22/08/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
1° aula – apresentar o conceito do índice de massa corporal (IMC) e sua importância. Mostrar a tabela que classifica os valores do IMC segundo o peso normal, sobrepeso e obesidade. Explanar aos alunos que a preocupação com os quilos a mais deve ser mais que a estética, mostrando a correlação entre o sobrepeso e obesidade com doenças cardíacas, por exemplo.
Explicar o que é a taxa metabólica basal, que significa a quantida de mínima que temos que ingerir de calorias diariamente. É importante enfatizar que estes cálculos são apenas ilustrativos e não substituem a visita a um médico ou um nutricionista, que tem conhecimento e prática para recomendar uma dieta balanceada para o biótipo de cada um. Fazer uma análise do que se constitui uma dieta balanceada. Por fim, explicar aos alunos o perigo que constitui uma vida sedentária e as doenças correlacionadas a este fator, estimulando a prática de atividades físicas.
Atividade no laboratório de informática.
2° aula
Se a escola possuir balança, é interessante pesar os alunos e que eles anotem esta medida para a atividade futura. Levar os alunos para o laboratório de informática, passando a lista de sites que recomendamos abaixo, para que eles calculem seu IMC e também a taxa metabólica basal. Há também páginas com tabelas das calorias de cada alimento e as que calculam o gasto calórico de cada atividade física, até mesmo as que realizamos em casa, como lavar louça.
Peça aos alunos para abrir a atividade abaixo
.
Dica: O gráfico gerado pelo recurso RIVED tem no eixo das coordenadas (y) valores que representam a quantidade de energia do corpo. Valores negativos neste eixo representa uma dieta pobre em calorias, ou uma dieta propícia ao emagrecimento. Já valores positivos indica uma dieta rica em calorias. O eixo das abcissas (x) é o tempo do dia com as calorias gastas.
Os alunos, de posse dos dados de seus IMC e taxa metabólica basal, podem fazer um único gráfico para visualizar o estado físico da sala. A maioria está no peso ideal, ou está acima do peso? Há muitas ocorrências de obesidade? O professor deverá ter bastante sensibilidade para perceber se os alunos não ficarão constrangidos, e sempre que possível trabalhar este estigma colocado pela sociedade. A obesidade em geral é um estado nutricional que pode ser temporário e não definitivo. Se houver disponibilidade dos alunos a falar sobre o preconceito e problemas que sentem por estarem acima do peso, é interessante, desde que o professor e os colegas não ridicularizem estas iniciativas.
página com calculadora para o IMC
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/imc.htm
página com informações sobre taxa metabólica basal e nutrientes importantes na dieta. http://www.cdof.com.br/nutri3.htm
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/consumo_kcal.htm
Página que calcula o gasto calórico com atividades diárias praticadas.
http://www.cdof.com.br/nutri1.htm
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/gasto_kcal.htm
Página que contém tabela com valores calóricos dos alimentos.
http://www.gastronomiabrasil.com/Gastronomia/Tabela_de_Calorias/Tabela_de_Calorias.htm
página com reportagens sobre obesidade
http://w ww.abeso.org.br/
< a href="http://www.obesidade.med.br/">http://www.obesidade.med.br/
página com artigos e reportagen s sobre atividade física
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=934
A imagem abaixo é um exemplo de planilha possível de ser utilizada na avaliação por rubrica.
Nome | Tipo |
---|---|
Queimando as gordurinhas | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Quatro estrelasmuito boa a iniciativa, ´so vem a nos ajudar a esclarecer melhor a questão da importãncia de se manter o peso em equilíbrio.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Andrea, acei muito interessante sua sugestão de aula, só que não tenho clara esse recursa de avaliação da rubrica, poderia me esclarecer sobre o tema? Muito obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasAndrea gostei muito da sua aula. Aqui na nossa escola está sendo trabalhado esta temática em um projeto chamado Ciência na Comunidade. Tema: CONSCIÊNCIA ALIMENTAR: EM BUSCA DE UMA VIDA COM QUALIDADE. É interdisciplinar e a interação dos alunos durante os trabalhos internos e externos tem sido muito significativos.