Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Literatura em minha casa”: leitura e declamação de poemas

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar o seu repertório de poesias de modo a perceber e compreender a linguagem poética presente nos versos por meio do ritmo, da sonoridade das palavras, das rimas e das imagens criadas a partir da leitura dos poemas.

Sentir–se motivado a ler textos poéticos.

Localizar informações no texto.

Formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nos poemas.

Realizar inferências a partir das pistas lingüísticas presentes no poema.

Exercitar a expressão oral e a escuta por meio de declamação de poemas pelos alunos sujeitos.

Divulgar, nos diferentes espaços, escolar e familiar, por meio da declamação, os textos poéticos lidos.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos o conhecimento prévio do aluno adquirido nos diferentes espaços sociais, como família, eventos culturais, primeiros anos de escolaridade, quando o aluno tem contato com histórias, fábulas, parlendas, músicas infantis e poesias.

Estratégias e recursos da aula

Livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE: "Literatura em minha casa" - projeto criado em 1997. O programa apresenta seis livros de poemas com autores da poesia brasileira: “Palavra de Poeta”, “Meus Primeiros Versos”, “A Arca de Noé”, “Cinco Estrelas”, “Palavras de Encantamento” e “A Bailarina e Outros Poemas”. Neles, encontramos Mário Quintana, Pedro Bandeira, Elias José, Roseane Murray, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros.

Aula 1- 50 minutos

Atividade 1 - Motivação

Para melhor interação, divida a classe em grupo de quatro a cinco alunos, os quais devem conversar sobre poemas que conhecem e de que se lembram.

Cada grupo socializa com a classe as poesias que já leu até o presente momento de sua vida escolar ou em família.

Pedir aos alunos que levem para a aula seguinte os livros do programa “Literatura em minha Casa”.

Aula 2 – 50 minutos

Atividade 1

Pedir que cada aluno leia, para o próprio grupo, um dos poemas do livro do programa acima referido.

Em seguida, o grupo seleciona e prepara a leitura de um poema para ser lido para o restante da turma.

Aulas 3 e 4 - 100 minutos

Atividade 1

Leitura e análise dos recursos visuais e auditivos do poema “A Bailarina” de Cecília Meireles

A partir dos poemas lidos por cada grupo, o professor escolhe dois ou três para desenvolver exercícios de leitura oral, explorando as características da poesia: a subjetividade, a linguagem poética revelada nas palavras, no ritmo e nas rimas. Apresentamos, abaixo, o poema “A Bailarina” de Cecília Meireles, uma das poesias analisadas com os alunos, disponível no sítio: br.geocities.com/waspzzzvolant/bailarina.html, a qual possui ilustrações e fundo musical que reproduzem os passos de uma bailarina. O professor poderá desenvolver esta atividade no laboratório de informática para os alunos lerem, visualizando estes recursos ( ilustração e música). O objetivo com o trabalho de análise não é o desenvolver um estudo teórico da poesia, mas, sim, de introduzir noções de como se compõe o poema e de propiciar oportunidade de formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nas poesias.

A BAILARINA
Cecília Meireles
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Atividade 2

Leitura oral do poema por grupos de alunos.

Atividade 3

Atividade de análise do poema a partir das perguntas. Esta a tividade pode ser dese nvolvida oralmente, pr emitindo a participaçã o de todos.


!) A menina do poem a tem um desejo. Qual é este desejo? Como ele é expresso no poema?
2) Qual é aproximadamente a idade desta menina? Que palavras no poema sugerem que ela é tão pequenina?
3) A menina ainda não conhece as notas musicais, mas já faz os movimentos da dança. Quais são estes movimentos?
4)Há um momento em que a bailarina se compara a uma estrela. Em que versos isto ocorre?
5) Na última estrofe, a menina esquece as danças e quer dormir como todas as outras crianças. Como podemos interpretar o comportamento da menina?
6) A palavra roda é repetida três vezes. Que movimento é sugerido por esta repetição?
7) A dançarina roda, roda, roda , mas não fica tonta e nem cai. Por quê?
8) Mostrar aos alunos como é organizado o poema: estrofes e versos.
9) Introduzir o conhecimento de rima, para mostrar a sonoridade/musicalidade do poema:
a) Há palavras que possuem no seu final o mesmo som: menina/ pequenina/bailarina. Que outras palavras possuem sons semelhantes?
b) Quais destes sons nos dão a ideia do movimento da bailarina?

Atividade 4

Um aluno (ou aluna), ao som de uma música orquestrada, poderá representar a bailarina dançando.

Aulas 5 e 6 - 100 minutos

Atividade 1

Laboratório de Informática:exibir o video sobre a vida e obra de Cecília Meireles.

Cecília Meireles

Atividade 2

Preparação de um pequeno recital de poesias

Os alunos se apresentem para o próprio grupo declamando as poesias, para facilitar a memorização dos versos. Neste momento é importante o professor orientar entonação das palavras, tom de voz e a expressão corporal. O exercício de memorização dos poemas poderá ser continuado em casa, com a ajuda da família.

Aulas 7 e 8

Atividade 1

Declamação dos poemas para as outras turmas de anos diferentes.

Aulas 9 e 10

atividade 1

Apresentação de um pequeno recital para funcionários e professores, no anfiteatro da escola.

A partir deste trabalho, os alunos podem participar de um evento maior, como um recital de poesias para a comunidade, promovido pela escola.


Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares


Avaliação

Avaliação

Observar a participação e o interesse do aluno durante as atividades.

Verificar se, durante a atividade de análise, os alunos compreenderam o poema e  perceberam as imagens criadas na  poesia, por meio dos recursos como o ritmo e a sonoridade das palavras. Pode-se também, a partir do modelo de análise desenvolvida, criar outros exercícios escritos de análise de outros poemas para verificação da aprendizagem.

Observar se, ao final das atividades, os alunos apresentaram melhor desempenho da expressão oral e corporal, ao declamarem os poemas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • reuvia soares dos santos, universidade para Todos , Bahia - disse:
    reuvia.vinha@live.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa interpretação do poema A Bailarina, me ajudou muito a preparar minha aula, obrigada!!!


  • Valkiria Vieira, do lar , Pernambuco - disse:
    valkiriasaudedotrabalhador@hotmail.com

    06/05/2013

    Quatro estrelas

    Agradeço, me foi útil para falar da grande persona da literatura infantil.


  • Sampaio Cezar, Centro Educacional Sampaio Cezar , Rio de Janeiro - disse:
    luizgustavo_marinho@hotmail.com

    25/05/2012

    Cinco estrelas

    Achei ótimo essa declamação de poemas , queria fazer um trabalho de produção textual e encontrei aqui , minha salvação !!!! Muito Obrigado


  • Maria do Socorro Morais Pereira, Escola Estadual João Hemétrio de Menezes , Minas Gerais - disse:
    socorromoraispereira@yahoo.com.br

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois estou trabalhando na biblioteca este ano e esta atividade me será muito útil. Amo poesias e infelizmente tenho percebido que as crianças de hoje não gostam muito de ler e quando se trabalha com poesias, rimas,enfim, tenho notado muitas dificuldades não apenas por parte das crianças, mas muitas professoras também demonstram esta dificuldade .


  • Neusa Barbosa, ******************************************* , São Paulo - disse:
    neusabarbosa20@yahoo.com.br

    26/01/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora, por esta aula tão agradável. Tenho certeza que meus alunos vão gostar muito. Obrigada.


  • marinalva, educação , Pernambuco - disse:
    bimonolessy@yahoo.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    achei ótimo, estava precisando exatamente disso, para trabalhar o projeto poemas. Parabéns pelo conteúdo.


  • Janete Magalhaes, Escola Dona Reparata Dias de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    magalhaes_janete@yahoo.com.br

    15/09/2010

    Quatro estrelas

    Achei sua aula muito criativa! Parabéns!


  • Luciana Conceição Bomfim dos Santos, Escola Mun E Fund. Jesse da Silva Prado , Sergipe - disse:
    luciana.sli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula excelente, bastante criativa e atrativa.


  • Flávia Antonia da Costa Morais, COLÉGIO MUNICIPAL GERALDO DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    flaviaantoniamorais@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula.Parabéns!


  • Adriana Dias de Oliveira Ferreira, Colégio Municipal Geraldo de Oliveira , Goiás - disse:
    adrianadiasdeoliveira@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora Elisabeth adorei seu planejamento sobre: Leitura e declamação de poemas. Com certeza as crianças irão adorar esta aula ao realizar as declamações feitas em grupos e também individuais em casa com sua família. Continue dedicada em tudo que faz! Um abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.