18/09/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ler e interpretar narrativas em quadrinhos.
Produzir narrativas em quadrinhos.
Perceber a importância de atribuir sentido às palavras em um processo de interação entre os sujeitos.
Utilizar diferentes recursos gráficos e visuais para a composição de uma narrativa em quadrinhos.
Usar, na produção dos quadrinhos, os elementos que compõem a estrutura da narrativa: personagens protagonistas, antagonistas e coadjuvantes; tempo cronológico, espaço interno e externo; enredo, conflito, clímax e foco narrativo.
Perceber/identificar a “quebra” da normalidade de uma situação de interação, pelo estabelecimento do conflito presente nos quadrinhos, devido ao desconhecimento do sentido de determinada palavra, e a consequente retomada desta normalidade, a partir do desfecho da história.
Realizar inferências com base na leitura dos recursos gráficos usados na composição dos quadrinhos, e estabelecer os efeitos de sentido por eles produzidos.
O aluno deverá ter conhecimentos da estrutura de uma história em quadrinhos.
Saber distinguir os balões da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens.
Os objetivos de uma história em quadrinhos em um processo de interação entre os sujeitos.
Aula 1- 50 minutos
Caso o professor queira, poderá fazer atividade de motivação para introdução desta aula, estabelecendo conversa informal para ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o significado da palavra carisma. Outra possibilidade é retomar os conhecimentos da estrutura da narrativa em quadrinhos, enfocando os elementos que a compõem: recursos gráficos e visuais, balões e outros.
Atividade 1
Leitura silenciosa para a percepção do sentido global do texto: Julieta em “o carisma”, retirado do livro:
RICHE, R.C & SOUZA, D.M. Oficina de textos: leitura e redação. 2 ed. São Paulo, Saraiva, 1999. P. 11-15. Texto de Ziraldo. O menino maluquinho.Disponível em:
http://www.4shared.com/file/126363613/7d95b2bd/Julieta__O_Carisma.html
Atividade 2
Leitura dialogada do texto
Aula 2 – 50 minutos
Atividade 1
A atividade escrita de compreensão e interpretação poderá ser feita em duplas, a partir das questões abaixo:
1) O que levou Julieta a se interessar tanto pela palavra “carisma”?
2) Por que ela recebeu esta denominação?
3) O que gerou o conflito da história?
4) Por que os pais de Julieta foram indiferentes à sua pergunta?
5) Por que era importante para Julieta saber o significado de “carisma”?
6) À medida que Julieta e Maluquinho conversavam, eles levantavam hipóteses sobre o possível significado de “carisma”. Quais são essas hipóteses.
7) Mas, para saber o significado de carisma, Maluquinho procurou Carolina e disse que ela tinha muito carisma.
a) Por que ele não perguntou a ela o significado da palavra?
b) O que fez com que Maluquinho deduzisse que carisma é uma coisa ótima?
8) No quadrinho em que Maluquinho lê o significado de “carisma”: cabedal, cadarço etc., ele diz para Julieta que sentia muito, mas tudo aquilo era carisma. Ela responde que havia gostado e ele fica surpreso com a resposta dela. O que demonstra a atitude de ambos?
9) Qual o significado da palavra carisma, de acordo com o dicionário?
10) Qual foi o comportamento de Julieta ao saber o real sentido da palavra carisma?
11) Ao final da história, Maluquinho exclama, ao Julieta ir embora: “Que carisma”! Por quê?
Aula 3 – 50 minutos
Atividade 1
Discutir e comentar as respostas das questões de leitura.
Atividade 2 – Preparação para a atividade de produção de histórias em quadrinho.
Pedir aos alunos recortes de ilustrações de gibis para a aula seguinte. Levar alguns gibis para a sala, caso algum aluno não consiga o material solicitado.
Aulas 4 e 5 – 100 minutos
Atividade 1
Propor aos alunos, em duplas, ou individualmente, a produção de uma história em quadrinhos, em que o conflito seja desencadeado devido ao desconhecimento do significado de uma palavra, tendo como modelo a história lida.
Usar diferentes recursos gráficos para expressar efeitos como: surpresa, alegria, indignação, entre outros sentimentos.
Para a composição dos quadrinhos, usar recortes de gibis ou desenhos feitos pelos alunos.
Aula 6 – 50 minutos
Socialização dos textos produzidos pelos alunos.
Aulas 7, 8 e 9 – 50 minutos cada
Laboratório de informática
Cada dupla reproduz ou reformula a história produzida no computador, utilizando o software adequado para a produção de histórias em quadrinhos. Essa história poderá ficar disponível em arquivos do computador para ser lida por outros alunos e também divuldaga no jornal escolar, ou mesmo ser exposta no mural da escola, se se usar a técnica de colagem ou de desenho manual. O importante é que a produç ão do aluno seja também objeto de leitura de outros lei tores.
A leitura pode ser realizada da seguinte forma: cada aluno representa um personagem, usando adequadamente o tom de voz, a entonação, momento em que são discutidos como os efeitos de sentidos produzidos devem ser lidos, enquanto recursos gráficos e visuais, presentes na história
Os alunos podem pesquisar o significado da palavra "carisma" no Dicionário Aulete em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
Para saber como produzir histórias em quadrinhos, acessar: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Observar a participação, interesse e o desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento da atividade.
Refletir com eles os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade.
Verificar a leitura dos alunos a partir do uso de diferenes recursos linguísticos e gráficos presentes na hitória em quadrinhos.
Verificar o desempenho do aluno na aprendizagem do sentido de novas palavras e na capacidade do mesmo de estruturar uma narrativa empregando os elementos que a compõem.
Obs.: É importante enfatizar que alguns alunos, no momento em que reproduziam as histórias no computador, fizeram modificações em seus textos, o que avaliei positivamente, porque as histórias ficaram melhores.
Duas estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/12/2010
Quatro estrelasMuito bom o tema da aula e a forma como pode ser trabalhado em relação aos quradrinhos e as figuras geometricas. Otimo trabalho.
24/03/2010
Duas estrelasOlá professora! O título história em quadrinhos me chama muito atenção pois tem sido um recurso maravilhoso no processo de construção da compreensão do sistema de escrita dos alunos ainda não alfabetizados e um grande aliado na produção e interpretação de pequenos textos para aqueles já alfabetizados. As possibilidades de ler (mesmo sem saber fazê-lo convencionalmente) a partir de Histórias em Quadrinhos (HQ) permite ao aluno utilizar-se de uma ferramenta a qual “pensa” não conseguir usar.
24/03/2010
Duas estrelasPercebi que na descrição dos dados da aula você priorizou o uso e a aprendizagem por meio de HQ´s, contudo, no decorrer das atividades ficou claro que foi evidenciada a narrativa em detrimento do próprio recurso da HQ. Valeria a pena observar a verdadeira eficácia do trabalho com esse enfoque. Abraços