03/12/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Para ativar conhecimentos prévios em relação a escrita sobre o regionalismo, o professor iniciará a aula, entregando aos alunos uma folha com a letra da música composta por Gaucho da Fronteira, em parceria com Vainê Darde e regravada pela banda Engenheiros do Hawaii, intitulada, Herdeiro da Pampa Pobre, a qual o professor tocará em áudio.
Letra e vídeo disponíveis em:<http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45728/>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Herdeiro da Pampa Pobre
Engenheiros do Hawaii
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai
Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecido vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas
O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai
Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai
Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai
Logo após a audição da canção, a qual os alunos acompanharão com a letra impressa, o professor discutirá com os alunos se existe algum vocábulo que eles desconheçam, em caso afirmativo, os alunos deverão procurar no dicionário tais palavras. A seguir, o professor deverá propiciar uma discussão sobre se é possível reconhecer a qual região do Brasil esse texto faz referência e, por meio de quais palavras, isso foi possível.
Após terem discutido a música, Herdeiro da Pampa Pobre, o professor entregará aos alunos o seguinte trecho do livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto:
Imagem disponível em: <http://migre.me/gKTCa>. Acesso em: 24 nov. 2013.
O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI
— O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem falo
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
[...]
Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Ao finalizar a leitura desse texto, os alunos deverão, tal como fizeram em relação à música, discutir oralmente o texto e procurar no dicionário as palavras que por ventura não lhes sejam familiares.
Após essa discussão, deverão tentar identificar, pela forma da construção textual, por meio da temática e pelas palavras empregadas qual a localização (geográfica) de onde se está falando.
Se o professor julgar interessante, poderá pedir para os alunos para estabelecer pontos de semelhança e diferença na forma como a música e o trecho do texto literário lidos retratam suas regiões.
Para discutir sobre como se dá o regionalismo na literatura, o professor exibirá o vídeo seguinte para os alunos, que trata sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, mais especificamente sobre o Romance de 30, produzido pelo Aulalivre.net, e disponível no Youtube.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AAznN-qIj_8>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Para direcionar o foco referente ao assunto proposto, durante a exibição do vídeo, o professor pedirá a alunos que respondam às questões seguintes no caderno:
1. Quais as razões apontadas pela professora Greice de, nessa segunda fase do Modernismo, surgirem os Romances de 30 com uma escrita Regionalista?
2. Faça uma lista dos autores que a professora Greice elenca durante sua explicação sobre o Romance de 30, deixando claro (sobre cada um deles):
a. a região na qual o autor situa/ambienta suas obras de cunho regionalista;
b. quais as principais obras;
c. quais as principais temáticas trabalhadas nas obras;
d. especificidades linguísticas de cada autor.
Ao final da apresentação do vídeo, o professor questionará aos alunos, alternadamente, sobre qual a importância das obras regionalistas, nesse período da história da literatura brasileira, e pedirá para que diferentes alunos leiam seus comentários sobre os diferentes autores trabalhados no vídeo.
Para aprofundar um pouco mais sobre o que é o regionalismo, enquanto forma de escrever literatura, o professor dividirá a turma em grupos pequenos (duplas ou trios), para que eles façam a leitura de um texto acadêmico de autoria de Ligia Chiappini (1995), a qual apresenta dez teses sobre o regionalismo na literatura.
Disponível em: <http://migre.me/gKVj4>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Como são dez as considerações feitas por Ligia Chiappini (1995), em seu texto sobre o regionalismo, os alunos deverão ser agrupados de forma que cada grupo fique responsável, por estudar mais detidamente um dos tópicos.
Todos os grupos lerão a introdução do texto, mas o professor dividirá as 10 teses sendo que cada grupo fique responsável por desencadear as discussões sobre uma das partes do texto.
Após a leitura do texto, nos grupos, o professor pedirá ao primeiro grupo que explique qual a primeira tese sobre o Regionalismo na literatura brasileira, dessa forma o grupo apresentará para os colegas as ideias principais trazidas por Ligia Chiappini (1995), e depois os outros grupos poderão fazer questionamentos ao grupo que estava apresentando e também ao professor. Quando a discussão do primeiro tópico chegar ao fim, passa-se ao segundo grupo e, assim, sucessivamente.
Apresentação em PowerPoint da Secretaria de Educação de Pernambuco sobre o Regional e seu Redimensionamento.
Disponível em: <http://migre.me/gKVfq>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Artigo de Jorge Vital Moreira intitulado: O regionalismo de Guimarães Rosa.
Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/esa/art/199411-092-100.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação à apresentação discussão do vídeo e a apresentação dos trabalhos dos grupos, o professor deverá observar:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/03/2014
Quatro estrelasParabéns, pela sequencia didática.
20/01/2014
Cinco estrelasGostei muito da sequência didática apresentada. Parabéns!
03/01/2014
Cinco estrelasExcelente sequência didática!! Parabéns!!
03/01/2014
Cinco estrelasBelíssima sequência didática!! Parabéns!!