23/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Professor, essa aula pode ser trabalhada nas diferentes séries do ensino fundamental inicial, levando em conta o grau de conhecimento exigido em cada uma delas.
Sala de aula!
Professor, a primeira atividade dessa aula consiste em construir o Tangram através de dobraduras. Para isso, você pode utilizar para o 2º ou 3º ano um papel quadrado. Já para os alunos do 4º ou 5º ano uma folha retangular, A4, por exemplo, para que eles recortem um maior quadrado possível. Quando entregar a folha para os alunos questione qual é a forma que ela tem, o número de lados, se eles têm a mesma medida etc.
Depois construa com eles as peças do Tangram através de dobraduras seguindo as instruções que se encontram em:
Utilize as informações conceituais que são apresentadas nesse roteiro de acordo com o nível de seus alunos e explore o nome e as propriedades dos polígonos que são formados a cada dobra (também de acordo com o nível dos alunos). Espera-se que os alunos consigam nomear e classificar as peças do Tangram, com exceção do paralelogramo, que nas séries iniciais pode ser que ainda não tenha sido trabalhado.
Peça aos alunos para colorirem as peças do Tangram. A seguir, solicite que eles agrupem as peças de acordo com uma “regra” e digam o porquê fizeram dessa forma. (Aqui, professor, você estará observando as diferentes classificações que eles podem fazer, alguns dos critérios que eles podem utilizar são: cor, número de lados, tamanho etc.).
Explore de acordo com a sua turma (2º, 3º, 4º ou 5º ano) as diferentes possibilidades de classificação, introduzindo assim, algumas propriedades das figuras, tais como:
Agora solicite aos alunos que montem uma figura que quiserem utilizando todas as peças do Tangram, sem sobrepô-las. Aqui você pode pedir para que colem as peças em uma folha ou apenas que contornem as formas geométricas utilizadas. Solicite também que os alunos identifiquem oralmente o que cada peça do Tangram representa na sua figura. Já para os alunos do 3º ou 4º ano você pode pedir que escrevam uma história.
Depois você pode fazer uma exposição com os trabalhos.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o recurso:
nele os alunos irão encontrar um Tangram virtual e alguns modelos para reproduzir utilizando as peças do Tangram.
Peça aos alunos que montem todas ou escolha algumas figuras (dependendo da turma em que trabalha).
Depois peça para que eles reproduzam essas figuras em uma folha desenhando as peças de acordo com a posição utilizada.
Bibliografia:
Souza, Eliane Reame et al "A matemática das sete peças do tangram". Caem - IME-USP. São Paulo, 1995.
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/04/2014
Cinco estrelasÓtima aula. Amei. Muito produtiva e interessante.
04/11/2013
Cinco estrelasExcelente trabalho e material para orientar as crianças, podendo ser usado de várias maneiras. Parabéns!
28/05/2012
Quatro estrelasMEUS PARABENS.SUA AULA É MUITO BOA, VOCÊ PROFESSORA? POIS TU É OTIMA MUIÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!! ESTÁ QUASE NO MEU NÍVEL!!!
13/05/2011
Quatro estrelasAmei a sugestão para trabalhar com o Tangran, aproveitarei para utilizar com as minhas classas. Obrigada pela sugestão!
07/04/2011
Três estrelasA AULA COM TANGRAM DEVE TER RESULTADOS SATISFATÓRIO POIS AS CRIANÇAS PRECISAM SER INCENTIVADAS A GOSTAR DE MATEMATICA DE UMA FORMA DIVERTIDA ,APRENDENDO A TER ATENÇÃO NAS FORMAS E RESULTADOS, CASO NAO CONSEGUIR REALIZAR AS FIGURAS AO MENOS AS FIGURAS GEOMETRICAS DEVEM SER USADAS NO DIA A DIA DELAS
07/02/2011
Quatro estrelasAMEI, VC ME DEU UMA NOVA IDEIA DE TRABALHAR O TANGRAM, COMO INVENTAR HISTORIA UTILIZANDO O TANGRAM, ABC.
24/10/2010
Três estrelasMuito boa sua aula, a atividade e um classico da matemática e muito oportuna em qualquer serie, para trabalhar os comceitos de geometria.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, utilizei na sala e fiz apenas algumas modificações, foi muito proveitoso e os alunos gostaram.