de sonorização, como a própria música interpretada ao fundo ou ainda trechos de entrevistas com os cantores sobre as canções etc.

 

Professor, é interessante que os alunos já conheçam a ferramenta podcast para o trabalho fluir melhor; por isso, é aconselhável que, primeiramente, trabalhe com eles o conhecimento e possibilidades da ferramenta.

Ver aula do Portal: “Podcast: uma ferramenta a serviço da informação”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25466

Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Mesmo não tendo o conhecimento prévio da ferramenta, é possível trabalhar com o podcast, basta seguir as orientações:

 

  • Como criar um podcast? De Eziquiel Menta.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89

               Acesso em: 23 nov. 2013.

 

  • Alguns exemplos de podcast:

http://www.podcastcafebrasil.com.br/

http://noticias.uol.com.br/podcasts/

http://youpix.com.br/top10/17-podcasts-que-voce-deve-ouvir-agora/

                Acessos em: 23 nov. 2013.

 

  • Softwarelivre para criar podcast:

http://audacity.softonic.com.br/

Acesso em: 23 nov. 2013.

 

 

Módulo 2

Atividade 1

O objetivo é apresentar os podcasts criados e avaliá-los.

 

Uma vez gravados os arquivos em áudio sobre a interpretação de cada uma das músicas, cada grupo deverá apresentar o resultado para a turma. Ao final de cada apresentação, o professor deverá avaliar o grupo com relação às questões interpretativas e propor que os colegas escrevam uma pequena avaliação sobre o que escutaram.

 

Professor, a escrita da avaliação sobre os podcasts escutados incentiva os alunos à criticidade. Por isso, é preciso orientá-los a tecer críticas construtivas aos demais colegas, apontando, preferencialmente, meios de tornar o trabalho melhor.

 

Caso algum grupo precise reformular seu podcast, ele deverá ter tempo para aproveitar a oportunidade.

 

Uma vez prontos, os podcasts deverão ser encaminhados para a rádio da escola, a fim de serem divulgados no recreio. Os alunos ficam bastante entusiasmados quando escutam a si próprios, especialmente, quando essa escuta acontece entre seus pares, na escola.

 

Professor, caso considere que os podcasts possam ter maior amplitude em relação à circulação social, entre em contato com rádios de sua cidade para ofertar o trabalho dos alunos. Isso será inesquecível!

 

Atividade 2

O objetivo é confrontar as canções sobre sua visão de amor.

 

Em sala e em círculo, os alunos discutirão como o amor é visto ou compreendido em cada canção. As perguntas norteadoras para discussão podem ser:

 

1)      Como o amor é retratado sob a perspectiva de cada autor?

2)      É possível dizer que um é melhor do que o outro? Por quê?

3)      O que podemos dizer do eu-lírico dos poemas? Eles já têm um amor? Esse amor é correspondido ou não? Comente.

 

Depois da discussão, os alunos retornando aos grupos das atividades anteriores, deverão criar um painel para expressar a visão de amor que cada canção imprime. Dessa forma, serão dois painéis: uma para Roberto Carlos e outro para Jota Quest.

 

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfgYK0KJ_FLTKC-r6iVyU-38RO9fRZViyDyBfT0lo9BmK5GWhmbkuq_-56   Acesso em 23 nov. 2013.

 

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ4ChCVxo7ebrWHjytU5pLjWmwMkdVxxYz8bn2IsLG1vXxRPr-TBHpg9KDG   Acesso em 23 nov. 2013.

 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSf89_6_WZOXN5r5thh1Zv8yFTyZgeU7B3DrUtMxJyGBtGz9UTzWc8deBRJ   Acesso em 23 nov. 2013.

 

 

Professor, para a confecção desses painéis, deixe os alunos à vontade para neles colocarem o que julgarem pertinente, desde recortes, imagens até escrita etc.

 

Os painéis deverão ser colocados em lugar estratégico da escola para terem apreciadores.

Recursos Complementares

Artigo:

Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã”, de Gílian Barros e Eziquiel Menta. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdf Acesso em: 23 nov. 2013.

Avaliação

O objetivo dessa proposta é entender e confrontar a visão de amor por meio de duas canções. Assim, os alunos deverão ser avaliados com base nessa compreensão. O podcast e o painel serão ferramentas que nortearão o professor quanto à consecução adequada dos objetivos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leila Fernandes Vieira da Silva, José Celso de Mello , São Paulo - disse:
    fernandez.leila@gmail.com

    08/01/2014

    Cinco estrelas

    Ótima a programação das aula com música trabalhar com as letras isso faz despertar o interesse dos alunos amei essa idéia que nos traz um leque amplo de aulas parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.